segunda-feira, 11 de maio de 2026

 AS MINHAS MEMÓRIAS 

INGLÓRIAS...:


 N,NA,


MAMÃ


NEGRA !


I


No poilão habitual,


Já não existe o ritual


Onde eu, quando


Ainda miúdo,


Menino


De mandado,


Digo, de recado,


Tu estendias o teu pano


Para o meu repouso,


Para não ser no teu regaço,


Para me enrolar


E observar 


O raio solar


Que, furtivamente,


Rachava aquele ramo inerte!


II


N,NA,


MAMÃ


NEGRA!


Ai! Ai!


Quem és tu agora?!


Quem és tu neste momento


Tão funesto?


Ai! Ai!


MAMÃ


NEGRA!


Estás tão diferente e magra!


III


Que feiticeiro


Te enfeitiçou,


MAMÃ


NEGRA?


Qual foi o embondeiro


Que te arrasou?!


IV


Onde está o teu penteado


Natural e chato,


Que srmpre me tens mostrado,


Quando


Eu me mergulhava no meu pranto?!


V


MAMÃ


NEGRA,


Sorri um pouco,


Porque eu sou(um) músico,


Toco


E danço com mana Djara!


VI


N,NA,


No meu interior,


Há um bombolom


De amor,


Que transmite o som


Mágico


E trágico


Que trago


Comigo,


Porque sou o lago


N,NA!


VII


N,NA,


No meu interior,


Há um bombolom


De amor,


Porque eu sou um Dom


Que descende de Utiacor!


Eu trago-o comigo,


Porque eu sou lago


Que banha


E alimenta a tua bolanha!


VIII


MAMÃ


NEGRA,


Sorri um pouco,


Com muito afinco


Para a Tua seiva pura,


Genuína


E digna.


IX


N,NA,


O teu filho


Tem um fardo


Sobre às costas.


Só dele se libertará,


Só o descerá,


Quando


O brilho


Banhar a tua face


E desaparecer as tuas rugas!!!


X


Sou manganás(1)


Que ignora o sofrimento;


Sou o teu rapaz


De fato


Roto,


De pés descalços,


De soluços


Constantes e imensos


Na tabanca


De Nhǒ Maca,


Hoje em cacos e destroços!


XI


N,NA,


A guerra


Que me " botou" na emigração,


Não ne fez esquecer 


Aquela


Terra


Onde nascera!


Daquela terra


De coração,


Que me viu nascer,


Crescer!


Nunca vou esquecě-la!!!


ÉVORA(terca-feira), 04 de Dezembro de 1984.


MATTOS(NDO)


KK-NDO

Sem comentários:

Enviar um comentário