sexta-feira, 29 de maio de 2026

 O MENINO

NO AMENO

E IMENSO

PARAÍSO...


I


No Paraíso,

Abunda 

Imenso

Dos que procuraram a senda

Do bem

Recusando

A maldade 

Que o homem 

Pratica na terra,

Sem escrúpulos,

Olhando  

Apenas para o seu umbigo

Ou para o amigo

Ao lado,

Pilhando 

E tratando 

De forma desumana 

Os que estão ao seu redor,

Semeando 

O horror

À vista desarmada 

De todos.


II


O desperdício

Do tempo,

Que sufoca o corpo

Quando o sono

Impõe a sua vontade 

Contra aquele que tem sede

Da alegria 

De unir toda a família

À sua volta,

Ter paixão

Sem cessar

Da criança

Que lança 

Alerta do que se passa

Ao redor,

A desconexão 

Do amor

Em cada coração 

Na atualidade,

No mundo

Cada vez mais

Mudo 

Surdo

E cego,

Cada qual comportando

Como animais 

Irracionais

E que não deixa ninguém feliz...!


III


Não esquecendo

O meu dever

Como ser

Comprometido

Com as causas sociais,

Económicas,

Politicas

E ambientais,

Me embrenho

Dia

Após dia

No meu sonho 

De ontem,

Como homem 

Que traçou com humildade

E uma vontade

Interminável

O caminho 

Infindável 

Da solidariedade,

Da humanidade,

Da justiça social,

Sem desequilíbrio abismal

Entre os homens

No usufruto

Da riqueza produzida por todos...


IV


No crepúsculo,

Se lança 

O zelo

Para que haja a esperança,

Em que o mundo 

Se alicerça 

No pluralismo,

Na multiculturalismo,

No dinamismo

Da aproximação 

E afinação 

Das assimetrias

Locais,

Regionais,

Nacionais

E internacionais,

No abismo

Que distancia 

E separa 

Os viventes da terra,

Distorcendo o pragmatismo 

Do cristianismo,

Do islamismo,

Do budismo

Nos seus  capítulos,

Versículos

E princípios essenciais...


V


O início 

Que se aproxima

Do seu fim,

O princípio 

Que nos alerta 

E chama

Atenção 

Para a meta,

A conclusão 

Do percurso 

Intenso

Iniciado desde setembro

E que está prestes a chegar 

O seu termo,

A responsabilidade 

Nos ombros

Dos membros

Docentes 

Conscientes

Do compromisso

Que assumiram

Para com a sua comunidade

Escolar...


VI


Com seguro

No dobro,

Não me logro 

No que vibro 

Para o cumprimento integro

Em cada página que abro,

Não quebro 

O que quero

E me lembro,

O quão importante o soro 

Que injetei no meu cérebro,

O objetivo inteiro

Que o cumpro

De modo sincero...


(Continua)


Brandoa ( sexta-feira, 03:24), 30 de maio de 2025.


KKNDO 

(FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário