Homenagens
Aos grandes homens,
Aos setembristas
E aos democratas...
I
Obrigado aos que conduziram
À luta de libertação
Nacional,
Aos que fundaram
O PAIGC,
Aos que tombaram
Em Pindjiguiti,
Aos que em Tite
Pegaram em armas
Para lutar contra
O domínio colonial,
Até à libertação
Total
Na nossa terra
Natal,
Ao imortal
Amilcar Cabral
E a todos os combatentes anónimos...!
II
A lista é extensa
De imensa
Gente
A destacar
Que contribuiu
Para que hoje
Pudessemos
Ter
Um hino,
Ter
Uma bandeira,
Ter uma nação,
Uma pátria,
Uma nacionalidade
E assim,
Podermos traçar
O nosso destino
Como povo livre
E independente...!
III
Leva o tempo
Que levar,
Vamos
Ser capazes
De continuarmos
A ser audazes
Como aqueles
Rapazes
De Tite,
Que efetivamente,
Enfrentaram
Com coragem e determinação
O regime feroz
Que impôs
O sacrifício
Sem nenhum benefício
Ao nosso povo,
Durante
Muitos,
Muitos
Séculos,
Primeiro como cativos
E escravos,
Levados,
Conduzidos
Em condições brutais
E fatais,
Para América
E outras partes,
Ou vários continentes!
IV
Até
Ao fim
Do mês,
Até
Ao fim de setembro,
Mesmo não tendo
Nada para comemorar,
Quero
Continuar
A homenagear
Setembro
Glorioso,
Setembro
Vitorioso,
Que fez
De nós,
Um povo
Heroíco
E épico,
Numa circunstância atroz,
Mas atingindo o principal
Objetivo,
Guiado
E orientado
Pelo nosso camarada Amilcar Cabral,
E, em cada dia,
Produzir uma poesia,
Uma reflexão
Que vem do coração
(Para que, em cada dia,
Brote setembro
Verdadeiro,
Em cada concidadão).
(Continua)
Brandoa(Amadora, sábado, 03:25), 26 de setembro de 2020.
KK

Sem comentários:
Enviar um comentário