sábado, 29 de janeiro de 2022

 QUEM

AMA,

TEM

UMA

ARMA

DA VERDADE,

DA HONESTIDADE...


I


Um delfim

De Farim,

Vai até 

Ao fim,

Até 

A morte!

Defendamos 

A verdade

Nunca enverederemos

Pelas mentiras,

Pelas calúnias,

Pelas difamações,

Pelos insultos,

Pelas propagandas

E pelas ameaças...!


II


DEUS 

Nos guiará,

Nós, que somos os seus,

Na nossa terra,

Para o paraíso,

Para o progresso

Até  a eternidade...!


III


A verdade,

Nos conduzirá

À justiça,

À esperança,

E à bem-aventurança!

A verdade ,

Nos livrará 

E protegerá 

Da tempestade...!


IV


Foi nesse santo 

Dia

Que o povo 

Da GUINÉ -BISSAU 

Foi chamado 

Para exercer 

A sua cidadania,

O seu direito 

Cívico !

Foi nesse dia,

Dia vinte

E nove (dezembro último),

Que massivamente,

O povo ouviu 

O apelo

E o chamamento

Da sua consciência 

Cívica,

Para exercer

Magistralmente 

O seu direito

Como cidadão 

Ativo 

E dinâmico,

E, nas urnas,

Depositou 

A sua confiança,

O seu voto!

Pois, o seu futuro

É que estava em causa!


V


Vermes

Sem nomes,

Que constituem vexames,

Porque não têm lemes,

Porque só pensam em bebes e comes,

Nas paródias,

Fazendo calúnias...


VI


Os meus atos,

Os meus escritos,

Os meus ditos,

Os meus apontamentos,

Foram os tantos 

Contos,

Considerados remotos

Nestes momentos,

Pois, são tão vastos

Que ninguém,

Alguém,

Nenhum homem

Na nossa terra,

Os considera

História verdadeira,

Mas como uma mentira,

Algo que definitivamente se enterra..


VII


O que descrevo,

O que hoje, escrevo,

Para o meu povo,

Àquele que dignamente sirvo,

Como escravo,

Vivo

E ativo,

É apenas um incentivo,

Porque o que se passa 

Naquele território 

De imbróglio,

Onde nada é levado a sério,

Nada pesa

Na consciência

De que estamos numa democracia...


VIII


Acabei o meu sono

Porque não consegui

Um único "corno"

Para o adorno

Do meu reino;

Porque não consegui

Assentar

O genuíno 

Soberano

No seu devido lugar!


IX


Os humanos

Querem 

Perpetuar

O dano,

Sem pensarem

Nas conseqüências 

Sociais

Do seu povo,

E, completamente  querem

Implantar

E empossar

Aquele ser nocivo,

Aquele perturbador,

Causador

De distúrbio 

De ódio 

Na nossa sociedade,

Na nossa comunidade...


X


Decorrido

Hoje,

Um mês,

Em que o nosso povo

Foi chamado 

Para cumprir um objetivo,

Um dever,

Cada um

Como um

Ser,

Como um 

Cidadão 

Que a Constituição 

Lhe confere,

Para votar

A fim de escolher

Alguém,

Um homem

Com (e de)carácter 

Para legitimamente

O representar

Como presidente...!

Mas, infelizmente,

Bem

Longe...!

Tudo 

Defraudado...!


XI


Que pena

Meu povo,

Que alguém castiga!

Que alguém  nega

Reconhecer

O seu direito 

De viver

Dignamente

Como povo!

Que praga

Teima e não nos abandona?!

E não nos larga?!

E não nos deixa

E sempre nos lixa?!

Apenas o povo

Queria ter 

O seu legítimo 

Presidente,

O comandante

Máximo !!!


XII


Até quando

Termina

O sofrimento!

Até quando

À tona,

A verdade verdadeira

Na nossa terra?

Somos um país 

De corruptos?!

Um povo infeliz?!

Não merecemos,

Nós, guineenses,

Ser felizes?!

Quando os novos ventos,

Na nossa querida GUINÉ?!

Quando, "nha MAMÉ"

GUINÉ?!


XIII 


Coragem,

Homem

Guineense!

Coragem,

Mulher

Guineense!

Coragem,

Jovem 

Guineense!

Vale sempre a pena

Viver,

Enquanto a vida

Ainda 

Não nos abandona!

A esperança 

É a nossa força,

A nossa crença, 

E a  firme

Determinação,

Em nome 

Da nossa grande NAÇÃO!!!


XIV


Força 

E coragem 

Grande Homem,

MATCHU

DSP,

ÉS DOMINGÃO,

A esperança 

Dum POVO, 

Duma NAÇÃO!

Os inimigos,

DOMINGOS,

NÃO PODERÃO,

NÃO VENCERÃO,

PORQUE OS VERDADEIROS

FILHOS DA GUINÉ-BISSAU 

ESTÃO 

CONTIGO!

A nossa Senhora

De Fátima

Te ama

E sempre te protegerá...!!!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, 05H12 MINUTOS  QUARTA-FEIRA), 29 DE JANEIRO 


                                                     KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário