domingo, 31 de maio de 2026

 UM "PÓ DE TERRA"( 1)

EM ÉVORA,

A LEMBRANÇA DAQUELA ERA...


I


Eis o jovem 

Homem,

Um africano

Que se tornou,

Se nacionalizou 

Alentejano

Pelo destino...


II


A recordação 

Que não sai do coração! 

Dos bons 

Ou maus momentos

Vividos

Naquela hospitaleira

A cidade- museu,

Évora

Que recebeu

Com muita ternura!

Valeu

A pena 

Quando se pugna 

Com determinação 

E afinco,

Quando se tem 

Um " foco",

Como se diz na linguagem 

Futebolística,

Quando se luta com genica...!


III


Encontrei isto,

Esta foto 

No baú

Do rapaz que acabou 

De chegar

De Bissau,

Que mal pisou

O solo português 

No mês 

De fevereiro,

Um estrangeiro

Que quis" beber"

A cultura 

Portuguesa,

A raiz 

Intensa

Dos costumes

De um dos grandes nomes

Que eternizou 

Corações,

Como  Luís 

De Camões...!


IV


Oh! Como ainda me lembro

Da Pensão Policarpo,

Travessa Afonso do Trigo,

Rua Bernardo Matos,

Rua do Raimundo,

O Mercado/a Feira do Rossio,

A Praça do Giraldo,

" coração e o principal ponto de encontro da cidade de Évora",

Os claustros da Universidade,

Que me abrigavam em pleno 

Inverno!!!

Oh! Como não me lembrar 

Da Dona Amélia,

Na Travessa do Afonso Trigo,

Da Dona Jacinta

Que me tratavam com muita 

Ternura,

Naquela era...!!!


V


O tempo,

Depressa passou,

Mas não levou 

Nenhuma recordação 

Gravada no meu coração 

Para eternidade,

A beleza genuína,

Diria, morna,

Pura,

D,outrora

Que humanizou

O meu ser

De viver

E conviver

Com todos os que conhecera

E que me trataram com tanta

Doçura 

E brandura

Naquela

Bela 

Localidade,

A minha predileta

Cidade!!!

Estou muito

Grato

À cidade

E aos seus habitantes

Com quem tive a oportunidade

De conviver 

De perto...!


VI 


O meu tributo

E gratidão 

À Universidade de Évora!


1. Um novato, àquele que ainda não se integrou  no país acolhedor.


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 13:21), 31 de maio de 2026.


kKNDO

(FF1)

 ESTA

CATITA,

FOI O RAIO 

DO MEU AIO

NESTE MÊS DE MAIO...


I


Quando se parte 

Com o semblante 

Todo triste 

E se sente

Que o combate

Também se repercute 

Noutra frente,

Sul, Norte

Este ou Oeste...!


II


Conforme

A luz,

Se produz

O que nos induz

E nos conduz

Para um outro time

Com mais 

Charme,

Que me deixa feliz..


(Continua) 


Alfornelos (sábado, 16:24), 31 de maio de 2025.


KKNDO 

(FF1)

sexta-feira, 29 de maio de 2026

 O MEU CORAÇÃO 

EM (NA) SOLIDÃO,

EM MODO DE AVIÃO...


I


Só Deus faz

Fluir,

Evoluir 

Em paz

De espírito,

De alma

Que ama

E tem sentimento 

No peito,

Cujo coração ❤️ 

Vive com muita emoção...


II


O poeta

Não inventa,

Conta,

Relata,

Descreve,

Escreve 

O que vê,

O que ouve,

O que escuta,

O que vem

Do Planeta

Onde vive

E habita

O homem

Que lhe pertence também...


III


Para mim,

É o fim

De tudo 

No mundo,

Viver sem amor ❤️!;

É uma grande dor

Instalada 

Na vida,

No meu coração  💓 

Em solidão...


IV


A lágrima

Que brota,

Que verte

Do poeta,

Que jorra

Na cara

De quem,

Do(No) homem 

Que realmente,

Na verdade,

Na realidade

Que ama

Uma

Mulher,

Um ser

Com carácter 

Que sabe sentir

Sem fingir...


V


Nada

Sei da vida!

Tudo vem dos Céus,

De Deus,

Tudo vem 

Para o coração ❤️ 

Do Homem

Pela bênção,

Pela graça do Senhor 

Com muito amor...


VI


A solidão 

Do coração ❤️ 

Em modo de avião ✈️,

Não é a maldição 

Da criação,

Mas sim, do destino

Marcado

Neste

Mundo 

Para cada humano,

(Pela) A sua sorte...!!!


( Continua)


BRANDOA ( sexta-feira, 21:00), 29 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

 O MENINO

NO AMENO

E IMENSO

PARAÍSO...


I


No Paraíso,

Abunda 

Imenso

Dos que procuraram a senda

Do bem

Recusando

A maldade 

Que o homem 

Pratica na terra,

Sem escrúpulos,

Olhando  

Apenas para o seu umbigo

Ou para o amigo

Ao lado,

Pilhando 

E tratando 

De forma desumana 

Os que estão ao seu redor,

Semeando 

O horror

À vista desarmada 

De todos.


II


O desperdício

Do tempo,

Que sufoca o corpo

Quando o sono

Impõe a sua vontade 

Contra aquele que tem sede

Da alegria 

De unir toda a família

À sua volta,

Ter paixão

Sem cessar

Da criança

Que lança 

Alerta do que se passa

Ao redor,

A desconexão 

Do amor

Em cada coração 

Na atualidade,

No mundo

Cada vez mais

Mudo 

Surdo

E cego,

Cada qual comportando

Como animais 

Irracionais

E que não deixa ninguém feliz...!


III


Não esquecendo

O meu dever

Como ser

Comprometido

Com as causas sociais,

Económicas,

Politicas

E ambientais,

Me embrenho

Dia

Após dia

No meu sonho 

De ontem,

Como homem 

Que traçou com humildade

E uma vontade

Interminável

O caminho 

Infindável 

Da solidariedade,

Da humanidade,

Da justiça social,

Sem desequilíbrio abismal

Entre os homens

No usufruto

Da riqueza produzida por todos...


IV


No crepúsculo,

Se lança 

O zelo

Para que haja a esperança,

Em que o mundo 

Se alicerça 

No pluralismo,

Na multiculturalismo,

No dinamismo

Da aproximação 

E afinação 

Das assimetrias

Locais,

Regionais,

Nacionais

E internacionais,

No abismo

Que distancia 

E separa 

Os viventes da terra,

Distorcendo o pragmatismo 

Do cristianismo,

Do islamismo,

Do budismo

Nos seus  capítulos,

Versículos

E princípios essenciais...


V


O início 

Que se aproxima

Do seu fim,

O princípio 

Que nos alerta 

E chama

Atenção 

Para a meta,

A conclusão 

Do percurso 

Intenso

Iniciado desde setembro

E que está prestes a chegar 

O seu termo,

A responsabilidade 

Nos ombros

Dos membros

Docentes 

Conscientes

Do compromisso

Que assumiram

Para com a sua comunidade

Escolar...


VI


Com seguro

No dobro,

Não me logro 

No que vibro 

Para o cumprimento integro

Em cada página que abro,

Não quebro 

O que quero

E me lembro,

O quão importante o soro 

Que injetei no meu cérebro,

O objetivo inteiro

Que o cumpro

De modo sincero...


(Continua)


Brandoa ( sexta-feira, 03:24), 30 de maio de 2025.


KKNDO 

(FF1)

 SEM A CONFIANÇA,

NÃO SE AVANÇA...



O Mundo 

Só se pula,

Se houver 

A estrela

Que ilumina

Em cada esquina

Uma alma

Benigna,

De cada ser 

Dotado

De espírito 

Aberto,

Que teima

E assim se avança,

Se houver

Confiança, 

Do chefe,

Com a determinação 

E ação 

No que se pretende,

Para a sociedade,

Para a comunidade,

Para a famiília

Que se ama,

Que se estima

E abraça.


II


Com a desconfiança,

Não se avança,

Não se alcança

O que se almeja

O que se deseja,

Pois,  é a peça 

Fundamental

Em  que se alicerça,

Em que reside 

A crença,

Para que se atinja

O sucesso,

O progresso

Familiar,

Social.


III


Quando se tem

Amor,

Quando se ama,

Se desprende 

O calor,

Porque há chama

Que vem 

Da alma

Do homem,

Porque nada

Depende

Da vida,

Se não  houver 

Orgulho,

Se  não  tiver

Brilho,

Se não  houver

Vontade,

Nem sequer 

O interesse

E se reina o impasse...


IV


A desconfiança 

Quando começa 

Na vizinhança,

Se avança 

Por caminhos de vingança,

De ódio,

De repúdio 

E se produz o horror,

A dor

Ao redor,

No exterior,

E se extrema no genocídio...


V


Trago

No meu âmago,

O que aprendi em Utiacor,

O tique,

O toque 

De Bandjumpôr,

O batuque

De Canchungo,

O amor

De "ulai" (1) Baboque,

Para cada amigo...


VI


A escrita

Me acompanha,

Me excita,

Enquanto 

Tiver

Força,

Saúde,

Vontade

E esperança,

Enquanto

A humanidade

Caminha

Na direção 

Da paz,

No que cada ser,

No que cada cidadão 

Faz 

No seu dia

A dia,

Proporcionando a concórdia,

A harmonia

Da grande 

Família

Que  sonha 

Com o amanhã 

Melhor

E de amor...!


1. Na língua manjaca, área, região, chão.


(Continua)


BRANDOA( Amadora), quinta -feira, 01:10), 30 de maio de 2024.


kKNDO ( FF)

quinta-feira, 28 de maio de 2026

 PTHASS(1)


I


Pthass,

Babuth,

Uphathe

Bainthe

Thi ubabu,

Anoran...(2)


II


Il faut

Avoir 

Courage,

C'est nécessaire 

avoir

courage 

pour contrer

et surmonter 

les revers,

Les difficultés ...


III


Eu nasci

E cresci

Como um pequeno

Elefante

Num reino

E morrerei 

Como um rei

Como um elefante 

Experiente...


III


Je suis né

Et grandi 

Comme un petit

Eléphant

Dans un royaume

Je mourrai

Comme eléphant 

Experimenté...


IV


Um charme

De abouque

Brene

Nancusé

Do(Thi) ulai uboque

Namei

Pkss,

Nankussé

Di(Thi) blipal,

Di(Thi) bghal(3)...


V


A paciência,

É a mãe,

É o pai

Da ciência,

O alicerce

Face

A situação 

Na questão 

De napathe(4)

Na(Da) emigração...


VI


Pthass,

Exige

Hoje

E sempre,

Sacrifício 

Em cada ofício 

Que cada emigrante 

Exerce

De forma gigante...


1. Emigração 

2. É difícil 

3. Um charme

Do filho

Do mato,

Da tabanca,

Criado

Em Baboque,

Educado

Na sabedoria,

No amor...

4. De emigrante

Na emigração...


(Continua)


Alfornelos (quinta- feira, (12:45), 29 de maio de 2025.


KKNDO 

(FF1)

terça-feira, 26 de maio de 2026

 A MINHA 

PEQUENEZ 

NA NAÇÃO 

PORTUGUÊSA

NHA 

PEQUENEZ

NA TCHON 

PORTUGUÊS....(portuguis)


I


Na terra (1)

De djintis,

Nunca 

Nó ka 

Pode finka 

Pé 

Dirito,

Nô sentimentu

I untru

Na nô pitu,

Porque cada vez

Que nô lembra

Di nô terra,

Nô ta sinti desgraça,

Nô  ta sinti tristeza,

Ma nô ta

Continua  e nô fé 

Cada vez

I ta omenta...!


II


Baba,

Ami n,ka sibiba,

Kuma assim que terra 

Di brancu

I ka sabi,

Apesar de fartura 

Que tem,

Suma tchebém 

Na terra 

De mandjacu...!


III


Ali

Li

Li,

Na TCHON 

De Dom,

De Nha Maria,

Na m,pária

Suma catchu

Na mon

De meninus,

Blufus...


IV


Lundju

De nha armos,

De nha subrinhus,

Isto é, de nha fidjus,

Porque i fidjus

De nha armos

Que nô sai na um barriga,

Sangui

De nha sangui,

Sangui

De " batumbi"...


V


Aí baba!!!

Aí Farã( Faran)

Mattus,

N,kar que iitu:

Upatar,

Ufatchal

Utjakal,

Udjinal,

Undatcha,

N,thepande

Bilingue,

Kholan 

Katha duka...!


VI


Waiane 

Ba buku

Ban dukabi Inda!

Waiane

Bukul!

Ulane

Bukul 

Phiss!!!

Pa Katimu 

Puia karum!!

Baran,

Faran!


1.   I


Na terra de alguém,

Nunca podemos ficar

Bem o pé.

O nosso sentimento

E outro

No nosso peito,

Porque cada vez que nos lembramos

Da nossa terra,

Sentimos desgraça,

Sentimos tristeza,

Mas temos sempre a fé

E cada vez

Mais, ela aumenta.. 


II


Pai,

Eu não sabia

Que assim era 

A terra

Do branco...,

Não é boa,

Não é fixe,

Apesar da fartura

Que nela existe,

A abundância,

E não se compara,

Não  se equipara,

Iguala

Com o prato de tchebém 

Na terra 

Do manjaco....


III


Aqui

Estou

Na terra 

Do Dom,

Na terra

Da D. Maria,

Perdido

Como pássaro 

E entregue

Nas mãos das crianças,

Dos meninos,

Inocentes...

Impreparados...


IV


Longe,

Longe dos meus irmãos,

Dos meus sobrinhos,

Isto é, dos meus filhos,

Porque são filhos 

Dos meus irmãos

Consanguíneos,

Germanos,

Meus irmãos 

Uterinos,

Sangue

Do meu sangue,

Sangue 

De "batumbi",

A minha geração...


V


Ai papá!

Ai Faran(Farã)

Matthus( Matos),

Levaste tudo: os teus gados,

As tuas limárias:

O Cinzento,

O Branco,

O Vermelho,

O Preto,

O Coxo...!

Levaste tudo!

Nada ficou!


VI


Vigie,

Proteja

Os teus filhos,

Os que ainda estão vivos!

Vigie-os

Proteja -os,

Dê-os

Saúde 

Para preservar 

O teu nome

Para que o teu nome

Se torne

Perene,

Eterno...!

Obrigado,

Farã!!!

.

(Continua)


BRANDOA ( domingo, 03:45), 17 de maio de 2036.


kKNDO 

(FF1)

 A MINHA 

PEQUENEZ 

NA NAÇÃO 

PORTUGUÊSA

NHA 

PEQUENEZ

NA TCHON 

PORTUGUÊS....(portuguis)


I


Na terra (1)

De djintis,

Nunca 

Nó ka 

Pode finka 

Pé 

Dirito,

Nô sentimentu

I untru

Na nô pitu,

Porque cada vez

Que nô lembra

Di nô terra,

Nô ta sinti desgraça,

Nô  ta sinti tristeza,

Ma nô ta

Continua  e nô fé 

Cada vez

I ta omenta...!


II


Baba,

Ami n,ka sibiba,

Kuma assim que terra 

Di brancu

I ka sabi,

Apesar de fartura 

Que tem,

Suma tchebém 

Na terra 

De mandjacu...!


III


Ali

Li

Li,

Na TCHON 

De Dom,

De Nha Maria,

Na m,pária

Suma catchu

Na mon

De meninus,

Blufus...


IV


Lundju

De nha armos,

De nha subrinhus,

Isto é, de nha fidjus,

Porque i fidjus

De nha armos

Que nô sai na um barriga,

Sangui

De nha sangui,

Sangui

De " batumbi"...


V


Aí baba!!!

Aí Farã( Faran)

Mattus,

N,kar que iitu:

Upatar,

Ufatchal

Utjakal,

Udjinal,

Undatcha,

N,thepande

Bilingue,

Kholan 

Katha duka...!


VI


Waiane 

Ba buku

Ban dukabi Inda!

Waiane

Bukul!

Ulane

Bukul 

Phiss!!!

Pa Katimu 

Puia karum!!

Baran,

Faran!


1.   I


Na terra de alguém,

Nunca podemos ficar

Bem o pé.

O nosso sentimento

E outro

No nosso peito,

Porque cada vez que nos lembramos

Da nossa terra,

Sentimos desgraça,

Sentimos tristeza,

Mas temos sempre a fé

E cada vez

Mais, ela aumenta.. 


II


Pai,

Eu não sabia

Que assim era 

A terra

Do branco...,

Não é boa,

Não é fixe,

Apesar da fartura

Que nela existe,

A abundância,

E não se compara,

Não  se equipara,

Iguala

Com o prato de tchebém 

Na terra 

Do manjaco....


III


Aqui

Estou

Na terra 

Do Dom,

Na terra

Da D. Maria,

Perdido

Como pássaro 

E entregue

Nas mãos das crianças,

Dos meninos,

Inocentes...

Impreparados...


IV


Longe,

Longe dos meus irmãos,

Dos meus sobrinhos,

Isto é, dos meus filhos,

Porque são filhos 

Dos meus irmãos

Consanguíneos,

Germanos,

Meus irmãos 

Uterinos,

Sangue

Do meu sangue,

Sangue 

De "batumbi",

A minha geração...


V


Ai papá!

Ai Faran(Farã)

Matthus( Matos),

Levaste tudo: os teus gados,

As tuas limárias:

O Cinzento,

O Branco,

O Vermelho,

O Preto,

O Coxo...!

Levaste tudo!

Nada ficou!


VI


Vigie,

Proteja

Os teus filhos,

Os que ainda estão vivos!

Vigie-os

Proteja -os,

Dê-os

Saúde 

Para preservar 

O teu nome

Para que o teu nome

Se torne

Perene,

Eterno...!

Obrigado,

Farã!!!

.

(Continua)


BRANDOA ( domingo, 03:45), 17 de maio de 2036.


kKNDO 

(FF1)

 A BÍBLIA 

PARA A FAMÍLIA..


I


A família,

O núcleo,

A base 

Da sociedade,

A alegria,

O esteio...


II


A alegria

Seria

Que toda a família 

Se reunisse

Na base

Da BÍBLIA...


III


Do filho,

Para o pai,

Com muito 

Amor,

Afeto,

Emoção,

A dedicação,

O esplendor 

Que sai 

Do seu brilho...


IV


DEUS

É único 

Para os seus

Filhos

No que diz respeito

Aos Evangelhos,

Os ensinamentos

Nos seus mandamentos,

Tanto

Para o verídico,

O fanático 

Manjaco,

Católico,

Muçulmano ou agnóstico.

O importante é que haja a diversidade,

Para a unidade

Da Cristandade...!


V


Obrigado,

Obrigado,

Pelo gesto 

Genuíno

Do menino

Africano

Que o vento

Não seja tão robusto

Para o seguimento

Convicto

No caminho

Do seu sonho...


VI


Conciliar os cristãos 

Na árvore genealógica

Na palavra bíblica,

Que adoma,

Com aroma

Cada Hermano,

Germano,

Uterino...

Que cada Igreja

Proteja 

E abençoe 

Com saúde 

Cada crente

Que vive a sua fé intensamente,

Unindo-os como irmãos ...!


( Continua)


BRANDOA ( domingo, 13:25), 24 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

 O ESPAÇO 

EM BRANCO,

FICA PARA O ESBOÇO

POÉTICO 

DO LOUCO 

MANJACO...(na foto, escrita manuscrita)


I


Se pudesse 

Estar

Hoje,

Lá 

Bem longe,

A desfrutar

O interesse

Daquela

Localidade,

Naquela

Lala

Onde 

Vive a minha comunidade,

E aproveitasse 

A oportunidade

Para contemplar

A maravilha 

Daquela 

Ilha,

A brisa

Misteriosa,

A beleza

Da Natureza

No seu estado natural 

Sem a brutal

Intervenção 

Da mão 

Humana,

Que destrona

Totalmente

O que de belo,

O sigilo

Que nela

Existe...!


II


Oh! Ainda 

Me lembro

O que cada membro 

De Quínara 

Lançara,

Plantara

Sobre a terra 

Fértil,

O quintal 

De Faran  Matto,

Ou no quintal

Portal(r),

Tanta 

Fruta,

Tanto

Fruto

Para o alimento 

Infantil, 

Juvenil

E senil,

Para qualquer

Jovem,

Mulher,

Para qualquer

Ser 

Humano

Ainda

Com algum tino

Da importância

Da vida!!!

Tanta

Abundância 

Para a  sobrevivência...!!!


III


Oh! Como ainda 

Me lembro

O sussurrar do rouxinol

Em Bodjol,

Em Nova Sintra,

Cantoma,

Apanhar a canoa

E atravessar o rio

De São 

João 

Cruzar

No porto 

De Bolama, 

Com o Casacá

Que trazia os transeuntes

De Bissau

Que vinham passar

O fim-de-semana,

E a bordo, 

O famoso conjunto

"Mamadjumbu"...!


IV


Que menino,

Já hoje 

Velho,

Não se lembra 

Da minha famosa,

Formosa

Ilha,

"Djiu" de Cobra,

Pidjungutu,

N,tatcha,

Telegra,

Caliquir,

Praia de Ofir,

Madina,

Uatu,

Bolama de Bas,

...

...!


V


Esse tempo

Virá,

Chegará,

Se o meu corpo

Ainda

Suportar,

Aguentar

As agruras

Da vida,

E tiver 

Força 

Anímica,

Como o tio Maca,

A calma

Impressionante 

Do meu tio Vicente,

(Mamaru),

A génica 

Da mamã Babepebul

(Maria),

A voz suave

Da mamã Bamecente,

A acalmia

E alegria

Da mamã 

Tchaku

(Rosa),

A estridente

E quente 

Beleza 

Da mamã Inácia...!


VI


Oh! Como me lembro 

De Portugal manjaco,

Portugal mancanha,

Onde se situavam o aeroporto

E a fábrica de compota

"Anura",

Sindjan,

E tantas

Outras, outras 

Tabancas

Da ousada,

O " ninho dos terroristas",

A minha querida

Bolama,

Situada

Na minha alma,

Que tanto me chama

Em cada manhã...!!!


(Continua)


Alfornelos (terça-feira, 13:14), 26 de maio de 2026.


kKNDO 


(FF1)

 A NOSSA "CANGALUTA",

A NOSSA LUTA,

PARA ATINGIR A META...


I


A nossa luta

Exige muita 

Resistência,

A nossa persistência 

Diária 

Para garantir o sustento,

O pão de cada dia

Para a família,

Para a nossa própria, 

Sobrevivência,

Para a nossa vivência,

Para a nossa existência,

O nosso próprio voto

E comportamento

No seio da comunidade

Restrita,

No seio da sociedade

Lata...!


II


Quem desiste 

No meio do oceano,

Morre afogado.

E a sua morte

Representa

A perda 

Da sua vida,

A consternação,

A tristeza 

Da família,

Que às vezes,

Se transforma em caos,

Meses ou ano(s)...


III


Quando 

O sono

Traz 

O transtorno

Ao NDO,

A única alternativa,

O que o salva 

É a escrita,

É o poema,

É a poesia,

O que o acalma,

A sua  própria 

Anestesia..


IV


A poesia,

Compensa

Em parte,

O que em mim

Falta,

E logo

Aparece,

Surge

De repente,

Uma ideia 

Que me rebustece,

Levando-me bem 

Longe 

Para o confim,

Bem 

Distante

Donde tinha vindo 

Para este mundo,

Onde vivo

E ainda 

Estou vivo,

Com um ser que não foge

Aos problemas,

Aos traumas 

Que a própria vida

Me tem criado 

Ao longo

Da longa caminhada,

Neste nosso planeta...


V


A poesia,

O poema

É o meu monólogo,

Uma conversa comigo

Mesmo,

O que vem 

Do meu íntimo

Como homem,

Na ausência

Do diálogo,

Da companhia

De alguém

Com quem 

Tagarelar,

Compartilhar,

Conversar,

Falar 

Sobre tudo

Deste

Mundo

Colorido,

Mas conturbado,

Que arma,

Colocando 

Preocupações 

Às populações,

E desarma,

Quando

Aceita

A paz

A fim de devolver a harmonia

E a convivência

Pacífica,

Que traz 

O sucesso,

O desenvolvimento,

O progresso,

A justiça,

O propósito 

Assente

 Na alegria

Na plenitude

Da criança,

Que alavanca

Cada vertente

Da sociedade

Social,

Emocional,

Pessoal,

Profissional 

E consequentemente,

A felicidade 

Da Humanidade...


VI


A minha "CANGALUTA"

A minha

 Luta

Pessoal,

Familiar,

Profissional

Associa 

A alegria

E tristeza,

Vitória(s)

E derrota((s)

Em cada dia,

Mas faz 

Um leão 

Assaz,

Feroz,

Capaz

De levantar uma montanha

Com uma voz

Que não se ouve,

Senão no que se escreve,

Fazendo

De tudo,

Para atingir,

Conseguir 

Uma proeza,

Mesmo que seja diminuta,

Um empurrão 

Que me dá asa para voar,

Pernas para correr,

Nunca desistir,

Sentir frouxo,

Ficar 

Coxo,

E apenas pedir

A Deus força,

Saúde 

Para continuar 

A lutar 

Até ao fim,

E voltar

Para onde eu vim...


( Continua)


 BRANDOA ( quarta-feira,03:48), 27 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

segunda-feira, 25 de maio de 2026

 ÁFRICA 

NÃO DESCANSA,

DEVIDO A SUA ENXAQUECA

QUE NUNCA

PASSA...


I


ÁFRICA

Sofre 

Pelo que lhe fere

Na sua alma,

Pelo que muito

Ama 

No seu peito.

O seu coração 

Sofre,

Pela consternação 

Em cada nação 

Que não confere 

A mínima 

Condição 

A cada seu cidadão 

E o transfere

À emigração...


II


A EMIGRAÇÃO 

Tornou-se um fenómeno 

Natural 

Para cada africano,

A maldição

Pela qual 

Nenhum filho

Escapa.

Pelo que, o seu brilho

Só está na Europa,

Na América,

Continentes

Que oferecem estabilidade (s),

Que oferecem oportunidade(s)...

Que tem liberdade(s)...

Fugindo das mortes...


III


ÁFRICA

Encharca

Em maca,

Manca

Os seus filhos

A nascença,

Desde a criança

A escolher os trilhos,

Os seus destinos

Dignos

Ou malignos

Noutras 

Partes,

Noutras

Terras,

Noutros continentes....


IV


Oh ÁFRICA 

Minha!

Por que se envergonha

E definha

Como a lenha

Trazida da montanha?

Porque não brilha

E orgulha

Cada filho ou filha?

E por que se ajoelha

E se humilha

Ao sentir-se como agulha

Na terra vermelha?!!!


V


Os seus filhos

Fogem das migalhas

Que lhes oferece

E fazem prece 

E mendigam pela crise

Que endurece

Dia

A dia 

Em cantos 

Remotos

Onde a mãe ÁFRICA 

Fica!!!

Os seus filhos não merecem

Ser gentalhas!

Desculpem 

O termo, " canalhas"...!


VI


Em cada dia vinte

E cinco

De cada ano,

Dedico 

Um poema

Ao meu continente,

O meu eterno

Amor

Que a dor 

Me desperta

Do sono

Em que estou votado

E condenado

Neste mundo!....


VII


Os africanos

São homens dignos

Honestos,

Corretos,

Que trabalham

Com muito amor

Do que fazem, do calor

Que transborda dos seus rostos,

Que abominam 

A dor

Do seu semelhante,

E de todos os que se encontram 

Ao seu redor,

Amam o seu parente...


VIII


Eu não denigro

A minha ÁFRICA!

Choro 

Pelo que se passa

Em ÁFRICA!

A situação 

Difícil,

Não fácil

Que cada concidadão 

Africano

Atravessa 

No seu quotidiano...!

Eu amo

O meu continente,

O ventre

Do meu mestre,

Mesmo 

Estando muito 

Distante,

Pois, lá está enterrado  o meu cordão 

Umbilical,

No quintal

Do meu baba,

Do meu papá...!


IX


Urge

Hoje,

A consciêncialização,

Africanização,

A atitude

Da negritude

De cada cidadão,

Não a degradação

Na politização 

Dos agentes políticos,

Que apenas pensam nos seus umbigos,

Nos seus amigos,

Deixando a maioria 

Da população 

Na marginalização,

Na miséria,

Na penúria,

E que os poucos 

Trocos,

Vão para os seus bolsos,

Não para os cofres do Estado,

Estigmatizando o erário público,

Praticando/usando a demagogia

De praticar, exercer  a democracia,

Para servir os interesses do povo...!


VIVA AFRICA!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A FRATERNIDADE!

VIVA A JUSTIÇA!


( Continua)


BRANDOA ( segunda- feira, 04:25), 25 /5/2026.


kKNDO 

( FF1)


domingo, 24 de maio de 2026

 HAPPY 

AFRICA DAY!


COMBATENTE

EM CADA FRENTE...!


I


Se levante,

Em cada nascente,

Em cada levante

E em cada poente,

Se sente

Como um valente

Combatente

Em cada instante

Para o bem estar do semelhante 

E grite

Sem limite,

Para a liberdade  eminente

Do seu continente...


II


É a minha ÁFRICA,

Que significa

A única 

Força 

Em cada tabanca,

Que nunca 

Se perca 

A esperança 

Do dia seguinte

Cada vez mais brilhante

E aconchegante...!

De" un bon avenir"..!


III


E, em cada ano,

Cada menino

Africano

Saia do seu sono,

Do seu inverno,

Para pôr cobro ao suborno,

Ao abandono

Do pequeno

Sem dono,

Sem trato digno,

Sem um aceno

Daquele tirano 

Que acha dono

De todo o terreno.


IV


Minha ÁFRICA,

Nossa ÁFRICA,

Onde está a nossa molécula 

Que justifica

A nossa seca,

A nossa fala

Por tudo o que é benéfica,

A nossa resistência 

Pacífica,

Para que haja

A democracia,

Para que haja 

A liberdade,

Para que haja

A tolerância,

Para cada criança 

Conheça 

A justiça,

O respeito

Do direito

Do Homem,

O  cumprimento

Integro

Do foro

Instituído pela Carta 

Das Nações Unidas,

Fim do espancamento,

Atropelo aos mais elementares

padrões

Das Constituições

De todas as Nações ??!!..


V


A consciência cívica,

Genérica 

Em toda a nossa ÁFRICA,

Dos valores 

Universais

Que versam os direitos iguais

Para todos os cidadãos 

Sem exclusões,

Assentes na pluralismo

No humanismo,

No altruísmo,

No amor ao próximo,

Sem guerras,

Sem genocídios,

Sem misérias 

Que pululam por todas as partes,

Por todos os continentes...!


VI


Minha ÁFRICA 

Que unifica,

Que não divide

Que não justifica

A sua riqueza

Ou sua pobreza

Nos pressupostos 

De superioridade

Ou inferioridade

Genética,

Racial,

Mitológica,

Histórica,

Pela raiz 

Genealógica,

Mas sim pelo amor,

Pelo teor

Humanista,

Progressista,

E do amor universal,

Mas pelos princípios 

Iníquos 

Mas sim, justos!


VIVA MINHA ÁFRICA!

VIVA NOSSA AFRICA

RICA

PELA SUA DIVERSIDADE

LINGUISTICA,

HISTÓRICA 

E CULTURAL...!


BRANDOA( DOMINGO, 11:00), 25 DE MAIO DE 2025.


KKNDO 

(FF1)

 ÁFRICA,

O CONTINENTE

QUE ABARCA

TODA A GENTE...


I


N,na

Africana,

Foi do teu berço 

Que recebi

O primeiro 

Abraço 

E senti

O calor

Do verdadeiro

Amor,

Vindo do interior.


II


Não 

Foi

O amor 

Em vão,

Porque veio 

Do coração 

Genuíno 

E humano.


III


Mãe ÁFRICA,

Zelai

Por cria

Tua,

Quer 

Esteja

Dentro ou na rua,

Para que esteja 

Com a alegria,

Para que seja

Feliz

Em qualquer país!


IV


O dia 

De ÁFRICA,

O dia 

De todos

Os seres humanos,

Pela linha genealógica,

A pertença 

De cada raça,

De cada um,

Devido a proveniência 

Do mesmo tronco comum!


V


Escrevo

O que devo,

Melhor dito,

Me atrevo

A dizer

Qualquer

Coisa

Vindo da minha cabeça,

Traço o meu pensamento

Como a diferença 

Que assiste a cada ser

Nobre

E livre.


VI


Hoje,

O dia 

De ÁFRICA,

E estando

Bem longe,

Dedico este poema,

Vindo

Do fundo

Da minha alma,

Homenegeando

Cada africano,

Cada ser humano

De todo 

O mundo

Civilizado,

Que abomina a guerra,

A fome,

A miséria,

O sofrimento,

Desejando

O convívio,

O princípio,

A base do respeito

De um para o outro!

Que haja 

A pluralidade 

De opiniões,

A tolerância,

A liberdade,

Para que haja

Uma verdadeira

Democracia!


VIVA ÁFRICA 

DEMOCRÁTICA!!!


Alfornelos ( Continente, 14:29), 25 de Maio de 2024.


kKNDO ( FF)

 COMO ÁFRICA

JUSTIFICA

NO QUE PECA?!


I


ÁFRICA,

A  mística

Que fica

E ninguém justifica 

O que se passa 

Em cada época,

Que nada dignifica 

O que atrasa

Cada passo

Rumo ao progresso 

Do continente

Em cada parte...


II


Cada vez

Mais,

Em cada

Dia,

Em cada

Mês,

Em cada

Ano,

Se verifica

Em África,

Sobretudo no meu país,

Um grande abuso,

Um grande retrocesso

No que diz respeito

Ao cumprimento

Dos direitos

Humanos,

Daqueles que ocupam tronos

Como veteranos,

Aqueles que se consideram como donos

Dos seus manos,

Fazendo o que bem 

Lhes apetecem

Com espancamentos,

Torturas 

Em todas as horas,

Enchendo prisões,

Celas 

Por simples manifestações,

Pacíficas,

Demonstrando  

As  suas opiniões 

Divergentes...


III


Porquê 

Minha Guiné,

Porquê,

Minha África,

Quando se evoca

No dia

25 de Maio,

Em cada ano,

A sua memória,

O exercício 

Nobre 

Dos feitos 

Dos seus melhores 

Filhos,

Que lutando

Abnegadamente, 

Para que haja a liberdade,

Integridade

Física

De cada território,

De cada parte 

Integrante

Do seu continente

E que deixe de ser pobre???!!!


IV


Amilcar

Cabral,

Agostinho

Neto,

Abner 

Nasser,

Julius 

Nierere,

Nelson 

Mandela,

Patrício 

Lumbumba,

Kwame

Nkhruma,

Eduardo 

Mondlane,

E tantos outros

Que tombaram

Pela liberdade 

E verdade,

Incitais 

Os vossos

Irmãos 

Para o caminho

Certo,

Para que o vosso

Sonho

Se torne realidade,

Pois, com certeza,

Onde 

Estais,

Estais

Muito tristes,

Porque lutastes em várias partes

Do continente,

Lutaram

E combateram

Para que haja

O fim à escravidão,

O fim à repressão,

O fim a colonização,

Para que cada irmão 

Seja tratado,

Respeitado

Como um ser livre

E independente,

Nomeadamente 

À sua propriedade,

À sua privacidade...!


V


Minha ÁFRICA 

De várias cores,

Multicolores,

De muitos amores,

Que cada um toca,

Que cada um lubrifica,

Dignifica,

Deixe

De ser mística!

Não se feche

Na sua própria concha!

Abra-se,

Para que os seus filhos

Se entendam,

Se compreendam,

Conciliem,

Marchem

Na mesma senda,

No mesmo 

Rumo,

Para que cheguem

Ao seu desiderato último:

A felicidade

Humana,

A dignidade

Plena!


VI


Mamã 

África,

Abraça -me,

Ama-me,

Para que possa abraçar 

A minha mana,

O meu mano

Com muita alegria

Em cada dia,

Com muito amor

Em cada corredor,

Ao redor,

Para que possa encontrar

A justiça 

E ter a esperança 

De viver

Em  e com segurança 

E com muita confiança!


VII


VIVA 

MINHA MÃE ÁFRICA!

VIVA A PAZ,

SEM INDIFERENÇA 

E CADA VEZ COM MAIS FORÇA,

A JUSTIÇA,

A LIBERDADE,

FRATERNIDADE

E DEMOCRACIA!!!


NÃO A NOVA PIDE!!!


(CONTINUA)


BRANDOA( SÁBADO, 04:45), 25 DE MAIO DE 2024.


KKNDO ( FF)

 A BÍBLIA 

PARA A FAMÍLIA..


I


A família,

O núcleo,

A base 

Da sociedade,

A alegria,

O esteio...


II


A alegria

Seria

Que toda a família 

Se reunisse

Na base

Da BÍBLIA...


III


Do filho,

Para o pai,

Com muito 

Amor,

Afeto,

Emoção,

A dedicação,

O esplendor 

Que sai 

Do seu brilho...


IV


DEUS

É único 

Para os seus

Filhos

No que diz respeito

Aos Evangelhos,

Os ensinamentos

Nos seus mandamentos,

Tanto

Para o verídico,

O fanático 

Manjaco,

Católico,

Muçulmano ou agnóstico.

O importante é que haja a diversidade,

Para a unidade

Da Cristandade...!


V


Obrigado,

Obrigado,

Pelo gesto 

Genuíno

Do menino

Africano

Que o vento

Não seja tão robusto

Para o seguimento

Convicto

No caminho

Do seu sonho...


VI


Conciliar os cristãos 

Na árvore genealógica

Na palavra bíblica,

Que adoma,

Com aroma

Cada Hermano,

Germano,

Uterino...

Que cada Igreja

Proteja 

E abençoe 

Com saúde 

Cada crente

Que vive a sua fé intensamente,

Unindo-os como irmãos ...!


( Continua)


BRANDOA ( domingo, 13:25), 24 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

quinta-feira, 21 de maio de 2026

 SENTIR-SE

FELIZ

POR CADA CHANCE

PELA(Da) FORÇA MOTRIZ

POR CADA DIA QUE NOS FEZ

EM CADA MÊS...


I


Um bom dia

De alegria

Que se deseja a cada ser

No seu ser

E no seu fazer,

Que cada um tenha energia 

Suficiente

Para seguir sempre(em) para frente,

Mesmo que a consternação,

Muitas das vezes, perturbe o seu coração!


II


Encontrar

Sempre o meio termo

Para continuar

A caminhada 

Da vida,

Com firmeza 

Da certeza

Que guia

O nosso dia,

Elaborar 

Um tomo

Com palavras 

Verdadeiras 

Que afastam mentiras

Nas posturas

Enganadoras

Que não são mostradas nas caras

Com quem cruzamos,

Lidámos 

Todos os dias...


III


A azáfama 

Que se chama

Trabalho,

Não deve fazer

Perder

O brilho

De cada ser,

O amor

Ao redor,

Da família 

Como a própria 

Folia,

A base em se assenta

Para atingir qualquer 

Meta...


IV


A luz

Que o sol

Produz,

Como o farol

Que conduz

O almirante

No alto mar

Ainda mais confiante

Para enfrentar a tempestade

Que o invade

Em cada instante,

Com o objetivo de chegar a bom porto

Seguro e de (com) conforto,

E sempre no seu teimar,

No seu remar...


V


Aos que pugnam,

Aos que labutam

Arduamente,

Diariamente,

Para conseguir o pão 

De cada dia,

A satisfação 

Que devolve a alegria 

E o sorriso

Imenso

No seio da família,

Anelo e desejo do sucesso!


VI


A alegria,

A força 

Da produção 

Artística,

Literária,

A ambição 

De qualquer criação 

Que enriqueça 

A alma e o coração,

É tudo o que preocupa

O cidadão 

Que atualmente vive

Ou sobrevive

Na Europa,

Que a sua África

Tranca

A sua porta,

Quase hermética...!


(Contínua)


Brandoa( quinta-feira, 06:20), 22 de maio de 2025.


KKNDO 

(FF1)

 O SER

NÃO DEVE TER

MEDO 

DO CONTEÚDO 

PRODUZIDO...


I


O ser

Não deve ter 

Medo

Por cada conteúdo 

Produzido

Desde que não ofenda

A dignidade

Da pessoa humana,

Difamando,

Lesando 

O seu carácter,

A sua personalidade

Por cada 

Palavra obscena.


II


O erro,

Vem 

De quem

Trabalha,

De quem batalha,

De quem 

Procura

Fazer 

O bem ao outro,

Quando

Tudo

O que amo,

Tudo

O que faço,

Fá-lo

Com muito zelo,

Com muito apreço,

Porque só assim, 

Consigo

Chegar ao próximo,

Ao amigo,

À amiga,

Com total entrega,

Como tenho aprendido

Como menino 

Africano 

Que espalha

O amor 

Ao redor,

O sorriso

Imenso

Que contamina o ambiente

Onde está cada semelhante

Dia

Após 

Dia...


III


Na nossa bela 

Escola,

A Escola 

José Cardoso 

Pires

Em todo o seu agrupamento,

Os professores,

Todos os seus agentes

Educativos,

Procura-se incutir

Todo o respeito

À pessoa humana,

Em toda a sua plenitude,

Dignidade,

E servir

Com lealdade 

O nosso propósito,

Os objetivos

Definidos

Nos seus programas, nos seus planos,

Capacitar os alunos

A serem cidadãos plenos

Para (nas) s suas vidas futuras...


IV


Cada um é 

O que é, 

Com a sua fé,

Com a sua força,

A sua esperança,

Perseverança 

No caminho

Do seu futuro,

Rasgando cada espinho 

Que dificulte 

O seu giro

Quotidiano,

O aceno 

Do horizonte

Acolhedor,

Mesmo com a dor,

Nutre alcançar o amor 

Com esplendor...


V


A nossa robustez

Em cada mês,

 Até maio,

O último cartucho,

(Como) Para quem quer um tacho,

Luta com uma persistência,

Com uma resiliência,

Para atingir o objetivo,

O sonho 

Proposto 

No início,

No princípio 

Do ano 

Letivo

Por cada aluno,

Que, chegando ao mês de junho,

Seja alcançado,

Concretizado

O idealizado.


VI



Que assim

Seja

No fim,

Compensando 

Com muito sucesso,

O esforço 

Despendido,

Ao longo de setembro 

Por cada membro

Em particular,

E em geral,

Desta nossa grande comunidade 

Educativa...!


(Continua)


Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires ( sexta-feira, 00:25), 22 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

domingo, 17 de maio de 2026

 NA VIDA,

HÁ SEMPRE 

UM MOMENTO

PARA ESQUECER...


I


Pensar

É sentir

O pulsar

Emitir

Uma opinião 

Como fluxo

Complexo,

A sensação 

Digna

De uma pessoa humana...


II


Deixar 

O que ficou para trás,

Faz

Todo 

O sentido 

A cada um 

De nós em comum,

A fim de sentirmos a paz

E a vida continuar...


III


É esta 

Senda 

Que comanda

A razão da minha escrita 

Em cada instante,

O que vem 

Da minha mente

Como homem...


IV


The day

Followig 

I,ts more

Important 

Of the day

Previous,

Because

We are

Always

Forever...


V


Notre vie

Depend 

Surtout

De nous mêmes,

De notre volonté,

De notre effort

Lês gars,

De notre intérêt

Et un peu (goutte) de chance ... 


VI


Chacun de nous,

Même ne pas savoir prier,

Vous devez prier en silence,

Demander  à Dieu,

Des événements

Important,

Heureux,

Un monde de paix

Sans guerres,

Avec fraternisation,

Solidarité

Vonvivialité

Comme culture 

Musiques,

Sports

Et au moment actuel,

Félicitations à Sporting

Tireur

sportif


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 09:21), 18 de maio de 2025.


KKNDO 

( FF1)

 JUNTO,

PERTO,

MAS FOGE

E VAI TÃO LONGE...


I


Longe,

Porque foge

Vai longe,

Não está perto,

Junto 

De mim,

Porque tem um fim,

Por que trabalha,

Batalha 

Muito

Para ter 

Tudo 

Como uma mulher

Independente

Neste

Mundo...


II


Não podemos 

Juntar 

Os nossos trapos,

Porque somos 

Diferentes 

Em todos os aspectos,

Porque somos 

Dois tipos,

E temos 

Que estar

Em dois cercos,

Porque não somos 

Dois porcos...


III


Estão ausentes

As faíscas 

Psíquicas,

Porque são diferentes

E as químicas

Estão fracas;

Em nada 

Os atraem 

Na vida,

Se divergem

Em tudo,

Em todos

Os sentidos

E em nada 

Convergem

Neste mundo,

Nesta vida...


IV


Um tenta,

Vai a conquista

Faz um investimento 

Monetário,

Financeiro,

Para evitar que fique solitário,

Com um mero 

Desejo

De receber um simples beijo,

Um simples abraço 

No berço...

Mas a outra ,

Cada vez se afasta

E deixa o outro na loucura...


V


Pensa,

Procura

Ultrapassar

Os obstáculos,

Os atropelos

Para ver se encontra

O que deseja,

O que almeja,

Enfim,

Um estopim 

Difícil,

Não fácil...


V


Voltar 

O meu refúgio 

E evitar 

O sacrifício

Em vão,

Não levar 

Sempre um safanão,

Um empurrão,

Um bofetão

Na cara

E que tenha 

A vergonha

Como um cara 

De muito

Respeito....


VI


É o destino

Maligno

Deste menino

Africano,

Um peregrino 

Manjaco

Que ultrapassou,

Que atravessou

O Oceano

Atlântico

Com o objetivo

De terminar

Os estudos e voltar 

Junto do seu povo....

Mas, infelizmente,

O destino

Não foi radiante,

Não quis

(Que,) (Para que) voltasse

Ao seu país 

E de lá,

Fosse

Feliz

Ou cá...!

sábado, 16 de maio de 2026

 A MINHA 

PEQUENEZ 

NA NAÇÃO 

PORTUGUÊSA

NHA 

PEQUENEZ

NA TCHON 

PORTUGUÊS....(portuguis)


I


Na terra (1)

De djintis,

Nunca 

Nó ka 

Pode finka 

Pé 

Dirito,

Nô sentimentu

I untru

Na nô pitu,

Porque cada vez

Que nô lembra

Di nô terra,

Nô ta sinti desgraça,

Nô  ta sinti tristeza,

Ma nô ta

Continua  e nô fé 

Cada vez

I ta omenta...!


II


Baba,

Ami n,ka sibiba,

Kuma assim que terra 

Di brancu

I ka sabi,

Apesar de fartura 

Que tem,

Suma tchebém 

Na terra 

De mandjacu...!


III


Ali

Li

Li,

Na TCHON 

De Dom,

De Nha Maria,

Na m,pária

Suma catchu

Na mon

De meninus,

Blufus...


IV


Lundju

De nha armos,

De nha subrinhus,

Isto é, de nha fidjus,

Porque i fidjus

De nha armos

Que nô sai na um barriga,

Sangui

De nha sangui,

Sangui

De " batumbi"...


V


Aí baba!!!

Aí Farã( Faran)

Mattus,

N,kar que iitu:

Upatar,

Ufatchal

Utjakal,

Udjinal,

Undatcha,

N,thepande

Bilingue,

Kholan 

Katha duka...!


VI


Waiane 

Ba buku

Ban dukabi Inda!

Waiane

Bukul!

Ulane

Bukul 

Phiss!!!

Pa Katimu 

Puia karum!!

Baran,

Faran!


1.   I


Na terra de alguém,

Nunca podemos ficar

Bem o pé.

O nosso sentimento

E outro

No nosso peito,

Porque cada vez que nos lembramos

Da nossa terra,

Sentimos desgraça,

Sentimos tristeza,

Mas temos sempre a fé

E cada vez

Mais, ela aumenta.. 


II


Pai,

Eu não sabia

Que assim era 

A terra

Do branco...,

Não é boa,

Não é fixe,

Apesar da fartura

Que nela existe,

A abundância,

E não se compara,

Não  se equipara,

Iguala

Com o prato de tchebém 

Na terra 

Do manjaco....


III


Aqui

Estou

Na terra 

Do Dom,

Na terra

Da D. Maria,

Perdido

Como pássaro 

E entregue

Nas mãos das crianças,

Dos meninos,

Inocentes...

Impreparados...


IV


Longe,

Longe dos meus irmãos,

Dos meus sobrinhos,

Isto é, dos meus filhos,

Porque são filhos 

Dos meus irmãos

Consanguíneos,

Germanos,

Meus irmãos 

Uterinos,

Sangue

Do meu sangue,

Sangue 

De "batumbi",

A minha geração...


V


Ai papá!

Ai Faran(Farã)

Matthus( Matos),

Levaste tudo: os teus gados,

As tuas limárias:

O Cinzento,

O Branco,

O Vermelho,

O Preto,

O Coxo...!

Levaste tudo!

Nada ficou!


VI


Vigie,

Proteja

Os teus filhos,

Os que ainda estão vivos!

Vigie-os

Proteja -os,

Dê-os

Saúde 

Para preservar 

O teu nome

Para que o teu nome

Se torne

Perene,

Eterno...!

Obrigado,

Farã!!!

.

(Continua)


BRANDOA ( domingo, 03:45), 17 de maio de 2036.


kKNDO 

(FF1)

 Oh! Como me lembro!

Não só porque o que faz o cérebro,

Mas porque escrevo,

Porque o devo 

Para que não esqueça 

Uma grande lembrança:


NA VIDA

HÁ SEMPRE UM MOMENTO

PARA ESQUECER


I


Pensar

É sentir

O pulsar

Do coração,

O fluxo

Complexo

Do sangue

Que nos persegue,

Segue,

A sensação 

Digna 

De uma pessoa humana.


II


Deixar

O que ficou para trás,

Faz

Todo 

O sentido

A cada um 

De nós em comum.


(Por concluir)


18/05/2025.


kKNDO 

(FF1)

 NHIMA

QUE AMA 

E TEIMA

VIVER EM BOLAMA.


I


NHIMA,

Rema

Na canoa 

Em cada manhã!

Vá à São 

João,

Traga

A manga

Ou algo que seja,

Porque sonha

Com o que, na vida,

A agrada,

Alegra

Aos que estão 

Ao teu redor...!


II


É a Nhima,

Nha 

NHANHA 

De Bolama,

Terra

Daquela 

Senhora

Primeira

Gazela

Que alguém chama,

Que  alguém ama 

E fala 

De alegria 

Em cada 

Dia,

Porque acredita 

Que é possível

Amar,

Mesmo com imensas 

Dificuldades

Que afrenta 

E aguenta,

Porque suporta

Toda a calúnia 

E sempre vai fazendo vénia

Em cada local

Que passa,

Porque ama 

Sem reserva,

Todos os que constitui

A sua família

E estão todos 

Ao seu redor.

Tu és um valor...!


III


A campanha

De castanha

De caju 

Já começou 

E já se vestiu

Como mulher

Que nunca diminuiu

A sua autoestima,

Porque ama,

Teima

Em acreditar

Em cada alma 

Ainda viva

Que salva

Que Bolama,

Um dia

Vai voltar

A viver

Como as demais

Cidades 

Do seu país 

Natal,

Mesmo que ainda

Continue em coma,

Mas ainda

Com muito amor...!


IV


NHIMA,

Nha

NHANHA,

Nha

Mamã 

Continue a sonhar,

Como sempre foi

O teu lema:

Levantar,

Amanhar

Em cada 

Madrugada,

Para que cada  filho

Tenha

Um "matabichu"

Um almoço

Que não um "tiro"

Que obriga

Cada menino

A ir mais cedo,

Porque não há jantar

E não é um favor...!


V


NHIMA,

N,NA,,

IAIA,,

Enxugue a sua fisionomia

Banhada

Sempre de lágrimas,

E caminhe

Com alegria

Entre as savanas

De Bolama ,

De São 

João,

De Nova Sintra,

De Fulacunda,

De Tite,

De Quínara,

De Bodjol,

De Buba,

De Empada,

De Catió!

Tu, NHIMA,

NHANHA,

És um extintor...!


VI


Cinja

O teu pano

Africano,

Tradicional,

E vá à procura,

À demanda

Do que necessita,

Do que pode aliviar

O sofrimento 

Daqueles que acordam 

E não têm nada

Para enganar,

Satisfazer

O seu estômago 

Com uma ninharia

De alimento!

Estou atento,

Estou perto,

Ao teu apelo,

Apesar de estar 

Fisicamente 

Distante,

Pois, em cada dia,

Ainda me lembro

Como me embrulhavas

No teu colo!

Ainda 

És uma flor 🌹

Linda 

Para mim

E serás sempre até ao fim!


(Continua)


BRANDOA,( sexta-feira, 05:15), 17 de maio de 2024.


kKNDO (FF)

quarta-feira, 13 de maio de 2026

 A SINA

COMBINA 

COM A FAINA 

QUOTIDIANA...


I


É  verdade 

Que existe 

A sina,

Existe 

A sorte.

A sua sustentabilidade

Também exige 

Alguém que mexe

Muito,

Que trabalha

Muito,

Que batalha 

Muito.

Não dês o peixe.

Ensina 

A pescar,

A lutar

A pugnar,

Encontrar 

Os meios de( para )sobreviver,

Para ser

Independente,

Livre e autónomo 

Como um humano 

Inteligente...


II


Vivemos num mundo

Globalizado

Facilitado

De tudo,

Pelo menos, quase dado;

Pelos meios tecnológicos,

E não sou poucos.

É preciso,

Como dizia o outro,

Ser 

Arrojado

Ser ousado,

Atrevido,

Persistente,

Resiliente,

Ser 

Determinado...


III


A nossa geração 

Tinha meios escassos,

E a sociedade

Não ajudava,

Não dava nada,

Não nos concedia 

Grandes 

Oportunidades.

Tínhamos que lutar 

Com os nossos próprios meios.

Nós não sabíamos

O que era o Estado

De Providência,

De subsídios,

Senão o que vinha dos nossos familiares,

Dos nossos pais.


IV


Só podíamos 

Contar 

Com o que os nossos pais 

Nos davam,

Sobretudo 

Nos nossos países,

Concretamente,

No meu país 

Natal,

Que é a Guiné -Bissau.


V


Oh! Se soubessem

O que é privação 

Em tudo!:

Habitação,

Trabalho/emprego,

A formação,

A educação,

Saúde,

O saneamento básico,

A eletricidade,

A àgua

O material escolar,

O vestuário,

A diversão,

Os bens essenciais 

Para a dignidade 

Humana,

Etc, etc...!


VI 


A juventude atual,

Se não tem tudo,

Tem quase tudo:

Água,

Luz,

Internet,

Telemóveis,

IPAD,

IA,

Subsídios,

Abonos de família,

A saúde,

Os.meios de transporte 

Gratuitos até a maioridade 

Enquanto estiver a estudar,

Os livros, os manuais gratuitos,

E com isso, podem adquirir 

Vestuários caros,

Sapatos, tênis de marcas,

Etc, etc!

Oh! Tudo depende

De si,

De ti,

Da tua capacidade!...


( Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 0:25), 14 de maio de 2026.


kKNDO 

(FF1)

 SOLTAR

O BICHO


I


Solta 

O bicho 

Que há em ti,

Que existe em ti!


II


Não recalque

No seu psique,

O que te apoquenta,

O que te atormenta ,

O que te aflige

Hoje 

Ou bem  longe...!


III


Tens talento

De ser solto,

Liberto

E fazer 

Como outros,

Nos outros

Parâmetros, 

Entre homens

Em constantes viagens...


IV


Os homens

Nascem

Todos iguais 

Em todos 

Os locais;

Só se diferem

Pelas oportunidades 

E pelas capacidades 

Individuais.


V


Os valores 

Universais,

Devem ser iguais,

Em todas as localidades,

Em todas as partes

Do globo

E nenhum homem 

Deve ser lobo

Para o outro homem...


VI


Soltem,

Saltem

Com liberdade

Com a vossa capacidade, 

Inteligência

E experiência 

Individual

E imparcial...!


(Continua)


Strada


Strada, 16 de maio de 2015.


"NDO"

 SÃO 

JOÃO 

ESPERA

A CRIATURA

PARA A SUA SALVAÇÃO...



Eis São 

João 

Com a expetativa 

De alguém 

Que vem

Que o salva,

Porque terra

Já ceifara,

Já levara 

Aqueles que mostraram

A sua bravura 

Enfrentando

A terra 

Íngreme,

Plantando

Mancarra,

Nhambe,

Feijão,

Mandioca,

Abóbora,

Furta-pão,

Milho,

Goiabeira,

Bananeira,

Mangueira,

Cajueiro,

Cola,

Arroz,

Etc, etc.


II


A lavra

De terras 

Férteis,

Na sombra

Frondosa

Da mangueira,

Da árvore grandiosa

Como aquele poilão 

No Chão 

Manjaco,

Em Utiacor,

Perto

De Bandjumpôr,

Perto 

Daquele nascente,

Daquela fonte

De água branca,

Transparente,

Incolor,

Que mata a sede

Ofegante

De cada 

Lavrador,

Do transeunte,

Do viajante

Do anunciante

Da época 

Da chuva,

Onde 

O tambor

Transmite

Uma mensagem importante,

Que traz notícia

Para alegria

De todos os habitantes

Expectantes

De uma boa lavra

Para uma colheita

Ainda melhor...

Também existe

Ali em São 

João 

Que substituiu Djeu de Cobra,

Que substituiu os quintais 

De Bolama,

Com as terras já áridas...


III


Oh! Como me lembro,

Como no meu cérebro,

Ainda trago a memória,

O que ainda vem à tona,

Da infância,

Antes da guerra

Colonial

Lá naquele local,

Naquela zona,

Chamada Quínara,

A façanha

De nha baba(1),

Preocupado com os homens

Que vão desbravar

As matas virgens 

Para lavrar a mancarra,

Plantar o arroz

Na bolanha,

Preocupado com o seu rebanho,

Se o Ufelal,

Se o Udjacal

Se o Udjacal,

Se o Upathar,

Se o Utopal,

Se o Ucath Petante(2)

Etc, etc,

Entraram,

Se um não foi desviado

Pelo lobo

Ou pela onça ...!

E ainda se os meus irmãos,

Os meus primos,

Aliás, não havia primos,

Sobrinhos,

Tios,

Todos éramos irmãos 

Baba garande,

Babazinhos,

Paizinhos

Não havia madrastas,

Mas sim N,na tal,

N,na  A

N,na Z...,

Se todos já estavam em casa,

Pois, a madrugada,

A família 

Dispersava-se pelas diversas tarefas e atividades

E só a noite,

Se voltava a juntar-se,

Comer  descansar um pouco no bantabá e dormir...

Para depois se 

E levantar antes do nascer do sol...


IV


Era uma verdadeira

Família,

Na pura

Aceção da palavra,

Que, apesar de não 

Haver tempo para muita folia

E diversão,

Havia 

Muita alegria,

Muita união,

Muita harmonia...!


V


No entanto,

Havia

Momentos 

De festim,

Festas,

Bailes,

Sobretudo

Depois das boas colheitas.

A tabanca inteira

Orgulhava do seu valor,

Do seu labor

E assim,

Todos saiam à rua

E todos 

Se divertiam à brava:

Crianças, mulheres, homens,

Velhos, etc

E muitas das vezes,

As Tabancas contíguas 

Também participavam 

Nesses momentos únicos...


VI


A escrita,

Contribui para a fertilizaçào 

Da minha memória

Abafada 

E atrofiada

Pela História

Da modernização,

Aquisição 

De conhecimentos

Obtidos pela alienação,

Pela colonização,

Pela civilização 

Ocidental,

Esquecendo 

A da minha tradição 

Ancestral...

A escrita 

Me fermenta,

Me excita,

Me aduba,

Me educa,

Me desperta,

Me orienta...


1. Papá 

2. Nomes de bois, vacas( cada vaca, cada boi , tinha um nome próprio).


(Continua)


BRANDOA (terça- feira, 02:30), 14 de maio de 2024.


kKNDO ( FF)

terça-feira, 12 de maio de 2026

 PENÁQUE

THI UTCHAQUE

UBOQUE...!(1)


I


Penáque

Atchi

Thi

Guetambandr

Thi 

Ulempe

Chaque

Unu 

Thi 

Kander ndja...


II


Chaque 

Utchaque

Caia brun,

Utchi 

Cada nhane

Tambandr 

Thi ulempe,

surtout

Thi 

Ulai 

Ubuque...


III


Ndja

Canhane

Nacin

Bathi

Phiss,

N,dja cadjakul

Baran,

Baran

Ni usubal

Wi na ul un wnd.


IV


Nhane

Na djine,

Aka pu utane

Pu nanu,

Pmonton,

Netambandrr

Thi ulempe 

Chaque unu,

Pa pupurir piaa  karume!


V


Utchaque

Ndja 

Alile,

Ni cadjar 

ndja,

P,uu tan 

Pmonton

Ni mu ghoie!


VI


Ulai

UBOQUE

Alile,

Parce que 

Ghue thidje 

Ghue khoh bling:

Pot pfachal,

Pot n,kadju,

Pot ukana,

Ghue thidje udjimpe,

Umani ukangu,

N,tcham,

Caldo de mancarra,

Ghue thidje bilingue...!

Apenas guetambandr

Thi ulempe

Chaque

Unu 

Thi kander 

Baboque!


1. Escrita na língua manjaca. Brevemente traduzida em português.


(Continua)


BRANDOA ( quarta-feira, 00:37), 13 de maio de 2026.


KKNDO 

( FF1)

 QUE O RAIO

DE MAIO

ESTEJA NO NOSSO SEIO...!


I


Nossa Senhora

De Fátima,

Que a sua candura 

Se reflita 

Em cada alma

De cada cada criatura,

Que habita

Nesta

Terra,

Neste Planeta...!


II


Que o seu espírito 

Ilumine

De forma perene 

No semblante,

Na mente,

De cada sujeito,

Em qualquer 

Ponto,

Em toda

Parte,

De qualquer 

Continente, 

Ao longo da sua vida...!


III


Que o treze

De maio,

Suavize

O sofrimento,

O pranto

De cada sujeito!

Que o abençoe 

Com muita saúde 

E felicidade, 

Com o seu raio 

De luz

Que produz,

Dia

Após dia...!


IV


Nossa Senhora 

De Fátima,

Livrai-nos

Da guerra,

Dai-nos

A paz,

A vontade que o homem faz

E traz 

Na sua alma,

Para a concórdia,

Para a harmonia 

De todos

Nós...!


V


Plantai 

Uma rosa🩷

De amor,

Que faça 

Desaparecer

O ódio,

O horror,

Extinguir o genocídio,

Devolver

O pudor,

Varrer 

A dor,

Fortificar amizade,

A fraternidade,

A solidariedade

Na humanidade...!


VI


Os olhos

De todos

Os rebanhos,

Estão postos 

Em Ti, Fátima, 

Que ama 

De forma

Extrema...!


Um santo 

13 de maio

Para cada crente,

Para cada não crente!


(Continua)


Alfornelos (segunda-feira,14:30), 13 de maio de 2024.


kKNDO (FF)

segunda-feira, 11 de maio de 2026

 AS MINHAS MEMÓRIAS 

INGLÓRIAS:


 NO FIM...


... DEUS ME JULGARÁ...?!


I


Há 8(oito) anos


 Escrevi uma carta de amor,


Há 8(oito) anos,


Tentei encontrar 


Uma flor


Que pudesse aliviar


A minha dor,


Fazendo da vida um esplendor.


 II


Quanto


Tinha a dar,


Sem, no entanto,


Desvendar


O mistério secular


No crepúsculo tenro e manso a despontar(?)!!!


III


Tanto


Sol ardendo


No meu peito!


Tantas cinzas já acumuladas no meu peito!


Tanto


Sofrimento,


Arrasando


Todo


O meu pensamento!!!


IV


A quem poderei dirigir,


Neste mundo


De tanto evoluir


Em que não há tempo para reflectir?!


Neste mundo


Em que nada se pode discernir?(!!!)


V


A voz dela, há 8 anos,


Atravessou oceanos


E transpǒs anos,


Confundindo-se com a dos ciganos,


A perseguirem os tais fulanos.


VI


Com tantos


Zés Diabos,


Rastejam-se 


E pululam-se


Muitos


Rabos,


Com tantos


Menoscabos


Entre os Cajazeiras e Os Medrados.


VII


O amor que ontem


Alimentei,


Ressuscitou quando o imaginei,


Sem 


Querer,


Amei


Aquela e aquilo que ontem


Nunca liguei!!!


VIII


Eu, tornar-me-ei no burro


Em que vim, no estado puro,


Visto que, por tanto ser sincero,


Transformei-me num burro!!! 


IX


A lealdade


Na sinceridade,


Conduziu a debilidade


Do meu corpo e da minha vontade!!!


X


Nas espigas,


Vi tantas amigas


Vestidas de blusas


E gangas,


Camisas 


E cuecas largas!!!


Lisboa( S. Bernardino), 29 de Setembro de 1984.


                  MATTOS(NDO)


KK-NDO

 AS MINHAS MEMÓRIAS 

INGLÓRIAS...:


 N,NA,


MAMÃ


NEGRA !


I


No poilão habitual,


Já não existe o ritual


Onde eu, quando


Ainda miúdo,


Menino


De mandado,


Digo, de recado,


Tu estendias o teu pano


Para o meu repouso,


Para não ser no teu regaço,


Para me enrolar


E observar 


O raio solar


Que, furtivamente,


Rachava aquele ramo inerte!


II


N,NA,


MAMÃ


NEGRA!


Ai! Ai!


Quem és tu agora?!


Quem és tu neste momento


Tão funesto?


Ai! Ai!


MAMÃ


NEGRA!


Estás tão diferente e magra!


III


Que feiticeiro


Te enfeitiçou,


MAMÃ


NEGRA?


Qual foi o embondeiro


Que te arrasou?!


IV


Onde está o teu penteado


Natural e chato,


Que srmpre me tens mostrado,


Quando


Eu me mergulhava no meu pranto?!


V


MAMÃ


NEGRA,


Sorri um pouco,


Porque eu sou(um) músico,


Toco


E danço com mana Djara!


VI


N,NA,


No meu interior,


Há um bombolom


De amor,


Que transmite o som


Mágico


E trágico


Que trago


Comigo,


Porque sou o lago


N,NA!


VII


N,NA,


No meu interior,


Há um bombolom


De amor,


Porque eu sou um Dom


Que descende de Utiacor!


Eu trago-o comigo,


Porque eu sou lago


Que banha


E alimenta a tua bolanha!


VIII


MAMÃ


NEGRA,


Sorri um pouco,


Com muito afinco


Para a Tua seiva pura,


Genuína


E digna.


IX


N,NA,


O teu filho


Tem um fardo


Sobre às costas.


Só dele se libertará,


Só o descerá,


Quando


O brilho


Banhar a tua face


E desaparecer as tuas rugas!!!


X


Sou manganás(1)


Que ignora o sofrimento;


Sou o teu rapaz


De fato


Roto,


De pés descalços,


De soluços


Constantes e imensos


Na tabanca


De Nhǒ Maca,


Hoje em cacos e destroços!


XI


N,NA,


A guerra


Que me " botou" na emigração,


Não ne fez esquecer 


Aquela


Terra


Onde nascera!


Daquela terra


De coração,


Que me viu nascer,


Crescer!


Nunca vou esquecě-la!!!


ÉVORA(terca-feira), 04 de Dezembro de 1984.


MATTOS(NDO)


KK-NDO

 NÃO VAI DAR EM NADA

NA VIDA,

QUANDO NÃO HÁ AMOR

E APENAS A DOR...


I


Quando não se ama,

Nada 

Se vai dar,

Mas, apenas vai resultar

No sofrimento,

Na dor

Do sujeito,

Que  na verdade,

Defende 

E tem amor...


II


Quem

Ama,

Tem

Alguma

Coisa

Que repousa

No seu peito,

Algo  muito 

Forte

Que não o torna indiferente

Perante 

O sofrimento 

E o que o outro sente...


III


O meu amor

É bastante

Forte,

Porque quando

Amo,

Levo tudo 

Ao extremo,

Ao cimo,

Ao ponto

Muito 

Alto,

Porque não brinco

Com sentimentos

Do outros sujeitos

Tudo é verifico,

Posto 

Preto 

No branco.


IV


Se calhar,

É preferível 

Desistir

Abandonar,

Fugir

Do amor

Impossível,

Daquele que resulta 

Na dor

E apenas me contentar 

Com a minha condição,

Com a minha situação 

De eremita,

De solitário,

Para evitar

Cenário 

Constrangedor...


V


Amo

E não sou amado

E não sei

Quando 

O tomo

De verdade,

Cedo 

Ou tarde.

Fico na dúvida

Se terei 

Essa prenda

Apetecida,

Preciosa

E maravilhosa...


VI


Invisto,

Mas o meu investimento

É infrutífero,

Um grande erro,

Que não dá 

Em nada

Na minha atual vida,

Estar sempre" teso",

Sempre raso

E resulta sempre na dívida...


(Continua)


BRANDOA ( terça-feira, 02:49), 12 de maio de 2026.


KKNDO 

 ( FF1)

 ORGULHA-TE

DA TUA TERRA,

APESAR DA SUA POUCA SORTE

AGORA...!


I


Filho,

Filha,

Orgulha-te 

Como um bom filho,

Como uma boa filha!

Tenha

Orgulho 

Do teu país,

Bem como o dos teus pais,

A tua raiz!

Empenha-

-Te

Com devoção 

E dedicação 

No teu trabalho,

O teu brilho!


II


Não menosprezes,

Não desprezes

O que é teu,

O teu

Véu 

Que vem do Céu,

O teu destino

Genuíno!


III


Tenha a fé 

Como o chefe

Do Recife,

Que caminha

Com a esperança,

Com a crença

E acredita

Na sua luta

E na sua conquista!


IV


Guiné -Bissau,

País sem

Remo,

Porque não tem 

Rumo,

Está sem

Horizonte,

Sem 

Norte,

Sem

Governo!!!

Qual o seu destino??!


V


No entanto,

Em cada rosto,

Não se deve

Perder a esperança 

No futuro melhor,

De paz,

Alegria,

E amor 

Para as próximas 

Gerações!!


VI


Um dia,

A pátria

Germinada

Da Luta de Libertação

Nacional,

Encabeçada 

Pelo camarada

Amilcar Cabral,

Será o fruto do sonho

Para cada quintal 

Da nossa terra natal,

O caminho,

O objetivo

Traçado

Pelo todo

Povo...!


(Continua )


UBBO(AMADORA, DOMINGO, 13:00), 12 DE MAIO DE 2024.


KKNDO ( FF)

 LEVE

A CONSCIÊNCIA 

DE QUEM SERVE

COM ALEGRIA...!


I


O sono

Torna-se ameno,

Tranquilo

Como se um quilo

Apenas carregasse

E andasse

Sem peso

Imenso

Na cabeça 

E se avança 

Para e toda 

A vida...


II


Se pudesse

Seguir

Os passos

De Fernando 

De Pessoa

E sorriso 

Em cada passo

Como qualquer pessoa,

Seria 

Feliz 

E viveria

Encantado,

Descansado

E sem me preocupar

Em me desculpar,

Fosse

Do que fosse 

O ato 

Praticado,

Sorrir 

Com a alegria

Em cada momento,

Se  eu pudesse

Ir

Ao encontro

Do outro

Com o coração 

Aberto,

Sem qualquer maldição.


III


É assim 

Que  eu penso,

Como um fim

Em si mesmo,

Dar um carinho

Ao próximo,

Cumprir a missão 

Do nosso coração ❤️,

Um dever

De um ser

Enquanto  ainda

Está a viver 

A vida

Com todo o prazer,

Um sonho 

Acalentado 

Com o amor,

Com um mundo 

Que se deseja cada vez melhor...


IV


Fernando 

Pessoa

Entoa 

Uma canção 

Que entra,

Penetra

Dentro

Do no nosso coração,

Escreve cada poema

Como um filtro

Que limpa o nosso organismo,

Mesmo 

Sem um propósito 

Certo

Que expurgue 

E depois segue

O percurso

Moroso...


V


O meu amor,

Brota

Da fonte

Entre o nascente

E o poente

De Uthiacor,

Em Bandjumpôr,

Com a água

Que corre,

Leva e varre

Tudo o que não é digno

Para a saúde,

Salutar,

Para o bem-estar 

De um ser humano 

E, lentamente,

Se desagua

No arrozal,

Que fornece o produto 

Que constitui o alimento

Principal

De toda a comunidade...


VI


Fernando 

Pessoa 

Escreve 

Cada poema 

Que anima,

Estimula

E anima

Como a chave

Que serve 

Para abrir uma porta 

E deixá-la 

Sempre aberta

Em qualquer lado,

Em qualquer rua

Onde atua

Qualquer semelhante,

E não amua

Ninguém em nada 

Na vida...!


(Continua)


12/05/2025.


KKNDO 

(FF1)

domingo, 10 de maio de 2026

 A AVENTURA

DA CRIATURA 

NA TERRA...


I


Na peregrinação,

A nossa ação 

Tem a ver com a decisão 

Que cada um tomar em cada ocasião 

No que concerne a concretização 

Da sua ambição 

Como cidadão...


II


Umas vezes,

Saímos felizes,

Outras vezes,

Infelizes,

Atendendo o que formos capazes

Como seres

Inteligentes 

E perspicazes...


III


Nem tudo

São rosas

Neste mundo

Em que vivemos.

O importante,

Em que em cada instante,

Termos 

Forças 

E asas

Para cada vez mais voarmos

O mais alto possível,

Ou termos 

Os pés bem assentes

Na terra,

Sem nunca desistirmos 

Dos nossos propósitos,

Dos nossos projetos,

Nos caminhos

Certos 

A fim de atingirmos 

Os nossos sonhos...


IV


Umas vezes,

Caímos,

Mas erguemo-nos

E continuamos 

O percurso

Do esboço 

Que traçamos

Para os nossos destinos

Como humanos 

E peregrinos

Neste planeta

Que nos encanta ...


V


Tudo 

Tem a ver com o amor 

Que ansiamos,

Mesmo que nos custe 

A dor.

Cada um é um interprete

Da sua vida,

Com a queda

Ou subida,

Pois, temos

Sempre a dúvida,

Porque nada

É perfeito

E completo 

Do que executamos

Diariamente

E aceite 

Com muita perfeição 

Pela (Na)  Criação 

Divina

Nesta esfera terrena...


VI


Oh! Se tivéssemos

A varinha mágica 

Para conseguirmos

Tudo o que queremos,

Tenho a certeza

Que nada 

Ficaria

Por realizar na vida!

Conseguiríamos tudo

O que ambicionamos.

Viveríamos 

Na plena alegria

E nada 

Do que fizermos,

Seria

Uma grande "seca"!!!


( Continua)


BRANDOA ( segunda-feira, 01:47), 11 de maio de 2026.


KKNDO 

( FF1)

sábado, 9 de maio de 2026

 PARABÉNS, NEUZA

PAPÁ 

POR ESTE DIA

QUE MUITO ME ALEGRA...!


I


A Primeira

Palavra,

Que nos alegra,

É o nome

De uma filha,

De um filho

Que vem ao mundo

E nos orgulha,

Que nos enche de orgulho,

Em que brilha 

Em cada olho,

A imensa alegria,

Um dia

Que nos transforme

Num ser

Diferente,

Especial

Na maneira 

De viver... 


II


Não encontro uma palavra

Verdadeira,

Certa,

Para descrever

A sensação 

Ao saber 

Que já é pai

E sentir o que vai 

No fundo 

Da alma,

Do coração

Tão alegre

Que brota

De satisfação,

Da vinda 

Ao mundo

De um ser

Que vai

Mudar,

Transformar 

A nossa  vida,

A nossa maneira

De estar,

Uma chama

Que nos alimenta

Para toda 

A vida!!!


III


Obrigado

Por tudo,

Ó Criador,

O Senhor

Do amor,

Por

Me conceder

O prazer 

De viver,

Dando-me,

Concedendo -me

Este presente

Reluzente 

Que existe

No meu coração,

Mais uma razão 

Forte

De sentir

O quão o amor

De um pai

De receber o condão

Com toda 

A extensão 

Da vida...!


IV


Seja feliz

Minha querida 

Filha

Em cada dia,

Vivendo com saúde,

Alegria 

Rodeada

Na companhia 

Da tua querida 

Família!

Te desejo felicidade,

Confiança 

E perseverança!

Um grande beijo

Neste dia especial 

Do pai que muito  te adora.

 DESEJO QUE O BENFICA

SEJA CAMPEÃO ESTA EPOCA.. .!


I


A força,

A esperança,

Constituem a marca

Principal,

Vital,

Do nosso 

Glorioso

BENFICA...


II


O nosso foco está hoje,

Apenas concentrado

No plano 

A ser utilizado

Pelo nosso treinador Bruno

Lage,

A estratégia 

A ser aplicada 

Para termos a vitória,

E, consequentemente,

Um presente,

Uma prenda 

Para mim e para a minha querida

Filha, Neuzanda,

Dia

Do seu aniversário.


III


Não levem

A mal,

Meus familiares,

Meus amigos

Âmagos,

Todos, meus amores,

Porque afinal,

Estou falando,

Estou escrevendo

Desportivamente...


IV


Que seja 

Um jogo

Do derby

De "fair play",

Um jogo

Limpo,

Numa palavra,

Que seja

Um grande espetáculo!

Que cada golo, 

Seja

Limpo,

Claro,

Verdadeiro!


V


Terminado 

O jogo

Com o resultado

Desfavorável 

Ao Benfica, 

Senti uma (grande) desilusão

Total 

Do Benfica 

Não ser campeão 

Esta época,

Uma falha brutal

Hoje

Por parte do Lage!


VI


Nada está perdido,

Apesar de sabermos

Que vai ser difícl

Sermos campeões 

Esta época. 

O Sporing tem mais hipótese, 

Se não tiver deslize

Na ultima jornada 

Do campeonato nacional.

A vida continua fora 

Dos relvados, 

E no próximo sábado,

Haverá mais futebol!

A esperança,

É a ultima coisa

A morrer...!


VII


Eis a escrita 

De alguém

Que tem

A intenção, 

A ambição 

De ser poeta

Mas que hoje,

Está 

Muito

Longe

Deste 

Desiderato,

Mas que no entanto,

Não desiste

E continua com a escrita,

Com o relato 

De cada acontecimento...


(Continua)


Alfornelos( sábado,  16:00), 10 de maio de 2025.


KNDO 

(FF1)

 ANOS

DOIRADOS,

AFINADOS

E DE TREINOS...


I


Decorria

O ano 

De negrume,

Ano

Negro

Na vida

De um negro,

Ano

Em que tudo 

Se desvanecia 

No meu semblante

A alegria 

Que caracterizava

A minha vida 

Desde 1989...


II


Parecia 

Que um pedaço 

De mim 

Tinha caído...


III


Nada podia

Recompor

O amor,

A alegria,

O furor,

O esplendor

Do filho

Do lavrador,

Filho

Do agricultor

Do milho 

Em Bolama,

Em Kantoma,

Em Quínara,

Em Nova Sintra

Ou em Djitu de Cobra...


IV


Eu não sabia

O que era 

A tristeza,

Porque vivia

Na alegria,

Na abundância

Da minha família...


V


E tudo isso

Acabou,

Terminou

Desapareceu,

Se desvaneceu

E só reina

A desgraça,

O infortúnio 

À minha volta...


VI


Anos 

D prosperidade,

De fartura,

Cederam a desventura,

A infelicidade,

Treinos

Para ouros 

Terrenos

Mais dourados,

Mais de prosperidade

E de felicidade...!


( Continua)


Em lugar incerto, 07 de junho de 2014.

Mattos (NDO)







IV

 PARABÉNS, MINHA QUERIDA

NEUZANDA!


I


Parabéns , Neuzanda,

Minha querida 

Filha,

A razão por que brilha

Cada um dos meus olhos

Em todos os mergulhos

Nos mares 

Algures...!

Neuza,

Lucy,

És a esperança,

A luz,

Que conduz

O teu papy

Diariamente

Em cada instante!


II


Obrigado

Meu Senhor

Por 

Ter enviado 

A mim 

Um presente,

Uma dádiva 

Definitiva

Com um fim

Que permite

Um encanto 

Dentro do meu peito

Em cada dia,

Uma alegria 

Enorme

Que transforme

Um jovem

Pajem 

Num homem!


IV


O teu amor

É eterno,

Divino,

Que jamais será uma dor,

Uma separação,

Nem tão pouco

Um exercício 

Para um hipotético

Divórcio,

Porque foste entregue

A mim por sangue...

O que me persegue.


V


Que Deus te ilumine

Com saúde,

Alegria,

Na companhia 

Da tua família,

Zelando,

Cuidando 

Dos teus filhos

Que constituem brilhos

Dos teus olhos

Em cada dia,

A verdadeira felicidade!


BRANDOA ( domingo), 10 de maio de 2026.


Do pai, com devoção.

 COMO REJEITA,

NÃO ACEITA

A DEMOCRACIA

NA NOSSA CONVIVÊNCIA?!


I


Poucas palavras

Para abordar

A questão 

Democracia

Na nossa nação,

Na nossa tradição 

Africana?

Questão

Que domina

Atualmente 

No nosso continente,

Quer queiramos,

Quer não...


II


Os seus defensores,

Sustentam

Que a DEMOCRACIA,

Foi importada,

Foi a imxportação,

E é tida 

Como a transgressão 

Da cultura genuína

Africana,

A tradição 

Banto,

Porque ela foi trazida

Da Europa

E imposta 

Aos africanos,

Contrária 

Aos valores e ao produto 

Genuíno, tradicional,

Ancestral...!


III


O que podemos dizer

Destas teorias,

Destas teses,

As doutrinas 

Que rejeitam 

A liberdade,

A igualdade,

A fraternidade,

E a justiça,

Querendo,

Pretendendo

A manutenção do "status quo",

A fim de manter 

A mordomias

E regalias

Dos que dispõem de armas

E não dos saberes 

E culturas 

Dos nossos antepassados...


IV


Na Guiné 

Nossa,

Na Guiné 

Minha,

Há quem defenda 

Esse ponto de vista,

Argumentando 

Que a DEMOCRACIA

Só atrapalha 

A nossa faina

Quotidiana,

A nossa maneira de ser

E de estar,

Pois, a maneira salutar,

É a ditadura,

O monoartidarismo,

Porque o pluripartidarismo

É uma autêntica anarquia,

Uma confusão,

Uma alienação,

Uma senda,

Um beco sem saída...

A cada "nené"

Na massa

Cinzenta

E que em nada nos brilha...


V


Andar 

Com os nossos próprios pés,

E pensar

Com com as nossas próprias cabeças,

Deve ser a maneira de ultrapassar 

O nosso 

Atraso 

Secular.

No entanto,

Não devemos recusar

Ao que convém 

Ao homem,

Para que seja feliz

Em cada país,

Seja qual for,

Vivendo com o amor

No seu coração 

Como cidadão...


VI


A minha reflexão,

Resulta da minha pequenez,

Que as vezes,

É interpretada como estupidez,

A minha não lucidez,

A ausência 

Da razão 

Na minha visão 

Sobre a eficácia 

Global na existência

E na vivência

Diária...


( Continua)


BRANDOA ( sábado, 21:00), 09 de maio de 2026.


KKNDO 

(FF1)