segunda-feira, 25 de maio de 2026

 ÁFRICA 

NÃO DESCANSA,

DEVIDO A SUA ENXAQUECA

QUE NUNCA

PASSA...


I


ÁFRICA

Sofre 

Pelo que lhe fere

Na sua alma,

Pelo que muito

Ama 

No seu peito.

O seu coração 

Sofre,

Pela consternação 

Em cada nação 

Que não confere 

A mínima 

Condição 

A cada seu cidadão 

E o transfere

À emigração...


II


A EMIGRAÇÃO 

Tornou-se um fenómeno 

Natural 

Para cada africano,

A maldição

Pela qual 

Nenhum filho

Escapa.

Pelo que, o seu brilho

Só está na Europa,

Na América,

Continentes

Que oferecem estabilidade (s),

Que oferecem oportunidade(s)...

Que tem liberdade(s)...

Fugindo das mortes...


III


ÁFRICA

Encharca

Em maca,

Manca

Os seus filhos

A nascença,

Desde a criança

A escolher os trilhos,

Os seus destinos

Dignos

Ou malignos

Noutras 

Partes,

Noutras

Terras,

Noutros continentes....


IV


Oh ÁFRICA 

Minha!

Por que se envergonha

E definha

Como a lenha

Trazida da montanha?

Porque não brilha

E orgulha

Cada filho ou filha?

E por que se ajoelha

E se humilha

Ao sentir-se como agulha

Na terra vermelha?!!!


V


Os seus filhos

Fogem das migalhas

Que lhes oferece

E fazem prece 

E mendigam pela crise

Que endurece

Dia

A dia 

Em cantos 

Remotos

Onde a mãe ÁFRICA 

Fica!!!

Os seus filhos não merecem

Ser gentalhas!

Desculpem 

O termo, " canalhas"...!


VI


Em cada dia vinte

E cinco

De cada ano,

Dedico 

Um poema

Ao meu continente,

O meu eterno

Amor

Que a dor 

Me desperta

Do sono

Em que estou votado

E condenado

Neste mundo!....


VII


Os africanos

São homens dignos

Honestos,

Corretos,

Que trabalham

Com muito amor

Do que fazem, do calor

Que transborda dos seus rostos,

Que abominam 

A dor

Do seu semelhante,

E de todos os que se encontram 

Ao seu redor,

Amam o seu parente...


VIII


Eu não denigro

A minha ÁFRICA!

Choro 

Pelo que se passa

Em ÁFRICA!

A situação 

Difícil,

Não fácil

Que cada concidadão 

Africano

Atravessa 

No seu quotidiano...!

Eu amo

O meu continente,

O ventre

Do meu mestre,

Mesmo 

Estando muito 

Distante,

Pois, lá está enterrado  o meu cordão 

Umbilical,

No quintal

Do meu baba,

Do meu papá...!


IX


Urge

Hoje,

A consciêncialização,

Africanização,

A atitude

Da negritude

De cada cidadão,

Não a degradação

Na politização 

Dos agentes políticos,

Que apenas pensam nos seus umbigos,

Nos seus amigos,

Deixando a maioria 

Da população 

Na marginalização,

Na miséria,

Na penúria,

E que os poucos 

Trocos,

Vão para os seus bolsos,

Não para os cofres do Estado,

Estigmatizando o erário público,

Praticando/usando a demagogia

De praticar, exercer  a democracia,

Para servir os interesses do povo...!


VIVA AFRICA!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A LIBERDADE!

VIVA A FRATERNIDADE!

VIVA A JUSTIÇA!


( Continua)


BRANDOA ( segunda- feira, 04:25), 25 /5/2026.


kKNDO 

( FF1)


Sem comentários:

Enviar um comentário