terça-feira, 26 de maio de 2026

 O ESPAÇO 

EM BRANCO,

FICA PARA O ESBOÇO

POÉTICO 

DO LOUCO 

MANJACO...(na foto, escrita manuscrita)


I


Se pudesse 

Estar

Hoje,

Lá 

Bem longe,

A desfrutar

O interesse

Daquela

Localidade,

Naquela

Lala

Onde 

Vive a minha comunidade,

E aproveitasse 

A oportunidade

Para contemplar

A maravilha 

Daquela 

Ilha,

A brisa

Misteriosa,

A beleza

Da Natureza

No seu estado natural 

Sem a brutal

Intervenção 

Da mão 

Humana,

Que destrona

Totalmente

O que de belo,

O sigilo

Que nela

Existe...!


II


Oh! Ainda 

Me lembro

O que cada membro 

De Quínara 

Lançara,

Plantara

Sobre a terra 

Fértil,

O quintal 

De Faran  Matto,

Ou no quintal

Portal(r),

Tanta 

Fruta,

Tanto

Fruto

Para o alimento 

Infantil, 

Juvenil

E senil,

Para qualquer

Jovem,

Mulher,

Para qualquer

Ser 

Humano

Ainda

Com algum tino

Da importância

Da vida!!!

Tanta

Abundância 

Para a  sobrevivência...!!!


III


Oh! Como ainda 

Me lembro

O sussurrar do rouxinol

Em Bodjol,

Em Nova Sintra,

Cantoma,

Apanhar a canoa

E atravessar o rio

De São 

João 

Cruzar

No porto 

De Bolama, 

Com o Casacá

Que trazia os transeuntes

De Bissau

Que vinham passar

O fim-de-semana,

E a bordo, 

O famoso conjunto

"Mamadjumbu"...!


IV


Que menino,

Já hoje 

Velho,

Não se lembra 

Da minha famosa,

Formosa

Ilha,

"Djiu" de Cobra,

Pidjungutu,

N,tatcha,

Telegra,

Caliquir,

Praia de Ofir,

Madina,

Uatu,

Bolama de Bas,

...

...!


V


Esse tempo

Virá,

Chegará,

Se o meu corpo

Ainda

Suportar,

Aguentar

As agruras

Da vida,

E tiver 

Força 

Anímica,

Como o tio Maca,

A calma

Impressionante 

Do meu tio Vicente,

(Mamaru),

A génica 

Da mamã Babepebul

(Maria),

A voz suave

Da mamã Bamecente,

A acalmia

E alegria

Da mamã 

Tchaku

(Rosa),

A estridente

E quente 

Beleza 

Da mamã Inácia...!


VI


Oh! Como me lembro 

De Portugal manjaco,

Portugal mancanha,

Onde se situavam o aeroporto

E a fábrica de compota

"Anura",

Sindjan,

E tantas

Outras, outras 

Tabancas

Da ousada,

O " ninho dos terroristas",

A minha querida

Bolama,

Situada

Na minha alma,

Que tanto me chama

Em cada manhã...!!!


(Continua)


Alfornelos (terça-feira, 13:14), 26 de maio de 2026.


kKNDO 


(FF1)

Sem comentários:

Enviar um comentário