UM FACTO
INÉDITO,
INSÓLITO...!
I
Eu, nem sei
O que devo
Escrever!
Em que ponto,
Ou parte
Devo começar!
A tarefa é-me me difícil,
Para não dizer,
Impossível
O meu registo,
Não será completo,
Porque não pensei
Seriamente
No assunto.
Apenas peguei
Na pena
E pronto,
Comecei
A rasgar,
A borrar
A tinta
No papel.
II
Mal cheguei
Da Escola,
Eram mais ou menos Dezessete
Horas.
Procurei
À pressa,
Apressadamente,
O meu telemóvel
Na minha mochila.
Mas infelizmente,
Não tinha encontrado.
Aproveitei
O meu sobrinho
Que pedido
Para ir ao carro
Buscar algumas
Compras que tinha feito,
Mas não consegui trazer
Para cima
Do meu piso(1),
Sem elevador,
Pois, estava a evitar
O peso,
Por causa
Duma recente
Operação,
Para ver se o telemóvel
Tinha ficado.
Também, não.
III
De novo,
Fui vasculhar,
Com mais cuidado
Na mochila
Da Escola.
E lá estava o telemóvel !
O hábito
Faz o monge.
Diretamente,
Para Messenger,
A fim de encontrar
Alguma mensagem.
Nada! Nada!
Nenhum amigo
Estava em online!
Verifiquei se o wife
Estava desligado.
Tudo
Estava ligado.
Fui ao Facebook,
Verificar os aniversariantes
Ou as minhas publicações.
Nada!
Tudo
Estava vedado!
Não consegui passar além!
Nada,
Mas mesmo nada!
Paranóico,
Maluco,
Fiquei.
A mim próprio,
Perguntei:
O que se passa?
Os serviços da NOS,
Estão suspensos?!
Barrados?!
Não paguei
A mensalidade?!
A mensalidade
Vence
No dia 4 de cada mês!
E hoje é o dia 4 de outubro,
O mês
Rubro,
O mês
Revolucionário,
Solidário,
O mês
Do visionário,
A véspera da Revolução,
O 5 de Outubro de 1910,
A Revolução
Republicana,
A implantação
Da REPÚBLICA
Em Portugal.
Muito perplexo!
Confuso!
Nada
Podia fazer!
A ninguém,
Podia ligar,
Como é óbvio.
IV
A alternativa,
Ligar algumas
Pessoas
Amigas que tenho
Os seus números de telemóveis
Gravados,
Nos contactos.
A surpresa
Ainda maior,
Mas talvez
Um pouco de alívio,
Porque como dizia
O meu amigo de infância,
UFUF,
Em Utiacor,
Canchungo,
Guiné-Bissau:
Tchith ndji corin:
Thotchu,
Alata,
Naginal,
Ndabacan,
Neni,etc "(1).
V
Era o fenómeno
Geral!
Um hecatombe,
Uma eclipse,
Um deslize
Nas redes sociais,
Nos meios tecnológicos!
O tremor
No amor,
Na paixão,
Para os fanáticos
Desses meios!
O que está a passar?
O que se passou?
O que aconteceu?
E que não encontro
E encontrei
Explicações
De momento.
VI
O que se passa?
O que aconteceu?
Não é só NDO
Atónito,
Admirado
E surpreso,
Em particular,
De modo
Geral,
Para a Europa,
Para o mundo ,
Se se quiser...!
VII
Um alerta
No (nosso) planeta
Em que se habita,
Em que apenas se age,
Come,
Consome
E não se pensa,
E que não se reflete
Seriamente ..!
O mundo
Está,
Estava suspenso!
E com a esperança,
Penso,
Que o problema será resolvido,
O problema será ultrapassado
Brevemente
E em poucas horas!
Como clientes,
Consumidores,
Exigimos,
Temos
O direito
À explicação
Do facto
Insólito.
VII
E como publicar,
Se não tenho
Acesso aos meios habituais,
Senão o meu blogger
Pessoal?!
Esperar,
Esperar
E esperar
Pacientemente!
1. Em manjaco: O caso, não é só comigo.
Os outros também estão
Na mesma
Situação,
Na mesma
Condição
Em crioulo, ,"i ka a mi só".
(Continua)
BRANDOA (AMADORA, segunda-feira, 22:35), 04 de outubro de 2021.
KK (NDO)
!

Sem comentários:
Enviar um comentário