domingo, 25 de setembro de 2022

 Homenagens

Aos grandes homens,

Aos setembristas

E aos democratas...


I


Obrigado aos que conduziram

À luta de libertação 

Nacional,

Aos que fundaram

O PAIGC, 

Aos que tombaram

Em Pindjiguiti,

Aos que em Tite

Pegaram em armas

Para lutar contra

O domínio colonial,

Até à libertação

Total

Na nossa terra

Natal,

Ao imortal

Amilcar Cabral

E a todos os combatentes anónimos...!


II


A lista é extensa

De imensa

Gente

A destacar

Que contribuiu

Para que hoje 

Pudessemos

Ter 

Um hino,

Ter 

Uma bandeira,

Ter uma nação, 

Uma pátria, 

Uma nacionalidade

E assim,

Podermos traçar 

O nosso destino

Como  povo livre

E independente...!


III


Leva o tempo

Que levar,

Vamos

Ser capazes

De continuarmos

A ser audazes 

Como aqueles 

Rapazes 

De Tite,

Que efetivamente,

Enfrentaram

Com coragem e determinação 

O regime feroz 

Que impôs 

O sacrifício

Sem nenhum benefício

Ao nosso povo,

Durante 

Muitos,

Muitos 

Séculos,

Primeiro como cativos

E escravos,

Levados,

Conduzidos

Em condições brutais

E fatais,

Para América

E outras partes,

Ou vários continentes!


IV


Até 

Ao fim 

Do mês, 

Até 

Ao fim de setembro,

Mesmo não tendo

Nada para comemorar,

Quero 

Continuar

A homenagear

Setembro

Glorioso,

Setembro 

Vitorioso,

Que fez 

De nós, 

Um povo

Heroíco

E épico,

Numa circunstância atroz,

Mas atingindo o principal

Objetivo,

Guiado

E orientado

Pelo nosso camarada Amilcar Cabral,

E, em cada dia,

Produzir uma poesia,

Uma reflexão

Que vem do coração

(Para que, em cada dia,

Brote setembro

Verdadeiro,

Em cada concidadão).


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 03:25), 26 de setembro de 2020.


         KK

Sem comentários:

Enviar um comentário