sábado, 10 de setembro de 2022

 A NOSSA LUTA PELA PÁTRIA, 

IRMÃOS, NÃO FOI INGLÓRIA!


I


Anos 

A fio,

Manos  

O equilíbrio

Daqueles que acreditam 

E lutam

Pela verdade 

E pela liberdade,

Têm 

A paciência

O senso

No processo

Da democracia

Que leva anos

E anos

A construir,

Etapa

A etapa,

De década 

A decada

Até destruir

O sistema 

Que teima 

Em resistir!


II


Tudo o que ilegal,

Temos o direito 

O dever

De denunciar,

De condenar 

E repudiar,

Como cidadãos conscientes

E responsáveis.


III


Aqueles que lutam,

Aqueles que lutaram

Pela justiça 

Para erradicar a doença 

Que existe em cada cabeça,

Exorto que continuem 

A fazê-lo

Com prazer e zelo,

Que não se desviem

Nem um milímetro,

Do foco,

Do palco

E do teatro 

Que escolheram ,

Com o objetivo 

De tirarem

Do padecimento

E do sofrimento 

O seu povo!


IV


Não se desarmem,

Não atirem

A (vossa ) toalha ao chão,

Não se desanimem

Com a produção 

De acórdão  

Atrás 

De acórdão  ,

Decreto

Atrás 

De decreto,

Que em nada, contribui para a paz 

Na nossa Nação!

Continuem 

Com a mesma fé,

A mesma determinação 

E confiança no vosso líder,

No vosso chefe,

Homem 

De carácter 

Homem 

Inteligente

E sei que vai contiinuar

A lutar

Por meios pacíficos

E democráticos 

E estar

À vossa frente!


V


Roma

Não se fez

Num dia,

Num mês!

É  preciso

Termos  em peso,

Paciência

E calma!

Dar tempo

Ao tempo

A cada corpo

Com o coração limpo,

Para o amadurecimento 

Completo 

De cada consciência!


VI


Os "bichos

Dos bislons"

Como escrevi algures,

Noutros lugares 

(Em 1980,

Ainda na Guiné),

Mais tarde

Ou mais cedo,

Cairão!

Em todos 

Os tempos

E épocas,

Houve sempre resistências 

Aos acontecimentos

E sem reconhecimentos

Dos que estão do outro lado

Da barricada!

O colonialismo português

Resistiu 

E tinha negado 

O reconhecimento 

Da autodeterminação 

E independência 

Da Guiné 

Em 24 de setembro

De 1973

E só o fez

Em 10 de setembro de 1974.


A NOSSA LUTA PELA PÁTRIA, 

IRMÃOS, NÃO FOI INGLÓRIA !


I


Anos 

A fio,

Manos  

O equilíbrio

Daqueles que acreditam 

E lutam

Pela verdade 

E pela liberdade,

Têm 

A paciência

O senso

No processo

Da democracia

Que leva anos

E anos

A construir,

Etapa

A etapa,

De década 

A decada

Até destruir

O sistema 

Que teima 

Em resistir!


II


Tudo o que é ilegal,

Temos o direito 

O dever

E a obrigação 

De denunciar,

De condenar 

E repudiar,

Como cidadãos conscientes

E responsáveis.


III


Aqueles que lutam,

Aqueles que lutaram

Pela justiça 

Para erradicar a doença 

Que existe em cada cabeça,

Exorto que continuem 

A fazê-lo

Com prazer e zelo,

Que não se desviem

Nem um milímetro,

Do foco,

Do palco

E do teatro 

Que escolheram 

Com o objetivo 

De tirarem

Do padecimento

E do sofrimento 

Do seu povo!


IV


Não se desarmem,

Não atirem

A (vossa ) toalha ao chão,

Não se desanimem

Com a prodição

De acordão

Atrás 

De acordão,

Decreto

Atrás 

De decreto,

Que em nada, contribui para a paz 

Na nossa Nação!

Continuem com a mesma fé,

A mesma deyerminação

E confiança no vosso líder,

No vosso chefe,

Homem 

De carácter 

Homem 

Inteligente

E sei que vai contiinuar

A lutar

Por meios pacíficos

E democráticos 

E estar

À vossa frente!


V


Roma

Não se fez

Num dia,

Num mês!

É  preciso

Termos  em peso,

Paciência

E calma!

Dar tempo

Ao tempo

A cada corpo

Com o coração limpo,

Para o amadurecimento 

Completo 

De cada consciência!


VI


Os bichos

Dos' bislons"(bissilons),

Como escrevi algures,

Noutros lugares 

(Em 1980,

Ainda na Guiné),

Mais tarde

Ou mais cedo,

Cairão!

Mais tarde

Ou mais cedo,

Cairão!

Em todos 

Os tempos

E épocas,

Houve sempre resistências 

Aos acontecimentos

E sem reconhecimentos

Dos que estão do outro lado

Da barricada!

O colonialismo português

Resistiu 

E tinha negado

O reconhecimento 

Da autodeterminação 

E independência 

Da Guiné 

Em 24 de setembro

De 1973

E só o fez

Em 10 de setembro de 1974.


VI


Combatentes 

Em e em várias frentes

DE LUTA, 

Força, 

Coragem

E confiança

Naquele Homem

Disciplinado 

E determinado 

Para a causa

Do POVO,

DSP!


VII


VIVA GUINE-BISSAU!

VIVA DSP!

VIVA SETEMBRO VITORIOSO!

A TODOS,

UM GRANDE ABRAÇO 

COMO COMPATRIOTA 


(CONTINUA)


BRANDOA(QUINTA-FEIRA, 03H23 MINUTOS), 10 DE SETEMBRO DE 2020.


              KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário