A NOSSA "CANGALUTA",
A NOSSA LUTA,
PARA ATINGIR A META...
I
A nossa luta
Exige muita
Resistência,
A nossa persistência
Diária
Para garantir o sustento,
O pão de cada dia
Para a família,
Para a nossa própria,
Sobrevivência,
Para a nossa vivência,
Para a nossa existência,
O nosso próprio voto
E comportamento
No seio da comunidade
Restrita,
No seio da sociedade
Lata...!
II
Quem desiste
No meio do oceano,
Morre afogado.
E a sua morte
Representa
A perda
Da sua vida,
A consternação,
A tristeza
Da família,
Que às vezes,
Se transforma em caos,
Meses ou ano(s)...
III
Quando
O sono
Traz
O transtorno
Ao NDO,
A única alternativa,
O que o salva
É a escrita,
É o poema,
É a poesia,
O que o acalma,
A sua própria
Anestesia..
IV
A poesia,
Compensa
Em parte,
O que em mim
Falta,
E logo
Aparece,
Surge
De repente,
Uma ideia
Que me rebustece,
Levando-me bem
Longe
Para o confim,
Bem
Distante
Donde tinha vindo
Para este mundo,
Onde vivo
E ainda
Estou vivo,
Com um ser que não foge
Aos problemas,
Aos traumas
Que a própria vida
Me tem criado
Ao longo
Da longa caminhada,
Neste nosso planeta...
V
A poesia,
O poema
É o meu monólogo,
Uma conversa comigo
Mesmo,
O que vem
Do meu íntimo
Como homem,
Na ausência
Do diálogo,
Da companhia
De alguém
Com quem
Tagarelar,
Compartilhar,
Conversar,
Falar
Sobre tudo
Deste
Mundo
Colorido,
Mas conturbado,
Que arma,
Colocando
Preocupações
Às populações,
E desarma,
Quando
Aceita
A paz
A fim de devolver a harmonia
E a convivência
Pacífica,
Que traz
O sucesso,
O desenvolvimento,
O progresso,
A justiça,
O propósito
Assente
Na alegria
Na plenitude
Da criança,
Que alavanca
Cada vertente
Da sociedade
Social,
Emocional,
Pessoal,
Profissional
E consequentemente,
A felicidade
Da Humanidade...
VI
A minha "CANGALUTA"
A minha
Luta
Pessoal,
Familiar,
Profissional
Associa
A alegria
E tristeza,
Vitória(s)
E derrota((s)
Em cada dia,
Mas faz
Um leão
Assaz,
Feroz,
Capaz
De levantar uma montanha
Com uma voz
Que não se ouve,
Senão no que se escreve,
Fazendo
De tudo,
Para atingir,
Conseguir
Uma proeza,
Mesmo que seja diminuta,
Um empurrão
Que me dá asa para voar,
Pernas para correr,
Nunca desistir,
Sentir frouxo,
Ficar
Coxo,
E apenas pedir
A Deus força,
Saúde
Para continuar
A lutar
Até ao fim,
E voltar
Para onde eu vim...
( Continua)
BRANDOA ( quarta-feira,03:48), 27 de maio de 2026.
kKNDO
(FF1)

Sem comentários:
Enviar um comentário