O QUE VALE
O MEU SONHO?
O QUE EU ESCREVI
HÁ 5 ANOS!:
COMPATRIOTAS
CABRALISTAS
E HUMANISTAS
I
A ação,
É o caminho
Da concretização
Do sonho
Do nosso
Saudoso
Compatriota
Amílcar Cabral.
II
Temos que pôr de lado
A raiva e a vingança,
Dando a prioridade
Ao desenvolvimento
E ao progresso
Da nossa sociedade.
Temos que nos unir
Para fugirmos
Da desgraça
Crónica
Em que a nossa Nação
Tem sido condenada
E mergulhada
Há mais de quatro décadas.
III
A Geração
Atual,
Tem um papel
Fundamental
E fulcral
No incentivo
E no dinamismo
De todo o nosso heróico povo,
Rumo
Ao desenvolvimento sustentável,
Sem percalços,
Avanços
E recuos.
IV
Para todos aqueles
Que pugnam pela paz,
O progresso se faz
Pelo diálogo,
Pelo consentimento,
Pelo compromisso
Consentidos por todos aqueles
Que, no seu âmago,
É hoje o momento
De ouro, de peso
Para erguer a pequena
Nação,
Numa nação
Digna,
Próspera
Que o camarada Cabral sonhara.
V
Mesmo que alguém nos fere,
A nossa esperança
Não morre!
Continuaremos firmes
Para continuarmos a defender os nomes
Daqueles bons filhos que perderam as suas vidas
Para que cada criança
Da nossa terra possa sorrir,
Crescer saudavelmente em todos os aspetos.
VI
Vamos apoiar
E apostar
Nos que sentem o pulsar
Da Nação;
Vamos dar
A oportunidade aos que pretendem trabalhar
Afincadamente com a idoneidade reconhecida,
Para tirar
O nosso país do atraso,
Do subdesenvolvimento,
Da ignorância,
Da miséria
E da pobreza extrema!
VII
Contudo,
Convém frisar,
Que é necessário acabar
Com os ziguezagues constantes
Por parte dos nossos dirigentes,
Por parte daqueles que pensam unicamente nos seus interesses pessoais,
Em detrimento dos interesses coletivos,
Em detrimento dos interesses dos nossos povos.
VIII
O País
Está em primeiro lugar;
O povo concedeu o poder ao PAIGC
E é em nome dele, que deve governar.
O novo governo deve ser responsável,
Pois, ninguém é insubstituível .
Não poderemos ficar a chorar por leite derramado.
O PAIGC não deve alhear-se das suas responsabilidades.
Não é fácil agradar a gregos e a troianos
Ao mesmo tempo.
Oxalá que o novo governo seja idóneo e coeso
E possa corresponder às expetativas dos guineenses
E de toda a comunidade internacional!
PÓVOA SE SANTO ADRIÃO(ODIVELAS- TERÇA-FEIRA, 10 HORAS), 08 DE SETEMBRO DE 2015.
KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário