AFINAL
O IMORTAL
CABRAL,
AINDA
DÁ
SINAL?!
I
Gentalha
Que o povo ralha,
Porque apenas ladra,
Baralha
E não trabalha;
Apenas atrapalha,
Encalha
E, em tudo, falha...!
II
O povo
Queria
Alegria,
Pois, era o objetivo
Que Cabral
Previa
E não a tontaria
Que conduz a miséria,
Que hoje alastra
Em cada local
Da nossa terra!
III
Alguém
Rouba a voz
Do povo
De forma veloz,
Para não dizer, atroz,
Pelo motivo
Que convém,
Necessário,
Que é notório
E evidente,
E transmite
A angústia
E apatia
Do dia
A dia
Que o acompanha
E, logicamente,
O afasta do que sonha!
IV
" Cabral
Ka murri",(1)
Mas se ainda não morreu,
Acabará
Por morrer
Por tristeza
Que que o arrasa
Em virtude
Da instabilidade
Política,
Pela situação caótica
E crónica
Da sua terra,
Que deixara
Há 45 anos!
V
A lição,
A moral,
A doutrina,
O ensinamento
De Cabral,
Tudo
Foi posto
De lado,
Ao esquecimento,
Pois, o que importa
Então,
Com o poder atual,
É " rabata-rabata"(2)
Como as aves de rapina,
Enchendo
O seu bolso
E ser cada vez mais poderoso!
VI
Cabral
Não morreu
Apenas em Cabo Verde!
Na Guiné-Bissau,
De Pansau,
Não resta nenhum pau,
Pois, há já muito tempo
Que, definitivamente,
Felecera!
A sua alma
Precisa da paz,
Tranquilidade,
Sossego
E descanso!
VII
Porquê que Cabral
Fizera
Guerra
Na sua terra
Natal?!
Na nossa terra?!
Porquê que Cabral
Ousou
E enfrentou
O temível
E abominável
Colonialismo
Português?!
VIII
Cabral
Adorava
Portugal,
Amava
O seu povo,
Que tambem tinha o mesmo
Objetivo
De se desvencilhar,
De se libertar,
De se livrar
Das teias
Frias
Do colonialismo
Secular
E brutal!
IX
A orfandade
Da minha sociedade,
Se prende
Com a mediocridade
Da classe
Castrense,
Da classe política atual
Que não está a honrar os ideais de Cabral!
X
Os nossos políticos,
Hoje, são
Todos ricos,
Ou na melhor das hipóteses,,
São poucos
Os que não o são!
XI
A classe popular
Quer trabalhar,
Está a batalhar!
Vi com o meus próprios olhos
Na viagem relâmpago que fiz em dezembro findo,
Nas ruas, nas estradas,
Nos mercados,
Nas feiras de Cutum Madina, Clelé,
Pefine, Pilum, Santa Luzia, Belém, Caracol,
Bandim, Chapa, Safim, João Landim, Có, Pelundo...etc, etc....
Tudo e todos a ferver,
A fervilhar,
Como o trilhar
E o caminhar
De formigas...!
XII
Para que Cabral
Volte a viver,
Para que Cabral
Continue a viver,
É preciso que os políticos
E todas as classes sociais,
A sociedade civil,
Todos os guineenses se entendam
E compreendam
O momento tão conturbado que o país está a atravessar
E todos se unam para a reconciliação
E construção( reconstrução)
Da grande Nação!
1. Em crioulo, significa, Cabral não morreu.
2. Em crioulo, literalmente, salve-se quem puder; usurpe, apanhe, tire a quantidade que puder; subtraie o que puder, o que conseguir...; é um jogo...
Amadora, (17h23minutos, Sábado), 20 de janeiro de 2018.
KK(NDO

Sem comentários:
Enviar um comentário