domingo, 31 de maio de 2026

 UM "PÓ DE TERRA"( 1)

EM ÉVORA,

A LEMBRANÇA DAQUELA ERA...


I


Eis o jovem 

Homem,

Um africano

Que se tornou,

Se nacionalizou 

Alentejano

Pelo destino...


II


A recordação 

Que não sai do coração! 

Dos bons 

Ou maus momentos

Vividos

Naquela hospitaleira

A cidade- museu,

Évora

Que recebeu

Com muita ternura!

Valeu

A pena 

Quando se pugna 

Com determinação 

E afinco,

Quando se tem 

Um " foco",

Como se diz na linguagem 

Futebolística,

Quando se luta com genica...!


III


Encontrei isto,

Esta foto 

No baú

Do rapaz que acabou 

De chegar

De Bissau,

Que mal pisou

O solo português 

No mês 

De fevereiro,

Um estrangeiro

Que quis" beber"

A cultura 

Portuguesa,

A raiz 

Intensa

Dos costumes

De um dos grandes nomes

Que eternizou 

Corações,

Como  Luís 

De Camões...!


IV


Oh! Como ainda me lembro

Da Pensão Policarpo,

Travessa Afonso do Trigo,

Rua Bernardo Matos,

Rua do Raimundo,

O Mercado/a Feira do Rossio,

A Praça do Giraldo,

" coração e o principal ponto de encontro da cidade de Évora",

Os claustros da Universidade,

Que me abrigavam em pleno 

Inverno!!!

Oh! Como não me lembrar 

Da Dona Amélia,

Na Travessa do Afonso Trigo,

Da Dona Jacinta

Que me tratavam com muita 

Ternura,

Naquela era...!!!


V


O tempo,

Depressa passou,

Mas não levou 

Nenhuma recordação 

Gravada no meu coração 

Para eternidade,

A beleza genuína,

Diria, morna,

Pura,

D,outrora

Que humanizou

O meu ser

De viver

E conviver

Com todos os que conhecera

E que me trataram com tanta

Doçura 

E brandura

Naquela

Bela 

Localidade,

A minha predileta

Cidade!!!

Estou muito

Grato

À cidade

E aos seus habitantes

Com quem tive a oportunidade

De conviver 

De perto...!


VI 


O meu tributo

E gratidão 

À Universidade de Évora!


1. Um novato, àquele que ainda não se integrou  no país acolhedor.


(Continua)


BRANDOA ( domingo, 13:21), 31 de maio de 2026.


kKNDO

(FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário