terça-feira, 16 de novembro de 2021

 A PARÁBOLA

DA FÁBULA

NA MINHA LALA....


I


Centrífogo

Amigo,

Que eu rogo

O sossego

Na circunscrição 

Da povoação,

Que afasto

E evito

A descrição,

Para que não haja o perigo 

Da rebelião,

Que possa engendrar,

Originar

E provocar

A repressão,

Para não exagerar,

E empregar 

A expressão,

De modo geral,

A Revolução

Total...


II


Músico

Mítico, 

Rústico,

Lunático, 

Fanático

Manjaco,

Que se aproxima,

Um pouco

Do maluco,

Quando perdidamente,

Ama

Uma 

Adolescente,

Que vive

Nos arredores,

Precisamente

Em Binar, 

Por

Tanto

Acenar

Sinal de amor,

E enferma

A paixão 

Da sua alma,

Do seu coração,

Que simplesmente

Se chama 

Mariama,

Padecendo

De muitas dores 

E sofrimento 

No seu peito,

Que tanto 

Comove

A qualquer

Ser...!


III


A procissão 

Para o cortejo

Do beijo

Que toda a povoação 

Assiste

Solenemente, 

Silenciosamente,

Religiosamente,

Algo nunca visto

No resto

Do conjunto

Feito

No concelho perto

Há muitos 

E muitos

Séculos

E que deixa muitos

Perplexos e incrédulos 

Pelo fenômeno

Humano...


IV


Forma -se 

A comissão 

Que têm como missão 

Organizar o evento 

Mais esperado

Na zona,

De tantas etnias, 

Balantas, 

Mancamhas,

Djolas, 

Fulas, 

Mandingas,

Principes

Fulupes,

Manjacos,

Povos

De vários 

Credos 

E crenças...

Sem comentários:

Enviar um comentário