COMO REJEITA,
NÃO ACEITA
A DEMOCRACIA
NA NOSSA CONVIVÊNCIA?!
I
Poucas palavras
Para abordar
A questão
Democracia
Na nossa nação,
Na nossa tradição
Africana?
Questão
Que domina
Atualmente
No nosso continente,
Quer queiramos,
Quer não...
II
Os seus defensores,
Sustentam
Que a DEMOCRACIA,
Foi importada,
Foi a imxportação,
E é tida
Como a transgressão
Da cultura genuína
Africana,
A tradição
Banto,
Porque ela foi trazida
Da Europa
E imposta
Aos africanos,
Contrária
Aos valores e ao produto
Genuíno, tradicional,
Ancestral...!
III
O que podemos dizer
Destas teorias,
Destas teses,
As doutrinas
Que rejeitam
A liberdade,
A igualdade,
A fraternidade,
E a justiça,
Querendo,
Pretendendo
A manutenção do "status quo",
A fim de manter
A mordomias
E regalias
Dos que dispõem de armas
E não dos saberes
E culturas
Dos nossos antepassados...
IV
Na Guiné
Nossa,
Na Guiné
Minha,
Há quem defenda
Esse ponto de vista,
Argumentando
Que a DEMOCRACIA
Só atrapalha
A nossa faina
Quotidiana,
A nossa maneira de ser
E de estar,
Pois, a maneira salutar,
É a ditadura,
O monoartidarismo,
Porque o pluripartidarismo
É uma autêntica anarquia,
Uma confusão,
Uma alienação,
Uma senda,
Um beco sem saída...
A cada "nené"
Na massa
Cinzenta
E que em nada nos brilha...
V
Andar
Com os nossos próprios pés,
E pensar
Com com as nossas próprias cabeças,
Deve ser a maneira de ultrapassar
O nosso
Atraso
Secular.
No entanto,
Não devemos recusar
Ao que convém
Ao homem,
Para que seja feliz
Em cada país,
Seja qual for,
Vivendo com o amor
No seu coração
Como cidadão...
VI
A minha reflexão,
Resulta da minha pequenez,
Que as vezes,
É interpretada como estupidez,
A minha não lucidez,
A ausência
Da razão
Na minha visão
Sobre a eficácia
Global na existência
E na vivência
Diária...
( Continua)
BRANDOA ( sábado, 21:00), 09 de maio de 2026.
KKNDO
(FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário