sexta-feira, 30 de junho de 2023

 NO ISMO

DO OSTRACISMO...!


I


Os que desafiam

As leis perfeitas

Feitas

Por regedores,

Aqueles

Que amam

E são conhecedores

Do regime

Que protege

Os seus irmãos,

Os seus concidadãos,

 II

Condenados,

Afastados

E levados

Para sítios

Recônditos

Da sua pátria

De harmonia

E de Concórdia,

A fim de evita

Aos outros má influência

E balbúrdia...


III


Por uma semana,

Por um mês,

Por uma década,

A fim de cumprir a pena

Finda 

A qual

Torna-se-à

Obediente,

Adquirirá

A polidez,

Tornar-se-à

Mais inteligente 

E integrar-se-à

Harmoniosamente

Na sociedade global

E na vida...


IV


Um dia

É comparado

A um século

De monotonia,

Um abalo

Que aflige

Àquele

Que teve

A ousadia

De enfrentar a democracia... 


V


A aprendizagem

Que o homem

De coragem

Obtem

Na sua passagem

Do ontem

Para se preparar para o que vem...!

E perguntem

Àquele 

Que nada tem

Do aquém

E do além...

Que todos o tirem...

 Bem

Ou mal, o levem...

Nunca mais dele

Se lembrem... !


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 04:55), 30 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

 NO ISMO

DO OSTRACISMO...!


I


Os que desafiam

As leis perfeitas

Feitas

Por regedores,

Aqueles

Que amam

E são conhecedores

Do regime

Que protege

Os seus irmãos,

Os seus concidadãos,


Condenados,

Afastados

E levados

Para sítios

Recônditos

Da sua pátria

De harmonia

E de Concórdia,

A fim de evita

Aos outros má influência

E balbúrdia...


II


Por uma semana,

Por um mês,

Por uma década,

A fim de cumprir a pena

Finda 

A qual

Torna-se-à

Obediente,

Adquirirá

A polidez,

Tornar-se-à

Mais inteligente 

E integrar-se-à

Harmoniosamente

Na sociedade global

E na vida...


III


Um dia

É comparado

A um século

De monotonia,

Um abalo

Que aflige

Àquele

Que teve

A ousadia

De enfrentar a democracia... 


IV


A aprendizagem

Que o homem

De coragem

Obtem

Na sua passagem

Do ontem

Para se preparar para o que vem...!

E perguntem

Àquele 

Que nada tem

Do aquém

E do além...

Que todos o tirem...

 Bem

Ou mal, o levem...

Nunca mais dele

Se lembrem... !


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 04:55), 30 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

quinta-feira, 29 de junho de 2023

 O SOBERANO,

O DONO

RECUPERA A SUA PROPRIEDADE

COM TODA A LEGITIMIDADE...


I


O sonho

Que nos guia

Em cada

Dia,

Pelo longínquo

Para cada

Indivíduo

Nesta vida...


II


O soberano,

O dono

Legítimo

Da propriedade,

Recupera

A sua senhora

Atingindo o topo,

No tempo

Máximo...


III


Tomai

E levai

Hoje,

Para bem longe,

O que te pertence

Pelo direito próprio,

Pelo brio

Pessoal,

De forma natural.


(Continua)


Alfornelos, quinta-feira, 11:49), 29 de junho de 2023.


      KANKAMBALL

quarta-feira, 28 de junho de 2023

 O PERIGO

DO PRIGO

ZHIN

CONTRA O PUTIN...


I


Deus não dorme,

Tem sempre o leme

Em direção à liberdade,

À soberania,

À democracia

Para todos os que sofrem

E morrem

Injustamente

Pela barbárie

Dos homens...


II


O que está por detrás

Daquele país

Que não está em paz,

Governado,

Dirigido 

Por um ditador,

Que ignora a dor

Dos inocentes,

Que os pisa,

Maltrata

E os mata

Todos os dia,

Impiedosamente?!


III


O mundo 

Incrédulo,

Mas atento 

Ao desenrolamento

Dos acontecimentos

Ocorridos

No país de Putin,

Que Pregozhin

Desafiou no passado

Sábado.


IV


O tiro vai sair

Pela culatra,

Àquele país

Que não quis 

A paz,

Ao invadir

Um outro país,

Provocando à guerra

Injusta

Que já dura

Há mais de um ano!


IV


Tenhamos

Paciência ,

Como nos aconselha

À prudência,

A ciência.,

Esperemos

Pacientemente!

Não falha

A consequência

Daquele que ousa

E pisa

A Carta das Nações Unidas!


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 04:36), 29 de junho de 2023.



     KANKAMBALL

 O QUE OCORRE

ÀQUELE QUE SOFRE...?


I


A distância

Entre os seres

Que se amam,

Só pode ser

Reduzida 

 Na vida,

Se houver

Resistência

Por aqueles que se apaixonam.


II


Aprendi 

A sofrer

Pelo tempo

Que vivi,

Longe das pessoas

Que eu amo!

E, hoje,

Descobri 

Que apenas

Perdi

Tempo

E fiz perder

Calorias

Ao meu corpo

Sem motivo

Justificativo.


II


Sofrer

Por aqueles

Que afinal

Não nos amam,

Por aqueles 

Que nos enganam,

Fingindo que estamos

Nos seus corações,

Que constituímos

As razões

Da sua vivência,

Da sua existência...


III


Vivem preocupadas

Com outras 

Coisas,

Com os seus próprios

Interesses,

Mil vezes

Banhadas

Em rios

De regalias

E privilégios...!


IV


O meu coração

Está preocupado,

Está acorrentado,

Mergulhado

Em aflição 

Supérflua

Que não entoa 

O necessário,

Algo sério

Em termos pessoais

E profissionais...!


V


Vivo

Cada dia

Que a misericórdia

Da Providência

Me concede

Pela sua natureza,

Pela sua grandeza,

Pela sua benevolência,

Pela sua bondade

E generosidade,

Estando

Turvo,

Retido,

Condenando

Ao mundo

De reflexões

E privações...!


VI


Apenas,

Peço

E rezo

Para que as graças

De Deus ,

Senhor

Criador,

Que me concedam 

Forças,

Amor

Perante as imensas

Fraquezas

Para não fraquejar,

Cair,

Falir,

Tombar,

E dar

O azo

Ao gozo 

Dos que  me desprezam,

Dos que  me odeiam,

E desejam,

Enfim,

O meu fim.!


VII


 Desejo que o meu amor

Esteja sempre no pódio,

Ao alto,

Que  aumente dia

Após dia,

Para com os meus amigos,

Para com meus inimigos,

Tendo  sempre o espírito

Aberto,

Sem ódio,

Sem rancor,

Em cada momento...!


VIII


Mesmo não tendo conexões

As minhas reflexões,

Elas retratam,

Refletem,

Testemunham 

Não só o meu cunho,

O meu sonho,

Mas também 

Preocupações

E previsões

Sobre as grandes questões

Que afligem 

As nações.


(Continua)


BRANDOA (quinta- feira, 03:49), 29 de junho de 2023.


      KANKAMBALL

segunda-feira, 26 de junho de 2023

 O GRITO

FAMINTO


I


Nas redondezas

Das nossas casas, 

Ouvimos

Os gritos

Das crianças,

Os lamentos 

Dos velhos,

Por falta de carcaças,

Por falta de arroz, feijão ou massas!

Assistimos

Cenas chocantes e confusas!


II


Quando a criança chora, 

Na guerra

Ou na paz,

É porque algo não a satisfaz,

Porque algo lhe está a faltar,

Tanto no educar

Como no alimentar.


III


Para que a criança

Verdadeiramente se deselvolva 

E cresça,

É nescessario

Que haja a vida,

Que haja a liberdade e a segurança,

É necessário 

Que alguém não a esqueça,

É necessário

Que se cumpra a promessa.,

Para que ela se desenvolva

E cresça

Duma forma equilibrada

E harmoniosa!


IV


É delicerante

Presenciar a miséria!

É triste 

Presenciar o desmoranamento

Da família,

Contrastando o encanto 

Em cada rosto

De cada sujeito,

Contrastando a frequente

Balbúrdia

Duma criança num ambiente

De alegria!


V


A criança

Sem prenda,

A criança

Que não recebe nada

No dia do seu aniversário

É o prenúncio 

E o corolário 

Da família

Endividada,

Da família

Falida.


VI


Minha bela,

Inocente

E singela 

Criança,

Ainda que não te ofereça

Neste teu dia uma prenda,

Espero que me compreendas,

Que me entendas...!


VII


Eu quero que sejas amanhã, 

Àquilo que o teu pai sonha,

Um homem

Justo,

Um homem 

Recto,

Um homem

Que pugne pela liberdade,

Pela igualdade,

Pela justiça,

Pela segurança

De toda a sociedade,

De toda a Humanidade!


VIII


Eu choro em silêncio,

À razão pela qual luto

Com muito

Sacrifício,

Para que amanhã

Sejas um grande 

Homem,

Para que amanhã  tenhas 

Um bem-estar

E que estejas

Bem!


IX


Procura nos teus amigos,

A amizade,

A fraternidade,

Como tentas nos teus inimigos,

A humanidade

E a proximidade

Como um ser semelhante,

Como um ser diferente!


X


Saiba brincar,

Mesmo estando

A trabalhar,

Trabalhando 

A brincar,

Poque só tens a ganhar,

Como ganhaste a gatinhar!


XI


Faças dos livros

Os teus temperos,

Os teus brinquedos, 

Os teus jogos predilectos,

Preferidos,

Para que amanhã consigas

Mais louros

Nesta nossa sociedade 

De competição,

Para que sejas 

Um campeão!!!


Lisboa(Queluz, terça-feira), 01 de junho de 1999.


Mattos(NDO)

domingo, 25 de junho de 2023

 O SONHO

DE TODOS

NESTE MÊS DE JUNHO...


I


Musculada,

Não sei quem,

Da Ronalda

Ou da Ricarda

De cada imagem

Que vêem!


II


Quase a terminar,

A findar 

A primeira parte,

Portugal bate

O Irão

Por uma bola

A zero!

Mais alto fala,

Primeiro

O campeão

Da Europa!


II


O Quaresma

Não é ingénua;

Queima

O adversário,

Não o perdoa!


III


Portugal

Não perdoa;

Doa

A quem doer,

Pois, cada final,

É sempre para vencer!


IV


Pupilos

De Santos,

Para frente!

Avante

E sempre para cumprir

O calendário a seguir

Queremos mais golos!


V


A segunda 

Parte

Deve ser 

Bem gerida,

Controlada!

Cautela

Com a bola 

Que vem da frente,

De esquerda,

Da direita

 E de costela!


VI


A partida

Ainda

Está ganha

Devem continuar na linha!


VII


Devem

Conter

Os nervos

Na flor da pele,

Para atingir os objetivos;

Dominem,

Ao máximo,

O  vosso psiquismo,

Para vencer

Àquele

Que vós persegue!


VIII


A segunda 

Parte 

Está muito renhida

Entre as duas equipas

Ninguém quer assumir culpas.


(Continua)


Amadora segunda-feira, 20h35m), 25/06/2018.


KK(NDO)

 A ESCRITA

ME EXORTA


I


A escrita

Me exorta

Para tudo

O que está 

À minha volta,

Para tudo

O que está 

Neste mundo.


II


Não posso estar feliz, 

Enquanto 

Num outro

Canto

Do mundo,

Num outro

País,

Está-se matando 

Um ao outro,

Estão-se gladiando

Por causa do poder,

Fazendo 

Um outro 

Sofrer...!


III


O meu sorriso,

Seria 

Ver no semblante,

No rosto 

Do outro sujeito,

O meu semelhante,

A alegria,

O gozo

Do amor

Ao meu redor, 

Um mundo melhor,

Em que reinasse 

A confraternização, 

O convivio

Salutar,

A amizade pura

E verdadeira!


IV


O meu rosto,

Banhar-se-ia

De alegria

E de satisfação, 

Se cada irmão 

Desse a mão 

A um outro

Irmão, 

Num encontro

Que servisse

De base 

Do amor ao próximo,

Sem conflito

E sem o cinismo!


V


Mata-se por 

Prazer,

Pelo poder,

Esquecendo-se do amor 

Que o nosso Senhor,

O Criador,

O Omnipresente 

E omnipresente 

Nos ensinou,

Nos transmitiu e legou!


VI


A escrita

Nos alerta,

Nos dá conta

De tudo

O que está 

Ruim,

Nos exorta

Que estamos caminhando

Para o nosso fim...!


VII 


Reflitamos

Como apóstolos!

Evitemos 

Atropelos!

Tenhamos

Máximos 

Controlos 

Sobre nós mesmos!!!


VIII 


Leia

O que por mim

Foi escrito.

Não uma verdade única 

E absoluta.


(Continua)


Brandoa (Amadora, domingo, 04:12), 26 de junho de 2022.


KK (MATTOS)

 NÉNE

DA GUINÉ


I


Quanto 

Tempo,

Falta o tempo

Para que o tempo

Liberte

O meu corpo

E a minha mente

Deste

Tipo,

E sente

Livre para se enveredar

Para o outro campo

Totalmente

Limpo

Para nunca mais (se ) quedar?


II


Sou nené

Como qualquer 

Outro nené

Da Guiné,

A gemer

E a temer

Pelo futuro

Incerto

E inseguro;

O pranto

Que permanece

Perene

No meu peito !


III


Oh! Como eu queria

Voltar,

Regressar

À minha Pátria,

Àquela correria

Nas matas

De Bolama,

Nas florestas

De Kantomá,

De Nova Sintra,

Ou nas " pontas" 

De Quínara,

Onde "M,nth Brene(1)

E Khalifane(2)

Lavravam mancarra!


IV


Oh! Aquela tabanca,

Chamada

Lala,

Onde vivia

A etnia

Manjaca,

Beafada,

Mancanha,

Fula,

Mandinga,

Cada qual com a sua enxada,

Rumo à bolanha,

Para que haja a garantia

Do sustento, a alegria,

E a harmonia

Para (toda) cada família,

Que, infelizmente a guerra

Colonial

Arruinara,

Com a chegada

Do tuga,

Com o material

Bélico trazido por governadores da Guiné, Arnaldo Schulz  e António de Spínola !


V


Oh! Ainda me 

Lembro

De cada nome

De cada bairro,

Onde vivia

Cada etnia!


VI


Havia 

Festa 

De gaita,

Onde nos meses

E noites de luar,

Raparigas e rapazes

Não perdiam a oportunidade de bailar,

Cantando 

E dançando

Ao som 

Do tambor

Ou do bumbolom

Com muito amor

E vigor.


VII

Oh! Como eu queria

Voltar ao tempo de menino

Africano

Na selva

Genuína,

Que nos salvava

Da praga humana

Ou de qualquer selvajeria !


VII


Nós, os meninos 

Das sanzalas,

Das lalas

De outrora,

Não tínhamos quaisquer treinos

Idênticos  a dos meninos

De agora;

Nada tínhamos,

Senão o que improvisávamos

Da própria natureza,

Na sua pureza. 


IX

A nossa inocência

Fazia-nos felizes;

Não conhecíamos crises,

Nem tão pouco a democracia.


X


Oh! Continuo a ser nené

De Timanane(3),

De M,nth Brene,

Neto de Docudjune(4)

E de Khalifane,

Que acredita no " unu"(5) "fane"(6),

Porque sou "nalempe"(7).


1. Cognome do meu pai no bairro, que significa no dialeto manjaco, o dono do mato(ou da mata);

2. Meu avô paterno;

3. Minha querida mãe:

4.   Minha avó materna;

5. No dialeto manjaco, o dia de;

6.  No dialeto manjaco, amanhã;

7. No dialeto manjaco, trabalhador.


C. COMERCIALFERRARA PLAZA( PAÇOS DE FERREIRA-3ª- 13H37 MINUTOS), 25 DE JUNHO DE 2013.


                                KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)


 HISTÓRIA 

POR CONTAR

DE UM HISTORIADOR...


I


O

Rasto,

Ponto

Por ponto

Até atingir o ponto

Mais alto

Da altura

Da criatura

Vivente da terra...


II


O topo

Do tempo 

Do corpo 

Do meu tipo,

O cachopo

Que veio do campo

Totalmente limpo 

De papo 

Ou sem(nenhum) papo.


III


Eu, Ndo,

Me escudo

No meu mundo,

Me defendo

De qualquer bando

Horrendo

Que dissemina  o medo

Por todo

Lado ...!


IV


História

Por contar,

Por narrar,

Poque se pretendia

A alegria,

A harmonia

No seio da família,

Por um descendente,

Por um parente...


(Por concluir)


Alfornelos (sabado,12:45), 26 de junho de 2021.


        KK(NDO)

 HISTÓRIA 

POR CONTAR

DE UM HISTORIADOR...


I


O

Rasto,

Ponto

Por ponto

Até atingir o ponto

Mais alto

Da altura

Da criatura

Vivente da terra...


II


O topo

Do tempo 

Do corpo 

Do meu tipo,

O cachopo

Que veio do campo

Totalmente limpo 

De papo 

Ou sem(nenhum) papo.


III


Eu, Ndo,

Me escudo

No meu mundo,

Me defendo

De qualquer bando

Horrendo

Que dissemina  o medo

Por todo

Lado ...!


IV


História

Por contar,

Por narrar,

Poque se pretendia

A alegria,

A harmonia

No seio da família,

Por um descendente,

Por um parente...


(Por concluir)


Alfornelos (sabado,12:45), 26 de junho de 2021.


        KK(NDO)

 O SONHO

DE TODOS

NESTE MÊS DE JUNHO...


I


Musculada,

Não sei quem,

Da Ronalda

Ou da Ricarda

De cada imagem

Que vêem!


II


Quase a terminar,

A findar 

A primeira parte,

Portugal bate

O Irão

Por uma bola

A zero!

Mais alto fala,

Primeiro

O campeão

Da Europa!


II


O Quaresma

Não é ingénua;

Queima

O adversário,

Não o perdoa!


III


Portugal

Não perdoa;

Doa

A quem doer,

Pois, cada final,

É sempre para vencer!


IV


Pupilos

De Santos,

Para frente!

Avante

E sempre para cumprir

O calendário a seguir

Queremos mais golos!


V


A segunda 

Parte

Deve ser 

Bem gerida,

Controlada!

Cautela

Com a bola 

Que vem da frente,

De esquerda,

Da direita

 E de costela!


VI


A partida

Ainda

Está ganha

Devem continuar na linha!


VII


Devem

Conter

Os nervos

Na flor da pele,

Para atingir os objetivos;

Dominem,

Ao máximo,

O  vosso psiquismo,

Para vencer

Àquele

Que vós persegue!


VIII


A segunda 

Parte 

Está muito renhida

Entre as duas equipas

Ninguém quer assumir culpas.


(Continua)


Amadora segunda-feira, 20h35m), 25/06/2018.


KK(NDO)

 Recordar 

O que escrevi

E dar

A conhecer...


A MULHER

QUE SEMPRE SE QUER

TER,                

 ENQUANTO VIVER !


I


Mulher,

A Fonte 

Da vida ,

A origem

Do homem

E da própria mulher.


II


Hoje,

Urge

Homenegeá-la,

Granjeá-la,

Para depois esquecê-la

Na nossa ação diária,

Na nossa memória ?!


III


A mulher

É a irmã,

É a filha,

É a amiga,

É a companheira,

É a namorada,

É a noiva,

É a esposa,

É a nora,

É a mãe!

Ela é tudo

Para nós!

Dela, depende 

Muita coisa 

Para a nossa 

Felicidade.


IV


Somos alguém

Se ela, mulher,

Quiser;

Atrás de um grande homem,

Está uma grande mulher.

Elá é invejável,

Pois, ela tem 

Um poder

Imensurável

Na nossa caminhada,

Na nossa vida.


V


Ela 

É tudo!

Sem ela,

A vida 

É  uma bagatela,

A vida

Não vale nada

Neste mundo !


VI


Ela 

É tudo

Neste mundo!

Ela

É bela,

Esplêndida,

Desejada,

Querida

Por toda

A gente,

Em toda 

A parte.

A nossa felicidade,

Depende

Em parte,

Dessa fonte

Da vida!


FREAMUNDE(PAÇOS DE FERREIRA-6ª-FEIRA-19HORAS), 08 DE MARÇO DE 2013.


                      KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

 NÉNE

DA GUINÉ


I


Quanto 

Tempo,

Falta o tempo

Para que o tempo

Liberte

O meu corpo

E a minha mente

Deste

Tipo,

E sente

Livre para se enveredar

Para o outro campo

Totalmente

Limpo

Para nunca mais (se ) quedar?


II


Sou nené

Como qualquer 

Outro nené

Da Guiné,

A gemer

E a temer

Pelo futuro

Incerto

E inseguro;

O pranto

Que permanece

Perene

No meu peito !


III


Oh! Como eu queria

Voltar,

Regressar

À minha Pátria,

Àquela correria

Nas matas

De Bolama,

Nas florestas

De Kantomá,

De Nova Sintra,

Ou nas " pontas" 

De Quínara,

Onde "M,nth Brene(1)

E Khalifane(2)

Lavravam mancarra!


IV


Oh! Aquela tabanca,

Chamada

Lala,

Onde vivia

A etnia

Manjaca,

Beafada,

Mancanha,

Fula,

Mandinga,

Cada qual com a sua enxada,

Rumo à bolanha,

Para que haja a garantia

Do sustento, a alegria,

E a harmonia

Para (toda) cada família,

Que, infelizmente a guerra

Colonial

Arruinara,

Com a chegada

Do tuga,

Com o material

Bélico trazido por governadores da Guiné, Arnaldo Schulz  e António de Spínola !


V


Oh! Ainda me 

Lembro

De cada nome

De cada bairro,

Onde vivia

Cada etnia!


VI


Havia 

Festa 

De gaita,

Onde nos meses

E noites de luar,

Raparigas e rapazes

Não perdiam a oportunidade de bailar,

Cantando 

E dançando

Ao som 

Do tambor

Ou do bumbolom

Com muito amor

E vigor.


VII

Oh! Como eu queria

Voltar ao tempo de menino

Africano

Na selva

Genuína,

Que nos salvava

Da praga humana

Ou de qualquer selvajeria !


VII


Nós, os meninos 

Das sanzalas,

Das lalas

De outrora,

Não tínhamos quaisquer treinos

Idênticos  a dos meninos

De agora;

Nada tínhamos,

Senão o que improvisávamos

Da própria natureza,

Na sua pureza. 


IX

A nossa inocência

Fazia-nos felizes;

Não conhecíamos crises,

Nem tão pouco a democracia.


X


Oh! Continuo a ser nené

De Timanane(3),

De M,nth Brene,

Neto de Docudjune(4)

E de Khalifane,

Que acredita no " unu"(5) "fane"(6),

Porque sou "nalempe"(7).


1. Cognome do meu pai no bairro, que significa no dialeto manjaco, o dono do mato(ou da mata);

2. Meu avô paterno;

3. Minha querida mãe:

4.   Minha avó materna;

5. No dialeto manjaco, o dia de;

6.  No dialeto manjaco, amanhã;

7. No dialeto manjaco, trabalhador.


C. COMERCIALFERRARA PLAZA( PAÇOS DE FERREIRA-3ª- 13H37 MINUTOS), 25 DE JUNHO DE 2013.


                                KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

sábado, 24 de junho de 2023

 NA VIDA,

NÃO SOU DA DIREITA

NEM DA ESQUERDA.

SOU APENAS UM HUMANISTA...


I


A vida 

Traça

Vários

 Caminhos

Necessários

À concretização de sonhos,

Na base de esperança

Alimentada

Por cada 

Pessoa na sua vivência

Durante a sua existência.


II


Pelo compromisso

Expresso,

Pelo imenso

Peso

Sobre os ombros

De todos os membros

Da sociedade,

Cada um assume a sua responsabilidade...


III


Pauto- me diariamente

Perante 

A minha consciência

Que me guia,

Independente

E livremente

De todas 

As rótulas

" Esquerda",

"Direita",

Porque sou um humanista

Equidistante

Dessa "farda"...


IV


Sou um cidadão que defende

Os direitos humanos,

A dignidade

Da pessoa humana,

Da sua liberdade,

Que a Carta das Nações Unidas

Consigna...


(Continua)


BRANDOA (domingo, 4:05),

25 de junho de 2023.


       KANKAMBALL

sexta-feira, 23 de junho de 2023

 A CABEÇA FÉRTIL

QUE NÃO PRODUZ PROJÉTIL,

MAS SIM, ALGO ÚTIL...


I


A máquina

Humana

Produz

Coisa

Digna,

Preciosa,

Como a luz

Que ilumina

Todos os seres

Da sociedade

E de toda a Humanidade.


II


Em pleno

Século

Vinte

Um,

Surge,

Aparece

Um assassino,

Cujo sigilo

Nos permite

Afirmar,

Sem medo de errar,

O seu plano

Consiste

Em exterminar,

Liquidar

Completamente

Os Ucranianos.


II


Esse assassino,

Chama-se PUTIN,

Cujo estopim,

É conquistar

Todo o território 

Da Ucrânia,

Aniquilar

O povo

Ucraniano,

O objetivo

Primário,

Por fim,

Anexar

Anexá-lo

À sua "Grande" RÚSSIA...!


III


As nações

Ditas

Progressistas,

Organizações

Internacionais,

Estão totalmente

Enganadas

Na sua ótica,

Na sua lógica

De ajuda

Financeira,

Armamentista

E bélica,

Pois, em termos

Humanos,

Estão escasseando

Os homens,

Pois estão caindo,

Estão tombando

Nas trincheiras,

E a renovação ,

A mobilização,

Não é fácil,

É um problema difícil...


IV


Por

Favor,

Por 

Amor,

Senhor

Da Providência,

Sanai,

Livrai

Os Ucranianos

Da carnificina

Humana...!


(Continua)

BRANDOA ( sexta-feira, 18;46), 23 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

quinta-feira, 22 de junho de 2023

 M,MA,

QUEM

NÃO

AMA,

NÃO

TEM

FLEUMA

NA ALMA...!


I


M,MA,

Quem

Não

Tem

Alma,

Nem

Tem

FLEUMA...!


II


O mundo

Está inundado

Desses indivíduos,

Assíduos

No Universo

Imenso,

Porque o seu coração

É o inverso

À afeição;

É antítese

Que se

Fundamenta

No seu próprio interesse,

Pois, o seu prisma

Assenta

No sistema

Que se argumenta

No egoísmo,

No individualismo,

Porque  tudo,

O mundo

Gira,

Tudo

Se concentra

À volta

Da sua órbita...!


III


O dia

Longe,

Tarde

Ou cedo,

Surge,

Nos invade,

Expulsa

A repulsa

E o medo 

Que se tinhm instalado

E nos tinham dominado,

Trazendo

A alegria,

E a folia

Dentro

E em cada fisionomia

De cada membro

Da família...!!!


(Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 02:23), 23 de junho de 2023.


         KANKAMBALL

terça-feira, 20 de junho de 2023

 MÃE "NÁCIA",

A PARTIR DESTA CERIMÓNIA,

DÊ-NOS A AUDÁCIA,

EM CADA DIA...!


I


MÃE "NÁCIA",

HÁ TRÊS

OU QUATRO MESES

Que nos deixou órfãos

Em vãos

Que não dão para mãos!

No entanto,

Desejamo -te

Um lugar digno,

Um assento

De mérito

No Reino

Celeste,

Em paz

E sossego!


II


Apesar da minha ausência

Nesta cerimónia

Do choro,

MÃE " NÁCIA",

Espero

Que seja um dia

De festa

Rija

Para todos os portugueses

De Bolama,#

E bolamenses

Em geral,

A terra onde está

A alma

Que ferve mil vezes,

Sem conta!


III


Cantem,

Dancem

Àquela despedida,

Àquela partida

Nunca esperada

Da nossa querida

MÃE

" NÁCIA",

Que se junta

Ao  ao nosso baba,

Ao nosso pai

E às suas "cumbossas",

Que também

Fazem

Festa

De arromba!


# Portugueses de Bolama, pois o  nosso bairro chama-se Portugal.


Continua)


ESPAN( Queluz, sexta-feira, 15h 24 m), 2100602019.


                                    KK(NDO)

 Recordar

O que não me fez calar...


O RAPTO,

O ESPANCAMENTO,

CONSTITUEM,

AGORA,

UM FORTE PRATO

DAQUELES QUE DETÊM 

O PODER NA MIMHA TERRA,!...


I


Irmãos ,

De mãos 

Dadas,

Vamos denunciar os abusos

E atrocidades que estão 

A ser cometidos,

Praticados

Atualmente na nossa terra!


II


Não podemos,

Nem devemos

Pactuar com ações 

Desse género:

Silenciar as vozes

De opositores,

De irmãos  inocentes,

Que apenas querem

E defendem

Uma sociedade mais justa,

Pluralista,

Igualitária

E democrática !


III


NÃO!

NÃO

E NÃO!

A JUSTIÇA 

NÃO SE EXERCE

E SE APLICA PELA FORÇA!

ELA É O  ALICERCE

DA SOCIEDADE!

É  A SAÚDE 

DUMA NAÇÃO!

O PESO

DO POVO!

NÃO PODEMOS ADMITIR

ARBITRARIEDADE

NUM ESTADO, 

NUM PAÍS

QUE SE DIZ

SOBERANO!


IV


Eu sei 

Que o país 

Está ao avesso!

Vai contra o progresso!

Vai ao invés 

Da força

Motriz,

Guiado

Pela força

Das armas,

Que põem tudo e todos em chamas

E nos põem em stress!

Eu sei 

Que o país 

Está desgovernado

Com a nova autoridade

Que assaltou o poder

Há  quase quatro meses!

E,  ainda por cima,

Infelizmente,

O Corona,

Está  na poltrona!


V


Eu não tenho

Medo da palavra,

Porque ela é que me tira,

Nos tirou

E nos livrou

Da escravatura,

Da ditadura

Daquele regime

De infame

D,outrora.

Ela é o caminho

Do meu sonho!


VI


Vamos

Todos, 

Continuar

A lutar 

Contra 

A ditadura,

Contra

A tortura,

Contra

A cegueira,

Na nossa terra!

Não vamos 

Aceitar

Esta moldura

Que hoje impera

Na nossa terra!

Não 

E não 

Irmãos ! 

A humilhação 

Da nova dominação, 

Dizemos;

Não!!!


VII


Levantemos

E dizemos, 

Não 

Ao rapto,

Ao espancamento

Dos concidadãos 

Injustamente!

Liberdade,

Liberdade

De cada cidadão!

Liberdade 

De expressão!

Liberdade!

De associação !...

Queremos 

Ser seres

Livres

No mundo!

Seres

Sem coação,

Nem repressão!

Cada um, guiado

Livremente 

No exercício

Do seu ofício!...


VIII


Vós,

Carrascos,

Que só quereis "churrascos"

E petiscos,

Libertem

Este homem!

Libertem 

O irmão 

Ndinho!


