SÃO
JOÃO
ESPERA
A CRIATURA
PARA A SUA SALVAÇÃO...
I
Eis São
João
Com a expetativa
De alguém
Que vem
Que o salva,
Porque terra
Já ceifara,
Já levara
Aqueles que mostraram
A sua bravura
Enfrentando
A terra
Íngreme,
Plantando
Mancarra,
Nhambe,
Feijão,
Mandioca,
Abóbora,
Furta-pão,
Milho,
Goiabeira,
Bananeira,
Mangueira,
Cajueiro,
Cola,
Arroz,
Etc, etc.
II
A lavra
De terras
Férteis,
Na sombra
Frondosa
Da mangueira,
Da árvore grandiosa
Como aquele poilão
No Chão
Manjaco,
Em Utiacor,
Perto
De Bandjumpôr,
Perto
Daquele nascente,
Daquela fonte
De água branca,
Transparente,
Incolor,
Que mata a sede
Ofegante
De cada
Lavrador,
Do transeunte,
Do viajante
Do anunciante
Da época
Da chuva,
Onde
O tambor
Transmite
Uma mensagem importante,
Que traz notícia
Para alegria
De todos os habitantes
Expectantes
De uma boa lavra
Para uma colheita
Ainda melhor...
Também existe
Ali em São
João
Que substituiu Djeu de Cobra,
Que substituiu os quintais
De Bolama,
Com as terras já áridas...
III
Oh! Como me lembro,
Como no meu cérebro,
Ainda trago a memória,
O que ainda vem à tona,
Da infância,
Antes da guerra
Colonial
Lá naquele local,
Naquela zona,
Chamada Quínara,
A façanha
De nha baba(1),
Preocupado com os homens
Que vão desbravar
As matas virgens
Para lavrar a mancarra,
Plantar o arroz
Na bolanha,
Preocupado com o seu rebanho,
Se o Ufelal,
Se o Udjacal
Se o Udjacal,
Se o Upathar,
Se o Utopal,
Se o Ucath Petante(2)
Etc, etc,
Entraram,
Se um não foi desviado
Pelo lobo
Ou pela onça ...!
E ainda se os meus irmãos,
Os meus primos,
Aliás, não havia primos,
Sobrinhos,
Tios,
Todos éramos irmãos
Baba garande,
Babazinhos,
Paizinhos
Não havia madrastas,
Mas sim N,na tal,
N,na A
N,na Z...,
Se todos já estavam em casa,
Pois, a madrugada,
A família
Dispersava-se pelas diversas tarefas e atividades
E só a noite,
Se voltava a juntar-se,
Comer descansar um pouco no bantabá e dormir...
Para depois se
E levantar antes do nascer do sol...
IV
Era uma verdadeira
Família,
Na pura
Aceção da palavra,
Que, apesar de não
Haver tempo para muita folia
E diversão,
Havia
Muita alegria,
Muita união,
Muita harmonia...!
V
No entanto,
Havia
Momentos
De festim,
Festas,
Bailes,
Sobretudo
Depois das boas colheitas.
A tabanca inteira
Orgulhava do seu valor,
Do seu labor
E assim,
Todos saiam à rua
E todos
Se divertiam à brava:
Crianças, mulheres, homens,
Velhos, etc
E muitas das vezes,
As Tabancas contíguas
Também participavam
Nesses momentos únicos...
VI
A escrita,
Contribui para a fertilizaçào
Da minha memória
Abafada
E atrofiada
Pela História
Da modernização,
Aquisição
De conhecimentos
Obtidos pela alienação,
Pela colonização,
Pela civilização
Ocidental,
Esquecendo
A da minha tradição
Ancestral...
A escrita
Me fermenta,
Me excita,
Me aduba,
Me educa,
Me desperta,
Me orienta...
1. Papá
2. Nomes de bois, vacas( cada vaca, cada boi , tinha um nome próprio).
(Continua)
BRANDOA (terça- feira, 02:30), 14 de maio de 2024.
kKNDO ( FF)

Sem comentários:
Enviar um comentário