terça-feira, 11 de janeiro de 2022

 UM DIA,

TENTEI REFLETIR:


JUNTA-TE 

AOS  BONS

E SERÁS UM DELES...!


I


Desenvolverás

Os teus dons,

Se te juntares

Aos seres

Bons!

Estarás 

E farás 

Parte

Integrante,

Um indivíduo 

Desse núcleo...!


II


Porquê 

Que alguns povos

Não seguem,

Não  exprimem

A mesma lógica,

A idêntica,

Para atingirem

Os mesmos objetivos?

Por que

Não,

A nossa Guiné, 

A nossa  NAÇÃO?!


III


As nações 

Tendem

A evoluir,

Pretendem 

Progredir, 

Querem

Prosseguir

Na caminhada,

Na senda

Do progresso,

Do consenso,

Do entendimento

E do desenvolvomento.


IV


A flecha

Contra

A marcha

Natural

Da minha terra

Natal,

Impede

O progresso

E o desenvolvimento

Da sociedade;

É  o inverso

De toda a progressão 

E inspiração

De qualquer nação...!


V


A todos

Os jovens,

Homens

E mulheres, 

Em todos 

Os lugares

Da minha terra,

Chamo a atenção,

Que reflitam

E sintam

A verdadeira

Chama

Que nos inflama

E nos chama

Para a necessidade,

Que a sociedade 

Carece

E merece 

De uma revolução,

Duma transformação 

Urgente 

E premente

Da mentalidade...!


VI


Estava

Ansioso

De um processo

Que levasse 

A toda sociedade 

Guineense,

A NAÇÃO,

A uma nova,

Abordagem

Da questão

Nacional,

Fulcral

Para uma verdadeira

Viragem

Da página,

Que nos mostra

E nos ensina

Como se revoluciona

Uma geração,

Que o poder político

Empobreceu,

Teceu,

Conduziu ao buraco

Profundo,

No seu

Todo,

Desperdiçando

Uma perspetiva

Positiva..!


VI


Com o DSP,

Era

Possível

Atingir,

Alcançar 

Este desiderato 

Este objetivo

Palpável,

Concreto

Que estava ao nosso alcance

No ultimo mês 

Do ano findo.

Mas continuo 

Esperançoso 

Nesse sonho,

Mais tarde 

Ou mais cedo,

Desde que o nosso presidente,

DSP, 

Continue vigoroso,

Ativo,

Pensando no povo

Que pretendia

Tirar da miséria,

Da penúria, 

Da ignorância...!


VII


Por isso,

Peço 

A todos os que acreditaram

E votaram 

No projeto

Concreto

Do DSP,

Que a ele,

Todos o estimulem,

Incentivem,

E o peçam 

Que não desista,

Porque estamos

E estaremos sempre

Com ele.


VIII


Oh Guiné-Bissau!

Que pena 

A cegueira

Que reina 

Na minha querida

E amada

Terra!

As pessoas não querem ver!

O cego,

É aquele que não quer

Ver!


IX


A política 

Nos intoxica

Com banalidades, 

Que nos  desviam das realidades

Evidentes 

Presentes!


X


O DSP

Não precisa de azáfama,

Porque ele, ama

Efetivamente

Aquela 

Bela 

Terra  de tantos

Encantos!

Os bandidos 

Estão a atrapalhar

O processo

Do desenvolvimento e progresso

Nacional!


XI


O  STJ, não está a ser eficiente

E isento

Na resolução 

Da questão 

Tão dvidente

E clara 

Como 

A água de Bolama!

O povo 

Não precisa de sofrer tanto

Mais do que já  sofreu 

Ao longo

De muitos anos!

Chega de espetáculos 

E de encenações!

Anuciem os resultados

Das vossas apreciações,

Sejam eles

Quais forem!


(Continua)


Brandoa(Amadora, 00h17 minutos), 12 de janeiro de 2020.


                                        KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário