A NOSSA LUTA PELA PÁTRIA,
IRMÃOS, NÃO FOI INGLÓRIA!
I
Anos
A fio,
Manos
O equilíbrio
Daqueles que acreditam
E lutam
Pela verdade
E pela liberdade,
Têm
A paciência
O senso
No processo
Da democracia
Que leva anos
E anos
A construir,
Etapa
A etapa,
De década
A decada
Até destruir
O sistema
Que teima
Em resistir!
II
Tudo o que ilegal,
Temos o direito
O dever
De denunciar,
De condenar
E repudiar,
Como cidadãos conscientes
E responsáveis.
III
Aqueles que lutam,
Aqueles que lutaram
Pela justiça
Para erradicar a doença
Que existe em cada cabeça,
Exorto que continuem
A fazê-lo
Com prazer e zelo,
Que não se desviem
Nem um milímetro,
Do foco,
Do palco
E do teatro
Que escolheram ,
Com o objetivo
De tirarem
Do padecimento
E do sofrimento
O seu povo!
IV
Não se desarmem,
Não atirem
A (vossa ) toalha ao chão,
Não se desanimem
Com a produção
De acórdão
Atrás
De acórdão ,
Decreto
Atrás
De decreto,
Que em nada, contribui para a paz
Na nossa Nação!
Continuem
Com a mesma fé,
A mesma determinação
E confiança no vosso líder,
No vosso chefe,
Homem
De carácter
Homem
Inteligente
E sei que vai contiinuar
A lutar
Por meios pacíficos
E democráticos
E estar
À vossa frente!
V
Roma
Não se fez
Num dia,
Num mês!
É preciso
Termos em peso,
Paciência
E calma!
Dar tempo
Ao tempo
A cada corpo
Com o coração limpo,
Para o amadurecimento
Completo
De cada consciência!
VI
Os "bichos
Dos bislons"
Como escrevi algures,
Noutros lugares
(Em 1980,
Ainda na Guiné),
Mais tarde
Ou mais cedo,
Cairão!
Em todos
Os tempos
E épocas,
Houve sempre resistências
Aos acontecimentos
E sem reconhecimentos
Dos que estão do outro lado
Da barricada!
O colonialismo português
Resistiu
E tinha negado
O reconhecimento
Da autodeterminação
E independência
Da Guiné
Em 24 de setembro
De 1973
E só o fez
Em 10 de setembro de 1974.
A NOSSA LUTA PELA PÁTRIA,
IRMÃOS, NÃO FOI INGLÓRIA !
I
Anos
A fio,
Manos
O equilíbrio
Daqueles que acreditam
E lutam
Pela verdade
E pela liberdade,
Têm
A paciência
O senso
No processo
Da democracia
Que leva anos
E anos
A construir,
Etapa
A etapa,
De década
A decada
Até destruir
O sistema
Que teima
Em resistir!
II
Tudo o que é ilegal,
Temos o direito
O dever
E a obrigação
De denunciar,
De condenar
E repudiar,
Como cidadãos conscientes
E responsáveis.
III
Aqueles que lutam,
Aqueles que lutaram
Pela justiça
Para erradicar a doença
Que existe em cada cabeça,
Exorto que continuem
A fazê-lo
Com prazer e zelo,
Que não se desviem
Nem um milímetro,
Do foco,
Do palco
E do teatro
Que escolheram
Com o objetivo
De tirarem
Do padecimento
E do sofrimento
Do seu povo!
IV
Não se desarmem,
Não atirem
A (vossa ) toalha ao chão,
Não se desanimem
Com a prodição
De acordão
Atrás
De acordão,
Decreto
Atrás
De decreto,
Que em nada, contribui para a paz
Na nossa Nação!
Continuem com a mesma fé,
A mesma deyerminação
E confiança no vosso líder,
No vosso chefe,
Homem
De carácter
Homem
Inteligente
E sei que vai contiinuar
A lutar
Por meios pacíficos
E democráticos
E estar
À vossa frente!
V
Roma
Não se fez
Num dia,
Num mês!
É preciso
Termos em peso,
Paciência
E calma!
Dar tempo
Ao tempo
A cada corpo
Com o coração limpo,
Para o amadurecimento
Completo
De cada consciência!
VI
Os bichos
Dos' bislons"(bissilons),
Como escrevi algures,
Noutros lugares
(Em 1980,
Ainda na Guiné),
Mais tarde
Ou mais cedo,
Cairão!
Mais tarde
Ou mais cedo,
Cairão!
Em todos
Os tempos
E épocas,
Houve sempre resistências
Aos acontecimentos
E sem reconhecimentos
Dos que estão do outro lado
Da barricada!
O colonialismo português
Resistiu
E tinha negado
O reconhecimento
Da autodeterminação
E independência
Da Guiné
Em 24 de setembro
De 1973
E só o fez
Em 10 de setembro de 1974.
VI
Combatentes
Em e em várias frentes
DE LUTA,
Força,
Coragem
E confiança
Naquele Homem
Disciplinado
E determinado
Para a causa
Do POVO,
DSP!
VII
VIVA GUINE-BISSAU!
VIVA DSP!
VIVA SETEMBRO VITORIOSO!
A TODOS,
UM GRANDE ABRAÇO
COMO COMPATRIOTA
(CONTINUA)
BRANDOA(QUINTA-FEIRA, 03H23 MINUTOS), 10 DE SETEMBRO DE 2020.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário