ÁFRICA
NÃO DESCANSA,
DEVIDO A SUA ENXAQUECA
QUE NUNCA
PASSA...
I
ÁFRICA
Sofre
Pelo que lhe fere
Na sua alma,
Pelo que muito
Ama
No seu peito.
O seu coração
Sofre,
Pela consternação
Em cada nação
Que não confere
A mínima
Condição
A cada seu cidadão
E o transfere
À emigração...
II
A EMIGRAÇÃO
Tornou-se um fenómeno
Natural
Para cada africano,
A maldição
Pela qual
Nenhum filho
Escapa.
Pelo que, o seu brilho
Só está na Europa,
Na América,
Continentes
Que oferecem estabilidade (s),
Que oferecem oportunidade(s)...
Que tem liberdade(s)...
Fugindo das mortes...
III
ÁFRICA
Encharca
Em maca,
Manca
Os seus filhos
A nascença,
Desde a criança
A escolher os trilhos,
Os seus destinos
Dignos
Ou malignos
Noutras
Partes,
Noutras
Terras,
Noutros continentes....
IV
Oh ÁFRICA
Minha!
Por que se envergonha
E definha
Como a lenha
Trazida da montanha?
Porque não brilha
E orgulha
Cada filho ou filha?
E por que se ajoelha
E se humilha
Ao sentir-se como agulha
Na terra vermelha?!!!
V
Os seus filhos
Fogem das migalhas
Que lhes oferece
E fazem prece
E mendigam pela crise
Que endurece
Dia
A dia
Em cantos
Remotos
Onde a mãe ÁFRICA
Fica!!!
Os seus filhos não merecem
Ser gentalhas!
Desculpem
O termo, " canalhas"...!
VI
Em cada dia vinte
E cinco
De cada ano,
Dedico
Um poema
Ao meu continente,
O meu eterno
Amor
Que a dor
Me desperta
Do sono
Em que estou votado
E condenado
Neste mundo!....
VII
Os africanos
São homens dignos
Honestos,
Corretos,
Que trabalham
Com muito amor
Do que fazem, do calor
Que transborda dos seus rostos,
Que abominam
A dor
Do seu semelhante,
E de todos os que se encontram
Ao seu redor,
Amam o seu parente...
VIII
Eu não denigro
A minha ÁFRICA!
Choro
Pelo que se passa
Em ÁFRICA!
A situação
Difícil,
Não fácil
Que cada concidadão
Africano
Atravessa
No seu quotidiano...!
Eu amo
O meu continente,
O ventre
Do meu mestre,
Mesmo
Estando muito
Distante,
Pois, lá está enterrado o meu cordão
Umbilical,
No quintal
Do meu baba,
Do meu papá...!
IX
Urge
Hoje,
A consciêncialização,
Africanização,
A atitude
Da negritude
De cada cidadão,
Não a degradação
Na politização
Dos agentes políticos,
Que apenas pensam nos seus umbigos,
Nos seus amigos,
Deixando a maioria
Da população
Na marginalização,
Na miséria,
Na penúria,
E que os poucos
Trocos,
Vão para os seus bolsos,
Não para os cofres do Estado,
Estigmatizando o erário público,
Praticando/usando a demagogia
De praticar, exercer a democracia,
Para servir os interesses do povo...!
VIVA AFRICA!
VIVA A DEMOCRACIA!
VIVA A LIBERDADE!
VIVA A FRATERNIDADE!
VIVA A JUSTIÇA!
( Continua)
BRANDOA ( segunda- feira, 04:25), 25 /5/2026.
kKNDO
( FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário