EU CELEBRO
O VITORIOSO
E O GLORIOSO
VINTE E QUATRO
DE SETEMBRO !
I
Eu (tu, ele/ela , nós) celebro
O vinte e quatro
De Setembro,
Porque é o que me lembro,
O que de mais íntegro
Ainda resta no meu cérebro
Como um facto,
Um acontecimento
Digno de celebração
Da minha NAÇÃO!
II
Celebremos
Vivamente
Esta efeméride
Com hombridade
E dignidade,
Porque nos concedeu a nacionalidade
Que nos tinha sido negada,
Alegando a nossa menoridade,
A nossa futilidade
Como povo,
Com a sua história, sua cultura,
Seus usos e costumes,
Em suma, com a sua identidade própria!
III
Celebremos
Ativamente
O VINTE E QUATRO
DE SETEMBRO,
Cada um à sua maneira,
Levantando,
Içando
A bandeira,
Vendo- a desfraldar pelo vento,
Vendo-a brandar/bradar pelo posto
Bem perto,
Ou simplesmente,
No punho de um vulto
Bastante
Satisfeito,
Correndo pelas ruas
Pelas avenidas,
Ainda nossas
Porque, o que já se diz,
Umas serão batizadas,
Pelos nomes dos agentes do mal,
Que sempre denominei de Eixo do Mal,
Talvez de Macky Sall
Do Senegal
E de Muhammadu Buhari
Da Nigéria,
Outro da Mafia...!
IV
" O VINTE E QUATRO
DE SETEMBRO",
O aniversário,
O corolário
Do imenso
Esforço
Coletivo
Do nosso povo,
Da combatividade,
Da unidade
Do todo
Mosaico
Étinico,
Da coragem
De cada homem
Heróíco,
Dos anónimos combatentes
Da LIBERDADE da PÁTRIA!
V
Rendemos a homengem
Aos valorosos
E corajosos
Irmãos que tombaram
Nas diversas frentes da batalha!
VI
Volvidos
47 anos
Da independência
Da nossa terra,
Da nossa GUINÉ,
Há ainda Nené
Que chora
Pelo pão,
Que não tem educação,
Que não tem habitação,
Que não tem saneamento básico,
Que não tem saúde...!
E ainda estamos a promover
Incompetentes
Nos lugares cimeiros,
Importantes
Da governação
E da alta e máxima magistratura
Da terra,
Da NAÇÃO!
VII
Aos combatentes
Da Suíça,
GENEBRA,
Estou convosco,
Estou atrás,
Vós que lutais pela paz,
Estou na vossa luta,
Para resgatar a verdadeira
Democracia
Na Guiné-Bissau,
Pela qual lutou
E tombou
O nosso camarada Amilcar CABRAL
E tantos outros compatriotas!
Com coragem,
Lutem
Lá!
Outros lutarão cá
E noutras frentes da luta!
VIII
A SUIÇA
É A ESPERANÇA
DOS QUE TÊM A CONFIANÇA
NAS CONSTITUIÇÕES
E INSTITUIÇÕES
DEMOCRÁTICAS,
NA LIBERDADE
E NA JUSTIÇA!
IX
Celebro,
Comemoro
O VINTE E QUATRO
DE SETEMBRO
DE 2020,
Com um misto
De sentimento(s):
- De alegria;
- De melancolia ,
Porque temos a independência
Com muita deficiência,
Um grande turbulência
Na consciência
Coletiva
Com uma raiva
Do povo
Feito
Escravo
Dos que aldrabam
Cada voto
Depoitado nas urnas!
X
Celebramos
Sim,
O VINTE E QUATRO
DE SETEMBRO,
Sim,
Mas não assim
Desta forma,
Com muita mágoa em cada alma,
Porque o poder foi tomado
Pele força das armas!
XI
A ilegalidade,
A marginalidade,
Se instalou na nossa sociedade,
Pois, os detentores
De poderes
Hoje,
No país
Não precisaram de esperar
Pelo pronunciamento
Do Supremo Tribunal de Justiça,
Chingaram,
Ameaçaram-nos
Tantas vezes,
E, finalmente,
Os reconheceram
Como verdadeiros
Vencedores!
Uma falácia
Da circunstância!
Que pena,
A verdade da mentira!
XII
VIVA GUINÉ-BISSAU
LIVRE
DAS INGERÊNCIAS
EXTERIORES!
VIVA A GUINÉ-BISSAU SOBERANA!
VIVA O POVO HERÓÍCO
DA GUINÉ-BISSAU!
VIVA O GRANDE PENSADOR,
O PROMOTOR
DAS CONSCIÊNCIAS,
VIVAS,
O SENHOR
ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,
O DSP!
(CONTINUA)
BRANDOA (AMADORA, QUINTA-FEIRA, 02:45), 24 DE SETEMBRO DE 2020
KK