A LUTA
PELO PODER
DE FORMA INJUSTA,
NÃO DEVE SER
DE UM VERDADEIRO DEMOCRATA...
I
A ambição,
A satisfação
De um dado cidadão
Deve conter moderação
De forma a merecer
A aprovação
Da população,
Do povo
Que tem um objetivo:
A felicidade
Da sua comunidade
E da sua sociedade...
II
Compreendo,
Entendo
As razões
Da luta desenfreada
De cada um individualmente
E colectivamente,
Mas aconselho
Como velho
Recheado
De experiências,
De vivências
Nas questões
Políticas
De determinados democratas,
A obsessão
Pelo poder
Que cada um
Quer,
No entanto,
Não aceito
Que as faça sem regras
Bem definidas.
Pelo que peço
Que sejam acautelados,
E que não seja por qualquer
Preço.
III
A nossa democracia
Deve seguir processos
Da civilização,
Implementados
Nos noutros países ocidentais
E universais.
IV
A Guine-Bissau
Deve sair do beco,
Do buraco
Onde está metido,
Onde está encravado,
Experimentar os modelos,
Os exemplos
De democracias maduras
De outras
Terras,
Para permitir
O desenvolvimento
Sustentável,
Favorável
Sair
Da ambiguidade
Secular,
Sinal
Do sucesso
E do progresso
Social.
V
Aceitem as minhas
Mantenhas
De guineendade,
Por estás linhas
Soltas
Para todos
Democratas
Empenhados
Na democratização
Para o desenvolvimento
Da Guiné próspera
Que todos
Os seus bons e melhores
Filhos
Aspiram!
(Continua)
Casal de São Brás, terça-feira, 15h350, 13/06/2023
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário