sexta-feira, 30 de setembro de 2022

 Nada mais neste mundo, senão muita saúde! Que tenhas muita saúde e que consigas atingir os teus objetivos, os teus projetos e sonhos!

Agrada-me sempre ouvir -te falar do que presentemente ambicionas e desejas! Arrumar a tua sala, a tua casa como qualquer mulher e que tens orgulho em ti própria!

Luta pelo que acreditas e pelo teu filho! Luta e batalha como mulher batalhadora! Não te deixes ir abaixo! Não deites a toalha ao chão! Não e nunca desistas dos teus projetos de vida, menina Khady, que eu tanto queria como mulher!

Vá para frente!  NÃO olhes para trás! O passado é passado e já não volta! Tu, nem ninguém consegue apanhar a água entornada!  Não te arrependas do que tenhas feito, bem ou mal! Deus vai guiar-te, abençoar-te e proteger -te dos espíritos malignos e continuar a pensar positivamente como tens feito até agora e tens vencido até hoje! Acredita, acredita, acredita sempre que é possível ultrapassar as barreiras difíceis!

Eu não te quero apenas como amor, mas como uma pessoa, como parente, como sobrinha como tu queres! Não quero que me ames, que me aceites pelos favores! Não, não e não! Se quiseres, agora, seremos apenas amigos e mais nada. Não tenhas pena de mim! Eu agora, me preocupo contigo como família.

Vais melhorar! Vais ficar bem e estarei sempre ao teu lado!

Um beijo que te envio, não é agora de amor propriamente dito, mas de família.


A Makhady 

Até logo.

91/10)2922



 AS VIAS MAIS FÁCEIS,

NEM SEMPRE SÃO AS MAIS PROVÁVEIS...


Antes de promover

As minhas habituais

Linhas soltas,

Queria apenas,

Dirigir e escrever

Algumas palavras banais,

Aos concidadãos, compatriotas:

Votem!

Não alienem

Os vossos direitos

Constitucionais!

Idem

Depositar os vossos votos!


II


Estou a caminho...


(Continua)


Patameiras (domingo, 11h14 mins), 01 de outubro de 2017.


                     KK(NDO)

 VEJAM SÓ A PEÇA

QUE O TIO RECEBE,

QUE O " LOCALIZA",

ENVIADA PELA SOBRINHA " DJUBÉ" !



Foi com uma alegria imensa

Que o tio recebe

Esta peça

Que lhe"localiza,

Enviada

Pela sua " fofinha"

E querida 

Sobrinha,

" DJUBÉ" !


II


Uma peça,

Uma camisa,

Genuína

E autenticamente africana,

Que nos orgulha

Da nossa terra

Apesar da"bagunça"

Que lá reina,

Uma faúlha

Do orgulho

De (por e em) cada filho!


III


Obrigado,

DJUBÉ!

Que Deus te abençoe!


IV


À pressa,

O tio pára 

E tira 

O casaco 

E a camisa 

Que  vestia,

E cobre 

O corpo,

Graças ao tempo

Que ainda  permitia

E permite

O deleite,

"Ronco"

Que  ainda 

Decorre,

Corre

Em cada avenida, 

Em cada

Esplanada,

Em cada 

Praça 

De Odivelas,

De  Lisboa,

De Queluz  Belas,

Ou de Évora,

Em que  se passeia,

E, em cada 

Volta e meia,

Algo nos nos atiça,

Algo nos convida

Para a delícia,

 (De um) Para um bom

Pasto,

Para um bom

Prato,

(De) Com comida 

Boa! ...


(Continua)


Odivelas( domingo, 13h47 mins), 01/10/2017.


                            KK(NDO)

 O QUE NOS TOLDA,

TAMBÉM NOS MOLDA...


I


Um dever

Cívico

De um ser,

De um cidadão, 

Uma missão 

Que carrega

Nos ombros

Como um dos membros

Da sociedade,

Pelo que não pode,

Nem verga,

Nem um pouco...


II


Nao é vaidade,

Egoismo,

Egocentrismo,

Nem tão pouco o etnocentrismo

Que me leva a escrever,

Mas apenas o ter

Que entreter 

Com as letras,

Com as palavras

Para ver 

O que pode dar,

O que pode originar,

O que pode resultar,

Ou, seja, o significado

Que pode ter

E se alguém pode compreender

O meu raciocínio,

O meu desígnio...!


III


Não é fácil 

Acompanhar

Aquele "imbecil"

Que está sempre a sonhar,

Aquele "desocupado"

Sossegado

No seu "palácio",

Em que o vício

Corrompe a sua alma,

A sua gema

Benigna

E genuína...!


IV


Experimento

O talento 

Do meu intelecto,

Isto é,  até que ponto

Sou capaz

De fazer o que faz

O(Um)"rapaz"

Tenaz,

Da minha "idade",

Com a capacidade

De produzir uma obra

Verdadeira?!


V


O que faço,

É um jogo

Comigo

Mesmo,

O meu malabrismo,

Verificando o que posso,

O que consigo

Fazer

Como

Um ser...!

Um jogo

Intelectual,

Pessoal...,

No abandono

Do sono...,

À espera

Da hora

Para ir para o emprego...


VI


O prazer,

A delicia 

De escrever,

A alegria,

De me entreter,

Para afastar a monotonia...

De cada dia...


(Continua)


BRANDOA (AMADORA,  05:25, quarta-feira), 01 de outubro de 2020.

                       

                                 KK

O MÊS 
EM QUE DEUS ME FEZ...!

I

É este
E não outro,
O mês
Que Deus me fez!
O mês
De outubro,
Como presente,
Como prenda
Maior 
De vida,
Com todo o amor!

II

Louvado 
Seja Senhor
Nosso Criador,
Doando 
O Seu amor 
A cada
Criatura
Na terra
Na sua caminhada
Diária,
Com todo
O fervor,
Carinho
De todo
O tamanho,
Com todo
O empenho
Como deve ser
A cada ser!

III

Lembrai-vos, 
Que foi na diferença
E na Sua semelhança,
Que Ele fez
Cada um de nós,
Com justiça,
Propriedade,
Liberdade,
Igualdade,
Individualidade
Na e com a esperança,
Para que cada um desfrute
De forma diferente
A sua felicidade!

IV

A cada
Manhã,
A cada
Aurora,
A cada
Dia,
Desejo que cada
Um tenha 
A saúde,
Na companhia
Da sua família,
Folia
E alegria,
Cada
Um à sua maneira
Na terra,
No Planeta
Em que se habita!

V

Todos
Juntos,
Fortes,
Unidos,
Mesmo com projetos
Diferentes,
De mãos
Dadas como irmãos,
Caminhemos
Lado
A lado!
Que ninguém fique atrás,
Para que possamos
Viver em paz,
Sem sofrimento
E sem arrependimento
Em cada ato
Que pratiquemos...!

VI

Aos felizardos
Irmãos contemplados
Neste 
Mês
De outubro,
Que Deus fez,
A todos,
Felicito
Cada um, hoje e durante 
O mês,
E que, ardentemente,
Desejo no fundo do peito,
Muita saúde
E felicidade
Como membro
Da mesma comunidade!

(Continua)

Brandoa( sábado, 2:45), 01 de outubro de 2022.

KANKAMBALL

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

 Muito bem dito

E eu acrescento:

Levante-se,

Prepare-se 

Enfrente

O combate

E vá sempre em frente,

Com a cabeça

Levantada,

Sem medo da queda

E, tenha sempre a esperança!

Um bom dia!


Um conselho para todos

17(09)2022


KK



 CUMPRIR O DEVER

COMO DEVE SER

COMO QUALQUER

SER...


I


No mundo

Normal,

Regular,

Pauta-se pelo dever

Como um ser

Para poder

Merecer

O direito na sociedade

Onde 

Está inserido.


II


No mundo

Normal,

Regular,

A conduta

De um sujeito,

É a rota

Com determinada luz

Que o conduz

A um bom porto

Onde os outros estão vivendo.


III


A cada porta

Aberta,

Abre-se também

Uma janela

Onde vêm

Oportunidades

Para todas as individualidades,

Sem discriminação

Sem aceção.


IV


Eis que o mês

De setembro

Cede lugar

Ao mês

De outubro,

Para que todos possam 

Jogar

Para que todos possam

Aproveitar

E demonstrar

As suas capacidades,

As suas potencialidades.


V


O pimento

É o alimento,

É o fermento

Do cérebro

Do mês de setembro,

Bem como o de outubro,

Novembro

E dezembro.

Assim, fazemos

O acerto

Acertamos

De modo 

Justo,

Os meses para cada ano,

Segundo

O calendário gregoriano.


VI


Despedimo-nos

Do mês de setembro

E esperemo-nos

Com muita expetativa

O mês de outubro,

Como espera a chuva

Que nos dá

Prenda

Da vida.


(Continua)


Brandoa( sexta-feira, 04:47), 30/09/2022.


KK

 SONHA

E AMANHA

PARA O DIA DE AMANHÃ... !


I


Rasgar,

Estragar,

Legar,

Entregar,

Vergar,

E não chegar

A um lugar... !


II


Troco

Um soco

Por um suco,

Por um beijo

Meigo e doce

Na face

De um anjo,

De uma criança

Ainda indefesa,

Que não faz a destrinça,

Que não destrinça

A injustiça

Da justiça,

E, consequentemente,

Na sua mente,

Não existe

A diferença...


III


Rasgar

E procurar

Encontrar

A forma

De reparar

E avivar

A chama

Para que a alma

Viva,

Ativa e reviva

Com amor

No seu interior;


IV


Estragar,

Esmagar

O que dificulta,

Empata

A senda,

O desenvolvimento

E crescimento

Da sua vida,

Para que possa desbravar

Outros

Caminhos,

Encontros,

Pelouros,

Louros

E tesouros

Dos seus sonhos;


V


Legar

O que de bom, 

Melhor

E maior,

Constitui o seu dom,

Ao longo

Da sua existência,

Vivência,

A um familiar,

A um amigo,

De modo 

Fecundo

E salutar;


VI


Entregar

Um bem

A alguém

Que tem

Um sentido

De responsabilidade

Na comunidade,

Na sociedade;

Alguém

Imbuído

De um espírito

Altruísta,

Humanista,

De cidadania;

Alguém

Com um rosto

Que congregue

A Concórdia

E harmonia

Para que o mundo

Sossegue

De tanta

 turbulência!;


VII


Nunca vergar,

Por mais que as coisas,

No início,

Nos pareçam difíceis,

Pois,  o vício 

De enveredar

Por vias fáceis,

Tem consequências 

Desastrosas,

Imprevisíveis...


VII


Chegar,

É um ato

De coragem,

De valentia,

De engrandecimento,

De agradecimento

E de garantia,

Provando que nós não  temos  vertigem

De galgar 

Qualquer ponto

Deste nosso

Imenso

Universo...!


IX


Devagar,

Sem pressa,

Chegamos a um lugar

Que pode sossegar

Os nossos espíritos 

De tantos 

Tormentos 

E apoquentos 

Sociais,

Económicos,

Políticos, 

Culturais,


Ambientais,

Quotidianos,

Específico e geralmente humanos.!...


(Continua)


Odivelas ( 14h 35 mins, Sábado), 30/9/2017.


                              KK(NDO)

 A RESPONSABILIDADE

DE QUEM DECIDE


I


Levo

O tempo

Ao meu colo,

Antes que ele 

Me leve  

Desprevenido.


II


É tão fácil 

Agradar

Ainda

Que débil interiormente.

Amar

Toda

A  gente

Sem nunca

Pedir nada 

Em troca

Na banda.


III


 O perfil

É  cantil

Que nos acompanha

Em cada campanha

Militar,

As guerras

Em África

Ou na Europa

Das trincheiras...


IV


Palavras

Sábias

Saidas

Da boca 

Daquele que não troca

A familia

Por nada

Deste mundo,

Por mais valia

Que seja a prenda  

Dada

Por um conhecido

Ou uma por  uma conhecida.,

Por que o  filho do manjaco

Contenta-se com o pouco

Muito precioso,

Valioso,

Parco,

Mas muito intenso...


.


V


Obrigado

Minhas 

Queridas

Donzelas,

Pelo apoio

Que me têm 

Dado

No seio

De um ambiente

Pungente,

Desolador 

Sem 

Cor 

Nem

...    !


VI


De London

A Lisbon,

...

Porque não ganha,

Foi obrigado

A fazer um esforço tremendo,

Um desvio,

Para o seu próprio 

Alívio

E benefício 

Por Campanhã,

No Porto

E chegar muito 

Tarde a Lisboa,

Numa boa, 

Por volta das seis e meia da manhã ..


(Continua).


Campanhã (cidade do Porto, 00:50 minutos, segunda-feira), 30 de setembro de 2019.


                                                       KK(NDO)

 RECORDAR

E SEMPRE RECORDAR :


SERVIR

COM DEVOÇÃO 

NA EDUCAÇÃO, 

PARA O PORVIR


I


Em cada dia

A alegria

De ensinar,

Orientar,

Auxiliar,

Ajudar

Alguém,

Provém 

Daquele  que tem

Uma boa origem,

As capacidades que advêm 

De um espírito

Perfeito

E sem

Malícia

Para com o outro

Sujeito,

Um indivíduo apto

E pronto

Para o socorro

Em qualquer e determinado momento .


II


Assim é o trajeto,

O  projeto

Posto

No espírito

E peito

Daquele que desde o nascimento,

Tem feito

Com todo o gosto,

Todo o conhecimento

Que possui para o completo 

Tributo

Para cada um,

Para cada homem,

Sem receio nenhum,

Desde que seja para o bem comum.


III


Hoje é o derradeiro

Regresso

E o retrocesso,

O término 

Digno

Do setembro

Vitorioso,

Que deixa 

Orgulhoso

Cada compatriota,

Cada nacionalista 

Guineense, 

E, sobretudo, daquele que ostenta

A faixa 

Que simboliza a luta

E a conquista

De outrora 

Na nossa terra,

Apesar da crise

Que não é  de agora...


IV


O sopro

De Setembro, 

Austero,

Foi um grande tesouro,

Um louro

Precioso,

Um livro

Com cada" registro"(registo)

Verdadeiro,

Puro,

Do orgulho 

De cada bom filho

Da Guine-BISSAU!


V


Me relembro

Do setembro

Vitorioso,

Não o esqueço...!

Dele,

Me despeço,

Com um laço

Preso 

Na pele

E no osso,

Com muita  gratidão

Do(No) coração...


(Continua)


Brandoa(Amadora,  2:30, quarta-feira), 30 de setembro de 2020.


             KK

 A CHAMA

QUE INFLAMA

À MINHA ALMA...!


I


SETEMBRO

No seu derradeiro

Dia,

Foge

Hoje, 

Bem longe

E nos deixa

Numa grande

Monotonia,

Uma faixa 

De abandono

De (Na) temporalidade

De um ano...!

Parte e nos deixa

Com muita saudade...!


II


SETEMBRO, 

O soro

Puro,

O nosso coro,

Com a tua bênção 

E proteção,

Vamos esperar 

Pacientemente,

Que voltes no próximo

Verão

No máximo 

Do teu esplendor,

Com a paz e muito amor...!


III


Adeus SETEMBRO

De ouro

E vitorioso !

Despeço-

- Te de modo caloroso!!!


(Continua)


Alfornelos (quinta-feira,  12:34), 30 de setembro de 2021.


              KK (NDO)

 A FERA

QUE ME ESPERA

A TODA A HORA...


I


Não importa

A minha idade,

A minha cor,

A minha religião, 

À minha ideologia...

O que importa,

É a minha pessoa,

O meu amor,

Que continua 

Rubro,

Que continua

Intenso

Com a mesma

Chama

Daquele que ama

Há décadas

A mesma

Pessoa,

Com o mesmo 

Fervor

Como 

A água 

Que ferve 

Numa panela.


II


À espera

E nunca desespera

Como filha

Do lavrador, 

Como filha

Do pescador,

Como filha 

Do pastor...

Está sempre à espera,

Com muita expectativa,

Quer faça 

A chuva,

Sol,

Frio

Ou calor,

Porque tem uma esperança

Imensa,

Como uma criança 

Que abraça 

Fortemente 

A sua mãe por medo

Do mundo

Conturbado,

Que alguém a tire

E a leve

Bem longe,

Bem distante

Do seu espaço...


III


É a fera,

Que se tornou a companheira,

A senhora,

A mulher

Daquele ser,

Daquela criatura

Que está também sempre

À espera

Da hora

De ser abraçado,

Acarinhado,

Tocado,

Com festinhas

Todos os dias,

Todas as manhãs 

Sem manhas,

Nem artimanhas...

Com toda autenticidade,

Genuidade 

E verdade...


IV


O atraso 

No processo, 

Não impede o meu passo

Em cada espaço,

Em cada esboço 

Que eu faço

Com um compasso,

Em cada troço .

Omisso.


V


Louvado

Seja o Senhor,

O emissor

Do amor 

À cada pcador

A cada hora,

A cada minuto,

A cada segundo,

A criatura

Que ama 

No fundo

Da sua alma

E também à espera

De ser amado...!


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, quarta-feira,  04:13), 29 de setembro de 2021.


                             KK(NDO)

 SONHA

E AMANHA

PARA O DIA DE AMANHÃ... !


I


Rasgar,

Estragar,

Legar,

Entregar,

Vergar,

E não chegar

A um lugar... !


II


Troco

Um soco

Por um suco,

Por um beijo

Meigo e doce

Na face

De um anjo,

De uma criança

Ainda indefesa,

Que não faz a destrinça,

Que não destrinça

A injustiça

Da justiça,

E, consequentemente,

Na sua mente,

Não existe

A diferença...


III


Rasgar

E procurar

Encontrar

A forma

De reparar

E avivar

A chama

Para que a alma

Viva,

Ativa e reviva

Com amor

No seu interior;


IV


Estragar,

Esmagar

O que dificulta,

Empata

A senda,

O desenvolvimento

E crescimento

Da sua vida,

Para que possa desbravar

Outros

Caminhos,

Encontros,

Pelouros,

Louros

E tesouros

Dos seus sonhos;


V


Legar

O que de bom, 

Melhor

E maior,

Constitui o seu dom,

Ao longo

Da sua existência,

Vivência,

A um familiar,

A um amigo,

De modo 

Fecundo

E salutar;


VI


Entregar

Um bem

A alguém

Que tem

Um sentido

De responsabilidade

Na comunidade,

Na sociedade;

Alguém

Imbuído

De um espírito

Altruísta,

Humanista,

De cidadania;

Alguém

Com um rosto

Que congregue

A Concórdia

E harmonia

Para que o mundo

Sossegue

De tanta

 turbulência!;


VII


Nunca vergar,

Por mais que as coisas,

No início,

Nos pareçam difíceis,

Pois,  o vício 

De enveredar

Por vias fáceis,

Tem consequências 

Desastrosas,

Imprevisíveis...


VII


Chegar,

É um ato

De coragem,

De valentia,

De engrandecimento,

De agradecimento

E de garantia,

Provando que nós não  temos  vertigem

De galgar 

Qualquer ponto

Deste nosso

Imenso

Universo...!


IX


Devagar,

Sem pressa,

Chegamos a um lugar

Que pode sossegar

Os nossos espíritos 

De tantos 

Tormentos 

E apoquentos 

Sociais,

Económicos,

Políticos, 

Culturais,

Ambientais,

Quotidianos,

Específico e geralmente humanos.!...


(Continua)


Odivelas ( 14h 35 mins, Sábado), 30/9/2017.


                              KK(NDO)

 A RESPONSABILIDADE

DE QUEM DECIDE


I


Levo

O tempo

Ao meu colo,

Antes que ele 

Me leve  

Desprevenido.


II


É tão fácil 

Agradar

Ainda

Que débil interiormente.

Amar

Toda

A  gente

Sem nunca

Pedir nada 

Em troca

Na banda.


III


 O perfil

É  cantil

Que nos acompanha

Em cada campanha

Militar,

As guerras

Em África

Ou na Europa

Das trincheiras...


IV


Palavras

Sábias

Saidas

Da boca 

Daquele que não troca

A familia

Por nada

Deste mundo,

Por mais valia

Que seja a prenda  

Dada

Por um conhecido

Ou uma por  uma conhecida.,

Por que o  filho do manjaco

Contenta-se com o pouco

Muito precioso,

Valioso,

Parco,

Mas muito intenso...


.


V


Obrigado

Minhas 

Queridas

Donzelas,

Pelo apoio

Que me têm 

Dado

No seio

De um ambiente

Pungente,

Desolador 

Sem 

Cor 

Nem

...    !


VI


De London

A Lisbon,

...

Porque não ganha,

Foi obrigado

A fazer um esforço tremendo,

Um desvio,

Para o seu próprio 

Alívio

E benefício 

Por Campanhã,

No Porto

E chegar muito 

Tarde a Lisboa,

Numa boa, 

Por volta das seis e meia da manhã ..


(Continua).


Campanhã (cidade do Porto, 00:50 minutos, segunda-feira), 30 de setembro de 2019.


                                                       KK(NDO)

 RECORDAR

E SEMORE RECORDAR :


SERVIR

COM DEVOÇÃO 

NA EDUCAÇÃO, 

PARA O PORVIR


I


Em cada dia

A alegria

De ensinar,

Orientar,

Auxiliar,

Ajudar

Alguém ,

Provém 

Daquele  que tem

Uma boa origem,

Detém 

As capacidades que advém 

De um espírito

Perfeito

E sem

Malícia

Para com o outro

Sujeito,

Um indivíduo apto

E pronto

Para o socorro

Em qualquer e determinado momento .


II


Assim é o trajeto,

O  projeto

Posto

No espírito

E peito

Daquele que desde o nascimento,

Tem feito

Com todo o gosto,

Todo o conhecimento

Que possui para o completo 

Tributo

Para cada um,

Para cada homem,

Sem receio nenhum,

Desde que seja para o bem comum.


III


Hoje é o derradeiro

Regresso

E o retrocesso,

O término 

Digno

Do setembro

Vitorioso,

Que deixa 

Orgulhoso

Cada compatriota,

Cada nacionalista 

Guineense, 

E, sobretudo, daquele que ostenta

A faixa 

Que simboliza a luta

E a conquista

De outrora 

Na nossa terra,

Apesar da crise

Que não é  de agora...


IV


O sopro

De Setembro, 

Austero,

Foi um grande tesouro,

Um louro

Precioso,

Um livro

Com cada" registro"(registo)

Verdadeiro,

Puro,

Do orgulho 

De cada bom filho

Da Guine-BISSAU!


V


Me relembro

Do setembro

Vitorioso,

Não o esqueço...!

Dele,

Me despeço,

Com um laço

Preso 

Na pele

E no osso,

Com muita  gratidão

Do(No) coração...


(Continua)


Brandoa(Amadora,  2:30, quarta-feira), 30 de setembro de 2020.


             KK

 A FERA

QUE ME ESPERA

A TODA A HORA...


I


Não importa

A minha idade,

A minha cor,

A minha religião, 

À minha ideologia...

O que importa,

É a minha pessoa,

O meu amor,

Que continua 

Rubro,

Que continua

Intenso

Com a mesma

Chama

Daquele que ama

Há décadas

A mesma

Pessoa,

Com o mesmo 

Fervor

Como 

A água 

Que ferve 

Numa panela.


II


À espera

E nunca desespera

Como filha

Do lavrador, 

Como filha

Do pescador,

Como filha 

Do pastor...

Está sempre à espera,

Com muita expectativa,

Quer faça 

A chuva,

Sol,

Frio

Ou calor,

Porque tem uma esperança

Imensa,

Como uma criança 

Que abraça 

Fortemente 

A sua mãe por medo

Do mundo

Conturbado,

Que alguém a tire

E a leve

Bem longe,

Bem distante

Do seu espaço...


III


É a fera,

Que se tornou a companheira,

A senhora,

A mulher

Daquele ser,

Daquela criatura

Que está também sempre

À espera

Da hora

De ser abraçado,

Acarinhado,

Tocado,

Com festinhas

Todos os dias,

Todas as manhãs 

Sem manhas,

Nem artimanhas...

Com toda autenticidade,

Genuidade 

E verdade...


IV


O atraso 

No processo, 

Não impede o meu passo

Em cada espaço,

Em cada esboço 

Que eu faço

Com um compasso,

Em cada troço .

Omisso.


V


Louvado

Seja o Senhor,

O emissor

Do amor 

À cada pcador

A cada hora,

A cada minuto,

A cada segundo,

A criatura

Que ama 

No fundo

Da sua alma

E também à espera

De ser amado...!


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, quarta-feira,  04:13), 29 de setembro de 2021.


                             KK(NDO)

 A FERA

QUE ME ESPERA

A TODA A HORA...


I


Não importa

A minha idade,

A minha cor,

A minha religião, 

À minha ideologia...

O que importa,

É a minha pessoa,

O meu amor,

Que continua 

Rubro,

Que continua

Intenso

Com a mesma

Chama

Daquele que ama

Há décadas

A mesma

Pessoa,

Com o mesmo 

Fervor

Como 

A água 

Que ferve 

Numa panela.


II


À espera

E nunca desespera

Como filha

Do lavrador, 

Como filha

Do pescador,

Como filha 

Do pastor...

Está sempre à espera,

Com muita expectativa,

Quer faça 

A chuva,

Sol,

Frio

Ou calor,

Porque tem uma esperança

Imensa,

Como uma criança 

Que abraça 

Fortemente 

A sua mãe por medo

Do mundo

Conturbado,

Que alguém a tire

E a leve

Bem longe,

Bem distante

Do seu espaço...


III


É a fera,

Que se tornou a companheira,

A senhora,

A mulher

Daquele ser,

Daquela criatura

Que está também sempre

À espera

Da hora

De ser abraçado,

Acarinhado,

Tocado,

Com festinhas

Todos os dias,

Todas as manhãs 

Sem manhas,

Nem artimanhas...

Com toda autenticidade,

Genuidade 

E verdade...


IV


O atraso 

No processo, 

Não impede o meu passo

Em cada espaço,

Em cada esboço 

Que eu faço

Com um compasso,

Em cada troço .

Omisso.


V


Louvado

Seja o Senhor,

O emissor

Do amor 

À cada pcador

A cada hora,

A cada minuto,

A cada segundo,

A criatura

Que ama 

No fundo

Da sua alma

E também à espera

De ser amado...!


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, quarta-feira,  04:13), 29 de setembro de 2021.


                             KK(NDO)

 A FERA

QUE ME ESPERA

A TODA A HORA...


I


Não importa

A minha idade,

A minha cor,

A minha religião, 

À minha ideologia...

O que importa,

É a minha pessoa,

O meu amor,

Que continua 

Rubro,

Que continua

Intenso

Com a mesma

Chama

Daquele que ama

Há décadas

A mesma

Pessoa,

Com o mesmo 

Fervor

Como 

A água 

Que ferve 

Numa panela.


II


À espera

E nunca desespera

Como filha

Do lavrador, 

Como filha

Do pescador,

Como filha 

Do pastor...

Está sempre à espera,

Com muita expectativa,

Quer faça 

A chuva,

Sol,

Frio

Ou calor,

Porque tem uma esperança

Imensa,

Como uma criança 

Que abraça 

Fortemente 

A sua mãe por medo

Do mundo

Conturbado,

Que alguém a tire

E a leve

Bem longe,

Bem distante

Do seu espaço...


III


É a fera,

Que se tornou a companheira,

A senhora,

A mulher

Daquele ser,

Daquela criatura

Que está também sempre

À espera

Da hora

De ser abraçado,

Acarinhado,

Tocado,

Com festinhas

Todos os dias,

Todas as manhãs 

Sem manhas,

Nem artimanhas...

Com toda autenticidade,

Genuidade 

E verdade...


IV


O atraso 

No processo, 

Não impede o meu passo

Em cada espaço,

Em cada esboço 

Que eu faço

Com um compasso,

Em cada troço .

Omisso.


V


Louvado

Seja o Senhor,

O emissor

Do amor 

À cada pcador

A cada hora,

A cada minuto,

A cada segundo,

A criatura

Que ama 

No fundo

Da sua alma

E também à espera

De ser amado...!


(Continua)


BRANDOA (AMADORA, quarta-feira,  04:13), 29 de setembro de 2021.


                             KK(NDO)

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

 A labuta

Daquele que sonha,

Luta

E se empenha

Em alcançar o essencial,

O vital

Na nossa caminhada

Da vida...


II


O tempo encarregar-se-á

De um dia,

De nos revelar,

De nos falar

De um ser,

Que quer

Ter

Algo qualquer

Importante,

Não só para si, mas sim para a sua gente.


III


Dá -me um imenso orgulho,

Ver-te de quando em vez,

Com o teu arado

Isto é, com a tua viola

Nas duas mãos,

Como os anciãos

Da minha terra

Outrora,

Com os pés

Firmes dum bom filho!

Assim, o mundo rola !!!

Sucessos

E muita ressilência!

Abraço.


(Sobre NIfeco)

29/09/2022.

KK

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

 O RETORNO


I


O retorno,

O contacto

Direto

Com cada aluno,

Face

A face

Deste estabelecimento

De ensino, 

Depois de uma ausência 

Forçada,

Alheia

À sua própria 

Vontade.


II


O primeiro

Encontro

Foi muito frutífero,

De um amigo

Mais velho,

Amistoso,

Que traz

A cada rapariga e rapaz

Um conselho

Precioso,

A cada amigo

Mais novo,

Com o objetivo

De ajudar,

Estimular

A cada um a crescer

Como um ser

Autónomo

E independente.


III


Eis a minha função 

Na Educação:

Como educador,

Como professor

Com amor,

Que contribui na formação 

Integral,

Plena 

E harmoniosa da pessoa humana,

Na sua integração 

Individual,

Pessoal,

Profissional,

Social

Na sociedade global

E digital...!


UM BOM ANO LECTIVO 

PARA TODOS!


ESCOLA BÁSICA JOSÉ CARDOSO PIRES ( CASAL DE SÃO BRÁS,  SEGUNDA -FEIRA, 11:45), 27 DE  SETEMBRO DE 2021.


KK (NDO)

 O VOO

DAS AVES 

NOS ARES,

NÃO DEVE SER ENJOO...


I


No centro,

O encontro

Que permite o perímetro 

De distanciamento,

De confinamento 

Em que, cada um

É obrigado,

É sujeito

No momento

Em que estamos vivendo, 

Para o bem comum...


II


Estamos presos 

Pelas correntes

Nos nossos

Passos,

Em todas as partes.

Pelo que devemos ter

Em conta, em cada dever

Que temos 

Que obedecer,

Cumprir,

Executar,

Para prevenir

O mal estar

Que nos pode provocar,

Sobretudo pelas circunstâncias 

Atuais.


III


A solidariedade 

Deve ser também 

A prioridade

De cada homem

Em cada dia

A fim de mitigar a miséria

Que pulula

Em cada fila,

Que em cada ambiente, nos revela.


IV


Estou

Preso 

À imaginação,

À divagação

Do meu peso,

Como homem

Que sou 

E para onde vou,

Enquanto tiver a saúde 

Para a combatividade,

Contribuir com a minha humilde 

Ideia para a juventude

Ou para a posteridade.


V


Como nada sei,

De tudo o que amei

E pensei, 

Procuro

Em cada dia

O que quero,

O que podia 

Fazer

Para ajudar,

Contribuir

Na incubação

Da imaginação 

Fértil 

Da camada juvenil,

Para crescer,

Amar,

E bem evoluir

Numa sociedade inclusiva,

Que viva

Para satisfazer

As necessidades básicas

Da população ...


VI


Urge pensar,

Atuar

Para salvar

A humanidade,

Tendo a necessidade 

De refomar,

Reciclar 

E recuperar

Os valores

Basilares 

Do planeta, 

Onde

O ser, 

Anda habita...


VI


A história,

A memória

Vivida

E recordada,

Com tristeza ou alegria,

Deve ser preservada

Com amor,

Como valor

Máximo 

E com entusiasmo,

Porque é o testemunho

Do nosso cunho,

Da nossa existência

Humana

E terrena...


(Continua)


Brandoa(Amadora, domingo, 3:36), 27 de setembro de 2020.


                                                KK

 O SONO 

MONÓTONO


I


O abalo,

O obstáculo,

O pesadelo!

Mas, nada

Fã-lo

Perder

O controlo

Do essencial,

Do fulcral

E prazer

De viver

A vida.


II


O SONO

Monótono,

Morno

Deste "menino"

Africano

Que o desperta,

Mas não o assusta,

Pelo contrário,

O alerta

Para um problema sério,

Para a luta

Do quotidiano;

Obriga-o a cingir o pano

Como o rei,

Como o régulo

Africano

No seu trono,

No seu reino,

Impondo a sua lei

No périplo

Das

Diversas

Tabancas

Sob à sua tutela,

Porque só a sua fala,

É que conta,

Como o Leão na mata,

Como o Leão na floresta.


III


O sono

Equiparado

Ao nado

No pântano,

O treino

Do peregrino

Que almeja

E deseja

Alcançar o reino

Dos Céus

Com os seus próprios pés;

O esforço 

Para atingir

O Paraíso,

Para fugir

O doloroso

Inferno.


(Continua)


Pingo Doce, P.S.A.(Segunda-feira, 13h37 minutos), 26 de Setembro de 2016.


                                       KK(NDO)

7

domingo, 25 de setembro de 2022

 Homenagens

Aos grandes homens,

Aos setembristas

E aos democratas...


I


Obrigado aos que conduziram

À luta de libertação 

Nacional,

Aos que fundaram

O PAIGC, 

Aos que tombaram

Em Pindjiguiti,

Aos que em Tite

Pegaram em armas

Para lutar contra

O domínio colonial,

Até à libertação

Total

Na nossa terra

Natal,

Ao imortal

Amilcar Cabral

E a todos os combatentes anónimos...!


II


A lista é extensa

De imensa

Gente

A destacar

Que contribuiu

Para que hoje 

Pudessemos

Ter 

Um hino,

Ter 

Uma bandeira,

Ter uma nação, 

Uma pátria, 

Uma nacionalidade

E assim,

Podermos traçar 

O nosso destino

Como  povo livre

E independente...!


III


Leva o tempo

Que levar,

Vamos

Ser capazes

De continuarmos

A ser audazes 

Como aqueles 

Rapazes 

De Tite,

Que efetivamente,

Enfrentaram

Com coragem e determinação 

O regime feroz 

Que impôs 

O sacrifício

Sem nenhum benefício

Ao nosso povo,

Durante 

Muitos,

Muitos 

Séculos,

Primeiro como cativos

E escravos,

Levados,

Conduzidos

Em condições brutais

E fatais,

Para América

E outras partes,

Ou vários continentes!


IV


Até 

Ao fim 

Do mês, 

Até 

Ao fim de setembro,

Mesmo não tendo

Nada para comemorar,

Quero 

Continuar

A homenagear

Setembro

Glorioso,

Setembro 

Vitorioso,

Que fez 

De nós, 

Um povo

Heroíco

E épico,

Numa circunstância atroz,

Mas atingindo o principal

Objetivo,

Guiado

E orientado

Pelo nosso camarada Amilcar Cabral,

E, em cada dia,

Produzir uma poesia,

Uma reflexão

Que vem do coração

(Para que, em cada dia,

Brote setembro

Verdadeiro,

Em cada concidadão).


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 03:25), 26 de setembro de 2020.


         KK

 A RODA 

DA

VIDA


I


O semblante 

Sempre erguido,

Confiante 

E seguro

No mundo

Em que se está vivendo,

Para que o futuro

Seja próspero,

Em cada dia

Que se desafia,

Para que a criança 

Tenha segurança

E esperança 

No caminho

Do seu sonho

E com muita perseverança !


II


Nada 

De desânimo,

Mesmo

Que se encaminhe

No rumo

Do abismo,

Porque virá um raio

Que ilumine

O seu percurso

Com recheio

Luminoso

Para cada 

Passo

Que dá...!


III


Não acredite

Nos milagres

Mas sim, no seu combate,

Na sua luta

Diária,

Empenhada,

Permanente,

Determinada!

Os seus calibres,

Dependerão 

Em parte, 

Da sua ação 

E dos seus timbres,

Com cores

À vitoria!

Parta 

Sempre com uma firme convicção!


IV


Não se sinta

Diminuído, 

Pequeno,

Por algum desprezo

No seu seio,

No seu meio

De convivência,

Familiar,

Social,

Seja em qualquer 

Lugar.

Você vale pela sua crença,

Pela sua força 

Interior

E pelo seu amor

Próprio!


V


A RODA

DA

VIDA,

É a fada

Na sua caminhada!

Tudo muda,

Em cada

Direção escolhida

E consoante a meta traçada!

Não aceite a derrota antecipada

Ou atempada!!!


V


Vote

Consciente 

Para que o seu presente

No seu concelho,

Na sua freguesia,

Haja alegria

Para cada filho

E a prosperidade 

E felicidade 

Para os vindouros!


(Continua)


BRANDOA ( AMADORA,  domingo, 03:29), 26 de setembro de 2021.


                               KK(NDO)

 SABEIS 

QUE SOIS

QUE MINHA RAZÃO

DE VIVER ?


I


A flor no jardim,

É como a alma 

No corpo humano.


II


Sem alma,

Nada valemos,

Nada  prestamos.

Vejo-vos

Como o espelho

Que me permite

Saber 

E ver

Como me pareço;

Se por fora

Agrado as pessoas,

Ou detestam-me pelo meu aspeto exterior.


III


Amo-vos,

Adoro-vos

Quero-vos,

Estimo-vos.


IV


Dêem-me o espaço

E o tempo,

E assim não esqueço

O campo

 Onde devo Rezar,

Onde devo deslizar

Suavemente

Como o vento forte.


V


Em vós,

Me ergo

Como amigo

Mesmo sem emprego

E apenas anelo

A vossa saúde,

A vossa felicidade

E de vós, 

Falo

E falarei 

Sempre como rei

No seu palácio

Sem exercício

E ofício.


VI


Vós sois

A minha força,

A massa 

Espessa 

Que me lança

Para o exterior,

Vinda do meu interior,

Com muita esperança.


VII


O sorriso

Expresso

No meu semblante, 

Reflete

A imagem

De um homem

Com coragem,

Mesmo que as coisas não estejam a correr bem.


VIII


É preciso acreditar

E lutar 

Pelo que acreditamos,

Pelo que sonhamos.


IX


Afastemos o ódio,

Semeemos o repúdio

À vingança,

À desgraça

Alheia,

À teia 

De intrigas

Ou de pragas,

Para alcançarmos o pódio,

O sucesso

Com o nosso

Próprio

 Esforço.


                      PV CITY  (5ª-FEIRA- 23HO2 MINUTOS), 26 DE SETEMBRO DE 2013.


                                           KANKAMBALL (NDO)

 Homenagens

Aos grandes homens,

Aos setembristas

E aos democratas...


I


Obrigado aos que conduziram

À luta de libertação 

Nacional,

Aos que fundaram

O PAIGC, 

Aos que tombaram

Em Pindjiguiti,

Aos que em Tite

Pegaram em armas

Para lutar contra

O domínio colonial,

Até à libertação

Total

Na nossa terra

Natal,

Ao imortal

Amilcar Cabral

E a todos os combatentes anónimos...!


II


A lista é extensa

De imensa

Gente

A destacar

Que contribuiu

Para que hoje 

Pudessemos

Ter 

Um hino,

Ter 

Uma bandeira,

Ter uma nação, 

Uma pátria, 

Uma nacionalidade

E assim,

Podermos traçar 

O nosso destino

Como  povo livre

E independente...!


III


Leva o tempo

Que levar,

Vamos

Ser capazes

De continuarmos

A ser audazes 

Como aqueles 

Rapazes 

De Tite,

Que efetivamente,

Enfrentaram

Com coragem e determinação 

O regime feroz 

Que impôs 

O sacrifício

Sem nenhum benefício

Ao nosso povo,

Durante 

Muitos,

Muitos 

Séculos,

Primeiro como cativos

E escravos,

Levados,

Conduzidos

Em condições brutais

E fatais,

Para América

E outras partes,

Ou vários continentes!


IV


Até 

Ao fim 

Do mês, 

Até 

Ao fim de setembro,

Mesmo não tendo

Nada para comemorar,

Quero 

Continuar

A homenagear

Setembro

Glorioso,

Setembro 

Vitorioso,

Que fez 

De nós, 

Um povo

Heroíco

E épico,

Numa circunstância atroz,

Mas atingindo o principal

Objetivo,

Guiado

E orientado

Pelo nosso camarada Amilcar Cabral,

E, em cada dia,

Produzir uma poesia,

Uma reflexão

Que vem do coração

(Para que, em cada dia,

Brote setembro

Verdadeiro,

Em cada concidadão).


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 03:25), 26 de setembro de 2020.


         KK

 A RODA 

DA

VIDA


I


O semblante 

Sempre erguido,

Confiante 

E seguro

No mundo

Em que se está vivendo,

Para que o futuro

Seja próspero,

Em cada dia

Que se desafia,

Para que a criança 

Tenha segurança

E esperança 

No caminho

Do seu sonho

E com muita perseverança !


II


Nada 

De desânimo,

Mesmo

Que se encaminhe

No rumo

Do abismo,

Porque virá um raio

Que ilumine

O seu percurso

Com recheio

Luminoso

Para cada 

Passo

Que dá...!


III


Não acredite

Nos milagres

Mas sim, no seu combate,

Na sua luta

Diária,

Empenhada,

Permanente,

Determinada!

Os seus calibres,

Dependerão 

Em parte, 

Da sua ação 

E dos seus timbres,

Com cores

À vitoria!

Parta 

Sempre com uma firme convicção!


IV


Não se sinta

Diminuído, 

Pequeno,

Por algum desprezo

No seu seio,

No seu meio

De convivência,

Familiar,

Social,

Seja em qualquer 

Lugar.

Você vale pela sua crença,

Pela sua força 

Interior

E pelo seu amor

Próprio!


V


A RODA

DA

VIDA,

É a fada

Na sua caminhada!

Tudo muda,

Em cada

Direção escolhida

E consoante a meta traçada!

Não aceite a derrota antecipada

Ou atempada!!!


V


Vote

Consciente 

Para que o seu presente

No seu concelho,

Na sua freguesia,

Haja alegria

Para cada filho

E a prosperidade 

E felicidade 

Para os vindouros!


(Continua)


BRANDOA ( AMADORA,  domingo, 03:29), 26 de setembro de 2021.


                               KK(NDO)

 A FORÇA 

DA ESPERANÇA

EM CADA CRIANÇA,

EM QUE SE ALICERÇA 

A MINHA DANÇA...


RECORDAR,

NÃO É PECADO NENHUM...


SABEIS 

QUE SOIS

A MINHA RAZÃO

DE VIVER ?


I


A flor no jardim,

É como a alma 

No corpo humano.


II


Sem alma,

Nada valemos,

Nada  prestamos.

Vejo-vos

Como o espelho

Que me permite

Saber 

E ver

Como me pareço;

Se por fora

Agrado as pessoas,

Ou detestam-me pelo meu aspeto exterior.


III


Amo-vos,

Adoro-vos

Quero-vos,

Estimo-vos.


IV


Dêem-me o espaço

E o tempo,

E assim não esqueço

O campo

 Onde devo Rezar,

Onde devo deslizar

Suavemente

Como o vento forte.


V


Em vós,

Me ergo

Como amigo

Mesmo sem emprego

E apenas anelo

A vossa saúde,

A vossa felicidade

E de vós, 

Falo

E falarei 

Sempre como rei

No seu palácio

Sem exercício

E ofício.


VI


Vós sois

A minha força,

A massa 

Espessa 

Que me lança

Para o exterior,

Vinda do meu interior,

Com muita esperança.


VII


O sorriso

Expresso

No meu semblante, 

Reflete

A imagem

De um homem

Com coragem,

Mesmo que as coisas não estejam a correr bem.


VIII


É preciso acreditar

E lutar 

Pelo que acreditamos,

Pelo que sonhamos.


IX


Afastemos o ódio,

Semeemos o repúdio

A vingança,

A desgraça

Alheia,

A teia 

De intrigas

Ou de pragas,

Para alcançarmos o pódio,

O sucesso

Com o nosso

Próprio

Esforço.


(Continua)


 PV CITY(PRIOR (VELHO) (5ª-FEIRA- 23:O2 ), 26 DE SETEMBRO DE 2013.


                                           KANKAMBALL (NDO)

 A MINHA NAÇÃO 

EM DEGRADAÇÃO,

EM PUTREFAÇÃO...!


I


O que devo escrever

Mais,

Sobre o meu país? !

O que devo dizer 

Mais 

Sobre o meu país?!

O que devo fazer 

Mais 

Sobre o meu pais?!

Tantas letras,

Tantas palavras,

Tantas frases

Escritas

Sobre as crises 

Já vistas

Sobre o meu país? !

Tantas

E tantas

Tintas

Já gastas 

Sobre o meu país !

O que devo acrescentar

Mais

Para que o meu país 

Possa crescer,

Possa desenvolver

E possa prosperar?!

Como ajudar

Àquele povo

Escravo

De si mesmo

E sem nenhum rumo,

Sem destino

E  sempre no pântano? !


II


Sou um negativista?

Sou um pessimista? 

Que ponto de vista

Tenho como um patriota?

Por que surge em cada quinta, 

Um ativista

Seguindo uma pista

Diferente,

Divergente

E nunca convergente,

Que nunca está 

Contente

Com o que cada  dirigente,

Com o  que cada governante

Executa

E transmite?

Ou eu  é que estou doente

Da mente?!


III


Onde está 

A Educação? 

Onde está 

A Saúde?

As crianças  vadiiam, 

As mulheres choram,

Os velhos tropeçam 

Na rua,

Porque não têm ocupação,

Por causa da proibição

Da ação 

E da diversão. ..!!


IV


No Hospital

Central

Da Guiné-Bissau,

Convida-se à morte,

Cada um se desenrasca

Por sua conta,

Porque cada um está 

À sua sorte!

Na Pátria 

De Cabral,

A morte tornou-se 

Gratuita,

Morre-se

De qualquer jeito,

De qualquer maneira,

De qualquer forma,

Porque ninguém, 

Alguém 

Que deveria tomar conta

Da gente,

Do povo,

Não  quer saber 

Do seu viver! 

Quer 

Voar,

Prosperar

Ganhar

Mordomias,

Ganhar 

Subsídios  milionários,

Viajar,

Viajar,

Enquanto puder

E cada vez mais enriquecer 

E o povo a morrer

De fome,

De doença,

De miséria 

E privações! ...


V


É o 24 de Setembro

Que agora 

Eu celebro,

Que tu, agora

Celebras,

Que ele celebra,

Que nós, todos 

Celebramos

Com muita mágoa, 

Com muita tristeza 

Por causa de 13 (e+) irmãos mortos,

Porque o Hospital

Simão Mendes 

Está encerrado!

Fechou-se a porta

E convidou 

Os doentes a saírem,

À irem

Para as suas casas!

O governo convida

A todos,

Uma morte coletiva!

Passeia-se na Sessão Extraordinária (Ordinária)

Das Nações Unidas!

O povo,

Que se lixe,

Que morra!!!


VI


Morre-se

Lentamente

Na Pátria

De Cabral,

Por causa da crise

Geral,

Total!

Sem aulas,

Sem Educação, 

Sem Saúde!

Um caos total

No dia

Da comemoração 

Da independência,

Do nascimento da Nação 

Guineense!

E ainda diz-se:

Viva PRESIDENTE

ASSALTANTE "!!!


(Continua)


Brandoa  ( sexta-feira,  04;13), 24 de setembro de 2021.


         KK (NDO)

 A MINHA NAÇÃO 

EM DEGRADAÇÃO,

EM PUTREFAÇÃO...!


I


O que devo escrever

Mais,

Sobre o meu país? !

O que devo dizer 

Mais 

Sobre o meu país?!

O que devo fazer 

Mais 

Sobre o meu pais?!

Tantas letras,

Tantas palavras,

Tantas frases

Escritas

Sobre as crises 

Já vistas

Sobre o meu país? !

Tantas

E tantas

Tintas

Já gastas 

Sobre o meu país !

O que devo acrescentar

Mais

Para que o meu país 

Possa crescer,

Possa desenvolver

E possa prosperar?!

Como ajudar

Àquele povo

Escravo

De si mesmo

E sem nenhum rumo,

Sem destino

E  sempre no pântano? !


II


Sou um negativista?

Sou um pessimista? 

Que ponto de vista

Tenho como um patriota?

Por que surge em cada quinta, 

Um ativista

Seguindo uma pista

Diferente,

Divergente

E nunca convergente,

Que nunca está 

Contente

Com o que cada  dirigente,

Com o  que cada governante

Executa

E transmite?

Ou eu  é que estou doente

Da mente?!


III


Onde está 

A Educação? 

Onde está 

A Saúde?

As crianças  vadiiam, 

As mulheres choram,

Os velhos tropeçam 

Na rua,

Porque não têm ocupação,

Por causa da proibição

Da ação 

E da diversão. ..!!


IV


No Hospital

Central

Da Guiné-Bissau,

Convida-se à morte,

Cada um se desenrasca

Por sua conta,

Porque cada um está 

À sua sorte!

Na Pátria 

De Cabral,

A morte tornou-se 

Gratuita,

Morre-se

De qualquer jeito,

De qualquer maneira,

De qualquer forma,

Porque ninguém, 

Alguém 

Que deveria tomar conta

Da gente,

Do povo,

Não  quer saber 

Do seu viver! 

Quer 

Voar,

Prosperar

Ganhar

Mordomias,

Ganhar 

Subsídios  milionários,

Viajar,

Viajar,

Enquanto puder

E cada vez mais enriquecer 

E o povo a morrer

De fome,

De doença,

De miséria 

E privações! ...


V


É o 24 de Setembro

Que agora 

Eu celebro,

Que tu, agora

Celebras,

Que ele celebra,

Que nós, todos 

Celebramos

Com muita mágoa, 

Com muita tristeza 

Por causa de 13 (e+) irmãos mortos,

Porque o Hospital

Simão Mendes 

Está encerrado!

Fechou-se a porta

E convidou 

Os doentes a saírem,

À irem

Para as suas casas!

O governo convida

A todos,

Uma morte coletiva!

Passeia-se na Sessão Extraordinária (Ordinária)

Das Nações Unidas!

O povo,

Que se lixe,

Que morra!!!


VI


Morre-se

Lentamente

Na Pátria

De Cabral,

Por causa da crise

Geral,

Total!

Sem aulas,

Sem Educação, 

Sem Saúde!

Um caos total

No dia

Da comemoração 

Da independência,

Do nascimento da Nação 

Guineense!

E ainda diz-se:

Viva PRESIDENTE

ASSALTANTE "!!!


(Continua)


Brandoa  ( sexta-feira,  04;13), 24 de setembro de 2021.


         KK (NDO)

 EU CELEBRO

O VITORIOSO

E O GLORIOSO

VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO  !


I


Eu (tu, ele/ela , nós) celebro

O vinte e quatro 

De Setembro,

Porque é o que me lembro,

O que de mais íntegro 

Ainda resta no meu cérebro 

Como um facto,

Um acontecimento  

Digno de celebração 

Da minha NAÇÃO!


II


Celebremos

Vivamente

Esta efeméride 

Com hombridade

E dignidade,

Porque nos concedeu a nacionalidade

Que nos tinha sido negada,

Alegando a nossa menoridade,

A nossa futilidade

Como povo,

Com a sua história, sua cultura, 

Seus usos e costumes,

Em suma, com a sua identidade própria!


III


Celebremos 

Ativamente 

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Cada um à sua maneira, 

Levantando,

Içando

A bandeira,

Vendo- a desfraldar pelo vento,

Vendo-a brandar/bradar pelo posto

Bem perto,

Ou simplesmente,

No punho de um vulto 

Bastante

Satisfeito,

Correndo pelas ruas 

Pelas avenidas,

Ainda nossas

Porque, o que já se diz,

Umas serão batizadas,

Pelos nomes dos agentes do mal,

Que sempre denominei de Eixo do Mal,

Talvez de Macky  Sall

Do Senegal

E de Muhammadu Buhari

Da Nigéria,

Outro da Mafia...!


IV


" O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO",

O aniversário,

O corolário 

Do imenso

Esforço

Coletivo

Do nosso povo,

Da combatividade,

Da unidade

Do todo 

Mosaico

Étinico,

Da coragem

De cada homem

Heróíco, 

Dos anónimos combatentes 

Da LIBERDADE da PÁTRIA! 


V


Rendemos a homengem 

Aos valorosos

E corajosos

Irmãos que tombaram

Nas diversas frentes da batalha!


VI


Volvidos

47 anos

Da independência

Da nossa terra,

Da nossa GUINÉ,

Há ainda Nené

Que chora

Pelo pão, 

Que não tem educação,

Que não tem habitação, 

Que não tem saneamento básico,

Que não tem saúde...!

E ainda estamos a promover 

Incompetentes

Nos lugares cimeiros,

Importantes 

Da governação 

E da alta e máxima magistratura 

Da terra,

Da NAÇÃO!


VII


Aos combatentes

Da Suíça,

GENEBRA, 

Estou convosco,

Estou atrás,

Vós que lutais pela paz,

Estou na vossa luta,

Para resgatar a verdadeira 

Democracia

Na Guiné-Bissau,

Pela qual lutou

E tombou

O nosso camarada Amilcar CABRAL 

E tantos outros compatriotas!

Com coragem,

Lutem

Lá!

Outros lutarão cá 

E noutras frentes da luta!


VIII


A SUIÇA 

É A ESPERANÇA

DOS QUE TÊM A CONFIANÇA

NAS CONSTITUIÇÕES

E INSTITUIÇÕES 

DEMOCRÁTICAS,

NA LIBERDADE

E NA JUSTIÇA!


IX


Celebro,

Comemoro 

O VINTE  E QUATRO

DE SETEMBRO

DE 2020,

Com um misto

De sentimento(s):

- De alegria;

- De melancolia ,

Porque temos a independência

Com muita  deficiência,

Um grande turbulência 

Na consciência 

Coletiva 

Com uma raiva

Do povo

Feito 

Escravo

Dos que aldrabam

Cada voto

Depoitado nas urnas!


X


Celebramos 

Sim,

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Sim,

Mas não  assim

Desta forma,

Com muita mágoa em cada alma,

Porque o poder foi tomado

Pele força das armas!


XI


A ilegalidade,

A marginalidade,

Se instalou na nossa sociedade,

Pois, os detentores 

De poderes

Hoje,

No país 

Não precisaram de esperar

Pelo pronunciamento 

Do Supremo Tribunal de Justiça,

Chingaram, 

Ameaçaram-nos

Tantas vezes, 

E, finalmente,

Os reconheceram 

Como verdadeiros

Vencedores!

Uma falácia 

Da circunstância!

Que pena,

A verdade da mentira!


XII


VIVA GUINÉ-BISSAU 

LIVRE 

DAS INGERÊNCIAS 

EXTERIORES!

VIVA A GUINÉ-BISSAU SOBERANA!

VIVA O POVO HERÓÍCO 

DA GUINÉ-BISSAU!

VIVA O GRANDE PENSADOR,

O PROMOTOR

DAS CONSCIÊNCIAS,

VIVAS,

O SENHOR 

ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

O DSP!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, QUINTA-FEIRA, 02:45), 24 DE SETEMBRO DE 2020


                                  KK

 A LEMBRANÇA 

DO NOVATO,

DO CALOIRO,

NA "CIDADE MUSEU" ...


(1980/1981)


I


Évora 

Ficará 

Para

Esta criatura,

Para 

Sempre,

Na memória 

Desse

Jovem 

Homem

Como um marco

Indelével...


II


Cidade

De hospitabilidade

Em plenitude,

Que acolhe 

Qualquer 

Hóspede,

Vindo de qualquer 

Parte

Deste 

Nosso mundo...


III


O romântico 

Manjaco,

Na terra do branco,

À demanda do pouco

Troco 

Que ficou no buraco,

Onde passou o Australopiteco...


III


Tenho muita saudade

Desta

Linda,

Esplêndida,

De então pacata

Cidade

Cosmopolita,

Que albergava estudantes

Da antiga metrópole

E das ex-colonias

Poruguesas...!


Aos ex-alunos desta "secular",  famosa instituição universitária portuguesa, os meus calorosos e saudosos beijos e cumprimentos.


(Continua)


BRANDOA (sábado, 22:30), 25 de setembro de 2021.


        KK(NDO)

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

 O DESPERDÍCIO/DO CONTRATADO VITALÍCIO/


I


Eis que o meu coração

Suporta tanta aflição,

Tanta angústia

De cada notícia

Vinda do Ministério

De Educação:

A minha não colocação,

Com o início

De cada ano lectivo!

O martírio,

O desperdício 

Do professor

Ainda activo

Que causa a sua grande dor,

Oh,o contratado vitalício!


II


OH!Quando será o fim

Do meu sofrimento

Permanente,

Eu, o sujeito,

Cujo comportamento

Reflecte 

No meu relacionamento

Com toda a gente,

Com cada semelhante,

Porque pretendia,

Em cada dia,

Cumprir o objectivo pelo que vim?!


III


Como sarar

A ferida

Causada

Com o virar

De cada tempo

No espaço

Limpo

E escasso?


IV


O educador

Com a dor,

Como professor

Emissor

Do valor

Que aprendeu

De cor,

Desde Utiacor

Na terra

Do Chão Manjaco,

Até a linda cidade 

De Évora,

Onde saboreou tudo um pouco

Relativo à universalidade

Da Humanidade.


V


O Manjaco

Na terra 

Do Branco,

Que,com afinco

Procura

O parco

O suco

Para o sustento,

Para o alimento 

Da sua família,

Tanto cá,

Como lá,

Que está sempre em vigília

E sem folia.


VI


A terra

Madrasta

Que, em cada dia me afasta,

Que já não me aceita,

É responsável

Pelo que me sinistra

Nesta 

Terra 

Que já não é arável.


VII


Eis a lição 

Da emigração:

A frustração 

De quem não 

Cumpriu a missão

Para com a sua população,

Nem tão pouco o pão

Para a continuação

Da sua geração,

Da sua espécie.

Na superfície.


VIII


No entanto,

Eu exorto

A todos os que se encontram

Na condição idêntica

À minha,

De não baixarem 

Os braços

E que façam esforços

De serem

Fortes,

Optimistas e confiantes

No dia de amanhã.


PV CITY(2ª), 24 DE SETEMBRO DE 2012.


                                         MATTOS (NDO)

 O DESPERDÍCIO/DO CONTRATADO VITALÍCIO/


I


Eis que o meu coração

Suporta tanta aflição,

Tanta angústia

De cada notícia

Vinda do Ministério

De Educação:

A minha não colocação,

Com o início

De cada ano lectivo!

O martírio,

O desperdício 

Do professor

Ainda activo

Que causa a sua grande dor,

Oh,o contratado vitalício!


II


OH!Quando será o fim

Do meu sofrimento

Permanente,

Eu, o sujeito,

Cujo comportamento

Reflecte 

No meu relacionamento

Com toda a gente,

Com cada semelhante,

Porque pretendia,

Em cada dia,

Cumprir o objectivo pelo que vim?!


III


Como sarar

A ferida

Causada

Com o virar

De cada tempo

No espaço

Limpo

E escasso?


IV


O educador

Com a dor,

Como professor

Emissor

Do valor

Que aprendeu

De cor,

Desde Utiacor

Na terra

Do Chão Manjaco,

Até a linda cidade 

De Évora,

Onde saboreou tudo um pouco

Relativo à universalidade

Da Humanidade.


V


O Manjaco

Na terra 

Do Branco,

Que,com afinco

Procura

O parco

O suco

Para o sustento,

Para o alimento 

Da sua família,

Tanto cá,

Como lá,

Que está sempre em vigília

E sem folia.


VI


A terra

Madrasta

Que, em cada dia me afasta,

Que já não me aceita,

É responsável

Pelo que me sinistra

Nesta 

Terra 

Que já não é arável.


VII


Eis a lição 

Da emigração:

A frustração 

De quem não 

Cumpriu a missão

Para com a sua população,

Nem tão pouco o pão

Para a continuação

Da sua geração,

Da sua espécie.

Na superfície.


VIII


No entanto,

Eu exorto

A todos os que se encontram

Na condição idêntica

À minha,

De não baixarem 

Os braços

E que façam esforços

De serem

Fortes,

Optimistas e confiantes

No dia de amanhã.


PV CITY(2ª), 24 DE SETEMBRO DE 2012.


                                         MATTOS (NDO)

 A BANDEIRA

DA MINHA TERRA

A FLUTUAR

NO AR !!!


I


No dia

Da independência 

Da minha terra,

A primeira 

Vez que a nossa bandeira

Começa a flutuar 

No ar...!


O vinte e cinco

De Abril

De 1974!


II


A emoção 

Foi tanta,

Quando se sente

E vê um coisa diferente

A acontecer perante

Os olhos

Dos velhos

Da nossa população, 

Quando eu, ainda era um adolescente!


III


Ninguém 

Queria

Acreditar

No que estava a acontecer!

Eu estava

Na aula de Português!

Enquanto 

A tristeza

Estava 

Estampada no rosto

Da professora,

Esposa do agente DGS,

A alegria

Tinha tomado conta da garotada,

Alunos,

Meninos

Do liceu  Hô Chi Minh

Em Canchungo,

Ex- Teixeira 

Pinto!


III


Babucar Sissé,

Bonifácio  Vaz,

Eduardo  Baticã, 

Ernesto Baticã, 

Djamanca,

Mário Afonso Amontão, 

Patrão Mendes,

Arlindo Ferreira, 

Eu

E muito mais  colegas

Que  o tempo engoliu

Os nomes,

Estávamos 

Eléctricos,

Eufóricos,

Indomáveis,

Incontroláveis,

...!

Impossíveis!

E a professora,

Impacientemente,

Dizia:


'Silencio"...

...Façam menos barulho"...!


"

Alto Barronho ( 17h34 mins, domingo, Carnaxide), 24 de Setembro de 2017.


                     KK (NDO )

 A MINHA NAÇÃO 

EM DEGRADAÇÃO,

EM PUTREFAÇÃO...!


I


O que devo escrever

Mais,

Sobre o meu país? !

O que devo dizer 

Mais 

Sobre o meu país?!

O que devo fazer 

Mais 

Sobre o meu pais?!

Tantas letras,

Tantas palavras,

Tantas frases

Escritas

Sobre as crises 

Já vistas

Sobre o meu país? !

Tantas

E tantas

Tintas

Já gastas 

Sobre o meu país !

O que devo acrescentar

Mais

Para que o meu país 

Possa crescer,

Possa desenvolver

E possa prosperar?!

Como ajudar

Àquele povo

Escravo

De si mesmo

E sem nenhum rumo,

Sem destino

E  sempre no pântano? !


II


Sou um negativista?

Sou um pessimista? 

Que ponto de vista

Tenho como um patriota?

Por que surge em cada quinta, 

Um ativista

Seguindo uma pista

Diferente,

Divergente

E nunca convergente,

Que nunca está 

Contente

Com o que cada  dirigente,

Com o  que cada governante

Executa

E transmite?

Ou eu  é que estou doente

Da mente?!


III


Onde está 

A Educação? 

Onde está 

A Saúde?

As crianças  vadiiam, 

As mulheres choram,

Os velhos tropeçam 

Na rua,

Porque não têm ocupação,

Por causa da proibição

Da ação 

E da diversão. ..!!


IV


No Hospital

Central

Da Guiné-Bissau,

Convida-se à morte,

Cada um se desenrasca

Por sua conta,

Porque cada um está 

À sua sorte!

Na Pátria 

De Cabral,

A morte tornou-se 

Gratuita,

Morre-se

De qualquer jeito,

De qualquer maneira,

De qualquer forma,

Porque ninguém, 

Alguém 

Que deveria tomar conta

Da gente,

Do povo,

Não  quer saber 

Do seu viver! 

Quer 

Voar,

Prosperar

Ganhar

Mordomias,

Ganhar 

Subsídios  milionários,

Viajar,

Viajar,

Enquanto puder

E cada vez mais enriquecer 

E o povo a morrer

De fome,

De doença,

De miséria 

E privações! ...


V


É o 24 de Setembro

Que agora 

Eu celebro,

Que tu, agora

Celebras,

Que ele celebra,

Que nós, todos 

Celebramos

Com muita mágoa, 

Com muita tristeza 

Por causa de 13 (e+) irmãos mortos,

Porque o Hospital

Simão Mendes 

Está encerrado!

Fechou-se a porta

E convidou 

Os doentes a saírem,

À irem

Para as suas casas!

O governo convida

A todos,

Uma morte coletiva!

Passeia-se na Sessão Extraordinária (Ordinária)

Das Nações Unidas!

O povo,

Que se lixe,

Que morra!!!


VI


Morre-se

Lentamente

Na Pátria

De Cabral,

Por causa da crise

Geral,

Total!

Sem aulas,

Sem Educação, 

Sem Saúde!

Um caos total

No dia

Da comemoração 

Da independência,

Do nascimento da Nação 

Guineense!

E ainda diz-se:

Viva PRESIDENTE

ASSALTANTE "!!!


(Continua)


Brandoa  ( sexta-feira,  04;13), 24 de setembro de 2021.


         KK (NDO)

 EU CELEBRO

O VITORIOSO

E O GLORIOSO

VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO  !


I


Eu (tu, ele/ela , nós) celebro

O vinte e quatro 

De Setembro,

Porque é o que me lembro,

O que de mais íntegro 

Ainda resta no meu cérebro 

Como um facto,

Um acontecimento  

Digno de celebração 

Da minha NAÇÃO!


II


Celebremos

Vivamente

Esta efeméride 

Com hombridade

E dignidade,

Porque nos concedeu a nacionalidade

Que nos tinha sido negada,

Alegando a nossa menoridade,

A nossa futilidade

Como povo,

Com a sua história, sua cultura, 

Seus usos e costumes,

Em suma, com a sua identidade própria!


III


Celebremos 

Ativamente 

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Cada um à sua maneira, 

Levantando,

Içando

A bandeira,

Vendo- a desfraldar pelo vento,

Vendo-a brandar/bradar pelo posto

Bem perto,

Ou simplesmente,

No punho de um vulto 

Bastante

Satisfeito,

Correndo pelas ruas 

Pelas avenidas,

Ainda nossas

Porque, o que já se diz,

Umas serão batizadas,

Pelos nomes dos agentes do mal,

Que sempre denominei de Eixo do Mal,

Talvez de Macky  Sall

Do Senegal

E de Muhammadu Buhari

Da Nigéria,

Outro da Mafia...!


IV


" O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO",

O aniversário,

O corolário 

Do imenso

Esforço

Coletivo

Do nosso povo,

Da combatividade,

Da unidade

Do todo 

Mosaico

Étinico,

Da coragem

De cada homem

Heróíco, 

Dos anónimos combatentes 

Da LIBERDADE da PÁTRIA! 


V


Rendemos a homengem 

Aos valorosos

E corajosos

Irmãos que tombaram

Nas diversas frentes da batalha!


VI


Volvidos

47 anos

Da independência

Da nossa terra,

Da nossa GUINÉ,

Há ainda Nené

Que chora

Pelo pão, 

Que não tem educação,

Que não tem habitação, 

Que não tem saneamento básico,

Que não tem saúde...!

E ainda estamos a promover 

Incompetentes

Nos lugares cimeiros,

Importantes 

Da governação 

E da alta e máxima magistratura 

Da terra,

Da NAÇÃO!


VII


Aos combatentes

Da Suíça,

GENEBRA, 

Estou convosco,

Estou atrás,

Vós que lutais pela paz,

Estou na vossa luta,

Para resgatar a verdadeira 

Democracia

Na Guiné-Bissau,

Pela qual lutou

E tombou

O nosso camarada Amilcar CABRAL 

E tantos outros compatriotas!

Com coragem,

Lutem

Lá!

Outros lutarão cá 

E noutras frentes da luta!


VIII


A SUIÇA 

É A ESPERANÇA

DOS QUE TÊM A CONFIANÇA

NAS CONSTITUIÇÕES

E INSTITUIÇÕES 

DEMOCRÁTICAS,

NA LIBERDADE

E NA JUSTIÇA!


IX


Celebro,

Comemoro 

O VINTE  E QUATRO

DE SETEMBRO

DE 2020,

Com um misto

De sentimento(s):

- De alegria;

- De melancolia ,

Porque temos a independência

Com muita  deficiência,

Um grande turbulência 

Na consciência 

Coletiva 

Com uma raiva

Do povo

Feito 

Escravo

Dos que aldrabam

Cada voto

Depoitado nas urnas!


X


Celebramos 

Sim,

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Sim,

Mas não  assim

Desta forma,

Com muita mágoa em cada alma,

Porque o poder foi tomado

Pele força das armas!


XI


A ilegalidade,

A marginalidade,

Se instalou na nossa sociedade,

Pois, os detentores 

De poderes

Hoje,

No país 

Não precisaram de esperar

Pelo pronunciamento 

Do Supremo Tribunal de Justiça,

Chingaram, 

Ameaçaram-nos

Tantas vezes, 

E, finalmente,

Os reconheceram 

Como verdadeiros

Vencedores!

Uma falácia 

Da circunstância!

Que pena,

A verdade da mentira!


XII


VIVA GUINÉ-BISSAU 

LIVRE 

DAS INGERÊNCIAS 

EXTERIORES!

VIVA A GUINÉ-BISSAU SOBERANA!

VIVA O POVO HERÓÍCO 

DA GUINÉ-BISSAU!

VIVA O GRANDE PENSADOR,

O PROMOTOR

DAS CONSCIÊNCIAS,

VIVAS,

O SENHOR 

ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

O DSP!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, QUINTA-FEIRA, 02:45), 24 DE SETEMBRO DE 2020


                                  KK

 RECORDAR

E SEMPRE RECORDAR:


A OUSADIA 

VERSUS COBARDIA...


I


É o momento,

É o ponto

Da partida 

Para a longa

Caminhada,

Em que cada um,

Carrega

Nos seus ombros,

O peso de todos os membros

Que fazem parte

Integrante 

Da sua comunidade,

Da sua sociedade.

Cada um,

Por todos

E  todos,

Por um!


II


Temos 

Que sair da nossa "concha"

A fim de vermos

O raiar 

Do sol,

O despontar

Do sol,

Remover a mancha,

A vergonha 

Que estorva o que se sonha

Para a criança

Que começa 

O percurso,

O caminho

Do seu sonho!


III


Filho

Do lavrador,

Um sonhador,

Um educador 

Com o orgulho

Da sua proveniência,

Da sua descendência, 

Só ambiciona 

Que na arena,

Surja uma vitória 

Que dê alegria

Àquele que batalhe,

Àquele que trabalhe

Para que a sociedade

Seja justa,

Humanista,

Igualitária, 

Solidária, 

E a todos, igual oportunidade

Para que,cada um, demonstre a sua capacidade.


IV


Cheio

De sono,

E pretendia,

Queria 

Um sono

Em pleno

Para o descanso,

Para o repouso,

Para a preparação

Da grande comemoração 

Do 47 aniversário da sua PÁTRIA, 

O menino 

Encontra sempre um bloqueio,

Em virtude

Da preocupação

Em relação 

A situação

Da sua sociedade,

Da sua população ,

Da sua nação

Que nunca sai da confusão...


V


É uma praga

Que nunca larga

A terra de "manga

Di ronco"?!

O pouco

Que se  desejava,

O que se ambicionava 

Para aquele  povo pacífico,

Acolhedor,

Cheio de amor,

Amável 

E afável!!!


VI


Como uma criança 

Bem

Grande,

Quase

Na fase

De homem

Adulto, 

Estou com a esperança 

E muito

Convicto,

Que um dia, a minha terra

Será 

Um canto,

Um recanto

De paz, de liberdade,

De prosperidade

E de felicidade!!!


Continua


Brandoa (Amadora, quarta-feira, 01:40), 23 de setembro de 2020.


                                

                                       KK

 O SONHO 

QUE ILUMINA O MEU CAMINHO


I


Sonhar

E caminhar

Ou vice-versa,

É a causa,

A razão da minha 

Existência, 

Da minha 

Vivência 

Diária.


II


Solitário 

E solidário

Para com todos os semelhantes,

Para com os familiares,

Com os amigos,

Que enfrentam os embates

Em todas as frentes,

Com os possíveis perigos

Em todos 

Os lugares,

Sinto-me na obrigação

Como um cidadão 

Com uma visão 

De ancião, 

De deixar alguns contributos

Ainda que diminutos 

Dos conhecimentos

Adquiridos,

Alguns conselhos

Aos meus filhos,

Aos meus queridos

E adorados 

Sobrinhos,

E a todos.


III


Dia

Após dia,

Vou escrevendo

O que me vem 

À cabeça,

Da minha sentença

Da aprendizagem

Adquirida 

Da vida

Vivida,

Ainda 

Com insuficiência

E ignorância 

De tudo o que queria

Saber,

Sobre o mundo

Conhecido.


IV


Nada 

Me satisfaz

Ainda

Que, estando

A viver numa sociedade

Civilizada,

De paz,

E de iberdade,

Porque o que ouço 

Pelas notícias tristes

Vindas de outros cantos,

Sobretudo

Da minha terra natal,

Em que estão morrendo

Irmãos por falta de tratamentos 

Sanitários,

Por encerramento 

Do Hospital 

Simão Mendes(13)...!

Aos familiares ,

Os meus sentimentos 

Profundos!


V


É com muita consternação

É pesar

Que ouço 

De vez

Em quando,

Notícias 

Desse género

Vindas da minha terra!

O meu coração 

Se entritece

De negrume

Quando um regime

Pretende aniquilar

Todos,

Até os inocentes!


VI


Não, não!

Poupem 

A vida humana,

Pois ela é mais importante

Que o luxo que exibem

Na cidade

De Bissau!

Voem

Pouco/ menos,

E Zelem

Da saúde  pública,

Da educação!

Permaneçam/Fiquem,

Pelos menos, um mês 

Para verem

Com os vossos próprios olhos

O que se passa com os vossos filhos,

O que se passa com os vossos irmãos,

Com as mulheres,

E com os velhos

Do vosso país!

Inquieta -me muito, a insensibilidade dos vossos espíritos!


(Continua)


BRANDOA (quarta-feira,  11:10), 22 de setembro de 2021.


         KK(NDO)

 Eis a  seiva,

A dádiva 

Que Deus me brindou,

Que Deus me presenteou

Com uma filha 

Que brilha

E me iluminou...!

Que tenha saúde 

E felicidade!

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

 A RETROSPETIVA...


I


Filho

De Nhanha,

Com  todo

E muito orgulho,

Caminha

Pelo que sonha,

Com determinação 

E ação...


II


A RETROSPETIVA

Que faço

Da dádiva 

Da vida,

Concedida 

Pelo Misericordioso

E Todo-

-Poderoso,

Nosso

Senhor 

Criador,

Com o seu amor,

A este pecador,

Tem sido 

Acompanhada 

De aspetos positivos

E negativos...


III


Apesar 

De vários 

Percalços

Do percurso,

Devo frisar

Que valeu a pena

Ter vivido 

Até hoje,

Pelo que muito

Agradeço 

Ao SENHOR

Pela SUA benevolência...


(Continua)


BRANDOA (quinta-feira, 10:25), 23 de setembro de 2021.


              KK( NDO)

 INSISTIR

NO QUE NUNCA PODE VIR


I


Quis 

Amar

Para tentar 

Ser 

Feliz

Como qualquer

Ser!


II


Quis 

Ser feliz

E experimentar

A sensação

Dos que são felizardos

E vivem

Alegremente 

No seu dia

A dia.


III


Quis

Ser

Feliz

Para esquecer

A infelicidade

Que me tem acompanhado

Nos últimos tempos.


IV


Mas infelizmente

Esta

Felicidade

Está 

Bastante

De se aproximar,

De chegar

Até

Mim,

Para ser 

Um delfim

Que sempre quis

Ser,

Enamorado

Como São Valentim...


V


Amar

Alguém

Que não nos ama,

É um desperdício

Como quem

Tem 

Um vício

Maligno

Que o arruina...


VI


Amo

Uma senhora

Que não me ama,

Mas apenas

Tem

Pena de mim,

Ternura

E não quer 

Ver

Ou assistir

O meu fim...


Lx (sexta-feira, 0:09/09/2022.


Kankamball

 Seja feliz, 

Com saúde, 

Alegria,

Vivendo humildemente 

Segundo a tua possibilidade!

 A ousadia

Transforma

O nosso dia

Na chama

Que nos ilumina

E nunca mais nos abandona!

Teima 

No que és capaz,

No que te apraz

E satisfaz

E vá  sempre em frente

Sem olhar para atrás,

Enquanto a força

E esperança

Te acompanham

E empurram

Diariamente!

 QUERO 

PUBLICAR UM LIVRO

QUE RELATE O MEU  AMOR 

E A MINHA DOR..


I


O desejo

Que redijo

E dirijo

A cada amigo

No fundo

Do meu âmago,

Tão profundo

Como o grande lago

Que me banhou em Canchungo 

Através de um poema

Que descreve a ilha de Bolama 

Como uma estrela 

Que brilha 

No silêncio de uma lala

Numa noite

Respladescente

De luar

Junto ao mar...


II


Um sonho

Que tenho,

Que tive,

"Un rêve"

Do tempo 

De meninice

Naquele campo

Coberto de capim verde 

Sinal da esperança ,

Que me lança,

Para não dizer, a minha tontice

E que se prolonga até a velhice

Nesta sociedade 

Que me acolheu com tanta meiguice

E carinho...!


III


Feito já careca,

Pelo tempo 

Que troca

A minha peruca

Da Criança 

Doce 

E afável,

Que fascinava qualquer adulto

De sentimento

Nobre,

Ainda continuo obececado

Pelo humilde

E dourado,

Pelo humano,

Por cada aceno

Digno

Para atingir o divino

Através do profano...

Com confiança

E esperança...


III


Da dor,

Procuro 

O amor 

Fecundo,

E verdadeiro 

Do ser...

Descubro 

O que é genuíno

No ser

Humano,

O que é falso

Em cada seu passo...


IV


A minha felicidade,

É encontrar

A sinceridade,

Contornar

Cada desaire,

Num "desire",

Num "souhait",

Um fracasso,

Num sucesso

E sem baixar 

A cabeça 

Perante qualquer desgraça ...!


V


Uma nova

Energia

Em cada dia,

Uma perspetiva

Que transforme

Cada um num ser forte,

Que suplante 

O que nos transtorne,

Que abale o nosso psiquismo,

O nosso civismo;

Algo que  nos estorve

Com notícia 

Triste...


VI


Quero 

Esvaziar 

As gavetas,

Aliviar 

As paredes

Do quarto,

Da sala,

Da cozinha,

Que parecem Museu 

(O MEU

MUSEU),

Prenhes de desenhos...

As poesias,

Os poemas

Publicados 

No Facebook,

Que transmitem os meus sonhos

Alegres e às vezes, tristonhos,

Mesquinhos...!

Compilar

Num único  compêndio  familiar,

A amizade 

Conquistada com muita sinceridade,

Num único  "BOOK"...


(E COMO PUBLICAR?!)


(Continua)


Brandoa (AMADORA, quarta-feira, 23:12), 19 de janeiro de 2022.


                           KK(NDO)- FF