É PREFERÍVEL FICAR,
NÃO IR...
CUIDAR,
DISTRIBUIR
CARINHO
AO NINHO...!
I
Pelo sonho
Que tenho,
Me ponho
Sempre a caminho
Para um dia
Na alegria,
Poder
Escrever
O meu pensamento,
O meu projeto
Em São
João,
Em Bolama,
A minha alma.
II
A pouca sorte,
Ainda me prende,
Me aprisiona
Neste
Lugar,
Enquanto
A segurança
Social
Não me dá
A senha
Da graça
Com o mal
Me lança
E não me deixa
Ser livre
Como os outros
Que já ultrapassaram
Esta fase
Da velhice.
III
O diálogo
Com a letra,
Com a palavra,
Formando frase
Com um determinado
Sentido
E significado,
Faz-me ultrapassar
O embargo,
Faz-me ganhar
O jogo
Contra o silêncio
No meio
De quatro paredes,
Redes
Que também
Me agigantam,
Me fortificam
Como um homem .
IV
O sonho
Que esse dia
Chegue,
Me faz ganhar
A ousadia,
A valentia
Que vence
A cobardia,
Apadrinhar,
Enfrentar
O medo da solidão
Como o campónio
Que adora estar
No meio da multidão,
Aquele que detesta o silêncio.
IV
Eu sei
O que sou,
Também
Sei
Quem
Eu sou,
O homem
Que sou
Que muita gente
Pode não entender,
Pode não perceber,
Pode não compreender
E as razões
Que me levam a escrever!
Um prazer
Enorme
Que não tem
Nada a ver
Com notariedade,
Com renome
Ou popularidade.
V
Sou obrigado
A escrever
Ao nascer
E ao pôr do sol,
Em prol
Do meu instinto,
Do pensamento
Distinto,
Porventura,
A própria aventura
Como criatura
De Quínara,
De Bolama,
Licenciado
Em Évora,
A cidade
Que alguém ama,
Que me preparara
Para a reflexão,
Para a meditação
Em qualquer
Localidade,
A fim de enfrentar a solidão.
VI
Um ser
Enigmático,
Bastando ser
Originário do Chão
Manjaco,
Com tantos mistérios,
Tantas tradições
Sociais
E culturais.
Acordo
Cedo,
Ou durmo
Tarde,
Mesmo
Com um adorno,
Um pano
Tradicional,
Fino,
Trazido
Da cerimónia
Em memória
Do meu ancestral,
Em Pelundo...!
(Continua)
BRANDOA ( segunda-feira, 05:14), 06 de Maio de 2024.
kKNDO ( FF)

Sem comentários:
Enviar um comentário