terça-feira, 30 de novembro de 2021

 QUE EM DEZEMBRO,

O SEU CÉREBRO,

ESTEJA SAUDÁVEL E PRÓSPERO!...


I


Cobra-se de amor

Ao seu redor,

Com o calor

Do suor

Que te dá orgulho

Como um bom filho!


II


Nada

Te(lhe) prenda,

Nesta vida

E que te(lhe) leva à queda,

Por cada

Pancada!

Aprenda

Em cada

Partida

Em cada

Senda,

Que a melhor

E a maior

Prenda

É a tua(sua) força 

Interior,

A pujança 

Da esperança

Em cada 

Dia,

Com muita alegria

Na companhia 

Da tua(sua) família,

Amigos íntimos

E próximos!


III


Louvado

Seja,

Aquele que esteja

Carregado

Com um fardo

Pesado

Nos seus ombros

À causa nobre dos seus membros!


IV


Que o teu(seu) toldo

Esteja

Coberto

E recheado,

Repleto

De bênçãos 

Para todos os irmãos 

Do mundo

Inteiro,

Com um amor

Incolor,

Verdadeiro,

Puro,

Genuino,

Humano!

Bem haja

A cada mano,

A cada mana,

A cada dona,

E que Deus, a  todos, proteja

Do Corona

E d,outra doença maligna!!!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 01 de dezembro  de 2021!


                                                 KK (NDO)

 QUE EM DEZEMBRO,

O SEU CÉREBRO,

ESTEJA SAUDÁVEL E PRÓSPERO!...


I


Cobra-se de amor

Ao seu redor,

Com o calor

Do suor

Que te dá orgulho

Como um bom filho!


II


Nada

Te(lhe) prenda,

Nesta vida

E que te(lhe) leva à queda,

Por cada

Pancada!

Aprenda

Em cada

Partida

Em cada

Senda,

Que a melhor

E a maior

Prenda

É a tua(sua) força 

Interior,

A pujança 

Da esperança

Em cada 

Dia,

Com muita alegria

Na companhia 

Da tua(sua) família,

Amigos íntimos

E próximos!


III


Louvado

Seja,

Aquele que esteja

Carregado

Com um fardo

Pesado

Nos seus ombros

À causa nobre dos seus membros!


IV


Que o teu(seu) toldo

Esteja

Coberto

E recheado,

Repleto

De bênçãos 

Para todos os irmãos 

Do mundo

Inteiro,

Com um amor

Incolor,

Verdadeiro,

Puro,

Genuino,

Humano!

Bem haja

A cada mano,

A cada mana,

A cada dona,

E que Deus, a  todos, proteja

Do Corona

E d,outra doença maligna!!!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 01 de dezembro  de 2021!


                                                 KK (NDO)

 QUE EM DEZEMBRO,

O SEU CÉREBRO,

ESTEJA SAUDÁVEL E PRÓSPERO!...


I


Cobra-se de amor

Ao seu redor,

Com o calor

Do suor

Que te dá orgulho

Como um bom filho!


II


Nada

Te(lhe) prenda,

Nesta vida

E que te(lhe) leva à queda,

Por cada

Pancada!

Aprenda

Em cada

Partida

Em cada

Senda,

Que a melhor

E a maior

Prenda

É a tua(sua) força 

Interior,

A pujança 

Da esperança

Em cada 

Dia,

Com muita alegria

Na companhia 

Da tua(sua) família,

Amigos íntimos

E próximos!


III


Louvado

Seja,

Aquele que esteja

Carregado

Com um fardo

Pesado

Nos seus ombros

À causa nobre dos seus membros!


IV


Que o teu(seu) toldo

Esteja

Coberto

E recheado,

Repleto

De bênçãos 

Para todos os irmãos 

Do mundo

Inteiro,

Com um amor

Incolor,

Verdadeiro,

Puro,

Genuino,

Humano!

Bem haja

A cada mano,

A cada mana,

A cada dona,

E que Deus, a  todos, proteja

Do Corona

E d,outra doença maligna!!!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 01 de dezembro  de 2021!


                                                 KK (NDO)

 RESPEITEM/ACUDEM

A ORDEM!

NÃO A TOLDEM!


I


A pista

Da escrita

Que orienta

Para a ótica

Justa,

Àquele que tem a paixoneta

Para a política

E vive como humanista...!


II


Se o mundo

Rolasse

Como uma bola

E atingisse

Cada face

Bela

E singela

De cada criatura

Na terra,

Viveria

Com alegria,

Viveria

Sortudo

E feliz

Como uma perdiz...!


III


Aos irmãos

Acorrentados,

Mãos

Sem dedos

Para acenos

Aos humanos

"Hermanos"

Espalhados

Pelos quatro cantos

Do mundo,

Quero dirigir uma palavra

De ternura,

De afeto,

E que haja um feliz desfecho de tantos

Sofrimentos,

Tormentos

Na Líbia

Que os asfixia!


IV


À sorte

Daquele 

Que parte

Com o semblante

Sorridente

De poder salvar a sua pele,

Da sua família,

Da sua etnia,

Da sua Pátria

Em agonia,

Muitas das vezes, se debate

Com uma série

De problemas,

Dramas

E traumas

De espécie

Humana,

Que não o dignifica e abona,

Pelo contrário,

O põe

Num ambiente

Pouco abonatorio,

Inclusive a perda dignidade humana!


(Continua)


Amadora( terça-feira feira, 20h50m), 28 de novembro de 2017.


                        KK(NDO)

 Este foi o engano

Do menino

Africano 

No seu sono!

O sonho,

O caminho

De qualquer

Ser

Que quer 

Viver

Com prazer...!


II


Tendo

O fardo 

Nos ombros

Dos membros

Da minha comunidade,

Da minha sociedade,

Eu quis

Dar a minha contribuição,

O meu quinhão,

A minha opinião 

Como cidadão 

Para que cada irmão 

Fosse mais 

Ou menos feliz,

Neste meu país,

Neste país  

Dos meus pais...!


III


As forças centrífugas,

Inimigas 

De qualquer processo,

De qualquer projeto

Feito

A pensar no progresso,

Com objetivo

Que a vida

Do meu povo

Progridisse,

Fizeram com que  a marcha retrocedesse

E evidenciasse

Uma crise

Tremenda...!


IV


Tudo

O que é planeado,

Projetado

Pela via da força,

Sem respeitar o Império

Da Lei,

Porque não foi levado

A sério,

Porque é rei,

Acumula 

Todas as funções 

Nas suas mãos:

Legisla,

Executa

Julga

E condena,

Porque a sua pessoa, é a justiça...!


V


O povo

Abafado,

O povo

Com medo,

Não teve outra alternativa,

Senão aceitar,

Acatar

A força abusiva

Vinda das armas

Que produzem chamas 

Nas inocentes almas...!


VI


Até quando, Mamã Guiné?

Até quendo?...!

Quando

Os teus irmãos 

Voltarem da emigração,

Da nova escravidão,

Com as leis da aurora 

Para a nossa terra,

Com a " torá",

Com o evangelho

Do Novo Testamento...!


(Continua)


Brandoa (1h17 minutos,terça-feira), 01 de dezembro de 2020.


                                 KK


O ÚNICO,

O VERÍDICO

POLÍTICO  

PATRIÓTICO...!


I


NA GUINÉ 

ATUAL,

PARA A SEGUNDA

VOLTA

DAS ELEIÇÕES 

PRESIDENCIAIS,

QUERIDA,

QUERIDO 

PATRIOTA,

ACABARAM AS HESITAÇÕES:

NÃO HESITE

E VOTE 

PARA PRESIDENTE

O SR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

PORQUE  É  O GARANTE

DA SOBERANIA,

DA CONSTITUIÇÃO

DA NOSSA NAÇÃO!


II


Vamos dizer:

Chega!

"Doina"!

Doina!

Basta

Da praga

Que não nos larga,

Que não larga

A nossa  querida

GUINÉ !


III


Será 

Que não somos capazes

De levar a nossa terra

Avante,

Para frente,

Sem sucessivas crises?

Quando um povo se levanta,

Algo de útil se projeta

Para o avanço,

Para o sucesso

E progresso!


IV


Vamos

 Limpar

A sujeira!

Vamos 

Acabar com a cegueira

Na nossa terra!

Vamos 

Acabar com o que se diz

De um país 

"Narco-

Tráfico",

De um" Estado

Falhado",

Porque nós, 

Filhos

Da GUINÉ,

Somos 

Capazes

E merecemos

Ser felizes!


V


Vamos 

Desbravar 

A mata,

Para deixar

A floresta

Limpa

Para "pampa",

Para a malta

Nova,

Com uma outra

Perspetiva,

Outra

Força,

Outra 

E esperança!


VI


Vou escrever

Todos os dias, 

Para dizer

Ao meu país,

Para dizer

Ao país 

Dos meus pais,

Que eu sinto pejo,

Para não dizer

Nojo,

De certos políticos ,

Poucos,

Medíocres,

Verdadeiros "abutres",

" Djuguedés"

Que não sonham

Com a GUINÉ,

Antes, a penhoram

Devido aos seus interesses 

Pessoais,

Individuais;

Porque  pensam

Apenas nos seus umbigos,

Nos seus familiares

E amigos.


VII


Vou escrever

Todos os dias,

Até a vitória 

Triunfal

E final

Do Sr DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

Que é e será 

A vitória 

Do nosso povo,

Da nossa terra,

A vitória 

De todos os GUINEENSES!


VIII


Vou escrever

Para o que der 

E vier,

Até que a mão 

Me doa 

E  que o irmão 

Me ...perdoe...


Continua


Brandoa(Amadora, 12h 36 minutos , domingo), 01 de dezembro de 2019.


                         KK(NDO)

 É TEMPO DE RESTAURAÇÃO

DA CONDIÇÃO

DO CIDADÃO...!


I


Como a Nação

Não esquece,

O cidadão

Não se arrefece

Pelo facto

De um dado

Acontecimento

Num determinado

Período.


II


A Restauração,

Para não dizer, a ressurreição

Da (De uma) Nação

Depois de 60 anos

Sob a dominação

Dos filipinos,

É um dado

Adquirido

E (É) comemorado

Todos os anos !


III


Nos anos

De crises,

Alguns governos

Subtraíram,

Tiraram

Este direito

Justo

Aos Portugueses,

Alegando-se motivos económicos 

Para (a fim de)" taparem" buracos.


IV


É tempo de" Restauração"

Do cidadão

Desta(grandiosa) Nação,

Que foi perdendo a dignificação

Em detrimento

De um pretexto

Obscuro e ignoto!


V


A Nação,

Vem do cidadão.

Não há Nação

Se não existir(houver) o cidadão.

Só o cidadão

Pode conduzir a Nação

À elevação

E a uma verdadeira

E pura

Projeção

Nacional

E internacional.


(Por concluir)


Amadora(sexta-feira feira, 13h15m), 01 de dezembro de 2017.


                      KK(NDO)

 ACRESCENTO

UM PONTO

NO CONTO

TRANSATO:


I


Este foi o engano

Do menino

Africano 

No seu sono!

O sonho,

O caminho

De qualquer

Ser

Que quer 

Viver

Com prazer...!


II


Tendo

O fardo 

Nos ombros

Dos membros

Da minha comunidade,

Da minha sociedade,

Eu quis

Dar a minha contribuição,

O meu quinhão,

A minha opinião 

Como cidadão 

Para que cada irmão 

Fosse mais 

Ou menos feliz,

Neste meu país,

Neste país  

Dos meus pais...!


III


As forças centrífugas,

Inimigas 

De qualquer processo,

De qualquer projeto

Feito

A pensar no progresso,

Com objetivo

Que a vida

Do meu povo

Progridisse,

Fizeram com que  a marcha retrocedesse

E evidenciasse

Uma crise

Tremenda...!


IV


Tudo

O que é planeado,

Projetado

Pela via da força,

Sem respeitar o Império

Da Lei,

Porque não foi levado

A sério,

Porque é rei,

Acumula 

Todas as funções 

Nas suas mãos:

Legisla,

Executa

Julga

E condena,

Porque a sua pessoa, é a justiça

Divina...!


V


O povo

Abafado,

O povo

Com medo,

Não teve outra alternativa,

Senão aceitar,

Acatar

A força abusiva

Vinda das armas

Que produzem chamas 

Nas inocentes almas...!


VI


Até quando, Mamã Guiné?

Até quendo?...!

Quando

Os teus irmãos 

Voltarem da emigração,

Da nova escravidão,

Com as leis da aurora 

Para a nossa terra,

Com a " torá",

Com o evangelho

Do Novo Testamento...!


(Continua)


Brandoa (1h17 minutos,terça-feira), 01 de dezembro de 2020.


                                 KK


O ÚNICO,

O VERÍDICO

POLÍTICO  

PATRIÓTICO...!


I


NA GUINÉ 

ATUAL,

PARA A SEGUNDA

VOLTA

DAS ELEIÇÕES 

PRESIDENCIAIS,

QUERIDA,

QUERIDO 

PATRIOTA,

ACABARAM AS HESITAÇÕES:

NÃO HESITE

E VOTE 

PARA PRESIDENTE

O SR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA,

PORQUE  É  O GARANTE

DA SOBERANIA,

DA CONSTITUIÇÃO

DA NOSSA NAÇÃO!


II


Vamos dizer:

Chega!

"Doina"!

Doina!

Basta

Da praga

Que não nos larga,

Que não larga

A nossa  querida

GUINÉ !


III


Será 

Que não somos capazes

De levar a nossa terra

Avante,

Para frente,

Sem sucessivas crises?

Quando um povo se levanta,

Algo de útil se projeta

Para o avanço,

Para o sucesso

E progresso!


IV


Vamos

 Limpar

A sujeira!

Vamos 

Acabar com a cegueira

Na nossa terra!

Vamos 

Acabar com o que se diz

De um país 

"Narco-

Tráfico",

De um" Estado

Falhado",

Porque nós, 

Filhos

Da GUINÉ,

Somos 

Capazes

E merecemos

Ser felizes!


V


Vamos 

Desbravar 

A mata,

Para deixar

A floresta

Limpa

Para "pampa",

Para a malta

Nova,

Com uma outra

Perspetiva,

Outra

Força,

Outra 

E esperança!


VI


Vou escrever

Todos os dias, 

Para dizer

Ao meu país,

Para dizer

Ao país 

Dos meus pais,

Que eu sinto pejo,

Para não dizer

Nojo,

De certos políticos ,

Poucos,

Medíocres,

Verdadeiros "abutres",

" Djuguedés"

Que não sonham

Com a GUINÉ,

Antes, a penhoram

Devido aos seus interesses 

Pessoais,

Individuais;

Porque  pensam

Apenas nos seus umbigos,

Nos seus familiares

E amigos.


VII


Vou escrever

Todos os dias,

Até a vitória 

Triunfal

E final

Do Sr DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

Que é e será 

A vitória 

Do nosso povo,

Da nossa terra,

A vitória 

De todos os GUINEENSES!


VIII


Vou escrever

Para o que der 

E vier,

Até que a mão 

Me doa 

E  que o irmão 

Me ...perdoe...


Continua


Brandoa(Amadora, 12h 36 minutos , domingo), 01 de dezembro de 2019.


                         KK(NDO)

sábado, 27 de novembro de 2021

 RESPEITEM/

ACUDEM

A ORDEM!

NÃO A TOLDEM!


I


A pista

Da escrita

Que orienta

Para a ótica

Justa,

Àquele que tem a paixoneta

Para a política

E vive como humanista...!


II


Se o mundo

Rolasse

Como uma bola

E atingisse

Cada face

Bela

E singela

De cada criatura

Na terra,

Viveria

Com alegria,

Viveria

Sortudo

E feliz

Como uma perdiz...!


III


Aos irmãos

Acorrentados,

Mãos

Sem dedos

Para acenos

Aos humanos

"Hermanos"

Espalhados

Pelos quatro cantos

Do mundo,

Quero dirigir uma palavra

De ternura,

De afeto,

E que haja um feliz desfecho de tantos

Sofrimentos,

Tormentos

Na Líbia

Que os asfixia!


IV


À sorte

Daquele 

Que parte

Com o semblante

Sorridente

De poder salvar a sua pele,

Da sua família,

Da sua etnia,

Da sua Pátria

Em agonia,

Muitas das vezes, se debate

Com uma série

De problemas,

Dramas

E traumas

De espécie

Humana,

Que não o dignifica e abona,

Pelo contrário,

O põe

Num ambiente

Pouco abonatorio,

Inclusive a perda dignidade humana!


(Continua)


Amadora( terça-feira feira, 20h50m), 28 de novembro de 2017.


                        KK(NDO)

 Cruzar-se com uma mulher

Com carácter

É uma grande dádiva,

Algo que nos salva,

Que nos livra,

Que nos tira

Do sofrimento,

Pelo padecimento!

Deus apontou-me 

Numa bela 

tarde

Uma mulher singela,

Ingênua

Que não quis ser estar nua

Para mim

Até ao fim

Enquanto continuar  atado,

Casado

Com uma mulher 

Que já não me ama

Há  muito tempo,

Mesmo no beijo

Ou na cama..


A ti, amo

E não sei como 

Explicar esse amor....!

Que é quase uma grande

Dor 

No meu peito

Tão pequenito!

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

 CUMPRIR OS MEUS DEVERES

PESSOAIS,

PROFISSIONAIS,

SOCIAIS

COM OS OUTROS SERES...


I


O sono

Ameno,

Só vem

Quando

Cumprir

O que convém 

A fundo

Como homem,

Vendo

O outro a  asorrir...!


II


Ver

O outro a sorrir

De alegria,

É uma grande

Vitória,

É um grande

Prazer,

Um gozo

Imenso!


III


Tento

Não acrescentar

Um ponto

Sobre um conto, 

Mas não resisto,

Não consigo evitar.


IV


O silêncio 

Não é o benefício 

De quem

Tem

O vício 

Da escrita,

Aquele ofício 

Do poeta...


(Por concluir)


Amadora(sexta-feira, 14:20), 27 de novembro de 2020.


                         KK

 PARTIU-SE O DINOSSAURO,

O TOURO

FIDEL  CASTRO


I

PARTIU-SE O DINOSSAURO,

O TOURO

FIDEL CASTRO !!!

I

O amado

Por uns,

O odiado

Por outros,

O comandante

De cada frente,

Que se opôs

De modo feroz

E firmemente

Contra

A ditadura

De Fulgêncio Batista,

O dinossauro,

O touro

Fidel Castro,

Partiu-se para o outro

Planeta,

Se,se efetivamente,

Este,

Existe.

II

Para trás,

Sobretudo

No seu país

No fundo,

Uns choram

A partida do seu amado,

Outros festejam

De júbilo e alívio,

O fim do martírio,

O fim do dilúvio.

III

O SALVADOR ,

PARA

UNS,

O DIITADOR

PARA

OUTROS,

EIS A QUESTÃO

DA CARTILHA,

DA DOUTRINA

DE UM SONHADOR!


                                                      (To be continued)


PSA(PINGO DOCE, SÁBADO, 15H 20 MINUTOS), 26 DE NOVEMBRO DE 2016.


         KK(NDO)

 AOS INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito 

O veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo!


II


A Vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que amamos,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma 

Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim,

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


IV


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


V


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa ( 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)

 UCAZ(1),

UM SÉRIO  RAPAZ 

CAPAZ

DE GARANTIR A PAZ

NO NOSSO PAIS!


I


Um" rapaz"!

INTELECTUAIS

ATUAIS,

AMIGOS,

VOTEMOS

NO DOMINGOS!


I


Não desejava,

Não esperava 

Que houvesse 

A segunda volta

Das presidenciais guineenses!

Mas, como um democrata,

Aceito

 O veredito

Do povo!

Vamos ao segundo pleito ,

Se vier

A acontecer,

E com  coragem 

E determinação, 

Para eleger 

Um homem 

Num lugar certo!


II


A Vitória 

É  e será 

Certa

Na nossa terra,

Naquela

Bela 

Terra 

Que smamos,

Onde nascemos!


III


Com expectativa 

E com a mesma Esperamça

E raça, 

Da primeira

Volta,

Solicito

A todos os que tanto

Se empenharam

Para que o DOMINGOS

Guineense

Chegasse 

Ao ponto

Ainda

Mais

Alto

Do que hoje 

Chegou,

Bem longe

Doutros candidatos

Que se apresentaram

Na primeira volta,

A redobrarem ainda

Mais,

A fim 

De chegarmos

Ao fim

E o colocarmos

No topo, 

Para o novo

Tempo

Do nosso povo!


Com calma

E serenidade,

Esperemos

O que vem 

Da  CNE,

Que seja para o bem 

De todos,

E assim,

Decidirmos

A nova forma

De luta!


VIVA 

A NOVA

GUINÉ!

VIVA O SR DSP!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA A NOSSA PÁTRIA!


(Continua)


Brandoa, 06h30 minutos, quarta-feira), 27 de novembro de 2019.


                          Kk(NDO)

Um senhor

Já  homem,

Que vai garantir o bem

Do nosso país,

Um  sério 

" Ucaz",

Um visionário

Que vem

E vai defender a paz

Que tem 

Sido muito precária, 

Deficitária

Há um tempo já longínquo ,

Nada profícuo,

Febril,

Para a sociedade civil!


II


 Repito

O apelo

Feito

Logo de manhã:

Realçar o sonho

Que os jovens

Acalentam,

Que os homens 

Se empenham

Na sua luta diária, 

Para uma Vitória 

Com glória,

Que traga 

A alegria

E afasta a praga

Que nos esmaga

E se paga

Com muito

Sofrimento, 

Muita miséria!


III


Arregacemos

As mangas

E vamos

Àluta,

Vamos à segunda 

Volta

Que pode mudar,

Transfofmar 

Cada

Vida

Na nossa terra!

Gira

E querida!


IV


O povo 

Foi muito

Maltratado

Pelos seus proprios 

Filhos,

Pelos trilhos 

Escolhidos

E percorridos,

Pelas ambições individuais

E pessoais!


V


Nada 

É  facil

Numa

Senda

Escolhida

Da vida!

O bom, é difíci,l

E só se consegue

Com muito suor,

Labor

E sangue!


VI


Ganhamos,

Mas ainda não  conseguimos 

O que queríamos,

Para sermos 

Seres

Verdadeiramente livres!


VII


Estamos 

Quase a atingir

A meta!

Entreguemo-nos à luta

Por mais árdua que seja!

Vamos a peleja

Para a conquista

Que o momento nos apresenta!


VIII


Este homem,

Advém 

Do além !

É  alguém 

Que todos devem

Prestar homenagem!

Ele traz

A paz

E algo capaz

De transformar radicalmente

O nosso país,

Se o elegemos como PRESIDENTE!


IX


VAMOS CONTINUAR

A ACREDITAR!

UNIR AS NOSSAS FORÇAS

PARA ACABAR

COM AS DESGRAÇAS

QUE ENFERMARAM O NOSSO POVO!


1. O touro, o macho


CONTINUA


BRANDOA (QUARTA-FEIRA,  21 H), 27 DE NOVEMBRO DE 20019.


                                 KK(NDO)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

 O DONO...


I


O sono

É  o meu dono.

Coloca-me,

Põe -me

No

Turno

Noturno,

Como se fosse o adorno

Do menino

No outono

Ou no inverno.



II


Não me deixa

Dormir,

Não me deixa

Fugir

E põe -me,

Coloca-me

Na faixa

Mais perto, 

Junto

Do meu peito...


III


Não me liberto

Do pensamento

Que está dentro do meu peito,

Do meu interior;

É o amor

Que não sai para o exterior;

Para não perder

A paixão que tem por uma mulher...


IV


O poeta

Não dorme

Porque tudo o que lhe encanta,

Vem do perfume

Exótico 

E que o deixa cada vez Mais louco...


V


E o poeta,

Se despede,

Isto é,  depende

Do cortejo 

Da princesa

Que vai trabalhar

Para não falhar 

O compromisso

Com a empresa

Que, a passo

Escasso,

A contrata,

Se Deus quiser,

Como uma empregada a valer

E manda um grande 

Beijo.


Boa sorte! 

Bjs


25/11/2021.


KK

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

 AMOR,

AMOR,

MESMO COM A DOR!!!


I


Estando nas vésperas

De NATAL,

Não podia

Continuar 

No silêncio

Que veio 

Do vazio,

Sinal

Da ausência

Das obras,

O vácuo

Que caracteriza cada indivíduo,

Cada sujeito 

Em cada momento,

De endereçar

A cada familiar,

A cada amigo

No seu sossego

Ou dessassego

Palavras

De amor,

De conforto,

Mensagem

De coragem,

Mesmo no momento

De grande dor!


II

Desejo

Um Feliz NAtal

E um Próspero Ano Novo

A todos,

Com saúde, paz

E muito amor

Em cada lugar,

Em cada lar!!!

De modo fraterno,

Envio um grande abraço

A cada mano 

E   a cada  mana, 

Um eterno 

Beijo.


Colina do Sol( (quinta- feira, 20h), 20 de dezembro de 2018.


                          KK (NDO)

 O PAVOR,

LEVA-OS A UM FAVOR....!


I


O medo 

E o pavor

Por terem

Sido envolvolvidos

Em outros mundos,

Levam-nos a concederem

Favor

A um outro indivíduo 

Dúbio,

Desconhecido,

Obscuro,

Bárbaro ,

Excêntrico,

E exótico...

Àquele 

Que promete

Mundos

E fundos

Se for presidente, 

Com o dinheiro

Vindo

De fora,

Trazido

Das Arábias,

De mistérios 

E Ministérios

Desconhecidos...

Porquê?!

Para quê?!...

Temos o PAÍS 

Vendido,

O Estado

Penhorado?!...


II


Querendo,

Desejando,

Ansiando

Vós 

E todos 

Nós,

Por UM

PAÍS 

Com mais

Justiça,

Com mais

Saúde,

Mais 

Educação,

Mais

Solidariedade,

Mais

Coesão,

Mais

Desenvolvimento

E progresso,

Temos que impedir

E repelir

O retrocesso,

O atraso,

E abraçar,

Votar

No projeto 

Mais 

Concreto 

Do candidato

Com uma visão 

Do futuro,

De esperança,

De UM PAÍS 

Próspero 

E seguro:

No do DSP,

No do DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!...


III 


A terra

Só arranca,

Quando todos os filhos

Da Guiné,

Tiverem consciência 

Da inércia 

Em que se encontra 

O nosso país,

O nosso Estado,

A nossa terra!


IV


A terra

Só arranca

Quando todos os filhos

Da Guiné 

Tiverem 

A consciência 

Da ineficácia,

Da putrefação 

Da nossa democracia,

Da nossa NAÇÃO!


V


A terra só arranca,

Quando todos os guineenses,

Se acordarem

Da sonolência,

Da ignorância !


VI


Eu bem 

Sei

E nunca duvidei,

Nem

Tão pouco duvidarei,

Que os meus irmãos 

Guineenses 

São inteligentes,

Perspicazes 

E capazes 

De deciderem nos momentos

Cruciais

Para a sua autonomia,

Independência

E afirmação 

Como NAÇÃO!


 VII


A terra só arranca

Quando todos os filhos

Da Guiné-Bissau, 

Entenderem

E perceberem

Da demagogia

Dos seus políticos 

E reconhecerem  

Finalmente,

O que efetivamente,

Tem

A inteligência,

A sabedoria 

E capacidade de ser presidente

Da nossa terra 

No contexto atual,

O presente,

E por coincidência,

De Natal!


VIII


Estamos nas vésperas 

Das eleições presidenciais

Que serão disputadas 

Por duas figuras

Bem conhecidas

Nas esferas

De multidões 

Da nossa querida

Terra

Inteira !


IX


Continuemos 

A falar 

Daquele que,

No dia 29 deste

Mês, 

Vamos votar,

Falo-vos concretamente,

Do Presidente

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


X


Alguém 

Criticou

UM 

Homem(eu),

Dizendo-lhe:

"Estás agora

Fora

Da casca,

Envolveste-te

Na política,

Sobretudo ,

Elogiando

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA "

Respondi-lhe:

-Há décadas 

Que saí da casca,

E foi, precisamente,

Quando a minha mãe 

Me pôs neste

Mundo"

A questão "DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, 

Para presidente,

É uma questão 

Nacional,

É uma questão 

Que diz respeito

À nossa  terra,

À nossa NAÇÃO!

Mexeu muito comigo,

Tocou a minha consciência,

Porque tem a ver com

A PÁTRIA 

Menosprezada,

Desprezada,

Banalizada 

Pelos nossos dirigentes 

Politicos

Há décadas!


XI


VIVA DSP! 

A VIVA A PÁTRIA!

VIVA A DEMOCRACIA !

VIVA A TOLERÂNCIA!

VIVA A CONVIVÊNCIA 

PACÍFICA 

E RECÍPROCA!

VIVA O NOVO PRESIDENTE  

DA REPÚBLICA,

DOMIMGOS

SIMÕES 

PEREIRA!

VIVA GUINÉ-BISSAU!


(CONTINUA)


Brandoa (Amadora, sábado, 04h 31 minutos), 21 de dezembro de 2019.


                      KK(NDO)

 COMO É TÃO VELOZ

A VOZ...


I


A VOZ

QUE NÓS 

PRODUZIMOS,

CHEGA ATÉ VÓS 

TÃO VELOZ

COMO A ÁGUA DUMA FOZ...


II


A ATRIZ

FELIZ

NAQUELE PAÍS,

CONCRETAMENTE DE PARIS,

CANTA TÃO BEM

Como aquele juiz 

Que determina aprendizagem

Ao aprendiz,

Que escreva com giz,

Num quadro  pendurado 

Na Rua de Aviz...

Tudo, o que todos meditem...


III


Os processos

Morosos, 

Dos dois amorosos

Moços,

São jogados aos poços,

Porque fazem parte dos Paços 

Generosos

E onerosos

Dos agentes vistosos

Nos seus passos

Luxuosos...


IV


Nada

Dito nesta vida,

De queda

Em queda,

De cada

Vez mais especializada,

Licenciada

Na roda

Dos milhões,

Porque o que conta, são os cifrões,

Dos gintões,

Dos machões,

Que exibem os seus botões

Como  e com as mais nobres lições 

Para as populações 

Sem mínimas visões...


V


Do posto

Circunscrito

E restrito,

Equiparado ao quarto

Onde me sento,

Me sinto 

Como um arquiteto 

Absorto 

No seu absoluto

Projeto,

Daquele apartamento

Em que cada requisito,

É imposto

Um respeito,

Um cumprimento 

Rigoroso e integral e com todo o aparato

Nunca no mundo visto...


VI


Queria 

Ser um general

De um quartel, 

Com toda a iguaria

Extensível

A cada freguesia,

A cada residência,

A cada moradia,

Diria,

Em que a maioria

Pudesse beneficiar de mordomia,

Isto é, toda a regalia,

De modo geral,

Em cada local...


(Por concluir)


Brandoa (Amadora, quinta-feira, 04:00), 25 de novembro de 2021.


                KHA... KK (NDO)

 COMMENT EST SI RAPIDE

LA VOIX...


je


LA VOIX

QUE NOUS

NOUS PRODUISONS,

VOUS ATTEINT

SI RAPIDE

COMME L'EAU D'UNE BOUCHE...


II


L'ACTRICE

HEUREUX

DANS CE PAYS,

CONCRETEMENT DE PARIS,

CHANTE SI BIEN

comme ce juge

Ce qui détermine l'apprentissage

A l'apprenti,

écrire à la craie,

dans un tableau suspendu

Sur la Rua de Aviz...

.tout, ce que tout le monde médite...


III


les processus

lent,

des deux amants

garçons,

Sont jetés dans les puits,

Parce qu'ils font partie des Paços

généreuse

et onéreux

des agents voyants

dans tes pas

Luxueux...


IV


Rien

Dit dans cette vie,

de chute

Tomber,

Décennie

Plus spécialisé,

autorisé

.au volant

sur des millions,

Car ce qui compte, ce sont les signes du dollar,

des gintons,

des machos,

Qui affiche vos boutons

Comme pour les plus nobles leçons

pour les populations

Aucune vision du tout...


V


du poste

circonscrit

Et restreint,

Équivalent à la chambre

où est-ce,

Je ressens

en tant qu'architecte

Absorbé

.dans ton absolu

Projet,

de cet appartement

Dans lequel chaque exigence,

est imposé

Un respect,

une salutation

Strict et complet et avec tous les attributs

Jamais vu au monde...


VU


je voulais

être un général

d'une caserne,

avec toute la délicatesse

Extensible

Dans chaque paroisse,

A chaque résidence,

A chaque maison,

.dirait,

où la plupart

Pourrait bénéficier de l'intendance,

C'est-à-dire l'ensemble des insignes,

Généralement,

Dans chaque endroit...


(Inachevé)


Brandoa (Amadora, jeudi, 16h00), 25 novembre 2021.


                KHA... KK (NDO).

  IS SO FAST

THE VOICE...


I


THE VOICE

THAT WE

WE PRODUCE,

REACHES YOU

SO FAST

LIKE WATER FROM A MOUTH...


II


THE ACTRESS

HAPPY

IN THAT COUNTRY,

CONCRETELY FROM PARIS,

SINGS SO WELL

like that judge

Which determines learning

To the apprentice,

write with chalk,

in a hanging picture

On the Rua de Aviz...

.everything, what everyone meditates on...


III


the processes

slow,

of the two lovers

boys,

Are thrown into the wells,

Because they are part of the Paços

generous

and onerous

of the showy agents

in your steps

Luxurious...


IV


Nothing

Said in this life,

of fall

Fall,

Decade

More specialized,

licensed

.on the wheel

out of millions,

Because what counts are the dollar signs,

of the gintons,

of the machos,

Which display your buttons

As it is with the noblest lessons

for populations

No visions at all...


V


from the post

circumscribed

And restricted,

Equivalent to the bedroom

where i sit,

I feel

as an architect

Absorbed

.in your absolute

Project,

from that apartment

In which each requirement,

is imposed

A respect,

a greeting

Strict and comprehensive and with all the trappings

Never in the world seen...


SAW


I wanted

be a general

from a barracks,

with all the delicacy

Extensible

In each parish,

At each residence,

At each house,

.would say,

where most

Could benefit from stewardship,

That is, the whole regalia,

Generally,

In each location...


(Unfinished)


Brandoa (Amadora, Thursday, 4:00), November 25, 2021.


                KHA... KK (NDO).

 A FONTE

DA MINHA SORTE


I


A tudo,

Dou

Em tudo

Do meu fundo,

Do que sou

E tenho,

No que proponho...!


II


A minha

Origem,

De Nha

Nhanha,

Daquele Homem

Da mata,

Da floresta,

" Mnth Brene",

Da avó  Docudjune,

Que definiu e define

A minha 

Costela

Vinda daquela

Lala,

Vai para além...!


III


Àquele,

Que na sua pele,

Sonha

Em cada manhã,

Por bons(melhores) trilhos

Para(dos seus) filhos,

Caminha

Confiante

Consoante

A fonte

Da sua radiante(ou triste)

Sorte...!


(Continua)


Amadora(Sábado, 12 h 12 minutos), 25 de novembro de2017.


                         KK(NDO)

terça-feira, 23 de novembro de 2021

 I


Obrigado 

Meus compatriotas!

Portaram-se lindamente 

Durante 

Esta campanha!

Eu Ndo,

Aquele senhor que  sonha,

Deseja que  façam  

E venham 

Mais  festas,

Com os vossos votos

Certos!

Consciência,

É a nossa essência, 

Na vivência!!


II


Àqueles  anónimos

Irmãos,

Àqueles anónimos 

Manos,

Que acreditaram num HOMEM 

Que possa transformar

A nossa mentalidade, 

Para mudar 

A nossa sociedade,

Digo, "djarama",

Pela sua azáfama,

Pela sua força

E esoerança!


          Vvvvvvvvvvvvvv!


        24-11-2019


                    Kkkkkkkkkk!

                      

                                           KK (NDO )

 COMENTÁRIO DO VÍDEO SOBRE A CULTURA DA NOSSA TERRA


É muito interessante

Cada cultura

Da nossa terra!

É  muito triste

O que cada governante

Faz de forma negligente,

Por desinteresse

Ou por burrice,

Para que ela deixe de ser a fonte

De toda a nossa memoria

De toda a nossa historia!

Aos jovens,

Mulheres ou homens,

Faço aqui um apelo

Veemente,

Para que condenem 

O atropelo

Aos que abatem,

Destroem

Ao que ainda resta de belo

Naquele nosso ninho

De sonho!!!


NDO

 THE LOST

GENERATION

OR SALVED

GENERATION?


I


... We don,t understand 

What they are talking,

What they,re talking

About.


II


The 21st century

Is the century

Of  transformation

In all aspects,

That changed 

The World.


III


Our generation

Is different

Of this,

Because 

We didn,t nothing

To fight

Against the difficulties 

of life.

Today, the youngs 

Have INTERNET,

Considered

Miracle of 

The century!


IV


Today,

I can learn English

Through the INTERNET.

Today,

I can learn  English

Alone 

At home.


V


Today,

I,m far 

Of my family,

But I can talk and see each of the members

In few minutes or seconds.

Today,

We enjoy the wonder 

Of INTERNET.

The INTERNET is wonderful!


                                                         (To be continued)


PSA(PINGO DOCE, 3ª -FEIRA, 16H 17 MINUTOS), 22 /11/2016.


                                                                 KK(NDO)

 OLHAR 

E TRABALHAR 

PARA UM MUNDO CADA VEZ MELHOR

E COM AMOR...


I


Os pés 

Bem assentes

Na TERRA,

Cada criatura

Pode 

E deve

Contribuir

Para que o mundo 

Possa evoluir,

Tendo

Em conta os pressupostos

Direcionados 

Para que cada ser humano 

Possa ser tratado  com respeito,

Dignidade

E liberdade.


II


Dia

Após dia,

Cada vez mais

Me convenço 

Que o meu sonho,

Tarde ou cedo 

Se realizará 

Direta ou indiretamente

Através da minha conduta 

E postura,

Determinação 

Em cada ação,

E, concretamente,

Da escrita 

Que desenvolvo 

Nas redes sociais 

E, obviamente,

No Facebook.


III


O que assistimos

Diariamente,

Sobretudo 

O que vemos

Pelo  mundo

Fora,

Nos decepciona, 

Contudo,

Nunca devemos

Perder a esperança 

Da nossa luta,

Da labuta

Séria e determinada,

E nada

Nem

Ninguém,

Nos fará desistir,

Por mais difícil que seja

A marcha...


IV


A nossa luta

É sagrada

Como a Bíblia 

Onde juramos  em cada ato

Solene

E público 

E deve ser perene

Em cada alma

Combativa...!


V


Temos

Que pôr mão na consciência 

Da nossa  vivência, 

No que constitui a essência 

Da pessoa humana

Na sua  integridade

E plenitude,

E portarmo-nos com brevidade

E celeridade,

A fim de evitarmos

A catástrofe 

E a hecatombe

Da humanidade,

Na globalidade,

Em termos

Políticos,

Económicos,

Sociais,

Culturais

E ambientais...!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 04:15), 24 de novembro de 2021.


               Kha ... KK ( NDO)OLHAR 

E TRABALHAR 

PARA UM MUNDO CADA VEZ MELHOR

E COM AMOR...


I


Os pés 

Bem assentes

Na TERRA,

Cada criatura

Pode 

E deve

Contribuir

Para que o mundo 

Possa evoluir,

Tendo

Em conta os pressupostos

Direcionados 

Para que cada ser humano 

Possa ser tratado  com respeito,

Dignidade

E liberdade.


II


Dia

Após dia,

Cada vez mais

Me convenço 

Que o meu sonho,

Tarde ou cedo 

Se realizará 

Direta ou indiretamente

Através da minha conduta 

E postura,

Determinação 

Em cada ação,

E, concretamente,

Da escrita 

Que desenvolvo 

Nas redes sociais 

E, obviamente,

No Facebook.


III


O que assistimos

Diariamente,

Sobretudo 

O que vemos

Pelo  mundo

Fora,

Nos decepciona, 

Contudo,

Nunca devemos

Perder a esperança 

Da nossa luta,

Da labuta

Séria e determinada,

E nada

Nem

Ninguém,

Nos fará desistir,

Por mais difícil que seja

A marcha...


IV


A nossa luta

É sagrada

Como a Bíblia 

Onde juramos  em cada ato

Solene

E público 

E deve ser perene

Em cada alma

Combativa...!


V


Temos

Que pôr mão na consciência 

Da nossa  vivência, 

No que constitui a essência 

Da pessoa humana

Na sua  integridade

E plenitude,

E portarmo-nos com brevidade

E celeridade,

A fim de evitarmos

A catástrofe 

E a hecatombe

Da humanidade,

Na globalidade,

Em termos

Políticos,

Económicos,

Sociais,

Culturais

E ambientais...!


(Por concluir)


Brandoa (AMADORA, 04:15), 24 de novembro de 2021.


               Kha ... KK ( NDO)

 AQUELE QUE SONHA,

MUITAS VEZES, DEFINHA...


I


Pela madrugada,

Deixei-me navegar

Devagar,

Para um lugar

Desconheciddo 

Do mundo

Onde habitam

Seres

Invisíveis,

Mas sensíveis,

Vulgares 

Pelos sentimentos 

Demonstráveis,

Idênticos aos dos sujeitos

Dignos

E humanos...


II


A montanha

Que me atrai 

Muitas das vezes me trai, 

Ou eu, pessoalmente,

Inconscientemente,

A traí 

Na minha 

Manha...


III


Como um indivíduo 

Comum,

Em momento nenhum,

Possuo

O condão

Fora da (minha) multidão, 

Nem tão pouco a presunção 

Do meu coração,

Mas, apenas e unicamente

A ambição 

De transmitir a minha gente

A satisfação 

E a alegria 

Da minha vivência 

Diária

Em comunhão...


IV


O dever

De escrever,

Tem a ver

Com a minha condição 

Do cidadão,

Do ser

Como os demais 

Que vivem em cada país...

 O JULGAMENTO 

DO ATO

PRATICADO/ FEITO

PELO SUJEITO


I


A existência 

Corpórea,

É instantânea,

É ilusória,

Enquanto

A Providência 

Der o seu ponto, 

O seu registo

Positivo

 E afirmativo.


II


Nela,

Enquanto

Tivermos 

A (uma) janela

De oportunidade,

Devemos 

Demonstrar

A nossa humildade,

A nossa humanidade,

Revelar

O respeito

Que temos 

Para cada sujeito,

A admiração, 

A consideração

Por cada codadão.


III


O julgamento

Do ato

Praticado,

Feito

Em cada momento,

Enquanto

Sujeito

Vivente,

Atuante 

Na comunidade,

Na sociedade

Em que está inserido,

Deve ser devidamente, 

Deve ser corretamente 

Justo,

Se servindo

Como (de ) ensinamento,

Ao(pelo ) menos,

Para todos os humanos,

Sicranos e beltranos.


IV


Nas sociedades 

Tribais,

Nas sociedades

Tradicionais,

Nas sociedades 

Ancestrais,

Ditas primitivas,

Contrariamente às industriais,

Em que os tribunais

Assumem papeis fulcrais,

Os julgamentos individuais,

São apenas 

Decisivas

Depois da morte

Consoante 

As doutrinas.


V


O julgamento

Do  defunto,

É feito

Junto

De um órgão

Importante,

Perante 

Os familiares,

E, em geral, toda a população

Dos arredores.


VI


Que conclusões,

Que ilações,

Que lições 

A tirar,

A retirar

Das condenações

Das pessoas que já não estão entre nós?

Das pessoas que não têm a voz?

Apenas fica um sentimento  atroz!


                                                     (To be continued)


PSA (PINGO DOCE, 4ª -FEIRA, 16H23 MINUTOS), 23 /11/2016.


                                                           KK(NDO)

 THE LOST

GENERATION

OR SALVED

GENERATION?


I


... We don,t understand 

What they are talking,

What they,re talking

About.


II


The 21st century

Is the century

Of  transformation

In all aspects,

That changed 

The World.


III


Our generation

Is different

Of this,

Because 

We didn,t nothing

To fight

Against the difficulties 

of life.

Today, the youngs 

Has INTERNET,

Considered

Miracle of 

The century!


IV


Today,

I can learn English

Through the INTERNET.

Today,

I can learn  English

Alone 

At home.


V


Today,

I,m far 

Of my family,

But I can talk and see each of the members

In few minutes or seconds.

Today,

We enjoy the wonder 

Of INTERNET.

The INTERNET is wonderful!


                                                         (To be continued)


PSA(PINGO DOCE, 3ª -FEIRA, 16H 17 MINUTOS), 22 /11/2016.


                                                                 KK(NDO)

domingo, 21 de novembro de 2021

 IRMÃOS ANÓNIMOS


                                          A ESCOLHA,

Inocentemente 

Vagueando pelo sonho

Da infância adormecida,

Tentando encontrar o sol incandescente,

O sol brilhante,

O sol tórrido

(Para o adolescente “bonzinho”),

Para o adolescente isolado e sozinho

Na terra de ninguém,

Aqui na outra margem !

II

Porque da outra paisagem

Predomina a nuvem,

Coexiste a penumbra,

E lança nos na sombra!

III

Ora esta nossa sina!

A sina

Que ( Nos ) assassina,

(Que) Só nos dá muita pena

Quando pegamos na pena

Para escrevermos (sobre ) a vil conduta humana!


ACRÉSCIMOS DE HOJE- 22/11/2013:

IV

Sem definir o lugar,

Porque  estou sempre a partir,

Estou sempre a chegar

E a ir

Para lugares

Acres.


V

São tantas

As escritas

Postas 

Nas gavetas,

Nas pastas

Já  rotas

Que já não sei

Se fui eu

Ou meu

 Irmão,

Àquele que sempre me deu

A mão 

Quando, tantas 

Vezes escorreguei

                                  08/11/1996


                                        MATTOS (NDO)

 LIBERTEMO-NOS DA PRAGA

QUE A TUDO ESTRAGA 

E A NOS ESMAGA..!.


 I


DEUS NOSSO SENHOR,

O  CRIADOR

QUE NOS DÁ 

AMOR

NESTA VIDA,

LIVRAI-NOS DA FOME,

DA NEGRUME!

DAI-NOS A FORÇA

E A ESPERANCA

DE PROSSEGUIRMOS NO CAMINHO

DO ( SEU) SONHO!


II


Não Lhe chamo 

Outro nome,

Senão do Sublime,

Do Magnânimo,

Que nos livra 

Das guerras,

Das agruras,

Das injustiças 

Que abundam nas praças 

Desta nossa TERRA,

Às vezes, ignóbil,

Do HOMEM hábil,

Mas que prática 

Tudo o que é desprezível

E deplorável  

Aos olhos dos seus semelhantes 

Em todas as partes...!


III


Troco

O pouco

Que disponho

No bolso,

Por um sorriso

Risonho,

Ainda que alguém me refuta,

Me disputa,

Dizendo

Que" o sorriso 

Não enche o estômago

De um amigo 

Esfomeado,

Faminto

E sedento

De tudo".


IV


Eu me alegro,

Fico feliz

Por àquele que diz:

Solidarizo-me e cubro

Àquele

Que não tem

Nem

Um único vintém...!


V


A praga,

Coisa nociva

Que nada nos lega,

Pelo contrário

Nos destrói,

Nos rói,

Que tudo estraga

E nos esmaga,

Deve ser eliminada,

Afastada

E substituída

Por uma coisa nova,

Salutar,

Que nos traz

A paz

E o bem-estar...!


(Por concluir)


Encosta do Sol ( Amadora, domingo, 01:45), 21 de novembro de 2021.


      KHA... KK (NDO)

sábado, 20 de novembro de 2021

 A PUBLICAÇÃO DO VÍDEO (compartilhado) "Guiné-Bissau", por Justino Dias


MUITO emocionado/ com as imagens e as palavras que tive a feliz (ou infeliz) oportunidade de ver e ouvir! 

Uma terra/

deixada ao acaso nas mãos/ 

daqueles que só pensam/

 nos seus botões/, 

naqueles/

 que só pensam/

 nos seus cifrões/

 e galões/, 

naqueles/ 

que só pensam/

nos seus tachos/, 

como maiores/ 

e melhores/

 machos/ 

da nossa terra/,

deixando os seus irmãos/

entregues às piores/ condições/, 

entregues/ 

aos "bichos"/!

 Guiné degradada/,

 abandonada/ 

pelos seus próprios filhos/, 

que infelizmente se enveredaram pelos atalhos/,

esquecendo-se dos conselhos/

dados pelo fundador da nossa nacionalidade,

o imortal Amílcar Cabral. 

Até quando a Guiné arquitetada 

e sonhada 

por aqueles que abandonaram as suas comodidades,

famílias e entraram nas matas,

desencadeando uma luta sofrida,

renhida de guerrilhas durante onze anos, 

a fim de expulsarem os colonialistas portugueses?!

 É com muita pena/ 

que se assiste naquela arena/

o degladiar / 

dos atores/ 

e autores/ 

políticos, que sempre vou denominando de "abutres" loucos/,

famintos/

 e sedentos/ 

pelo poder e consequentemente, 

estão a adiar,

 a força/

da esperança,

da Nação que emergiu, graças ao seu esforço, devoção/,

determinação/,

calor

e valor!

 A todos os que amam a Guiné, apenas digo: "Continuem a acreditar a vinda do"Messias" para aquela terra "sabi"!, a ambicionada Guiné “melhor”” 

If” we can”, we should  continue to believe  in our Guinea!!! 

Força às forças vivas da nossa terra e obrigado ao artista e o autor  do vídeo .

"NDO"

 AS SOBRAS

NÃO TÊM OUTRAS

MANOBRAS


I


Porquê é que aquela

Sociedade,

Se mede

Apenas pela

Mediocridade

E não pela

Capacidade,

Pela

Integridade

Da individualidade,

Da personalidade?


II


As sobras

Situam-se 

Nas

Curvas

E contra-curvas,

Isto é, nas

Sombras

Daqueles que são "sobas",

Julgando-se

Portadoras

De almas

Divinas.


III


As raras

Metáforas

Postas

Ás claras,

Às evidências

Nas circunstâncias

Cruciais,

Em forma de poesias

Para despoletar imensas

Misérias

Sociais,

Mesmo nas sociedades ditas

Industriais.


(To be continued)


STRADA  OUTLET(ODIVELAS), 21/11/2016.


                                          KK (NDO)

 Lembro-me

Do nome

Que me

Inspirou

E me levou

A escrever,

Isto é, a prever...


21/11/2021.


AGORA,

É  O MOMENTO VITAL,

PARA QUE A NOSSA TERRA 

DEIXE DE SER UMA TERRA

FATAL!!...


I


Noites 

Em branco

Sem sono,

Porque o dono

Daquele terreno,

Isto é,  pensa 

Que é o  proprietário 

E tem o poder hereditário 

E vitalício,

Não só  de imóveis,

Bem como de indivíduos

Débeis 

E vulneráveis 

Em todos os domínios ,

Dominados

Pelos senhores

E seres 

iníquos...!


II


É  a hora

De dizer  basta!

Chega 

Para aquele que nos castiga,

Nos mata,

Nos fustiga,

Nos maltrata!

Aquele que trata

Cada um de nós, como besta,

Animal  de carga,

Ser sem préstimo,

Ser ínfimo, 

Inferior

E que só ele, é  superior!


III


Neste momento,

Não  estou para criticar

Um partido,

Um político,

Uma organização,

Uma associação,

Nem nada que pareça!

Um homem 

Com coragem,

Um jovem

Que tem

Um sonho

Pelo desempenho

Que tem demonstrado,

Que tem

Dado!

Apenas quero,

Humildemente,

Rogar 

Aos irmãos, 

Que cheguemos 

A um consenso

No que diz respeito

Ao nosso voto 

Nestas eleições:

Votemos

No DOMINGOS 

SIMÕES PEREIRA,

Como solução 

Da grave situação

Que a nossa NAÇÃO 

Enfrenta!

Votemos nele como progresso,

Em vez do retrocesso,

O avesso

Do sucesso!

Tem 

Um programa

Com alma

E coração!


IV


NÃO ÀS IDEIAS RETRÓGRADAS 

DE MAIS DE QUATRO

 DÉCADAS 

DE ATROFIAS,

DE UM ESPETRO

PUNGENTE 

E TRISTE

DE UM POVO 

QUE TINHA UM OBJETIVO!


V


Não sou um pessimista,

Mas um realista

Com uma certa

Dose

De idealidade

E de ingenuidade,

Face

A uma realidade

Evidente

E presente!


VI


Cada

Criatura,

Tem 

Uma fada,

Coisa

Mais airosa 

E maravilhosa,

Que existe

Em cada

Mente,

Na face da Terra!


VII


Façamos

Isso

Com consciência  

Tranquila, 

Pela 

Democracia,

Justiça, 

Liberdade,

Progresso,

Felicidade,

Para garantirmos

A aurora

De cada criança

Na nossa terra!!...


VIII


Respeito

Cada sujeito,

E a ninguém 

Desprezo,

Menosprezo 

Pelo seu sentimento,

Pelo seu voto

Secreto,

Pela sua preferência!

Mas hoje,

O que está em causa,

É  a democracia,

O desenvolvimento!

Mas, acho que não vale

Neste momento,

Desperdiçar,

Deitar

o seu voto

No lixo

E o nosso país 

A voltar

Sempre para trás 

E sem a paz!


IX


O senhor

Engenheiro

DOMINGOS

SIMÕES PEREIRA, 

É  o homem do futuro, 

Um homem com uma visão 

Para não  dizer, um homem

Com uma missão!!


X


Apenas dois dias

Faltam para a grande 

Decisão,

Para a nossa NAÇÃO, 

PARA A NOSSA PÁTRIA,

SEMPRE ADIADA!


XI


Domingo,

 Dia 24 de novembro,

É  o dia de "nhu Domingu"

E não  pode ser

Sempre, "Domingo Sangrento"!


XII


É  essencial

Em cada momento

De viragem,

Revolucionar,

De forma crucial 

O pensamento

Coletivo

Que vai ao encontro

D,outro,

Ao povo,

Com  um desiderato

E um objetivo;

Ensinar,

Dar

Uma boa imagem

E que haja uma verdadeira 

Aprendizagem

Na nossa terra!


XIII


Durante a era colonial,

O povo sofreu,

Combateu

Com muita dificuldade,

Mas com determinação

E vontade,

Guiado

Pelo genial,

Grande 

General,

Amilcar Cabral,

Combatente da guerra de libertação 

Para a Nação,

Venceu

E convenceu

A todo 

O mundo!


XIV


Agora,

Nesta hora,

É vencer o analfabetismo,

O subdesenvolvimento

E guiar-se na mira

Do progresso e desenvolvimento!


XV


VIVA MAMÃ GUINÉ!

VIVA O PROGRESSO!

VIVA OS IRMÃOS  GUINEENSES!

VIVA A PÁTRIA DE CABRAL!

VIVA OS COMBATENTES DA LIBERDADE

DA PÁTRIA!

VIVA A LIBERDADE

DE PENSAMENTO

E DE ASSOCIAÇÃO!

VIVA O PRESIDENTE 

DSP!


(Continua)


Brandoa(Amadora, quinta-feira, 22h38 minutos), 21 de novembro de 2019.


                                           KK(NDO)

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 A SAUDADE,

A MOROSIDADE

DO TEMPO,

DESDE

A MOCIDADE...


I


Nevrálgico

Na deformação do corpo,

O tempo 

Encarrega-se do nosso físico,

Bem como do psíquico,

Para fazer 

Ajustamento 

Cirúrgico,

Necessário

Em cada ser,

Em cada aspeto

Que faz parte 

Integrante

Do imaginário

Coletivo,

De qualquer 

Povo.


II


Tenho 

Saudade

Da minha mocidade,

Da minha juventude,

Naquela sociedade

Em que me ensinaram as regras da civililidade,

As normas de convívio 

Sadio 

Como aqui entre os que vivem no prédio

E os que têm o modo de vida precário.


II


Tenho 

Saudade 

Daquela localidade,

Arrebalde 

Da cidade

Onde 

Tudo se decidia

Em família,

Em concórdia,

Em sintonia

Com as leis da etnia.


III


Ali,

Aprendi

O amor

De cor,

Adquiri

Os valores

Que regem 

Os seres

Humanos,

Ainda que incipientes

E diferentes

Dos que existem

Noutros destinos,

Graças à humanidade

Duma personalidade

Que serei grato para a eternidade.


IV


Tenho

Saudade

Da antiguidade,

Do tempo 

Da mocidade,

De cada atividade

Que realizava no campo,

Com vontade

E o incentivo

Dado pelo meu povo:

A lavoura

Na agricultura,

O valor

E o amor

À terra,

Com a idade

Ainda tenra!


V


Oh!

Que saudade

Na caducidade

Ainda  que com a capacidade

De reconhecer  a complexidade

Que invade

Cada sociedade

Na atualidade!


VI

Oh!

 A saudade

Que nos sacode,

Que nos invade,

E não nos pede

A permissão, 

A autorização,

Porque a sua missão

É fazer-nos perder  a autoridade, 

A idoneidade

E cairmos na perdição,

Na tentação

Da leviandade.


VII


A saudade

Que nos impede

De dormir à noite,

Tornando-a longa,

Porque não nos larga

Com divagações,

Pesadelos,

Atropelos

De recordações,

Boas

E más,

Transformando-a  assim,

Deprimente

Até

Ao fim…


(TO BE CONTINUED)


PSA (TERÇA FEIRA, 04H35 MINUTOS), 15 DE Novembro de 2016.


                                                                                                             KK(NDO)

 QUANDO DEUS

NÃO DÁ AOS SEUS,

O PODER

DE TER

E DE SER...!


I


Todo o terreno,

Cujo dono

É um tirano,

O seu espaço

É perigoso,

É um pântano

Para qualquer

Humano,

Para qualquer

Ser

Que preza o siso,

E tenha juízo.


II


Deus cria

A criatura

Na Terra

Com a sua própria

Veia,

À sua semelhança,

Com a esperança

De O servir

No porvir

Com toda a afeição,

Com toda a dedicação.


(Continua)


Amadora( domingo, 11horas), 19 de novembro de 2017 


                           KK( NDO)

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

 A SAUDADE,

A MOROSIDADE

DO TEMPO,

DESDE

A MOCIDADE...


I


Nevrálgico

Na deformação do corpo,

O tempo 

Encarrega-se do nosso físico,

Bem como do psíquico,

Para fazer 

Ajustamento 

Cirúrgico,

Necessário

Em cada ser,

Em cada aspeto

Que faz parte 

Integrante

Do imaginário

Coletivo,

De qualquer 

Povo.


II


Tenho 

Saudade

Da minha mocidade,

Da minha juventude,

Naquela sociedade

Em que me ensinaram as regras da civililidade,

As normas de convívio 

Sadio 

Como aqui entre os que vivem no prédio

E os que têm o modo de vida precário.


II


Tenho 

Saudade 

Daquela localidade,

Arrebalde 

Da cidade

Onde 

Tudo se decidia

Em família,

Em concórdia,

Em sintonia

Com as leis da etnia.


III


Ali,

Aprendi

O amor

De cor,

Adquiri

Os valores

Que regem 

Os seres

Humanos,

Ainda que incipientes

E diferentes

Dos que existem

Noutros destinos,

Graças à humanidade

Duma personalidade

Que serei grato para a eternidade.


IV


Tenho

Saudade

Da antiguidade,

Do tempo 

Da mocidade,

De cada atividade

Que realizava no campo,

Com vontade

E o incentivo

Dado pelo meu povo:

A lavoura

Na agricultura,

O valor

E o amor

À terra,

Com a idade

Ainda tenra!


V


Oh!

Que saudade

Na caducidade

Ainda  que com a capacidade

De reconhecer  a complexidade

Que invade

Cada sociedade

Na atualidade!


VI

Oh!

 A saudade

Que nos sacode,

Que nos invade,

E não nos pede

A permissão, 

A autorização,

Porque a sua missão

É fazer-nos perder  a autoridade, 

A idoneidade

E cairmos na perdição,

Na tentação

Da leviandade.


VII


A saudade

Que nos impede

De dormir à noite,

Tornando-a longa,

Porque não nos larga

Com divagações,

Pesadelos,

Atropelos

De recordações,

Boas

E más,

Transformando-a  assim,

Deprimente

Até

Ao fim…


(TO BE CONTINUED)


PSA (TERÇA FEIRA, 04H35 MINUTOS), 15 DE Novembro de 2016.


                                                                                                             KK(NDO)

 QUANDO DEUS

NÃO DÁ AOS SEUS,

O PODER

DE TER

E DE SER...!


I


Todo o terreno,

Cujo dono

É um tirano,

O seu espaço

É perigoso,

É um pântano

Para qualquer

Humano,

Para qualquer

Ser

Que preza o siso,

E tenha juízo.


II


Deus cria

A criatura

Na Terra

Com a sua própria

Veia,

À sua semelhança,

Com a esperança

De O servir

No porvir

Com toda a afeição,

Com toda a dedicação.


(Continua)


Amadora( domingo, 11horas), 19 de novembro de 2017 


                           KK( NDO)

 A CABEÇA

GRANDE

QUE PENSA

A JUSTIÇA 

NA SOCIEDADE...


I


Escrito

Há quase um ano,

Eis o que vem ao alto

No meu tino:

Questões 

Relacionadas 

Com violações 

Dos direitos humanos

A nível mundial!


II


Somos cúmplices 

De várias

Crises

Planetárias,

Pelo nosso acomodismo

E cinismo,

Por tudo 

O que se paasa

E a todos e tudo,

Arrasa

No mundo...!


III


O silêncio

Pelo vazio,

Quando no início,

Às vezes nos parece fictício,

Porque o negócio 

Prospera

Sobre a terra...,

E quando a bola

Rola

Lentamente 

A favor do nosso Império 

Gigante...!


Continua


Escola Secundária Padre Alberto Neto( 13h25m, TERÇA-FEIRA, ), 19/11/19


               KK ( NDO)

 A SAUDADE,

A MOROSIDADE

DO TEMPO,

DESDE

A MOCIDADE...


I


Nevrálgico

Na deformação do corpo,

O tempo 

Encarrega-se do nosso físico,

Bem como do psíquico,

Para fazer 

Ajustamento 

Cirúrgico,

Necessário

Em cada ser,

Em cada aspeto

Que faz parte 

Integrante

Do imaginário

Coletivo,

De qualquer 

Povo.


II


Tenho 

Saudade

Da minha mocidade,

Da minha juventude,

Naquela sociedade

Em que me ensinaram as regras da civililidade,

As normas de convívio 

Sadio 

Como aqui entre os que vivem no prédio

E os que têm o modo de vida precário.


II


Tenho 

Saudade 

Daquela localidade,

Arrebalde 

Da cidade

Onde 

Tudo se decidia

Em família,

Em concórdia,

Em sintonia

Com as leis da etnia.


III


Ali,

Aprendi

O amor

De cor,

Adquiri

Os valores

Que regem 

Os seres

Humanos,

Ainda que incipientes

E diferentes

Dos que existem

Noutros destinos,

Graças à humanidade

Duma personalidade

Que serei grato para a eternidade.


IV


Tenho

Saudade

Da antiguidade,

Do tempo 

Da mocidade,

De cada atividade

Que realizava no campo,

Com vontade

E o incentivo

Dado pelo meu povo:

A lavoura

Na agricultura,

O valor

E o amor

À terra,

Com a idade

Ainda tenra!


V


Oh!

Que saudade

Na caducidade

Ainda  que com a capacidade

De reconhecer  a complexidade

Que invade

Cada sociedade

Na atualidade!


VI

Oh!

 A saudade

Que nos sacode,

Que nos invade,

E não nos pede

A permissão, 

A autorização,

Porque a sua missão

É fazer-nos perder  a autoridade, 

A idoneidade

E cairmos na perdição,

Na tentação

Da leviandade.


VII


A saudade

Que nos impede

De dormir à noite,

Tornando-a longa,

Porque não nos larga

Com divagações,

Pesadelos,

Atropelos

De recordações,

Boas

E más,

Transformando-a  assim,

Deprimente

Até

Ao fim…


(TO BE CONTINUED)


PSA (TERÇA FEIRA, 04H35 MINUTOS), 15 DE Novembro de 2016.


                                                                                                             KK(NDO)

 O PONTO

DE ENTENDIMENTO

COMPLETO


I

O assunto

Levado 

Ao plenário,

É necesssriamente 

Sério,

Que merece o voto

Não só no sentido 

Restrito,

Mas sim no seu entendimento

Lato

E vasto,

Por cada sujeito

Que faz parte

Do conjunto.


II


O consenso

Aí obtido,

É um resultado

Que satisfaz imenso

A cada elemento

Signatário 

Do acordo

Que, desde início,

Cada um se compromete(comprometeu)

A honrar integralmente.


III


Os passos

Seguintes,

Serão esboços

Importantes

Para a consecução 

E concretização

Do projeto,

O intento

Posto 

Em execução

Por todo o resto.


IV


Animado,

Instigado

E motivado

Pelo gosto

Misto

Imposto

Pelo poeta,

Que a escrita

Inquieta

A sua consciência,

Dia

Após dia.


(Por concluir,)


Encosta do Sol( domingo, 06h00), 18/11/2018.

                       KK(NDO)

 The point

OF UNDERSTANDING

COMPLETE


I

The subject

Taken

To the plenary,

It is necessarily

Seriously,

What does the vote deserve?

Not only in the sense

Restricted,

But in your understanding

Lato

And vast,

For each subject

Belongs

Of the set.


II


The consensus

Once obtained,

It is a result

That satisfies immensely

to each element

Signatory

Of the agreement

That, from the beginning,

Each is committed (committed)

To honor fully.


III


The steps

Following,

They will be sketches

Important

To achieve

And concretization

From the project,

Or attempt

Posto

Running

For all the rest.


IV


Cheered up,

Instigated

And motivated

by taste

Mixed

Tax

For the poet,

That writing

Uneasy

Your conscience,

Day

After day.


(To conclude,)


Sunshine Hill (Sunday, 06h00), 18/11/2018.

                       KK (NDO

 EU PEGO NA CANETA,

A MENTE 

CHUTA

PARA FRENTE,

UMA IDEIA,

POR UMA OUTRA VIA...


I


O sono

É um veneno

Que nos leva ao oceano

Do engano,

A um terreno

Maligno,

Nos deixa sem tino

No nosso quotidiano,

Nos induz a um caminho

E a um sonho

Sem destino...


Por concluir


Encosta do Sol( domingo, 06h07m), 18/11/2018.


KK(NDO)

 I TAKE  IN THE PEN,

THE MIND

CHUTE

FORWARD,

AN IDEA,

ON ANOTHER ROUTE ...


I


Sleep

It's a poison

That leads us to the ocean

From deception,

To a land

Malignant,

Leave us unkind

In our daily lives,

It leads us to a path

And a dream

No destination...


Unfinished

Sunshine Hill (Sunday, 06:07), 11/18/2018.


KK (NDO)

 I BELIEVE

IN YOUR LOVE.. 


I


Don,t leave

Me,

Because

I believe

In your love!


II


In my heart,

Sleeps great

Love

For someone!

All things

turn around

of love

That I have

For

You


18/11/18.


The lover

        KK(NDO)

 O POETA

SÓ EVITA 

A ESCRITA,

QUANDO A PALAVRA SE ESGOTA


I


Enquanto

Existe

Na mente

Um pensamento

Fecundo,

Provido

De ideias

Positivas,

Com energias

Novas

E inclusivas

A todos os elementos

E membros

De toda a comunidade,

De toda a sociedade,

O poeta 

Se exercita

Nesta

Senda

Da vida.


II


Testemunhas

Oculares

E aqueles

Que estão noutros lugares

Bem distantes,

Nos montes

Ou nas montanhas,

O poeta

Passa o seu cunho

Pessoal,

Vivencial,

O seu testemunho

Nesta vida terrena,

Nesta vida humana.


III


O poeta

Não aguenta

Viver

Sem escrever,

Pois, é a escrita

O oxigénio

Que o aproxima

Da alma

Do génio.


IV


É esta

Veleidade,

Esta

Vontade,

Esta 

Curiosidade,

Este desejo grande

Que leva

O poeta

À deriva

Da palavra,

Da literatura

E, constantemente, o inquieta,

Desassossega

E quase o esmaga!


V


(Por concluir)


Encosta do Sol(13h27m, dom), 18/11/18.


                        KK(NDO)

 Saudades de tanto que escrevi

E perdi...


A ESCRITA,

O MEU PRATO

PREDILETO,

ALGO QUE ME ENCANTA...


I


Divagando

Por este mundo 

Fora,

Como criatura 

Que espera

E encara

A vida

Com o entusiasmo,

Com o otimismo,

Mesmo 

Com a queda

Em cada

Mimento,

Em cada

Instante,

Em cada 

Ponto 

Ou canto,

Não desiste 

E olha sempre em frente...


...


39/01/2017.

KJ(NDO)

1

terça-feira, 16 de novembro de 2021

 Mana, também fico sem poder abrir a boca, se estivesse a falar! 

Tudo é o fruto do que tu és

E  o reconhecimento generalizado das pessoas amigas no Facebook! 

Tu espelhas a tua sinceridade,

 A tua amizade,

A tua pureza

Como a Natureza,

A tua franqueza!

É tudo 

Verdade

Verdadeira,

Cada palavra 

Que reduto como reduto

E aqui registo.

Saúde!

(Teresa Té)

 A PARÁBOLA

DA FÁBULA

NA MINHA LALA....


I


Centrífogo

Amigo,

Que eu rogo

O sossego

Na circunscrição 

Da povoação,

Que afasto

E evito

A descrição,

Para que não haja o perigo 

Da rebelião,

Que possa engendrar,

Originar

E provocar

A repressão,

Para não exagerar,

E empregar 

A expressão,

De modo geral,

A Revolução

Total...


II


Músico

Mítico, 

Rústico,

Lunático, 

Fanático

Manjaco,

Que se aproxima,

Um pouco

Do maluco,

Quando perdidamente,

Ama

Uma 

Adolescente,

Que vive

Nos arredores,

Precisamente

Em Binar, 

Por

Tanto

Acenar

Sinal de amor,

E enferma

A paixão 

Da sua alma,

Do seu coração,

Que simplesmente

Se chama 

Mariama,

Padecendo

De muitas dores 

E sofrimento 

No seu peito,

Que tanto 

Comove

A qualquer

Ser...!


III


A procissão 

Para o cortejo

Do beijo

Que toda a povoação 

Assiste

Solenemente, 

Silenciosamente,

Religiosamente,

Algo nunca visto

No resto

Do conjunto

Feito

No concelho perto

Há muitos 

E muitos

Séculos

E que deixa muitos

Perplexos e incrédulos 

Pelo fenômeno

Humano...


IV


Forma -se 

A comissão 

Que têm como missão 

Organizar o evento 

Mais esperado

Na zona,

De tantas etnias, 

Balantas, 

Mancamhas,

Djolas, 

Fulas, 

Mandingas,

Principes

Fulupes,

Manjacos,

Povos

De vários 

Credos 

E crenças...

 O MEU CORAÇÃO RECLAMA

PELA ESCRITA

QUE ME INCITA 

AO QUE MUITO AMA .


I


Não é por fama,

Pela glória,

Que o meu o coração 

Reclama,

Mas sim, pela afeição,

Que desde 

A tenra 

Idade,

Desde

A adolescência,

Desde 

A juventude,

Recebera

Naquela família

De Lala,

De Uthiacor,

Que tanto 

Primara

E tanto

Dava à primazia 

Ao amor,

À atenção, 

À folia,

À compreensão

No seu seio,

No seu meio!!


II


Cresci,

Aprendi,

Verifiquei

E fiquei

Preso

Aos preceitos

Que valorizam, 

Que encimam

Os valores humanos,

Os direitos

Humanos,

Como fundamentos

Justificativos

Dos passos dados,

Dos progressos

Alcançados,

Para a prosperidade 

E a felicidade

Dos povos!


III


Não é erudição 

De Camões,

A sabedoria 

E abundância 

De conhecimentos

De Pessoa,

De Padre Alberto 

Neto, 

De Professor Galopim de Carvalho,

Ou os sonetos de José Cardoso Pires,

Que me levam à investigação, 

À prospecção 

À indagação 

Do imenso

Universo 

Que me circunscreve, 

Onde cada um de nós 

Vive

Com a sua voz

Própria,

Mas sim a vontade,

A grande

Sede

De curiosidade

De repetir,

Pisar

Os caminhos

Cheios de espinhos

Daqueles outros ávidos 

De desbravar mundos

Desconhecidos...



IV


A ambição 

Duma outra visão 

Atrás do poilão 

De Utchai

Binhame

Ao pé de Plim,

Onde frequentemente

Pedia um aguardente

E paii

Pela sua proteção 

A cada habitante 

De Uthiacor,

De Putchman,

Bicul,

Bucucuth,

Carroncã,

E outras aldeias contíguas..!


(Continua )


Brandoa  (Amadora,  segunda-feira,  24:43), 25 de outubro de 2021.



                       KA- KK (NDO)

 APENSO 

AO PESO

DO JUÍZO...


I


A reta

Em que se endireita,

Para que tudo seja

Perfeito,  

Justo,

Para que tudo seja

Correto

Para qualquer  

Ser,

Para qualquer

Sujeito...


II


Eu procuro

A razão, 

O motivo,

A causa

De cada "cousa,

O reparo

Pelo que movo

Através do coração,

Em cada momento, 

Em cada minuto...


III


Outubro 

Nos despede,

Nos deixa com muita saudade, 

Pelo intenso e verdadeiro 

Poro 

Que nos deixou, 

Que nos legou!

Esperemos que novembro,

Nos traga 

"Manga"(1)

De saúde 

É felicidade!...


1.Muita saúde..


(Continua)


Brandoa (Amadora, domingo, 12:02), 31 de outubro de 2021.



                         KHA...KK (NDO)

 A FALA

DA BELA 

DONZELA

VINDA DA LALA...


I


O apelo

Tranquilo,

Da bela

Donzela

Da minha Lala, 

Me estimula

Cada vez mais à luta,

À labuta

Ainda

Mais renhida,

Árdua,

Doa 

A quem doer,

Venha donde vier.


II


Descrevo

E escrevo

Com minúcias 

As minhas tarefas diárias,

Ainda com trivialidade 

E banalidade

De modo profícuo, 

Como um indivíduo

Que depende

Da solidariedade 

Da sua sociedade,

Da alegria

E da folia

Da minha família,

O meu fecundo

E profundo

Alimento,

Sustento...


III


Voar,

Viajar

Pedalar

Pelas minhas asas

Ou por meio d,outras cousas

Da atualidade,

Da modernidade,

Pelos meios sociais,

Por tudo o que diz respeito

Aos meios virtuais,

Digitais,

Ou pelos meios tradicionais,

Como autocarros,

Metros

E apoios 

Dos comboios,

Indo para Cais

De Sodré, 

Para Sintra,

Para Parede,

Para Carcavelos

Onde estão alguns pupilos,

Para Cascais 

Apreciar 

Belas praias...


IV


A delícia 

De quem se refugia

Na poesia,

DO gosto

Fortuito 

Do sujeito 

Com a propensão 

À erudição 

Tanto

No assunto

Referente ao vasto

Conhecimento,

De prazer,

De lazer, 

Bem como

O desgosto,

O pranto

Vindo do seu peito...


V


O maior 

E melhor 

Divertimento

É todo o misto

Que me proporciona ao amor

No meu interior.

Ao meu redor,

Ao meu exterior....


(Por concluir)


Cacém (segunda- feira,  10:45), 01 de novembro de 2021.

.

 A FALA

DA BELA 

DONZELA

VINDA DA LALA...


I


O apelo

Tranquilo,

Da bela

Donzela

Da minha Lala, 

Me estimula

Cada vez mais à luta,

À labuta

Ainda

Mais renhida,

Árdua,

Doa 

A quem doer,

Venha donde vier.


II


Descrevo

E escrevo

Com minúcias 

As minhas tarefas diárias,

Ainda com trivialidade 

E banalidade

De modo profícuo, 

Como um indivíduo

Que depende

Da solidariedade 

Da sua sociedade,

Da alegria

E da folia

Da minha família,

O meu fecundo

E profundo

Alimento,

Sustento...


III


Voar,

Viajar

Pedalar

Pelas minhas asas

Ou por meio d,outras cousas

Da atualidade,

Da modernidade,

Pelos meios sociais,

Por tudo o que diz respeito

Aos meios virtuais,

Digitais,

Ou pelos meios tradicionais,

Como autocarros,

Metros

E apoios 

Dos comboios,

Indo para Cais

De Sodré, 

Para Sintra,

Para Parede,

Para Carcavelos

Onde estão alguns pupilos,

Para Cascais 

Apreciar 

Belas praias...


IV


A delícia 

De quem se refugia

Na poesia,

DO gosto

Fortuito 

Do sujeito 

Com a propensão 

À erudição 

Tanto

No assunto

Referente ao vasto

Conhecimento,

De prazer,

De lazer, 

Bem como

O desgosto,

O pranto

Vindo do seu peito...


V


O maior 

E melhor 

Divertimento

É todo o misto

Que me proporciona ao amor

No meu interior.

Ao meu redor,

Ao meu exterior....


(Por concluir)


Cacém (segunda- feira,  10:45), 01 de novembro de 2021.

.