quarta-feira, 13 de maio de 2026

 SÃO 

JOÃO 

ESPERA

A CRIATURA

PARA A SUA SALVAÇÃO...



Eis São 

João 

Com a expetativa 

De alguém 

Que vem

Que o salva,

Porque terra

Já ceifara,

Já levara 

Aqueles que mostraram

A sua bravura 

Enfrentando

A terra 

Íngreme,

Plantando

Mancarra,

Nhambe,

Feijão,

Mandioca,

Abóbora,

Furta-pão,

Milho,

Goiabeira,

Bananeira,

Mangueira,

Cajueiro,

Cola,

Arroz,

Etc, etc.


II


A lavra

De terras 

Férteis,

Na sombra

Frondosa

Da mangueira,

Da árvore grandiosa

Como aquele poilão 

No Chão 

Manjaco,

Em Utiacor,

Perto

De Bandjumpôr,

Perto 

Daquele nascente,

Daquela fonte

De água branca,

Transparente,

Incolor,

Que mata a sede

Ofegante

De cada 

Lavrador,

Do transeunte,

Do viajante

Do anunciante

Da época 

Da chuva,

Onde 

O tambor

Transmite

Uma mensagem importante,

Que traz notícia

Para alegria

De todos os habitantes

Expectantes

De uma boa lavra

Para uma colheita

Ainda melhor...

Também existe

Ali em São 

João 

Que substituiu Djeu de Cobra,

Que substituiu os quintais 

De Bolama,

Com as terras já áridas...


III


Oh! Como me lembro,

Como no meu cérebro,

Ainda trago a memória,

O que ainda vem à tona,

Da infância,

Antes da guerra

Colonial

Lá naquele local,

Naquela zona,

Chamada Quínara,

A façanha

De nha baba(1),

Preocupado com os homens

Que vão desbravar

As matas virgens 

Para lavrar a mancarra,

Plantar o arroz

Na bolanha,

Preocupado com o seu rebanho,

Se o Ufelal,

Se o Udjacal

Se o Udjacal,

Se o Upathar,

Se o Utopal,

Se o Ucath Petante(2)

Etc, etc,

Entraram,

Se um não foi desviado

Pelo lobo

Ou pela onça ...!

E ainda se os meus irmãos,

Os meus primos,

Aliás, não havia primos,

Sobrinhos,

Tios,

Todos éramos irmãos 

Baba garande,

Babazinhos,

Paizinhos

Não havia madrastas,

Mas sim N,na tal,

N,na  A

N,na Z...,

Se todos já estavam em casa,

Pois, a madrugada,

A família 

Dispersava-se pelas diversas tarefas e atividades

E só a noite,

Se voltava a juntar-se,

Comer  descansar um pouco no bantabá e dormir...

Para depois se 

E levantar antes do nascer do sol...


IV


Era uma verdadeira

Família,

Na pura

Aceção da palavra,

Que, apesar de não 

Haver tempo para muita folia

E diversão,

Havia 

Muita alegria,

Muita união,

Muita harmonia...!


V


No entanto,

Havia

Momentos 

De festim,

Festas,

Bailes,

Sobretudo

Depois das boas colheitas.

A tabanca inteira

Orgulhava do seu valor,

Do seu labor

E assim,

Todos saiam à rua

E todos 

Se divertiam à brava:

Crianças, mulheres, homens,

Velhos, etc

E muitas das vezes,

As Tabancas contíguas 

Também participavam 

Nesses momentos únicos...


VI


A escrita,

Contribui para a fertilizaçào 

Da minha memória

Abafada 

E atrofiada

Pela História

Da modernização,

Aquisição 

De conhecimentos

Obtidos pela alienação,

Pela colonização,

Pela civilização 

Ocidental,

Esquecendo 

A da minha tradição 

Ancestral...

A escrita 

Me fermenta,

Me excita,

Me aduba,

Me educa,

Me desperta,

Me orienta...


1. Papá 

2. Nomes de bois, vacas( cada vaca, cada boi , tinha um nome próprio).


(Continua)


BRANDOA (terça- feira, 02:30), 14 de maio de 2024.


kKNDO ( FF)

Sem comentários:

Enviar um comentário