UM DIA
NA " MINHA "ESCOLA,
CASAL DE S. BRÁS
I
O Professor
O "contratado"
É prejudicado
Em todos
Os aspetos,
Em todas
As vertentes
Da(Na) sua carreira
Profissional:
Em termos
Económicos,
Sociais,
Culturais,
Promocionais,
Em suma,
Em tudo.
II
É vedado
A sua participação,
Na gestão
Nas principais
Órgãos
Diretivos
Da Escola,
Senão
Na mera
Direção
De turma.
III
O "Contratado"
Não tem tempo
Para refletir,
Sobre as fulcrais
Questões
Da Educação,
Nem tempo
Para conhecer
E conviver
Com os alunos,
O cerne
Que devia ser
A sua razão de ser,
Como professor,
Como educador,
Como instrutor,
Porque é "chutado"
No final
De cada ano letivo
E vive ao Deus "dará"!
IV
Ao longo dos anos,
O "O Contratado"
É obrigado
A concorrer,
Os famosos "mini- concursos",
Para ver
Se consegue ocupar
Um lugar,
Uma janela
De oportunidades,
Uma janela
Na escola.
V
O cômputo
Geral
No conjunto
Profissional,
O "Contratado"
Chega
Ou não o fim da carreira,
Com zero benefícios.
A idade,
O tempo
Não perdoa,
Voa
E estando
Nas vésperas da reforma,
Sente-se muito magoado,
Injustiçado,
Por não atingir
Nem metade
No escalão
Profissional,
Devido
A "norma travão"
VI
O importante,
É ter muita saúde
Para ir vivendo
E acompanhando
O tempo,
Com corpo
E a mente
Sãos!
Saúde e bom ano a todos,
Neste início do ano letivo letivo!!!
(To be continued)
Escola EB2/3 José Cardoso Pires( Casal de S. Brás, quarta-feira, 12:19), 07/09/2022.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário