A SINA
COMBINA
COM A FAINA
QUOTIDIANA...
I
É verdade
Que existe
A sina,
Existe
A sorte.
A sua sustentabilidade
Também exige
Alguém que mexe
Muito,
Que trabalha
Muito,
Que batalha
Muito.
Não dês o peixe.
Ensina
A pescar,
A lutar
A pugnar,
Encontrar
Os meios de( para )sobreviver,
Para ser
Independente,
Livre e autónomo
Como um humano
Inteligente...
II
Vivemos num mundo
Globalizado
Facilitado
De tudo,
Pelo menos, quase dado;
Pelos meios tecnológicos,
E não sou poucos.
É preciso,
Como dizia o outro,
Ser
Arrojado
Ser ousado,
Atrevido,
Persistente,
Resiliente,
Ser
Determinado...
III
A nossa geração
Tinha meios escassos,
E a sociedade
Não ajudava,
Não dava nada,
Não nos concedia
Grandes
Oportunidades.
Tínhamos que lutar
Com os nossos próprios meios.
Nós não sabíamos
O que era o Estado
De Providência,
De subsídios,
Senão o que vinha dos nossos familiares,
Dos nossos pais.
IV
Só podíamos
Contar
Com o que os nossos pais
Nos davam,
Sobretudo
Nos nossos países,
Concretamente,
No meu país
Natal,
Que é a Guiné -Bissau.
V
Oh! Se soubessem
O que é privação
Em tudo!:
Habitação,
Trabalho/emprego,
A formação,
A educação,
Saúde,
O saneamento básico,
A eletricidade,
A àgua
O material escolar,
O vestuário,
A diversão,
Os bens essenciais
Para a dignidade
Humana,
Etc, etc...!
VI
A juventude atual,
Se não tem tudo,
Tem quase tudo:
Água,
Luz,
Internet,
Telemóveis,
IPAD,
IA,
Subsídios,
Abonos de família,
A saúde,
Os.meios de transporte
Gratuitos até a maioridade
Enquanto estiver a estudar,
Os livros, os manuais gratuitos,
E com isso, podem adquirir
Vestuários caros,
Sapatos, tênis de marcas,
Etc, etc!
Oh! Tudo depende
De si,
De ti,
Da tua capacidade!...
( Continua)
BRANDOA ( quinta-feira, 0:25), 14 de maio de 2026.
kKNDO
(FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário