domingo, 29 de maio de 2022

 TRÊS 

MESES

DE GUERRA,

A IRA 

DA RÚSSIA 

CONTRA 

A AUTONOMIA,

INDEPENDÊNCIA  

E INTEGRIDADE TERRITORIAL

DA UCRÂNIA ...!!!


I


A BARBARIDADE,

A ATROCIDADE 

DA RÚSSIA!

ALGO JAMAIS VISTO NA HISTÓRIA 

DA  HUMANIDADE...!


II


Que história 

Será 

Narrada

Pelos historiadores

Da posterioridade 

Com esses

Horrores,

Essas criminalidades,

Esses danos,

Essas insensibilidades 

De seres

Da Rússia

Para com outros seres 

Humanos?!!!


III


A carnificina 

Quotidiana

Pela hiena

Onde ainda

Está  habitada

A rena,

A Rússia encarna

A maldade

Humana

Na atualidade!


IV


Em pleno 

Século vinte,

Se assiste

Que um homem no trono ,

Executa 

Plano

Maquiavélico 

De um louco,

De um presidente

Demente,

Doente

Que deseja,

Que almeja

Sangue

E mata

Milhares

E milhares 

De seres 

Inocentes

Habitantes

De todas 

As partes

Da UCRÂNIA, 

Ceifa vidas

E vidas

Durante 

Três 

Meses,

Sem dó,

De modo 

Idêntico

A dos animais selvagens 

Nas selvas ainda 

Virgens

E prossegue

Com o seu objetivo 

A fim de dizimar,

Aniquilar 

O POVO 

UCRANIANO...!!!


V


NÃO! NÃO! NÃO !

DEUS É GRANDE

ELE REINA SOBRE A HUMANIDADE 

E  NÃO DEIXARÁ A NAÇÃO 

UCRANIANA SUCUMBIR,

NEM TÃO POUCO,

AO SEU POVO HERÓICO,

QUE ESTÁ A RESISTIR

DE TODAS AS FORMAS

E TIPOS DE BOMBAS!!!...


VI


Leiam,

Vejam

Os destroços,

Os abusos

O genocídio,

O extermínio 

Perpetrado pela federação 

Russa,

Pelo governo

Russo,

À outra nação, 

A um povo livre

E independente!

Um autêntico arrepio 

E calafrio 

Para qualquer

Ser

Humano,

Que tenha alma e coração!

A isso,

Ninguém perdoa!!!..


VII


A UCRÂNIA,

RESISTE E RESISTIRÁ,

COMBATERÁ

PELA SUA TERRA,

SEJA QUAL FOR A TEMPERATURA

E A TORTURA 

DA RÚSSIA!!!


VIII


VIVA A UCRÁNIA

LIVRE 

DA APETÊNCIA, 

DA DEMÊNCIA 

DA RÚSSIA,

PUGNANDO PELA SUA INDEPENDÊNCIA!!!...


(CONTINUA)


BRANDOA, 24 DE MAIO DE 2022.


KANKAMBALL

 OBRIGADA A PARTIR


PARA ALGUÉM SERVIR


I


Com os meus próprios olhos,

Vi os meus próprios filhos 

A partirem bem longe!

Hoje,

Vejo 

De novo 

Alguém

De que sou o homem

A partir

Para poder

Servir

Um outro ser

Que quer 

Viver.


II


Sem vacilar,

Sem hesitar,

Porque a situação exigiu

Que partisse

A fim de atenuar

A crise

Que está dando 

Cabo da relação conjugal,

Familiar,

Que está destruindo

Cada lar

Em qualquer lugar,

Sobretudo

Aqui em Portugal.


III


O amor,

Estando 

Prestes a desmoronar,

É preferível,

É bom que alguém comece a abandonar

O palanque,

Que arranque

 E tome a iniciativa,

Porque só assim alguém se salva;

Sair,

Partir

E ir

Para outro sítio,

Para outra localidade

A fim de encontrar 

Alternativa,

Algum benefício;

Abandonar 

A cidade

Que apenas lhe traz

A dor,

 O silêncio,

A fim de conseguir

A possível

Paz 

E tranquilidade

Da família

Que já não vivia

Na alegria e na folia.


IV


Eu escrevo

O que o (meu) coração 

Manda,

O que a razão 

Recomenda, 

Ou, seja, atrevo

A registar as banalidades 

Que muitas das vezes

Não correspondem 

As verdades,

Não correspondem

As realidades

Que acontecem

No dia

A dia,

Ou são reveses

Da minha paródia;

Ou, são as minhas quimeras

Nas terras 

Estrangeiras,

Nesta vida

Sonhada,

Almejada

E tem de ser vivida.


V


Desse ensejo,

Desejo

Que a sua aventura

Pura,

Corresponda

Os nossos anseios,

As nossas profundas aspirações,

A fim de educarmos 

Convenientemente

Àquelas que, de nós, ainda

Dependem.


VI


As responsabilidades

Que nos incumbem

Superam as saudades,

Para o bem

Das inocentes crianças

Que em nós, depositam esperanças.


VII


A emigração,

Que despedaça

A força

Da união

E da paixão,

Que desenraíza

A família em desgraça,

Da pobreza

Envergonhada

De cada 

Cônjuge 

Que parte 

Para longe

E sente

A saudade 

Daquele (daquela) que faz parte

Da sua unidade,

Do seu espírito,

Do seu todo

Em qualquer lado

E em qualquer momento.


VIII


Eis o que o destino

Pinta

Para este menino

Que canta

Por intermédio da escrita;

Relata

O seu quotidiano,

A sua desdita

Nas terras europeias

Onde, só encontra teias.


IX


Contudo,

Nesta 

Senda,

“Ndo”

Se vai caminhando,

Otimista,

Com fé

E não arreda 

O pé,

Por mais que as vicissitudes

E as dificuldades 

O amedrontem

E atormentem.


             X


Para tudo o que se almeja,

Apenas peço que haja

A saúde,

Para a felicidade

Que se pretende.


CATUJAL (4ª-FEIRA, 22H23MINUTOS), 28 DE MAIO DE 2014-05-29


                             KAMBAL MATTOS (NDO)

 A PALAVRA 

E A FIGURA,

NUMA OUTRA 

ATMOSFERA...


I


À procura 

Desenfreada

Da harmonia,

Da sintonia

Entre a palavra 

E a figura,

Entre o pensamento 

E o ato,

Bem como o sentido

Da vida,

Leva NDO

À demanda 

Infinita

Do caminho

Ao sonho

Da escrita 

E do desenho.


II


À peleja 

Do que se deseja,

Do que se almeja,

Leva -nos à inveja

Daquele que nos intruja,

Daquele que nos aleija.


III


É o devido treino

Do humano,

No seu ato quotidiano 

Em cada terreno,

Que nos conduz ao pântano 

Ou ao destino

Mais digno

Em seu pleno

Tino.


IV


O ato

De escrever

É o exercício,

Se calhar, de modo fictício,

Um grande prazer

Deste sujeito 

Muito 

Apaixonado 

Pelas coisas do mundo...


(Continua)


Alfornelos(sexta-feira,  14h 14 minutos), 29/05/2020.


                                            KK (NDO)

 A ESCRITA CHAMA-ME

PÁRA SEGURAR O LEME...


I


Entre a noite 

E o dia,

Um tom

De chamamento,

Um som,

Quase que um grito,

Uma obrigação,

Uma missão 

Para com a minha sociedade, 

E, consequentemente,

Para com a minha gente,

Para a Humanidade.


II


O saber

Inflama 

A minha alma,

Como um ser 

Que tem um dever 

A cumprir

Para com o porvir,

Com a geração vindoura

Da minha terra,

Que se encontra

Na masmorra

Duma ditadura...


IV


A minha terra

Encurralada,

Num regime

Ditatorial,

Teme

Perder a fama vinda

Da guerra 

Colonial,

Conduzida 

Pelo camarada 

Amilcar Cabral.


IV


Ninguém 

Tem 

O direito

De subtrair,

Trair

O ideal 

Da liberdade 

Da justiça,

Da felicidade!

O desiderato,

O objetivo 

Do nosso povo,

Pelo que sonharam

E tombaram

Muitos combatentes 

Da liberdade 

Da Pátria...!


V


O que fiz

Para que o meu povo

Pudesse ser feliz?

Eu devia ser o seu servo, 

Conduzi-lo

Ao estádio 

De desenvolvimento 

Mais alto,

Tirá-lo

Do primórdio 

Civilizacional 

Para o atual!

Colocar o meu PAÍS 

No degrau dos demais,

Era o meu sonho individual,

Incluido no coletivo!


VI


Sonhei,

Mas, infelizmente,

Soçobrei!

Fiquei!

Acabei 

Por não ir ao encontro

Do que até 

Hoje procuro!

Hibernei 

E não escutei

O meu coração, 

O chamamento da NAÇÃO!


(Continua)


Brandoa(sábado, 05:15), 28  de maio de 2022.


KANKAMBALL

terça-feira, 17 de maio de 2022

 A DIVINA

SEMANA...


I


O ímpeto

De cada  sujeito,

Vem de dentro

Do seu próprio peito,

Do foro

E do poro

De que é feito.


II


Em cada

Manhã,

Acordo

Como quem acorda

E sonha

Em escalar a montanha,

Decidido

Com muita força,

Perseverança

E esperança

A conseguir a proeza,

Com muita façanha.


III


As palavras

Raras

E baratas,

Soltas

Do coração,

Pela imaginação

E criação

Do cidadão

Que não 

Tem outra intenção,

Senão

De proporcionar a satisfação

E alegria

Dos amigos e família,

Nesta nossa vivência

E existência

Efémera,

Nessa(desta) terra.


IV


A vida

Não

Tem significado,

Se não

For

Vivida

Com (muito) amor

E paixão,

Por

Cada

Cidadão,

De forma

Intensa 

Com alma,

Com justiça

E inteligência

Sábia,

Sem exagero e extravagância.


V


É por

Amor

Que atrevo

A escrever

Poemas;

Escrevo

Sobre temas,

Sobre problemas

Da vida quotidiana,

Da vida humana;

Junto, associo letras

E palavras

Com um determinado

Sentido

E significado,

Para transmitir

O meu sentir

Interior,

Para o exterior.


V


Que toda a dor,

Termine

Em amor,

O fulgor

Que define

O prazer

De qualquer

Ser,

Afastando o horror,

Que, às vezes, paira no horizonte,

No ambiente,

E em toda a parte

Do planeta,


Amora (sexta feira, , 18h35 minutos), 13/05/2016.


  KANKAMBALL (NDO)

segunda-feira, 16 de maio de 2022

 A águia

Vitória,

Depois da vitória,

Prossegue o seu voo

Contínuo

Com mais benefício,

Mais títulos,

Graças aos seus pupilos,

Seus "combatentes"

Que não se "furtam" aos embates.


(Continua)


PSA(segunda feira, 16 h16 minutos), 16/05/2016.


KANKAMBSLL (NDO)

 BENFICA:

THE DAY AFTER !


A Águia

Vitória,

Depois da vitória,

Prossegue o voo

Contínuo,

Para mais benefício,

Mais títulos

Graças aos seus pupilos, 

Seus guerreiros e combatentes

Que não se "furtam" aos embates.


(Continua)


PSA,( 16h 26 m, segunda feira), 16/05/2016.


KANKAMBALL- (NDO)

 A POSITIVIDADE

NA(DA)  VIDA,

NÃO DA(NA) ENFERMIDADE...!!


I


A irreverência, 

É a nossa teimosia

A nossa audácia

Diária,

Quotiduana

Na nossa existência 

Nesta parte terrena...


II


Temos

Que ser positivos

Nos objetivos 

Que definimos,

Nos rumos

Que traçamos,

Sem vacilarmos,

Sem hesitarmos

E acreditarmos

Que é possivel,

Que é tangível...


III


A negatividade,

Vem da enfermidade,

Quando

Se situa no lado

Da positividade.

Mas, mesmo assim,

Não é o nosso fim,

Pois, podemos 

Inverter

A situação  com o método 

Da Medicina 

Moderna,

Com a vacina

E continuarmos

A viver...!


IV


Acreditar,

Confiar,

Se amar,

E em frente,

Para a outra ponte...!


(Continua)


Alfornelos(Amadora, domingo, 13:51), 16 de maio de 2021.


                        KK YOIÓ (NDO)


,

sábado, 14 de maio de 2022

 CAMINHE COM UM SEMBLANTE

SORRIDENTE

E CONFIANTE!


I


Cada

Dia,

É uma vitória

Sobre a vida.

Pelo que, temos

Que ter

A ousadia

Na caminhada

Diária;

Temos

Que ter

A cara bem erguida,

Sorridente

E confiante.


II


Cada

Passo,

É um começo

E, mesmo com um retrocesso 

É um progresso

No caminho do sucesso.


III


A vida

É uma aprendizagem

Contínua,

Permanente

E profícua

Para uma viagem

Seguinte,

Porque o anterior

É uma vantagem

Para a posterior

Partida.


(Continua)


PSA ( PINGO DOCE, SÁBADO, 22h50 minutos), 14/05/2016.


KANKAMBALL (NDO)

 T


RECORDAR:


TOMO

RUMO

AO MARQUÊS,

OUTRA VEZ !


I


BENFICA é tricampeão!

"Ninguém

Pára o BENFICA"!

Ninguém

Mesmo!


II


Vitória

É vitória

E fez jus

A Jesus!


III


Vou outra vez

Ao Marquês,

Apesar de sozinho

E sem as minhas meninas,

As minhas penicilinas;

Mas vou risonho

Para estar no meio da família

Benfiquista,

Nesta folia

Imperdível,

Indescritível,.

Imemorável.


IV


A gloria

De cada vitória,

Uma alegria

Que não se vive diária,

Mensal e anualmente

E em qualquer instante.


V


Foi um tricampeão

Bem sofrido,

Campeonato

Bem renhido,

Um campeonato

Bem disputado,

Confronto

Direto

Entre os graúdos

E os miúdos,

Disputado

Obviamente, com muito

Respeito

E consideração.


VI


Está no sangue

Do Benfica,

No seu DNA,

Cada momento 

Que se segue

E nada fica

Como dantes

Nos grandes embates.


VII


Aos benfiquistas,

Aos adeptos,

Vivam entusiasticamente

Este dia 

Fenomenal,

Diria

Divinal,

Porque bem

O merecem,

Porque acreditaram

Sempre,

Mesmo nos momentos

Difíceis,

Sobretudo 

Nas primeiras jornadas.


VIII


Os benfiquistas

Têm uma alma

Mística

Que os congrega

Num único objetivo:

Vitoria,

Vitória

E vitória!!!


IX


Viva o Benfica!

Viva Luís Filipe!

Viva Rui Vitoria!

Viva os benfiquistas!

Parabéns a todos os que contribuíram

De forma direta 

Ou indireta

Para este grande dia!


X


A todas as equipas

Que participaram

Neste campeonato,

À minha  grande consideração;

Inclino -me pelos esforços

E trabalhos

Consentidos!

O meu obrigado

A todos!


(Continua)


PSA,( 18h 15 minutos), 15/05.2016.


Kankamball (NDO)

 ALGUÉM LONGE

DO SEU  AMBIENTE,

NÃO FINGE

E ESCREVE

SOBRE

O QUE SENTE...!


I


Na aurora,

Na madrugada

Gélida,

Tórrida,

A criatura

Vira

De lado

Para lado,

Na cama,

Cujo o aroma,

O perfume

Se assemelha

A duma

Ovelha

Vinda

Fora

Do curral de arame

Farpado,

Com fome

E come

Palha

De qualquer modo,

Seca ou molhada!


II


Às vezes,

Nesses

Revezes,

Nessas fases

Em que não temos Hipóteses

De ter mais posses

E sucumbimos 

Nas crises,

E, consequente

E obviamente,

Nas tontices,

Tolices

D,outras coisas ou espécies ...!


III


Os anjos

Da aguarda

Já nos seus quartos,

Nos seus aposentos,

Sossegados,

Tranquilos,

Guardam cada qual,

A sua farda

Desigual

No quintal,

Despreocupados

Com os seus marujos,

Com os seus pupilos...


IV


E na noite

Longa,

A gente

Cavalga

Em lugares

Incertos,

Inseguros

Dos patamares

Altos,

Baixos e sem amparos

De vidas

Desavindas,

Atiradas

À sua sorte

Para as reservas,

Para as selvas

Sem servos nem servas,

Nem tão pouco vivas!


V


E quando não se pinta,

Se escreve

Ou se lê,

Porque não se vê,

Nem se ouve

Nem se escuta

A voz da nossa prole,

O barulho

De nenhum filho

Ou de nenhuma filha

Que nos atrapalha,

O grito da esposa

Que nos acusa

De alguma coisa

Mal feita...!


VI


E a tristeza

Aparece

E toma

Conta

Da nossa alma,

Do nosso espírito

Já sem sagueza,

A nossa face

Sem chama

Natural,

Habitual

Da nossa meninice...!


VII


Pergunto

O sujeito

Atónito

E aflito:

" Qual o teu préstimo

Para com o seu próximo?

O que dizes

E fazes?

Quais os teus planos

Para com aqueles 

Humanos,

Àqueles 

Teus manos?


(Por concluir)

Santos Matos(terça-feira, 02h23 minutos), 15 de maio de 2018.


                                 KK(NDO)

 SÃO 

JOÃO 

NO CORAÇÃO...!


I


Todos aqueles 

Que hoje labutam,

Trabalham

Arduamente

Contra todos os males

Do presente,

Só peço 

Que tenham

Sorte 

E saúde 

Grande,

Com a bênção 

De Deus em São 

João 

E noutros cantos da nossa Nação,

Na campanha de caju!


II


Estou convosco

Em todos 

Os dias

E em todas as noites,

Onde estão metidos

Em cada buraco,

Com todos 

Os parasitas

E todas 

As pestes...


III


O hábito 

Faz o monge

Em cada momento.

Quem

Finge,

A si se engana ou se foge

Em vão 

Na sua missão

Como homem...!


IV


Ter a capacidade,

A inteligência 

Ou a competência 

Para se inserir

E se integrar

Harmoniosamente

Nesta nossa sociedade,

É uma grande

Sorte,

A grande

Benção da Providência...!


V


A saudade

Da escrita,

Da palavra,

Da frase,

Do desenho

Mal conseguido,

Mas que me divertia

Imenso

Como se estivesse mergulhado

No lago

De" Plimpe"(Plpe)

Onde 

Vivi

E cresci,

Em Utiacor,

E com muito amor

Em com todo o esplendor...!

E tudo por causa desta pandemia...!


VI


Oh! Udtchai

Bedjame,

De seu nome,

Onde a população

Pedia a benção 

Com aguardente 

E ou com outra bebida quente

E paai ...!

Tenho muita saudade

Da minha  doce

Meninice,

Da minha infância,

Da minha adolescência

Da minha traquinice

De juventude..!


VII


Peca

O tempo,

Por tudo

Que deixa

E fica

No meu corpo...!

A lembrança 

Do que fica 

Na minha cabeça!

Do tempo

Que nunca 

Mais 

Volta!

Mas também nunca

Mais 

Me solta!

Puxa!!!

Chiça!!!


VIII


"Me ajudem"

 A lembrar,

"Me ajudem"

 A recordar

Tudo o que é bom!

Toquem

O bombulom...,

Porque é a nossa

Maior força,

O nosso motor 

E a nossa

Esperança...!


(Por concluir)


Brandoa( sexta-feira,  03h20 minutos), 15 de maio de 2020.


                                  KANKAMBAL(NDO)

 A VIDA 

HUMANA

CONTINUA COM A SEGUNDA

DOSE DE VACINA?!


I


Humanizar,

Tentar

Eternizar,

Dignificar,

Prolongar

A vida humana

Com a vacina,

Eis o objetivo principal,

Vital

Dos humanistas,

Dos cientistas...!


II


Esperemos 

Que as vacinas

Tenham êxito, 

Resultados

Positivos

Na sua aplicação,

Na sua população 

Em toda a extensão,

Em toda a plenitude,

Relativamente aos planos

De saúde...!


III


Esperemos

Que a população 

Respire

Com a tranquilidade,

Com a naturaludade

E  que volte

A normalidade

Que existia

Antes de Covid-29!


IV


O otimismo, 

O ânimo, 

A esperança,

Permitem-nos ter a segurança

No nosso dia

A dia!


V


Parabéns 

À SNS,

À DGS

E aos Governos Nacionais!


(Contonua)


Alfornelos( Amadora,sábado, 16:08), 15/5/2021.


                 KK YOIÓ ( NDO)

 A VIDA 

HUMANA

CONTINUA COM A SEGUNDA

DOSE DE VACINA?!


I


Humanizar,

Tentar

Eternizar,

Dignificar,

Prolongar

A vida humana

Com a vacina,

Eis o objetivo principal,

Vital

Dos humanistas,

Dos cientistas...!


II


Esperemos 

Que as vacinas

Tenham êxito, 

Resultados

Positivos

Na sua aplicação,

Na sua população 

Em toda a extensão,

Em toda a plenitude,

Relativamente aos planos

De saúde...!


III


Esperemos

Que a população 

Respire

Com a tranquilidade,

Com a naturaludade

E  que volte

A normalidade

Que existia

Antes de Covid-29!


IV


O otimismo, 

O ânimo, 

A esperança,

Permitem-nos ter a segurança

No nosso dia

A dia!


V


Parabéns 

À SNS,

À DGS

E aos Governos Nacionais!


(Contonua)


Alfornelos( Amadora,sábado, 16:08), 15/5/2021.


                 KK YOIÓ ( NDO)

 AS MINHAS FÉMEAS

GÉMEAS

DESFILAM,

E PULULAM…


I


Elas,

Belas,

Singelas,

Esbeltas,

Bonitas,

Desfilam

E pululam

Por todo

Lado,

Em todo

Mundo.


II


Traduzem,

Transmitem,

Conduzem

O cunho,

O sonho

E a alma

Do filho 

De Bolama

Sem brilho

Em debandada

Nesta banda.


III


As minhas

Gémeas

Fêmeas,

Constituem o símbolo,

O estímulo 

Daquele que pretendia

Escalar montanhas

Em cada dia,

Para o bem-estar da sua comunidade

E para toda a Humanidade.


III


O autor

Das fêmeas 

Gémeas,

O seu condutor,

Se sente

Impotente

Perante

O presente,

Em virtude

Da precaridade

Da sua empregabilidade

Em transformar o seu sonho

Em realidade,

E, assim, contemplar o mundo risonho!


IV

A terra

Que o viu nascer,

E crescer,

Quinara,

Terá

O prazer

De um dia,

O receber

Com alegria

E fazer 

Dela desenvolver?!


V


Naquela

Palhota,

Naquela

Lala,

O “kota”

Fará 

Mattos

Na sua labuta

Diária,

Produzia

Mancarra,

Milho,

Mandioca, arroz e feijão,

Para que cada filho,

Nem 

Ninguém,

Morra

De fome,

Perpetuando, assim, o seu nome

Para a geração

Vindoura.


VII


A sua  azáfama

Em Nova Sintra,

Em Bolama,

Djeu de Cobra,

O “kota” fará

Mattos,

Apenas pretendia,

Em cada dia,

A garantia

De repastos,

Alimentos 

Para toda a família

E, muitas das vezes, para toda a aldeia..


VIII


A guerra

Colonial

Foi fatal,

Foi grande trama 

E trauma

Para o “kota” Fará,

Pois, foi vítima

Dos dois lados do conflito:

- Do poder colonial

Local,

- E do lado dos Combatentes da Libertação Nacional.


IX


Perdeu tudo,

De tudo

Que tinha conseguido

Com muito suor

E labor!


X


Fará

Conheceu

E viveu

A tortura

Da PIDE

Em Tite;

Viveu

O esquecimento

E a ingratidão

Do P.A.I.G.C.

Até 

A sua morte!


XI


Quero que  esta poesia

Perpetue a sua memória,

A sua consciência

Como lavrador (agricultor)

E como lutador !!!


FLAMENGA(5ª feira- 08h40), 14 de Maio de 2015.


                                                                Kamball (NDO)

 A DIVINA

SEMANA...


I


O ímpeto

De cada  sujeito,

Vem de dentro

Do seu próprio peito,

Do foro

E do poro

De que é feito.


II


Em cada

Manhã,

Acordo

Como quem acorda

E sonha

Em escalar a montanha,

Decidido

Com muita força,

Perseverança

E esperança

A conseguir a proeza,

Com muita façanha.


III


As palavras

Raras

E baratas,

Soltas

Do coração,

Pela imaginação

E criação

Do cidadão

Que não 

Tem outra intenção,

Senão

De proporcionar a satisfação

E alegria

Dos amigos e família,

Nesta nossa vivência

E existência

Efémera,

Nessa(desta) terra.


IV


A vida

Não

Tem significado,

Se não

For

Vivida

Com (muito) amor

E paixão,

Por

Cada

Cidadão,

De forma

Intensa 

Com alma,

Com justiça

E inteligência

Sábia,

Sem exagero e extravagância.


V


É por

Amor

Que atrevo

A escrever

Poemas;

Escrevo

Sobre temas,

Sobre problemas

Da vida quotidiana,

Da vida humana;

Junto, associo letras

E palavras

Com um determinado

Sentido

E significado,

Para transmitir

O meu sentir

Interior,

Para o exterior.


V


Que toda a dor,

Termine

Em amor,

O fulgor

Que define

O prazer

De qualquer

Ser,

Afastando o horror,

Que, às vezes, paira no horizonte,

No ambiente,

E em toda a parte

Do planeta,


Amora (sexta feira, , 18h35 minutos), 13/05/2016.


  KANKAMBALL (NDO)

 ... COM  O PERDÃO,

O NOSSO CORAÇÃO

ESTÁ(FICA) LEVE COMO ALGODÃO...!


I


Ensinai

Como o pai:

"Deixai,

Porque eles não sabem

O que fazem"...


II


Com o perdão,

Sentimos o nosso coração

Mais leve

Como algadão,

E, obviamente,

Mais nenhum entrave

Na nossa fronte,

Para seguirmos em frente.


III


Deus é misericordioso,

Bondoso,

Poderoso

E sempre está ansioso

Para nos conduzir

Para um caminho

Sem um único espinho,

Menos espinhoso,

 Para o ninho

Da verdade,

Da igualdade,

Da justiça,

Da esperança

E da felicidade

E sempre a redimir

Os pecados

Por nós cometidos!


IV


Que a Igreja

Católica

Proteja

O crente,

Que, diariamente, 

Peca

Inocentemente,

Em virtude

Da maldade,

Dos malefícios

E vícios

Existentes

Na sociedade

Global,

E nos indivíduos,

Em particular.


IV


Congratulation

Ao nosso Portugal 

Plural,

Pela visita do Pastor Universal,

O Chefe Supremo da Igreja Católica

Ao nosso país,

Em Fátima,

Canonizando

Os Pastorinhos

Jacinta

E Francisco;

A consagração

Do novo Campeão,,

O tetracampeão,

O Benfica;

A consagração

De Salvador

Sobral

No Festival

De Canção

Eurovisão!

Portugal 

Está de parabéns!

O treze de maio,

Com este prodígio!


(Por concluir)


Strada Outlet(domingo, 11 horas), 14 de maio de 2017.


   KK(NDO)

 I,m so happy

For your first holy

Communion,

My

Baby!!! 


I


One day,

My

Baby,

I shall remember

This day,

With

Many

Emotion

Of this first

 Holy

Communion

In my

Heart!


II


Congratulation

For you

And your

Mom 

Too!

 QUANDO A CHAMA

JÁ NÃO QUEIMA...!


I


ESCREVO

O QUE DEVO,

QUANDO POSSO

E, QUANDO, EM BOM

JUIZO,

PRONUNCIO 

EM BOM

SOM,

MESMO EM SILÊNCIO,

O QUE PENSO!


II


Quando a chama

Já não arde,

Já não ferve

A individualidade,

É porque já não serve,

Já, em nada impele;

Já não vale...

Tudo está fora do controle,

Tudo está mole...!


III


Outrora,

Naquela

Bela

Terra,

Na meninice,

Eu, na adolescência,


(Por concluir)


Queluz (segunda-feira), 14/05/2018.


              KK(NDO)

 QUANDO A CHAMA

JÁ NÃO QUEIMA...!


I


ESCREVO

O QUE DEVO,

QUANDO POSSO

E, QUANDO, EM BOM

JUIZO,

PRONUNCIO 

EM BOM

SOM,

MESMO EM SILÊNCIO,

O QUE PENSO!


II


Quando a chama

Já não arde,

Já não ferve

A individualidade,

É porque já não serve,

Já, em nada impele;

Já não vale...

Tudo está fora do controle,

Tudo está mole...!


III


Outrora,

Naquela

Bela

Terra,

Na meninice,

Eu, na adolescência,


(Por concluir)


Queluz (segunda-feira), 14/05/2018.


              KK(NDO)

 QUANDO A CHAMA

JÁ NÃO QUEIMA...!


I


ESCREVO

O QUE DEVO,

QUANDO POSSO

E, QUANDO, EM BOM

JUIZO,

PRONUNCIO 

EM BOM

SOM,

MESMO EM SILÊNCIO,

O QUE PENSO!


II


Quando a chama

Já não arde,

Já não ferve

A individualidade,

É porque já não serve,

Já, em nada impele;

Já não vale...

Tudo está fora do controle,

Tudo está mole...!


III


Outrora,

Naquela

Bela

Terra,

Na meninice,

Eu, na adolescência,


(Por concluir)


Queluz (segunda-feira), 14/05/2018.


              KK(NDO)

 A DIVINA

SEMANA...


I


O ímpeto

De cada  sujeito,

Vem de dentro

Do seu próprio peito,

Do foro

E do poro

De que é feito.


II


Em cada

Manhã,

Acordo

Como quem acorda

E sonha

Em escalar a montanha,

Decidido

Com muita força,

Perseverança

E esperança

A conseguir a proeza,

Com muita façanha.


III


As palavras

Raras

E baratas,

Soltas

Do coração,

Pela imaginação

E criação

Do cidadão

Que não 

Tem outra intenção,

Senão

De proporcionar a satisfação

E alegria

Dos amigos e família,

Nesta nossa vivência

E existência

Efémera,

Nessa(desta) terra.


IV


A vida

Não

Tem significado,

Se não

For

Vivida

Com (muito) amor

E paixão,

Por

Cada

Cidadão,

De forma

Intensa 

Com alma,

Com justiça

E inteligência

Sábia,

Sem exagero e extravagância.


V


É por

Amor

Que atrevo

A escrever

Poemas;

Escrevo

Sobre temas,

Sobre problemas

Da vida quotidiana,

Da vida humana;

Junto, associo letras

E palavras

Com um determinado

Sentido

E significado,

Para transmitir

O meu sentir

Interior,

Para o exterior.


V


Que toda a dor,

Termine

Em amor,

O fulgor

Que define

O prazer

De qualquer

Ser,

Afastando o horror,

Que, às vezes, paira no horizonte,

No ambiente,

E em toda a parte

Do planeta,


Amora (sexta feira, , 18h35 minutos), 13/05/2016.


  KANKAMBALL (NDO)

 ENQUANTO VIVER

E SENTIR

O " PLAISIR"

DE ESCREVER...


I


Enquanto

Espero

Neste canto,

Faço o ponto

De situação 

Do meu estado

De coração,

Registando

E  pintando

O meu poro...


II


Serve,

Cabe

Cada ser

Vivo,

Se fazer(se)

De servo

De coração

Em relação,

Ao seu irmão, 

Ao seu parente,

Ao seu semelhante!

Não 

Por 

Ser

Parvo,

Mas sim por

Amor...!


III


Vivamos

Nesta vida,

Nesta terra

Passageira,

Efémora,

De ajuda

Para com o outro,

De encontro 

Ao outro!


IV


Sejamos,

Estejamos

Dispostos

Como arquitetos 

Para e de construção 

Da Grande

União 

Na HUMANIDADE...!..


(CONTINUA)


HFF(HAS), SEXTA-FEIRA,  12:20-     ), 14 DE MAIO DE 2021.


 KK YOIÓ  (NDO)