Br, 21 de junho de 2020.


KK(NDO)

 Dá -nos o prazer

De escrever

O que deve ser

O nosso entender,

O que não deve caber

Em poucas palavras

De muita honra

E, eu em particular,

E apenas desejar,

Felicitar 

Àquela que é a tua cara 

'Metade"

A tua âncora,

Àquela que completa,

Se assenta

A tua personalidade

E individualidade:

A musa,

A formosa

Tua esposa!


II


Muita

Saúde 

E felicidade

E que esta

Data,

Se repita

Por muitos

E muitos 

Anos de vida, com vigor,

Alegria,

Amor

Na companhia

Da família!


Do tio, titio como amor.


21/06/2023.



KK

O aniversário da mulher do Higino, meu sobrinho

 O CAMINHO,

O HORIZONTE

DO SONHO

QUE ME FAZ RISONHO


As palavras

Verdadeiras

Que, de dentro 

Saem 

E vêm 

Ao encontro 

Deste homem

Que queria

Ser íntegro 

Nos pensamentos

E nos atos,

A fim 

De dar alegria

Aos que o estimam,

Aos que o amam

Até ao fim.


II


Perplexo

Em tudo 

Que é complexo

Neste mundo,

O sr. NDO

Nunca se sente 

Contente 

E realizado

Em virtude 

Do amor

Demasiado 

Grande,

Em relação 

Aos que vivem

Ao seu redor,

Sem pão,

Habitação,

E, (muitos) sofrem 

Muita privação !


                      PÓVOA DE SANTO ADRIÃO, 14706/2015.

                                                                                                   Kamball (NDO)

 PORTUGAL

NO MUNDIAL

DE FUTEBOL

NUM DIA DE MUITO SOL


I


QUASE

A COMEÇAR,

A SUBIR O PALCO

A SELEÇÃO

DE FUTEBOL

DE PORTUGAL

NO MUNDIAL

NA RÚSSIA!


II


FORÇA

E ESPERANÇA

PARA A NOSSA 

SELEÇÃO

QUE ENGRANDECE À NAÇÃO


(CONTINUA)


AMADORA,(12H58M), 20/06/2018.


KK(NDO)

 QUEM TOPA

UM AFRICANO

NA EUROPA

COMO UM CLANDESTINO?!


I


No momento

Exato

Em que se atravessa

A fronteira

Da tua terra,

Emigrando

 Para

Uma outra,

A questão que se coloca:

- Por que se troca

A tua terra,

A sua pátria

Por uma outra,

Deixando 

A tua família?!

Qual é a guisa?!


II


Um emigrante

Que parte 

Para um horizonte

Mais estimulante,

Mais apelativo

O faz com um objetivo

Bem definido,

Claro,

Certo,

Estando,

Porém,

Consciente

Dos atropelos,

Dos obstáculos

Que tem

Pelo caminho,

A fim de alcançar o sonho

Já há muito traçado

Desde o nascimento,

Ainda que tudo seja escuro,

Dessconhecido

E ignoto.


III


Um africano

Que trepa,

Que ultrapassa

O seu mundo

Fechado,

O seu mundo 

Restrito

E vai à procura 

Do que mais lhe interessa,

Um outro

Encontro

Em que depara

Outras 

Culturas

Diferentes

Das da sua terra,

Com outras 

Mentes,

Amplia o seu próprio rosto!


IV


A escrita

Que me encanta,

Que me excita,

Que me desperta

Da caminhada lenta,

Que me levanta

Da manta,

Da coberta

Na época friorenta

E me exorta

Para os problemas

D, outras almas

Que enfrentam outros traumas

No seu dia

A dia

Da sociedade

E de toda a humanidade!


V


Um entrave

Grave

Que leve

À greve

E teve

Já repercussões

Nas avaliações

Do terceiro período

Ontem iniciado

Pelos professores

Descontentes

Com os ares

Arrogantes

Dos nossos dirigentes

Políticos

Que pretendem,

Que querem

Levar,

Atirar

Os professores

Para outros buracos

Ainda mais 

profundos!

E, aí, ficarão ainda mais

Congelados !!!


VI


Descongelação

Da congelação

Dos profissionais da Educação,

Leva à união

De todos os professores

Para uma luta comum,

Para um objetivo comum:

A dignidade

Na carreira 

Docente!


VII


O navegar

Pelo imenso

Oceano

Atlântico,

Cada africano,

Deixa

Para atrás

O seu país,

A sua família

Em vigília

Enquanto

Não atravessar

O pântano

Do Mar

Mediterrâneo

Faminto

Que engole cada conterrâneo...


VIII


Oh! Tudo

O que inquieta

O Sr NDO

Que quer

Ser

Poeta,

Mas não sabe

Escrever!

Tenta,

Tenta

Atingir,

Conseguir

A ponta

Mais alta

Daquele que pinta

As letras,

As palavras

Porque não compreende,

Porque está

Longe

Da longitude,

Da latitude,

(E)Nem atinge

O auge!!!


IX


Em cada minuto,

Em cada pausa,

Procuro 

Uma caneta,

Uma folha,

Um caderno

Ou um bloco

E tomo

Nota

Como 

O poeta

Quando 

Pensa

E trabalha

Sobre um determinado

 Assunto

Complicado,

Austero,

Autêntico

Para o bem

Do homem,

Para o bem

Humano.


X


A escrita

Nega,

Rasga

O que me atormenta,

E assim raspa

O que não dissipa

Na mente

Deste

Emigrante

Na Europa!


XI


A escrita

É a( minha) sopa

Que abre

O apetite

De quem sente

Uma imensa Responsabilidade

Na sociedade

Em que se insere

E não se verga,

Não se curva

Perante

Qualquer dificuldade!

À sua volta

Ou a sua frente!


(Continua)


Queluz ( Escola Secundária Padre Alberto Neto, terça feira, 10h36 m), 19/06/2018.


KK(NDO)

 Recordação,

Da produção 

Minha,

Nesta beldade,

Nesta cidade

Nortenha...!


Há sete anos!...


A MINHA POESIA

NÃO É FANTASIA,

MAS SIM A MINHA VIVÊNCIA

DIÁRIA


I


As palavras

Raras

Que não são caras,

São verdadeiras,

Não são aventuras

De quem as escreve,

De quem as transmite

Para ludibriar

Quem as lê

E tenta interpretar

O seu verdadeiro sentido,

O seu significado.


II


O amor 

É relativo;

Tem um sabor

Ameno,

Amargo,

Dependendo do objetivo

Do seu ator,

Do treino

No seu âmago.


III


Amar

E nunca se desarmar,

Teimar

Chamar

Alguém que não quer rimar

Connosco,

Porque recebe pouco

Troco,

Às vezes, torna-se ridiculo

Continuar no mesmo dolo.


IV


Mas o amor

É cego!

Não vê o perigo,

O embargo

Do seu próprio sossego! 

O apego

Ao ambigo

Que o amigo

Vê como um fungo.

                                          ( CONTINUA)


 FREAMUNDE ( PAÇOS DE FERREIRA- 4ª- 15H35 MINUTOS), 19 DE JUNHO DE 2013.


                   KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

 Recordação,

Da produção 

Minha,

Nesta beldade,

Nesta cidade

Nortenha...!


Há sete anos!...


A MINHA POESIA

NÃO É FANTASIA,

MAS SIM A MINHA VIVÊNCIA

DIÁRIA


I


As palavras

Raras

Que não são caras,

São verdadeiras,

Não são aventuras

De quem as escreve,

De quem as transmite

Para ludibriar

Quem as lê

E tenta interpretar

O seu verdadeiro sentido,

O seu significado.


II


O amor 

É relativo;

Tem um sabor

Ameno,

Amargo,

Dependendo do objetivo

Do seu ator,

Do treino

No seu âmago.


III


Amar

E nunca se desarmar,

Teimar

Chamar

Alguém que não quer rimar

Connosco,

Porque recebe pouco

Troco,

Às vezes, torna-se ridiculo

Continuar no mesmo dolo.


IV


Mas o amor

É cego!

Não vê o perigo,

O embargo

Do seu próprio sossego! 

O apego

Ao ambigo

Que o amigo

Vê como um fungo.

                                          ( CONTINUA)


 FREAMUNDE ( PAÇOS DE FERREIRA- 4ª- 15H35 MINUTOS), 19 DE JUNHO DE 2013.


                   KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

 A CIÊNCIA

                                       DESCOBRE

QUEM SOFRE

DE DEMÊNCIA 

DA DECÊNCIA?


I


As divagações, 

As interrogações,

As indagações 

Que pairam

Nas nossas

Cabeças

E que as deixam

Confusas,

Procuram

Respostas

Da (por) parte dos cientistas.


II


O que é a loucura?

O que é a demência

Duma criatura

Ao longo da sua vivência?


III


Às vezes,

Perdemos a lucidez

Sobre determinados

Assuntos,

Sobre determinados

Acontecimentos

Relacionados 

Com a nossa vida

Privada

Ou coletiva,

Sobretudo,

Quando 

Tudo

Anda 

À deriva !


IV


Fechado

Sobre e no (meu) mundo,

Num quarto

Bastante pequeno,

Reflito

Sobre o meu destino

Como um ser humano.


V


O que fiz

Como homem,

Como um ser,

Para fazer

Alguém

Ser

Feliz

Ou infeliz?


ESCOLA SECUNDÁRIA DE FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA- 5ª-FEIRA- 13H20 MINUTOS) 20 DE JUNHO DE 2013.


                  KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO

 PARABÉNS, 

NOSSOS  "PUTUS"

DJURTUS!


I


Parabéns a cada jogador,

Cada filho 

Que a Guiné Bissau sente Muito orgulho,

Grande

Amor,

Grande satisfação,

Desta pequena - grande

Nação,

Pequena no tamanho,

Mas grande 

Na fama,

O sonho

Da coletividade,

Da sociedade

Que cada um de nós ama !


II


De quatro

Em quarto

Ano,

A Nação guineense

Cobre-vos

Pano,

A vós,

DJURTUS, 

Fazem -nos

Esquecer da crise,

Que constitui" Assuntus"

(Assuntos)

Do dia 

A dia.


III


"Djarama",

"Abarca"

DJURTUS,

Pela projeção

Da nossa nação

Para todo o continente

Africano,

Por todo 

O mundo!

Cada mano

Vosso,

Se sente orgulhoso

Pela vossa atuação,

Pela imagem

Que equipa emite

Em cada paragem,

Em cada parte

Do mundo!


IV


Parabéns

A todos vós

Jogadores,

Que constituem

A equipa DJURTUS,

A cada homem,

A todos os homens,

O coletivo

Que dá muita alegria,

Por cada vitória

Ao vosso povo!


V


Que Deus abençoe

A todos

Que constituem o plantel

De DJURTUS,

A equipa técnica,

A toda a máquina

Que faz rolar a bola 

No campo!


(Continua)


BRANDOA (segunda-feira, 23:17), 19 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

segunda-feira, 19 de junho de 2023

 ...APENAS RECORDAR

E AVIVAR.. 


SR JOSÉ,

KONTA GUINÉ

KU 

NHU

DUMINGU

FAZIU.

ERRAU !!!


#


I


Sr presidente,

Para o benefício

Do povo guineense,

Faça 

O obséquio,

Faça

O favor

De explicar,

De explanar

Ao povo,

O motivo

Da sua recusa

Em nomear 

O Sr Domingos 

Simões Pereira

Como o Primeiro

Ministro 

Da nossa terra!


II


Quais as suas objeções

Que fazem

Com que o povo

Fique como o seu refém

Ao logo deste seu mandato?


III


Quais as incompatibilidades

Que impedem

Que o cidadão

Domingos Simões

Pereira

Não possa exercer 

As funções

De Primeiro

Ministro???!!!


IV


O país

Pára,

Por causa

De divergências

Pessoais

Entre duas

Pessoas???!

 

V


Eu não entendo

Nada 

Da política,

Nem tão pouco

Das prerrogativas 

Legais do Presidente 

Da República.

Mas eu entendo

Da " coisa" pública.


VI


O que o " bicho"

Domingos Simões

Pereira

Poderá

Causar,

Prejudicar,

Na governação

Da nossa terra?

Da nossa Nação??!!


VII


Que perigo

Representa

O amigo,

O cidadão

Que o senhor rejeita

Como Primeiro

Ministro

Para a nossa Nação?!!


VIII


Como garante

Da Constituição,

Da nossa Nação,

Como presidente

De todos os guineenses,

Por favor,

Tenha dor

Do seu povo

Que está a sofrer muito

Neste momento!

O seu sofrimento,

Já é remoto,

Já é antigo,

Já dura muitos anos,

Já dura décadas

E tem que ter o seu fim!!!!!!!....


IX


A Criança

Ainda tem 

A esperança,

Porque depois da tempestade,

E da dificuldade,

Vem

A bonança!


X


O povo

Quer a paz!

Não quer a guerra

Mais outra 

Vez na nossa terra,

Sr Vaz!!!


# Como guineense

Apartidário,

Como guineense

Solidário

Com a causa

Do seu povo,

Que sofre 

Com uma crise

Que já acusa

Qualquer consciência

Humana!


(Continua)


Encosta do Sol ( quinta-feira, 7:00), 20/06/2019.


                      KK(NDO)

 O SOALHO

DO NOSSO TRABALHO!...



I


Levai

Para os Céus,

Aqueles

Seres

Seus,

Que considerai

Merecedores

De lugares

Melhores;

Deixai

Sobra a Terra

Inteira,

Os infractores,

Aqueles 

Que julgai

Malfeitores,

Aqueles

Que praticam

Males,

Semeiam

Dores,

Espalham

Horrores...!


III


A mente

Fértil,

Produz

O que a luz

Emite

Sobre a fronte

Do sujeito

Com o espírito

Aberto,

Predisposto

Para receber o conhecimento

Útil...


III


Quero,

Procuro

Ir ao encontro

Do bem

Para o homem,

Para a mulher,

Para a criança,

Em geral,

Para o ser,

A graça,

Para a esperança

E felicidade

Da sociedade 

Global,

Para a Humanidade...!


UBBO( sábado, 15:00), 17 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

sábado, 17 de junho de 2023

 COMO PORTUGAL,

NÃO HÁ  IGUAL  !

FORÇA

RAÇA

LUSA !


I


O tanto

Querer,

Faz-me sofrer

Muito!

Em tudo o que eu faço ,

Vinca,

Fica

A ideia

Da essência,

Do esforço 

Para atingir,

Para conseguir

O sucesso.


II


No Parc dos Príncipes,

As duas equipes

Em confronto,

Nenhum resolveu ainda o assunto.

Estão ainda a zero golo

E a nossa ainda não nos deu  júbilo

Na cidade que produz

A Luz !


III


O jogo não me anima,

Mas também não me desanima.

Contínuo ainda a acreditar

Na força 

Dessa 

Raça

Lusa,

Que sempre soube conquistar.


IV


A segunda 

Parte,

Ainda

Não trouxe o apetite,

O deleite,

A expectativa

Que se aguardava.


V


E nada faço,

Senão fazer o esboço,

O verso

Luso,

Estando  ainda a faltar quinze minutos

Para que a nossa equipa nos deixe satisfeitos.


VI


Sofrer,

Combater,

Sem nunca esquecer

Quem nós fomos,

Quem nós somos

Neste canto 

Do Globo,

Do Mundo..


VII


O Cristiano,

E sempre o Cristiano!

Não marca 

O penalty !!!

Portugal fica

No pântano,

No lodo 

Do grupo!

Que inferno!

Que tristeza

E desilusão!!!


PSA(Sábado, 20h02 minutos), 18/06/2016.

KANKAMBALL (NDO)

 OS MEUS  MENINOS,

OS MEUS ALUNOS

DOS NONOS

ANOS...


I


Os meus meninos,

Os meus alunos

Dos nonos 

Anos,

Estão  muito serenos,

Encarando as últimas atividades

Do ano letivo

Com muitas responsabilidades

A fim 

De atingirem um grande objetivo

No fim...


II


Foram lançados 

Vários temas 

A serem escolhidos

E trabalhados,

Desenvolvidos

E apresentados

Na sala

De aula, 

Como por exemplo,

A ONU,

A Guerra Fria,

O  " Milagre Japonês ",

Da CEE à UE,

O Terceiro Mundo,

A Desagregação do Estado Novo,

Os Movimentos de Libertação Nacional,

Etc.


III


Os meus queridos

Meninos,

Os meus queridos

Alunos,

Bem educados,

Disciplinados,

Exemplares,

Melhores,

Dos sétimos

E nonos

Anos,

Que encararam os estudos

Com ânimos 

E entusiasmos,

Todos

Iguais

E todos

Diferentes,

De mentes

Abertas para os novos sinais,

Recetivos,

Aptos

A novos

Ensinamentos,

Novas aprendizagens

Vindas de várias paragens,

Integrados

No ensino inclusivo,

Extensivo,

Participativo,

Supervisivo

E colaborativo.


(Continua)


ESPAN, QUELUZ BELAS(QUINTA-FEIRA,  17:39), 17 JUNHO DE 2021.


                                   KK(NDO)

 Um excerto de uma colega que eu, depois, comentei.


"Estou em reuniões... alunos com 5 ou 6 negativas a transitar com a bela votação dos conselhos de turma... é o total descrédit da educação, para mim uma vergonha, com vontade de dizer umas belas asneiradas"(...)


O meu comentário:

É o tempo/ que acompanha/ o corpo/ e a mente/ de cada educador/, de cada docente/, com muito amor/ do que se sonha/  Mudam os tempos, mudam as vontades! Temos que nos adaptar ao sopro dos ventos novos,! Acompanhemos a evolução de outras sociedades e do mundo! Não há voltas a dar! Também sou educador/ e professor/. No meu tempo, o ensino(a educação), era outro! Eu tinha que saber a tabuada toda, os rios, os reis de Portugal, as províncias ultramarinas, os caminhos de ferro de Portugal, aritmética, geometria, etc, etc! Não devemos estar escandalizados! E hoje, os alunos do 9 ano, sabem a tabuada?  Sabem os reis de Portugal? Dancemos ao sabor/ e ao som do tambor/ com muito amor/! Beijinhos e abraços colegas.


"NDO"

 NESTE PEQUENO TEXTO,

EU ACRESCENTO

UM OUTRO PENSAMENTO


Interrupção (por motivo maior)


I


É e será

Sempre,

Sobre

A agreste

E a medíocre

Notícia

Diária,

Constante,

Que vem da minha terra!


II


Até quando

Vou ser

Um ser,

Um escritor,

Um poeta

Que escreve com amor,

Um entusiasta,

Que exalta 

Os valores

Sublimes

Dos nomes

De agricultores,

Dos pescadores,

Dos pedreiros,

Dos carpinteiros,

Dos ferreiros,

Dos estivadores?!


III


Até quando,

Eu, NDO,

Vou falar 

De boca cheia,

Do que o meu povo anseia,

Do que o meu povo deseja

E almeja 

Concretizar,

Naquele paraíso

Maravilhoso,

Daquela 

Bela 

Terra fértil,

De mil

E uma delícias

Perdidas 

No cerco,

No pleno

No Oceano 

Atlântico??!


IV


Até quando

Se juntam

Os oradores,

Os pensadores,

Os "abutres",

Os políticos,

Os párocos,

Os militares,

Os nossos dirigentes,

Os nossos representantes,

Os nossos servidores,

Àqueles que lutam,

Que labutam

Afincadamente,

Arduamente

Para o progresso

E o desenvolvimento


Do meu país?!!


V


Quando,

O NDO

Se alinha

No que sempre sonha,

Para a sua pátria

Martirizada,

Sacrificada

Por interesses estranhos

Avessos

E contrários 

Ao da dignidade

Da sua gente

E do seu povo,

Adiando

A  sua alegria?!!


VI


Ao Sr presidente

Da nossa República,

Está depositada

A confiança

Da nossa raça,

A fim de nos tirar da desgraça,

Do infortúnio

A que o país se afundou

Há décadas!

Faça

A sua parte

E deixe que os outros

Façam a sua!

O hoje,

Sabemos.

O amanhã,

Só a Deus pertence!

O povo grita

Por tanto que o irrita

E aflige

No seu dia - a-dia,

Sobretudo,

Vendo

A criança

Faminta

De tudo:

Educação,

Saúde,

Infraestrutura,

Etc, etc.


VII


Cada" pecador"

Mesmo com a dor

No peito,

Existe no seu espírito,

Na sua mente,

Um 

Denominador

Comum:

A ESPERANÇA!!!

ESPERANÇA

De amor

Que existe 

Dentro de cada homem,

Por 

Por mais mau

E ruim

Que seja!


VIII


Bem haja

A minha Guiné!

Bem haja a nossa Guiné!

A Guiné

De todos!

Uma rosa

Maravilhosa

Para a nossa Pátria!

(Continua)


Encosta do Sol (terça-feira, 11h45 minutos), 18/06/2019.


                                 KK(NDO)

 O SOALHO

DO NOSSO TRABALHO!...



I


Levai

Para os Céus,

Aqueles

Seres

Seus,

Que considerai

Merecedores

De lugares

Melhores;

Deixai

Sobra a Terra

Inteira,

Os infractores,

Aqueles 

Que julgai

Malfeitores,

Aqueles

Que praticam

Males,

Semeiam

Dores,

Espalham

Horrores...!


III


A mente

Fértil,

Produz

O que a luz

Emite

Sobre a fronte

Do sujeito

Com o espírito

Aberto,

Predisposto

Para receber o conhecimento

Útil...


III


Quero,

Procuro

Ir ao encontro

Do bem

Para o homem,

Para a mulher,

Para a criança,

Em geral,

Para o ser,

A graça,

Para a esperança

E felicidade

Da sociedade 

Global,

Para a Humanidade...!


UBBO( sábado, 15:00), 17 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

sexta-feira, 16 de junho de 2023

 A ESCRITA

É A SEIVA

QUE ME ALIMENTA,

QUE ME SALVA...


I


Como um homem

Novo

Que tem

Um objetivo

Bem

Definido,

Traçado

A fim de atingir,

De conseguir 

O seu sonho,

Eu caminho

Com os pés

Bem

Assentes

No chão,

Com muito afinco

E empenho,

Porque sou um Manjaco

Que tem vergonha

Na cara,

Que tem orgulho

Como qualquer filho

Que deixou a sua terra

Com uma dada finalidade

Para a felicidade

Da sua comunidade,

A mais valia

Para a sua própria família...


II


A ESCRITA

É A SEIVA

QUE ME ALIMENTA,

QUE ME SALVA...


I


Como um homem

Novo

Que tem

Um objetivo

Bem

Definido,

Traçado

A fim de atingir,

De conseguir 

O seu sonho,

Eu caminho

Com os pés

Bem

Assentes

No chão,

Com muito afinco,

Determinação 

E empenho,

Porque é um Manjaco

Que tem vergonha

Na cara,

Que tem 

Que desdenha

A mentira,

Que tem

Orgulho

Como qualquer filho

Que deixou a sua terra

Com uma dada finalidade,

Para a felicidade

Da sua comunidade,

A mais valia

Para a sua própria família...


II


A escrita,

É a reta

Que me leva

A não temer a chuva,

O sol,

O frio,

O vento...

Redobro

O esforço

Cada vez que encontro

Um obstáculo,

Um estorvo

Que me impede 

Prosseguir

A senda

Mais indicada 

Para a caminhada

Da vida.



III


A escrita

É a minha luta

Sem tréguas,

Léguas

E léguas

Infindáveis,

Situações inimagináveis

Com coragem

De sua ultrapassagem

Com esforço

Imenso!



IV


A escrita

Me solta,

Me incita

Em cada pista,

Para cada encosta

À vista,

Que me encanta,

Que não me espanta,

Nem tão pouco me assusta...


V


No caminho

Sozinho,

Me esforço,

Me labuto

Com empenho

A fim de  conseguir êxito,

Mesmo com um preço

Bastante alto,

Do sacrifício

No meu ofício...


(Continua)


Brandoa ( sexta-feira, 23:36), 16/6/2923.



        KANKAMBALL


quarta-feira, 14 de junho de 2023

 ONDE ESTÁ O MEU SONHO?

O MEU ORGULHO!


I


As palavras

Raras

Vezes pronunciadas,

São ouvidas

Com muita atenção

Pela audiência.

Falta saber se houve a compreensão

Da sua essência.


II


Eu que tanto

Detesto

A mentira,

A hipocrisia,

Durante muito

Tempo, vivia

Na miopia!


III


A senda 

Seguida

Há mais de uma década

Produziu uma ferida

Bastante profunda!


IV


Quem

É que não tem 

Uma religião?

Quem

Não tem 

Uma crença?

Quem

Não tem 

A esperança

Em si ou numa criança?


V


Todos 

Somos 

Religiosos,

E até os criminosos!


VI


Acredita-se

Sempre numa coisa,

Numa força 

Superior,

Num amor

Até quando se 

Definha,

Se espinha

E se transforma numa dor!


VI


A “cotovelada” 

Levada

Na cama

Por quem não nos ama,

É um sintoma

De que o amor enferma,

A que posição

Do coração

Se extrema.


VII


Eu não acredito

Na maldade

Da individualidade,

Apesar do reconhecimento

Da sua existência

Na nossa vivência,

No nosso dia

A dia.


VIII


Acredito na pessoa 

Humana,

Na sua bondade 

Natural,

Apesar da maldade,

Que se perpetua 

Em cada local,

Que nos mina

E nos domina.


IX


Reza-se tantas  Avés - Marias

Todos

Os dias;

Os santos 

Em todos

Os quartos,

Em todos 

Os cantos!

Mas nos atos,

Só semeia 

Desgostos;

Só semeia

Sofrimentos;

Frequenta-se

Igreja,

Mas tem uma alma

Rija,

Uma alma 

Cheia

De vingança,

Cheia

De ódio,

De repúdio,

Pela criança

Sem uma defesa,

Sem mãe

E um pai

Em ausência!

Não! Não! Uma mãe

Ama !!!

Uma mãe,

Perdoa !!!

Compreende !!

Não fere suscetibilidade !!


X


"BACA

K KA TENE RABU,

DEUS K TA BANAL"


FREAMUNDE( PAÇOS DE FERREIRA, SÁ- 01H45 MINUTOS), 15 DE JUNHO DE 2013.


KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

terça-feira, 13 de junho de 2023

 A LUTA

PELO PODER

DE FORMA INJUSTA,

NÃO DEVE SER

DE UM VERDADEIRO DEMOCRATA...


I


A ambição,

A satisfação

De um dado cidadão

Deve conter moderação

De forma a merecer

A aprovação

Da população,

Do povo 

Que tem um objetivo:

A felicidade

Da sua comunidade

E da sua sociedade...


II


Compreendo,

Entendo

As razões

Da luta desenfreada

De cada um individualmente

E colectivamente,

Mas aconselho

Como velho

Recheado 

De experiências,

De vivências

Nas questões

Políticas

De determinados democratas,

A obsessão

Pelo poder

Que cada um

Quer,

No entanto,

Não aceito

Que as faça sem regras

Bem definidas.

Pelo que peço

Que sejam acautelados,

E que não seja por qualquer

Preço.


III


A nossa democracia

Deve seguir processos

Da civilização,

Implementados 

Nos noutros países ocidentais

E universais.


IV


A Guine-Bissau

Deve sair do beco,

Do buraco

Onde está metido,

Onde está encravado,

Experimentar os modelos,

Os exemplos

De democracias maduras

De outras

Terras,

Para permitir

O desenvolvimento

Sustentável,

Favorável

Sair

Da ambiguidade

Secular,

Sinal

Do sucesso

E do progresso

Social.


V


Aceitem as minhas 

Mantenhas

De guineendade,

Por estás linhas

Soltas

Para todos

Democratas

Empenhados

Na democratização

Para o desenvolvimento

Da Guiné próspera

Que todos 

Os seus bons e melhores 

Filhos

Aspiram!


(Continua)


Casal de São Brás, terça-feira, 15h350, 13/06/2023


            KANKAMBALL

 APRENDER

A ESCREVER

COMO DEVE SER


I


Uma enorme

Preocupação

De quem teme

A humilhação,

A vergonha

De quem não

Entretenha

E brinque com o sentimento

Alheio

De qualquer

Sujeito,

Troce,

Magoe ,

Pise

Ou manifeste

O desprezo,

O gozo

Flagrante

Por um outro semelhante,

No desafio

Tanto no seu ofício

Como na sua vida

Privada.


II


Todos os dias,

No meu egoísmo

Do meu mutismo,

Peço as misericórdias,

As bênçãos 

Do Altíssimo

Senhor 

Criador,

Que me fortaleça,

Me dê força

E esperança,

De nunca manisfestar

E de nunca desejar,

Desgraça

Para qualquer

Ser

No seu humilde viver

E solicitar que todos 

Tenham

Bons corações

Para todos

Os seus irmãos 

E em tudo o que sonham./*- 


III


No meu cubico,

Me dedico

Com todo o afinco

E prazer

Em aprender 

Como deve ser

O ofício

De escrever

A sério.

Seguir a pisada

Da vida 

Dos pioneiros,

Obreiros

Da escrita,

Da literatura

De,outrora,

Sobretudo 

De Luís de Camões,

De Fernando 

Namora

Escritores,

Doutores,

Autores 

Que vergam os corações

A refletir

Ou  a dormir.


segunda-feira, 12 de junho de 2023

 À  ANDREIA BATICAM!


PARABÉNS,

MINHA 

SOBRINHA

-NETA, ANDREIA,

POR ESTE DIA

TÃO ESPECIAL,

TÃO PECULIAR!


I


Por esta

Data

Tão importante,

Esta efeméride,

A ponte

Em que atinges a maioridade,

Mais responsabilidade,

É a minha vez,

E através 

Desta

Via,

Apraz-me,

Com muita satisfação,

Muita alegria,

Endereçar

Os meus parabéns

À querida

Andreia,

Esta

Prenda

Da vida,

Que o Criador

Concedeu,

Deu

À minha 

Sobrinha,

Esta preciosidade

Da individualidade,

Àquele que concede 

O amor

À cada criatura

Na terra!


II


Parabéns,

Querida

Andreia,

Por este dia

Tão especial 

Tão peculiar,

Para ti,

Para os teus pais,

E para a família

Em geral!

Dia de grande alegria,

Desejando-te muita saúde,

Felicidade

E muitos êxitos

Na caminhada 

Da vida!


III

 

O meu, o nosso 

Grande reconhecimento

E agradecimento,

O meu, o nosso

Obrigado

Por tudo,

À benevolência

Da Providência,

Deus, Nosso

Senhor

Do grande amor ,

Que se digne

E te ilumine

No teu percurso,

O caminho

Para atingires,

Alcançares

O teu sonho

De criança,

A esperança

De a concretizar,

Com grande esforço

E muito afinco!


Do tio-avô

Com muita afeição

E estima.


13/06/2023.


       NDO

 APRENDER

A ESCREVER

COMO DEVE SER


I


Uma enorme

Preocupação

De quem teme

A humilhação,

A vergonha

De quem não

Entretenha

E brinque com o sentimento

Alheio

De qualquer

Sujeito,

Troce,

Magoe ,

Pise

Ou manifeste

O desprezo,

O gozo

Flagrante

Por um outro semelhante,

No desafio

Tanto no seu ofício

Como na sua vida

Privada.


II


Todos os dias,

No meu egoísmo

Do meu mutismo,

Peço as misericórdias

Do Altíssimo

Senhor 

Criador,

Que me fortaleça,

Me dê força

E esperança,

De nunca manisfestar

E de nunca desejar,

Desgraça

Para qualquer

Ser

No seu humilde viver...


III


No meu cubico,

Me dedico

Com todo o afinco

E prazer

Em aprender 

Como deve ser

O ofício

De escrever

A sério.

Seguir a pisada

Da vida 

Dos pioneiros,

Obreiros

Da escrita,

Da literatura

De,outrora,

Sobretudo 

De Luís de Camões,

De Fernando 

Namora

Escritores,

Doutores,

Autores 

Que vergam os corações

A refletir

Ou  a dormir.

 Sejam democratas,

Humanistas

Que defendem razões justas!

Há que "engolir"

Para não dizer, aceitar

O que o povo deliberou

Nas eleições legislativas

Do dia 4 de junho

Do ano em curso!

Não adianta apresentarmos

Filosofias diversas,

Defendendo os "umbigos"

De amigos.

O que importa agora

É estarmos 

Atentos

E vigilantes

Pelas ações

Do novo 

Governo

Que será formado,

Constituído

E que espero

Ansiosamente, 

Que não seja

De "papés, mamés e filhos",

Mas de homens capazes,

Responsáveis

E idóneos.

Fiquem bem, irmãos!


12)06/2023.


KK.

 Parabéns, pelo grande pensamento!

Parabéns, pelo grande assunto!

Parabéns, pelo conto

Que vem do peito

Do perito,

Como manito

Que nos transmite o conhecimento!

Um músico Manjaco

1206/2023

domingo, 11 de junho de 2023

 QUEM NÃO SE LEMBRA 

DA QUINTA DE S.A. DA SERRA?

PELA ÂNSIA,

PELA GANANCIA,

PELA SEDE

DE TER

O PODER,

NINGUÉM CEDE...


I


Que pena!

Uma senhora

Queria partir a cara

De um senhor,

De um homem,

Sem 

Dó, nem

Dor

Na triste cena

Da Assembleia

Nacional Popular

Da Guine-Bissau!

O que terá

Levado a digníssima 

Dama,

A meretíssima

Senhora

Àquela atitude

Cobarde,

Àquela postura

Que se repugna,

Que se condena

De qualquer maneira?!

Um impulso

Imerso 

Do subconsciente

Sem siso

Consciente?!


II


A dama,

A senhora,

A legítima

Defensora

Dos interesses

Do povo,

Ou é uma das faces

De um dos partidos

Em jogo

Do ping-pong

Em efervescência,

Em evidência?!!!


III


Contudo,

Saúdo

Calorosamente

O reinício

Dos trabalhos

Na ANP,

A fim de serem

Ultrapassados

Os entraves

Ao entendimento

Entre as bancadas

Que compõem,

Que constituem 

A mesa;

Os mal-entendidos

Entre os deputados,

Os nossos 

Queridos

Representantes,

Os nossos

Dirigentes,

Os nossos

Corajosos

Combatentes,

Encentando

Os processos

Morosos,

Dando 

As mãos

Uns aos outros,

Como  verdadeiros

E sinceros

Irmãos,

Numa convivência

E coexistência

Pacifica,

A fim de resgatarem a deficiente

Democracia

Desde a época

Da independência,

Sendo 

Eu ainda adolescente!


(Continua)


Encosta do Sol(quarta-feira, 00:30), 12/06/3019.


                                   KKNDO)

I


Debaixo 

Dos destroços,

Debaixo 

Do lixo,

Estão os traços 

De muitos laços

Enterrados,

Os escombros 

Dos membros 

Dos antepassados 

Dos homens

Emigrados

Que vieram de muitas paragens

Longínquas,

Através

Das águas 

Do Atlântico,  

Que um manjaco

Surripiou,

Pisou,

Atravessou,

Ecolheu e mimou 

O território 

Português,

Como o seu esconderijo,

Do Tejo,

O seu Brumário ...

Que teve o desfecho 

Imprevisível

E triste!


II


O Prior

Velho,

No Concelho 

De Loures,

O suor

E as dores

Daquele velho

Que era pintor, 

Servente,

Apontador, 

Ajudante 

De carpinteiro, 

De armador

De ferro, 

De pedreiro,

Que posteriormente

Se tornou sub-empreiteiro,

Exercendo cumulativamente

A função

De comerciante,

Bem como a profissão

De educador,

Professor...!


III


A gota 

De tanta

Azáfama 

Daquele que amava,

Ama

A sua humilde

Gente,

Que lutava 

Para a sua própria 

Sobrevivência 

Numa situação, 

Numa condição 

Degradante,

Uma vida humana

Revoltante,

Sem dignidade,

Nos arredores 

Da capital

Portuguesa,

Zona

Crucial, 

Zona 

Urbana

Que albergava

E ainda se habita

A maioria

Da população 

Imigrante,

No concelho

De Loures...!


IV


O homem

Que tanto geme,

Teme,

Porque tem 

Muita fome

De fazer 

Um rabisco,

Para não perder 

Aquele que hoje, constitui o buraco

Da memória 

Da minoria 

Étnica 

Que pouca 

Coisa que tinha, 

Em termos de privilégios, 

Das regalias 

Consagradas

Na Constituição 

Portuguesa!


V


Tenho 

Muita saudade

Da localidade

Onde

Começava

O caminho 

Pelo que pelejava

Pelo meu sonho, 

Do pouco que ali contribui,

E ainda, de tudo o que fui,

E ainda sou,

Do tanto tempo que já passou,

Apesar de tanta peripécia 

Na ambição,

De sobrevivência,

A intenção 

Da subsistência ...!


VI


A todos 

Os que dali partiram.

Velhos 

E novos,

Graúdos 

E miúdos,

Para outras 

Localidades,

Outras

Terras,

Outras 

Cidades 

Bem distantes,

Apenas quero desejar-lhes muitas felicidades, 

Muita saúde,

Muita sorte 

E muitos êxitos 

Pessoais

E profissionais!


VII


O PRIOR 

VELHO,

DEIXOU O AMOR 

QUE AINDA PALPITA 

NO MEU INTERIOR,

E NÃO O PERCO DE VISTA,

PORQUE AINDA ME ALIMENTA, 

ESTIMULA E EXCITA...!!!


Que viva

O P.CITY!!!


BRANDOA (DOMINGO, 18:35), 12 DE JUNHO DE 2022.


      KANKAMBALL YOYÓ (NDO)

 PARABÉNS, HELENI!


I


É hoje que os galos,

Os símbolos 

De alegria 

Em cada dia,

Cantam,

Entoam 

O seu hino

Quotidiano

Para anunciarem,

Comunicarem

O dia que  o Homem,

Que Deus, Senhor

Criador,

Protetor,

À nossa imagem 

Semelhante,

O nosso intérprete,

Enviou para este 

Mundo

Colorido!


II


As palavras

São repetidas

Várias 

Vezes,

Em todos os meses,

Mas não são iguais,

Sao como os ramais

Que nos guiam

E nos mostram

Os caminhos 

Dos nossos sonhos,

Como as que hoje,

Que, através 

Do monge 

Que vem de longe,

Me inspiram,

Para simplesmente

Desejar feliz 

Aniversário

Ao grande

Helénio,

Muita saúde

E felicidade

Neste

Ou qualquer país!


III


Me apraz

E me satisfaz

Com a tua coragem,

Como homem

De causas

Humanas

Benignas

E maravilhosas,

A esperança

Que continua a ser

Aquele ser

Com muita perseverança,

Para o bem comum,

Para qualquer 

Um!

Que assim seja,

Esteja

Onde estiver!

Um grande abraço

Bem forte

E apertado,

Daquele que muito 

Te estima.


10/06/2023.


        "NDO"

 ABUK MANJAKU

AILE URONKU...


I


Escrevo

Com razão

Que vem

Do coração

Do homem

Apreensivo,

Do próprio homem 

Preocupado

Com os problemas

E traumas

Do mundo.


II


A estrela

Ilumina

A bela 

Cara

Desta

Menina,

Desta

Senhora

Tão esbelta,

Que brilha

Como filha

Própria

De abuk MANJAKU

Naili URONKU.


III


Tenho

A esperança

Da raça

Humana,

No sonho

Da criança

Na sua personalidade genuína,

Para que a sua vontade

Se realize na plenitude.


(Continua)


Estada Outlet, Odivelas, segunda-feira), 24/4/2023 


       KANKAMBALL

 A RESPONSABILIDADE

DEVE SER ASSUMIDA,

PARTILHADA

POR TODOS 

OS MEMBROS

DA SOCIEDADE.


I


A verdade

Cedo

Ou tarde,

Chega

E triunfa.


II


A verdade,

Não é absoluta

("Confortável").

Ela

É relativa,

Para criar expetativa

Na sociedade

Que se pretende

Justa,

Equitativa,

Que apela

O consenso

E o compromisso

De todos

Unidos...!


III


O Povo

Não é parvo,

Não é tolo,

Não é tonto!

Tem sigilo,

Percebe,

Sabe

Distinguir um bom projeto,

Do mau,

Para a Guiné-Bissau...!


IV


Que o PAIGC,

Saiba

Pôr na prática

O seu projeto,

Para que, efetivamente,

A TERRA ARRANQUE,

Sem perseguições

Dos membros de oposições,

Sem vingança,

Para que, efetivamente,

Se concretize

A esperança

Esperada,

Aguardada

Há mais

De uma década

No PAÍS...!


(Continua)


Queluz-Belas(sábado, 15:15), 10 de junho de 2023.


     KANKAMBALL

 O  ÓDIO

É UM GRANDE

DESPERDÍCIO

QUE MANCHA A PERSONALIDADE


I


Atingidos,

Alcançados 

Os objetivos,

Removemos

As flechas

Para outros

Alvos,

Lancemos

As mechas

Para causas

Maravilhosas

Que nos dignificam

Como seres

Que se portam

Com eficiência 

E decência.


II


Somos 

Melhores,

Fomos

Seres

Ímpares

Durante toda

A nossa vida,

Vamos 

Continuar a sê-los

Como pupilos,

Discípulos

De Cristo

No verdadeiro

Sentido

Puro,

Significado

Do conceito,

No beneplácito

Humano

Digno

Desse nome,

Com o volume

Cheio

De amor,

Afastando 

O ódio,

Plantando

Ao redor,

Cada flor

No jardim

Sem fim,

Para cada fim...!


III


Rogo 

A Deus,

Que dê

Saúde,

O condão

De bom

Coração,

A cada bom

Cidadão,

Como um bom

Cristão ,

Um bom

Muçulmano,

A cada amigo

No seu treino,

Na ação

Que pratica,

Que se dedica,

Com alegria

Em cada dia,

E para que todos 

Alcancem  os seus 

Intentos,

Atinjam os seus

Objetivos

E que todos

Possam engrossar o reino

Dos Céus!


IV


Aos nossos filhos,

Ambicionemos

E Ambicionaremos

Sempre trilhos

Com muitos brilhos,

Trabalhos

Árduos

Como indivíduos

Com talentos,

Com projetos

Individuais

E profissionais

Com muito êxitos!


V


Amem

E façam

Amar!

Não odeiem!

Primem

Pelo amor

Pessoal,

Universal,

Amor 

Ao próximo

Sem rancor!

O individualismo,

Não significa

O egoísmo,

Mas sim a elevação

Da perfeição

Às coisas 

Sublimes,

Maravilhosas

E magnanimes!

Combatam

O pessimismo,

O ceticismo!

Cultivem 

À autoestima!

Ponham-na em cima,

Ao cimo!

Não adulterem

Os princípios,

Apenas pelos vossos desígnios

Pessoais

E individuais,

Sobretudo no que concerne

À família,

O valor solene,

A mais valia

Da existência

Por excelência!!!


(Continua)


Brandoa(Amadora, 03:10), 10 de junho de 2023.


         KANKAMBALL

sexta-feira, 9 de junho de 2023

 ESCREVER

O QUE QUERO APRENDER

A FAZER,

COM MUITO PRAZER.



I


Não importa

O lugar,

A hora

Em que estiver,

Basta

Ter 

A caneta,

O papel,

Ou apenas o telemóvel,

Para esmagar

O espaço

E o tempo;

Basta

Ter

Vagar

E a cabeça estar

Em condições psicológicas,

Para tentar

Produzir

Uma obra

De arte:

A escrita

Que me enlouquece,

Mas que me faz

Viver

Em paz

Comigo próprio,

E "matar"

A solidão, 

O silêncio,

Colmatar

O vazio

Que existe 

No meu peito,

Dentro

Do meu coração...


II


A escrita,

A letra,

A palavra,

A frase,

O texto

Que me fascinam

Me elevam

E levam 

Para o paraíso

Celeste,

O jardim 

Terrestre,

Para o jardim

Do Éden,

O  local descrito 

Como '"um paraíso terrestre, cheio de beleza e perfeição, com árvores frutíferas, animais amigáveis e rios",

Onde eu estaria feliz,

Rodeado da minha família...!


III


Eu não sei

O que seria 

De mim

Neste lugar

Monótono,

Onde não habita 

Um humano,

Onde o sono

Joga a meu favor

Para encontrar

O meu verdadeiro

Amor,

Não a cor

Que me ludibria,

Me engana

Que me ama,

Para atingir os seus fins...


IV


A escrita

Não me finta,

Apenas me encanta,

Me levanta,

Me aponta

O caminho

Da salvação,

Da satisfação,

Do meu sonho

Sem mesquinho,

Sem hesitação,

Sem receio,

Sem dúvida,

Apesar

De a ter sempre,

Pois, é ela que me orienta,

Me aponta 

A direção

Certa 

Em que devo caminhar

Para apanhar 

Em cada punho,

O meu sonho...


V


Eu, o bobo

Menino,

O peregrino

Africano

Que, com o tubo

Sem polígono,

Sem nenhum ângulo

Que divaga

Às vezes de forma vaga,

Para chegar a cada pólo

Do nosso globo,

Do nosso mundo terreno,

Com uma ideia fixa

Que não o deixa

Desviar do caminho

Do sonho

E do que presente

E atualmente

Sabe bem

Que têm:

Os seus filhos,

Os seus netos,

Poucos

Amigos...!

Inimigos,

Não sabe

Se são poucos

Ou muitos!!!


(Continua)


Brandoa, 05:05, sábado), 10/06/2023.




       KK


 É uma verdade pura

E crua,

Minha querida amiga.

A política

Não significa

Que alguém consciente

Se abdica

Da amizade

Por amigo ter opinião diferente.

Não deixemos que a política

Invada e estrague 

A nossa amizade.

Bjs.

A opinião da Mayara Costa no Facebook 


10/06/2023.

NDO




 PARABÉNS,

HELENIO!


Parabéns," Helénio de Macú"! 

Que este dia/, querido filho/, se repita por muitos/ e muitos/ anos de vida, que seja sempre de alegria/, com brilho/ em cada olho/, vivendo com intensidade/enquanto viver/ e  tiver/ saúde/ para tal! 

Querido Helénio/, que o desígnio/ do nosso/ Criador/ e O -Todo- Poderoso/, continue a proteger-te/, a abençoar-te/ e a iluminar-te/com saúde/, com esta alegria contaminante/, com muito amor/ na companhia/ da tua família/, muita disposição/, descontração/, humor/ e muitos/ sucessos/!

 Tudo de bom e de  melhor para ti e que Deus esteja sempre na tua companhia! Um bom dia/para ti, para a família/ e amigos ao redor neste grande dia/ de Camões/ e que continues a conquistar/e admirar/ muitos corações/ com a tua grande/ humildade/!!! 


Um grande abraço.

 ..QUE NINGUÉM ME TOQUE

NO REINO DE BABOQUE..!


I


Les rêves

De cet enfant

Du Royaume BABOQUE,

Au milieu de la nuit Européenne,

Du chanceux

Qui est retourné

Sa patrie

Chanceux ...


II


Après tout

C'était pur

Lie

Un vrai

Illusion

Qu'est-ce qui a fait cet enfant

Un héros!

Un héros

De la fantaisie,

Mais celui d'un 

Way

Drôle,

A a donné une joie

Passager

Et cela lui a permis de donner des interviews

De la place de Canchungo La route qui va

 Pour le Royaume

De Baboque,

Pour Uthiacor,

passer l'école

Primaire où elle avez étudié ...


III


C'est vrai

Cette histoire

Dit

Pour cet homme

Amoureux

Par les lettres,

Mais sans lettres,

pas de mots

Vrai,

Qui le prend

Pour le voyou

Et le sommet

Du livre

Qu'est ce qu,il veut...


III


L'homme

Qui sème les désirs,

Qui plante les aspirations,

Quels rêves

Et rêve

En haut

De la montagne,

Dans les tours

Longinquas

Des cathédrales

Gothique,

Envie

Touchez le ciel

avec l'intention

Parlez-vous

Avec le créateur,

Avec le Sauveur ...!


IV


L'heure

C'est l'ennemi

De ton corps

Quand dans votre nombril,

Pensez à atteindre le sommet

Le paradis,

O Olympus

Où vivent les dieux,

Proche du Seigneur

Créateur,

O-Tout-Puissant ...!


(Pour conclure)


Amadora (samedi), 06/09/2018.


KK (NDO)


L'homme

qui sème des désirs,

Qui plante les aspirations,

Quels rêves

Et rêve

En haut

De la montagne,

Dans les tours

Longinquas

Des cathédrales

Gothique,

Envie

Touchez le ciel

Avec l'intention

Parlez-vous

Avec le créateur,

Avec le Sauveur ...!


IV


L'heure

C'est l'ennemi

De ton corps

Quand dans votre nombril,

Pensez à atteindre le sommet

le paradis,

O Olympus

Où vivent les dieux,

Proche du Seigneur

Créateur,

O-Tout-Puissant ...!


(Pour conclure)


Amadora (samedi), 06/09/2018.


KK (NDO)

O homem

Que semeia desejos,

Que planta aspirações,

Que sonha

E sonha

No cume

Das montanhas,

Nas torres

Longínquas

Das catedrais

Góticas,

Almejando

Tocar o céu

Com o intuito

De falar a sós

Com o Criador,

Com o Salvador...!


IV


O tempo

É o inimigo

Do seu corpo

Quando no seu umbigo,

Pensa atingir o topo

O paraíso,

O Olimpo

Onde vivem os deuses,

Perto do Senhor

Criador,

O-Todo-Poderoso...!


(Por concluir)


Amadora(sábado), 09/06/2018.


KK(NDO)

 PARABÉNS, HELÉNIO

(LENUCA)!


Parabéns, meu querido LENUCA"! Muita saúde e muitas felicidades em companhia da tua amada família! Muitos sucessos na vida, baseados na tua perseverança, peleja e dedicação! Que Deus te guie, ilumine e proteja na tua caminhada em todos os dias! Tenho um grande orgulho em ti como filho! Um grande abraço neste grande dia e tão especial!

 PARABÉNS, 

HELENIO!


I


Parabéns,  filho!

Parabéns, nosso "LENUCA",

Por este grande dia!

Que Deus te abençoe

Por muitos

E muitos 

Anos de vida,

Com muita saúde 

E muitas felicidades, 

Na companhia 

Da tua querida família!

Folgo com o teu sucesso,

Baseado no teu esforço,

Muita dedicação 

E empenho,

Como homem 

E como pessoa!


Um grande abraço 

Com muita afeição.

 PARABÉNS, HELENI, 

LENUKA,

HELENI 

DE MACÚ!


I


Como me apraz,.

Sempre  que um rapaz

Meu, faz

Anos!


II


Neste dia de muita especialidade

E de muita especificidade,

Quero, desejo-te neste grande

E especial dia

Que alegra corações

De multidões, 

Dia de Camões,

E de nós,

Os teus "kotas", 

De muitas

E longas datas,

Os anciões,

Muita saúde,

Felicidade 

Longevidade,

E alegria, 

Em companhia 

Da tua família!


III


Lenuka,

És o "Kota",

Depois de nós, 

Tens uma voz 

Entre os mais novos,

Bem como mais responsabilidades

Sobre os teus ombros!

Sucessos e sempre bons êxitos 

Dia 

Após dia!

Um grande abraço deste teu velho

Que tem muito orgulho

De ti

E em ti!


NDO