sexta-feira, 23 de setembro de 2022

 EU CELEBRO

O VITORIOSO

E O GLORIOSO

VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO  !


I


Eu (tu, ele/ela , nós) celebro

O vinte e quatro 

De Setembro,

Porque é o que me lembro,

O que de mais íntegro 

Ainda resta no meu cérebro 

Como um facto,

Um acontecimento  

Digno de celebração 

Da minha NAÇÃO!


II


Celebremos

Vivamente

Esta efeméride 

Com hombridade

E dignidade,

Porque nos concedeu a nacionalidade

Que nos tinha sido negada,

Alegando a nossa menoridade,

A nossa futilidade

Como povo,

Com a sua história, sua cultura, 

Seus usos e costumes,

Em suma, com a sua identidade própria!


III


Celebremos 

Ativamente 

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Cada um à sua maneira, 

Levantando,

Içando

A bandeira,

Vendo- a desfraldar pelo vento,

Vendo-a brandar/bradar pelo posto

Bem perto,

Ou simplesmente,

No punho de um vulto 

Bastante

Satisfeito,

Correndo pelas ruas 

Pelas avenidas,

Ainda nossas

Porque, o que já se diz,

Umas serão batizadas,

Pelos nomes dos agentes do mal,

Que sempre denominei de Eixo do Mal,

Talvez de Macky  Sall

Do Senegal

E de Muhammadu Buhari

Da Nigéria,

Outro da Mafia...!


IV


" O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO",

O aniversário,

O corolário 

Do imenso

Esforço

Coletivo

Do nosso povo,

Da combatividade,

Da unidade

Do todo 

Mosaico

Étinico,

Da coragem

De cada homem

Heróíco, 

Dos anónimos combatentes 

Da LIBERDADE da PÁTRIA! 


V


Rendemos a homengem 

Aos valorosos

E corajosos

Irmãos que tombaram

Nas diversas frentes da batalha!


VI


Volvidos

47 anos

Da independência

Da nossa terra,

Da nossa GUINÉ,

Há ainda Nené

Que chora

Pelo pão, 

Que não tem educação,

Que não tem habitação, 

Que não tem saneamento básico,

Que não tem saúde...!

E ainda estamos a promover 

Incompetentes

Nos lugares cimeiros,

Importantes 

Da governação 

E da alta e máxima magistratura 

Da terra,

Da NAÇÃO!


VII


Aos combatentes

Da Suíça,

GENEBRA, 

Estou convosco,

Estou atrás,

Vós que lutais pela paz,

Estou na vossa luta,

Para resgatar a verdadeira 

Democracia

Na Guiné-Bissau,

Pela qual lutou

E tombou

O nosso camarada Amilcar CABRAL 

E tantos outros compatriotas!

Com coragem,

Lutem

Lá!

Outros lutarão cá 

E noutras frentes da luta!


VIII


A SUIÇA 

É A ESPERANÇA

DOS QUE TÊM A CONFIANÇA

NAS CONSTITUIÇÕES

E INSTITUIÇÕES 

DEMOCRÁTICAS,

NA LIBERDADE

E NA JUSTIÇA!


IX


Celebro,

Comemoro 

O VINTE  E QUATRO

DE SETEMBRO

DE 2020,

Com um misto

De sentimento(s):

- De alegria;

- De melancolia ,

Porque temos a independência

Com muita  deficiência,

Um grande turbulência 

Na consciência 

Coletiva 

Com uma raiva

Do povo

Feito 

Escravo

Dos que aldrabam

Cada voto

Depoitado nas urnas!


X


Celebramos 

Sim,

O VINTE E QUATRO 

DE SETEMBRO,

Sim,

Mas não  assim

Desta forma,

Com muita mágoa em cada alma,

Porque o poder foi tomado

Pele força das armas!


XI


A ilegalidade,

A marginalidade,

Se instalou na nossa sociedade,

Pois, os detentores 

De poderes

Hoje,

No país 

Não precisaram de esperar

Pelo pronunciamento 

Do Supremo Tribunal de Justiça,

Chingaram, 

Ameaçaram-nos

Tantas vezes, 

E, finalmente,

Os reconheceram 

Como verdadeiros

Vencedores!

Uma falácia 

Da circunstância!

Que pena,

A verdade da mentira!


XII


VIVA GUINÉ-BISSAU 

LIVRE 

DAS INGERÊNCIAS 

EXTERIORES!

VIVA A GUINÉ-BISSAU SOBERANA!

VIVA O POVO HERÓÍCO 

DA GUINÉ-BISSAU!

VIVA O GRANDE PENSADOR,

O PROMOTOR

DAS CONSCIÊNCIAS,

VIVAS,

O SENHOR 

ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

O DSP!


(CONTINUA)


BRANDOA (AMADORA, QUINTA-FEIRA, 02:45), 24 DE SETEMBRO DE 2020


                                  KK

Sem comentários:

Enviar um comentário