quarta-feira, 7 de setembro de 2022

 UM DIA

NA " MINHA "ESCOLA,

CASAL DE S. BRÁS


I


O Professor 

O "contratado"

É prejudicado

Em todos

Os aspetos,

Em todas

As vertentes

Da(Na) sua carreira

Profissional:

Em termos

Económicos,

Sociais,

Culturais,

Promocionais,

Em suma,

Em tudo.


II


É vedado

A sua participação,

Na gestão

Nas principais

Órgãos

Diretivos

Da Escola,

Senão

Na mera

Direção

De turma.


III


O "Contratado"

Não tem tempo

Para refletir,

Sobre as fulcrais

Questões

Da Educação,

Nem tempo

Para conhecer

E conviver

Com os alunos,

O cerne

Que devia ser

A sua razão de ser,

Como professor,

Como educador,

Como instrutor,

Porque é "chutado"

No final 

De cada ano letivo

E vive ao Deus "dará"!


IV


Ao longo dos anos,

O "O Contratado"

É obrigado

A concorrer,

Os famosos "mini- concursos",

Para ver

Se consegue ocupar

Um lugar,

Uma janela

De oportunidades,

Uma janela

Na escola.


V


O cômputo 

Geral

No conjunto

Profissional,

O "Contratado"

Chega

Ou não o fim da carreira,

Com zero benefícios.

A idade,

O tempo 

Não perdoa,

Voa

E estando 

Nas vésperas da reforma,

Sente-se muito magoado,

Injustiçado,

Por não atingir

Nem metade

No escalão

Profissional,

Devido

A "norma travão"


VI


O importante,

É ter muita saúde

Para ir vivendo

E acompanhando

O tempo,

Com corpo 

E a mente

Sãos!

Saúde e bom ano a todos, 

Neste  início do ano letivo letivo!!!


(To be continued)


Escola EB2/3 José Cardoso Pires( Casal de S. Brás, quarta-feira, 12:19), 07/09/2022.


     KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário