sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

 ÁI QUE PENA

NÔ  SINA!

AI CNE

DA GUINÉ!!!


I


Uma vergonha

De todos os GUINEENSES!

CNE está  comprometida!

Está corrompida!

Não sabe como responder

À  impugnação 

Feita por DSP!

Tenho vergonha do meu pais!!


II


Eu não sei para onde

O meu país 

Se enverede!

Pelo extremismo,

Pela anarquia, 

Pelo radicalismo!

Eu não sei!

Sinto muito pena 

Da cena

E espetáculo 

Triste 

Do novo partido,

Que ameaça 

A paz 

E a segurança

Da NAÇÃO!

Tenho 

Pena 

Do meu povo!

Tenho

Pena 

Do meu sonho!


III


O seu percurso 

E dos seus dirigentes,

É muito duvidoso!

O que se passa no país?

Todos estão a dormir?

O PAIGC está a dormir! 

Ainda não conhece

O inimigo do País,

O seu próprio inimigo?!


IV


Afinal, o nosso presidente,

DSP,

Ganhou eleições na primeira volta!

O Sissoco ou...,

Nem sequer se tinha  aproximado 

Do número que a CNE 

Divulgou!

Que aldrabice!

Que burrice!


V


A vergonha

Na cara do coletivo

Da CNE,

É também a vergonha

Do nosso povo,

Vergpnha

Da GUINÉ!


VI


Nha MAMÉ 

GUINÉ, 

Porque chora?

Por causa de CNE?

Mara

Coragem

Bu dixa lambé

Na si passagem,

Na si dubriagem,

Na si bandigem! 

Um dia,

Tudu quilis

Ku ka misti felicidade

Di nô povo,

Di nô terra,

É na paga

Sé culpa

Antes di é parti

Pa utru

Mundu!

 Deus i garandi!


VII


Tanta confusão!

Tanta atrapalhação!

Sem nenhuma decisão 

A favor 

Da NAÇÃO!

Não têm 

Nenhum amor

Ao povo?

Não têm 

Nenhum motivo 

Para trabalharem 

A favor

Desse povo 

Vítima?

Por que tanto drama,

Tanto problema,

Tanto enigma 

A este povo,  

Que alguém 

Ama?!

Não acham que já chega

De tanta chaga,

De tanto tempo

No corpo

Desse povo 

Lutador,

Sofredor?!


VIII


Oh! Santo Deus,

Acuda 

Tanto

Sofrimento

Dos seus

Nesta vida!

O sofrimento

Que nunca 

Que acaba,

Finda,

Termina!

Que anda

Na boca

De todo 

O mundo,

Que todo 

O mundo

Chiba:

Na China,,

Em Cuba,

Em Holanda,

Em cada

Canto

Do mundo

Por maus motivos,

Por fatores negativos...!


IX


Ai nha Guiné!

N,ka panha pé 

Di bô,

Suma nha MAMÉ 

Padidur,

Sufridur!

Abô

I nô

Sufrimentu

Di tudu

Tempu!

Curçon

Istá maguadu!


X


Nhu, sinhor

Deus,

Nô grande amor,

Libranu

Di tantu

Sufrimentu,

Di tantu

Dur!

Sufrimentu,

Dur

Ki nunca 

I ka ta kaba,

Ki nunca

I ka ta tchiga

Si fim!!!...


(Continua)


Brandoa(Amadora, terça-feira, 00h 56 minutos), 14 de janeiro de 2020.


                                                KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário