quinta-feira, 8 de setembro de 2022

 O QUE VALE

O MEU SONHO?

O QUE EU ESCREVI 

HÁ 5 ANOS!:


COMPATRIOTAS

CABRALISTAS

E HUMANISTAS


I


A ação,

É o caminho

Da concretização

Do sonho 

Do nosso 

Saudoso

Compatriota

Amílcar Cabral.


II


Temos que pôr de lado

A raiva e a vingança,

Dando a prioridade

Ao desenvolvimento

E ao progresso

Da nossa sociedade.

Temos que nos unir

Para fugirmos

Da desgraça

Crónica

Em que a nossa Nação

Tem sido condenada

E mergulhada

Há mais de quatro décadas.


III


A Geração

Atual,

Tem um papel

Fundamental 

E fulcral

No incentivo

E no dinamismo

De todo o nosso heróico povo,

Rumo

Ao desenvolvimento sustentável,

Sem percalços,

Avanços

E recuos.


IV


Para todos aqueles

Que pugnam pela paz,

O progresso se faz

Pelo diálogo,

Pelo consentimento,

Pelo compromisso

Consentidos por todos aqueles

Que, no seu âmago,

É hoje o momento

De ouro, de peso

Para erguer a pequena 

Nação,

Numa nação

Digna,

Próspera

Que o camarada Cabral sonhara.


V

Mesmo que alguém nos fere,

A nossa esperança

Não morre!

Continuaremos firmes 

Para continuarmos a defender os nomes

Daqueles bons filhos que perderam as suas vidas

Para que cada criança

Da nossa terra possa sorrir,

Crescer saudavelmente em todos os aspetos.


VI


Vamos apoiar

E apostar

Nos que sentem o pulsar

Da Nação;

Vamos dar 

A oportunidade aos que pretendem trabalhar

Afincadamente com a idoneidade reconhecida,

Para tirar 

O nosso país do atraso, 

Do subdesenvolvimento,

Da ignorância,

Da miséria 

E da pobreza extrema!


VII


Contudo,

Convém frisar,

Que é necessário acabar 

Com os ziguezagues constantes

Por parte dos nossos dirigentes,

Por parte daqueles que pensam unicamente nos seus interesses pessoais,

Em detrimento dos interesses coletivos,

Em detrimento dos interesses dos nossos povos.


VIII


O País

Está em primeiro lugar;

O povo concedeu o poder ao PAIGC

E é em nome dele, que deve governar.

O novo governo deve ser responsável,

Pois, ninguém é insubstituível .

Não poderemos ficar a chorar por leite derramado.

O PAIGC não deve alhear-se das suas responsabilidades.

Não é fácil agradar a gregos e a troianos

Ao mesmo tempo.

Oxalá que o novo governo seja idóneo e coeso

E possa corresponder às expetativas dos guineenses 

E de toda a comunidade internacional!


PÓVOA SE SANTO ADRIÃO(ODIVELAS- TERÇA-FEIRA, 10 HORAS), 08 DE SETEMBRO DE 2015.


                                                     KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário