UM "PÓ DE TERRA"( 1)
EM ÉVORA,
A LEMBRANÇA DAQUELA ERA...
I
Eis o jovem
Homem,
Um africano
Que se tornou,
Se nacionalizou
Alentejano
Pelo destino...
II
A recordação
Que não sai do coração!
Dos bons
Ou maus momentos
Vividos
Naquela hospitaleira
A cidade- museu,
Évora
Que recebeu
Com muita ternura!
Valeu
A pena
Quando se pugna
Com determinação
E afinco,
Quando se tem
Um " foco",
Como se diz na linguagem
Futebolística,
Quando se luta com genica...!
III
Encontrei isto,
Esta foto
No baú
Do rapaz que acabou
De chegar
De Bissau,
Que mal pisou
O solo português
No mês
De fevereiro,
Um estrangeiro
Que quis" beber"
A cultura
Portuguesa,
A raiz
Intensa
Dos costumes
De um dos grandes nomes
Que eternizou
Corações,
Como Luís
De Camões...!
IV
Oh! Como ainda me lembro
Da Pensão Policarpo,
Travessa Afonso do Trigo,
Rua Bernardo Matos,
Rua do Raimundo,
O Mercado/a Feira do Rossio,
A Praça do Giraldo,
" coração e o principal ponto de encontro da cidade de Évora",
Os claustros da Universidade,
Que me abrigavam em pleno
Inverno!!!
Oh! Como não me lembrar
Da Dona Amélia,
Na Travessa do Afonso Trigo,
Da Dona Jacinta
Que me tratavam com muita
Ternura,
Naquela era...!!!
V
O tempo,
Depressa passou,
Mas não levou
Nenhuma recordação
Gravada no meu coração
Para eternidade,
A beleza genuína,
Diria, morna,
Pura,
D,outrora
Que humanizou
O meu ser
De viver
E conviver
Com todos os que conhecera
E que me trataram com tanta
Doçura
E brandura
Naquela
Bela
Localidade,
A minha predileta
Cidade!!!
Estou muito
Grato
À cidade
E aos seus habitantes
Com quem tive a oportunidade
De conviver
De perto...!
VI
O meu tributo
E gratidão
À Universidade de Évora!
1. Um novato, àquele que ainda não se integrou no país acolhedor.
(Continua)
BRANDOA ( domingo, 13:21), 31 de maio de 2026.
kKNDO
(FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário