SEM A CONFIANÇA,
NÃO SE AVANÇA...
I
O Mundo
Só se pula,
Se houver
A estrela
Que ilumina
Em cada esquina
Uma alma
Benigna,
De cada ser
Dotado
De espírito
Aberto,
Que teima
E assim se avança,
Se houver
Confiança,
Fé
Do chefe,
Com a determinação
E ação
No que se pretende,
Para a sociedade,
Para a comunidade,
Para a famiília
Que se ama,
Que se estima
E abraça.
II
Com a desconfiança,
Não se avança,
Não se alcança
O que se almeja
O que se deseja,
Pois, é a peça
Fundamental
Em que se alicerça,
Em que reside
A crença,
Para que se atinja
O sucesso,
O progresso
Familiar,
Social.
III
Quando se tem
Amor,
Quando se ama,
Se desprende
O calor,
Porque há chama
Que vem
Da alma
Do homem,
Porque nada
Depende
Da vida,
Se não houver
Orgulho,
Se não tiver
Brilho,
Se não houver
Vontade,
Nem sequer
O interesse
E se reina o impasse...
IV
A desconfiança
Quando começa
Na vizinhança,
Se avança
Por caminhos de vingança,
De ódio,
De repúdio
E se produz o horror,
A dor
Ao redor,
No exterior,
E se extrema no genocídio...
V
Trago
No meu âmago,
O que aprendi em Utiacor,
O tique,
O toque
De Bandjumpôr,
O batuque
De Canchungo,
O amor
De "ulai" (1) Baboque,
Para cada amigo...
VI
A escrita
Me acompanha,
Me excita,
Enquanto
Tiver
Força,
Saúde,
Vontade
E esperança,
Enquanto
A humanidade
Caminha
Na direção
Da paz,
No que cada ser,
No que cada cidadão
Faz
No seu dia
A dia,
Proporcionando a concórdia,
A harmonia
Da grande
Família
Que sonha
Com o amanhã
Melhor
E de amor...!
1. Na língua manjaca, área, região, chão.
(Continua)
BRANDOA( Amadora), quinta -feira, 01:10), 30 de maio de 2024.
kKNDO ( FF)

Sem comentários:
Enviar um comentário