sexta-feira, 24 de junho de 2022

 UM ENTUSIASTA

DA ESCRITA

DO POETA.. 


I


Com um lápis,

Faz -se feliz

Àquele que sempre quis

Ser 

Poeta,

Um intimista

Que difunde

O  seu pensamento

Pela sociedade,

Por todo

Lado,

Por todo 

O canto,

Por todo

O mundo

Civilizado

Preocupado

Por qualquer

Sujeito.


II


Com um lápis

Transmite

O que sente,

O que toda gente

Sente

Ou pretende 

Ser 

Feliz

Em qualquer 

Sociedade

Que defende

Os valores

Humanos,

Os princípios basilares

Dos seres

Humanos,

Dignos

Deste nome

De forma sublime.


(Continua)

 A IMPORTÂNCIA

DA PACIÊNCIA


Um dia, eu escrevi: " A IMPORTÂNCIA/ DA PACIÊNCIA/". Refleti sobre várias coisas, sobre vários episódios, sobre vários acontecimentos sobre a minha vida e a vida dos que me circunscrevem no dia a dia e cheguei a seguinte conclusão: Vamos levando a vida com calma, se é que a amamos, se é que, efetivamente, queremos seguir as suas labaredas. As coisas passam, o tempo passa como passa o vento em cada fração de segundos . Como dizem os franceses:" petiti à petit, l,oiseau fait son nid", temos que ir devagar, ir construindo a nossa caminhada, dia após dia, porque "Roma não se fez num só dia" Temos que saber ouvir, escutar, compreender a fim de permitir um relacionamento salutar e harmonioso  com os que convivemos diariamente. Nada/ é fácil/, mas também nada/ é difícil/ de remover /, de resolver/ com o amor, a paciência, dando o tempo ao tempo. Tudo /custa/, mas tudo/ se conquista/ com o tempo/, em cada campo/, em cada domínio/, em cada ofício/, em cada domicílio/, para o nosso próprio/ benefício/, e sobretudo/, para o restabelecimento/ do nosso/ espírito/ e do nosso/ corpo/. E essa reflexão foi há bem pouco tempo, há poucos dias( 15-06-2016) com uma imagem linda).

 BGAL

 ALAU

 NATHONG ! (1)


I


Nathass,

Napate,

Nalempe, 

Atchi toujours 

Nathon,

Parce que 

Na kô 

Khath

Place,

Khath

Ulugar!


II


Nathong

Atchi

Nathass

Kó pa babukul,

Pa famille lul,

Pa banhanul.


III


Bga

Alau

Nathong,

Bga

Alauin,

Má udjitu 

Tchith!


IV


N,dja, bathass kó,

N,dja kanhane

Nacimbathi

P,iss

Ni ulempe,

Thi utchak nhane,

Thi utchak nababu,

Parce que banhane ndja

Thi utchak,

Kalimpin ndja,

Ka keiunde !


   1. EM DIALETO MANJACO( a traduzir brevemente)


FREAMUNDE(PAÇOS DE FERREIRA- Do- 13 H), 03/02/2013.


                              KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

 THE DAY 

AFTER

IN EUROPE

WITHOUT

THE UNITED KINGDOM!!!


A decisão 

Soberana duma nação,

A soberania nacional,

Resulta da auscultação

Popular,

Pelo que devemos 

Respeitar,

Pelo que devemos

Acatar!


II

Lamentavelmente,

Comcretizou- se 

O que eu previa,

O que temia

Anteriormente.

Hoje, estamos 

Perante

Um caso consumado:

A saída 

Do Reino Unido

Da União Europeia!

Qual será a consequência

Imediata

Desse divórcio,

Dessa retirada

Precipitada?

Será um precipicio,

Uma campa

Para a Europa?


III


Do meu ponto

De vista,

Do meu entendimento,

Acho que a Europa se projeta

Para uma alternativa,

Para uma perspetiva

Mais otimista,

Mais construtiva,

Para uma nova

Via positiva

Para uma distribuição equitativa

Da riqueza,

Menos pobreza,

Uma Europa mais solidaria 

E mais humanitária.


IV


A Europa

Não se eclipsa

Com esta saída.

A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu projeto,

Sem vacilar;

Deve continuar

A ser uma Europa 

Mais coesa,

Mais unida,

Interpretando,

Obviamente,

E Maduramente,

O resultado

Do referendo

Ocorrido

No Reino Unido.


V


A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu sonho,

DE uma Europa democrática,

Uma Europa

Que respeite

Os valores fundamentais 

Da pessoa humana,

Uma Europa

Que evite,

Custe 

O que custar,

Que se repita

No seu solo

E espaço

Geográfico

E os seus reflexos

Noutros,

As carnificinas

E atrocidades

Perpetradas

Nas duas Grandes Guerras.


VI


Eu não pretendo ser 

Um analista

Pessimista,

Um ser 

De visão restrita

E imediata(imediatista),

Mas sim um ser 

Que não se preocupa

Apenas com os seus parentes ,

Mas com todos os  semelhantes,

Bem como a preocupação de  uma analise

Realista

Face

A cada situação concreta,

Uma análise

De uma dada realidade,

Ainda que não se isenta

Da subjetividade

Inerente 

A cada ser

Pensante.


VII


Hoje é, obviamente,

Um dia triste,

Como é triste,

Quando alguém parte

Para outra parte

Depois de longos anos de convivência,

Diria

Mesmo de conivência ,

Integração

E cooperação

Com essa  nacao,

Presentemente

Em(na) ausência.


(Continua)


PSA(sexta- feira, 7h25 minutos), 24/06/2016.


KANKAMBALL ( NDO)u

 " MATAR" SAUDADE

NAQUELA

LOCALIDADE

DA MINHA NATURALIDADE,

OU AUMENTÁ-LA ?!


I


NDO

Com dó

Do 

Seu estado

(De) Emigrado,

Foragido,

Expatriado,

Querendo,

Pretendendo

Ir 

Visitar,

Diminuir

E/ou "matar"

Saudade

Naquela

Localidade

Da sua naturalidade,

Ou aumentá-la ?!


II


É muito

Difícil,

Senão impossível

Explicar,

Descrever

O que está(dentro) no peito

De um Emigrado,

De um refugiado,

De um estrangeirado,

De um emigrante,

O que sente,

Sobretudo,

Quando

Não assiste,

Porque está (sempre) ausente,

Da morte

De uma pessoa muito

Querida,

Muito

Amada!!!


III


O tempo

Passa

Velozmente!

O  nosso corpo

Cansa

E torna-se inerte

Perante

Tudo 

O que acontece

À nossa vista,

À nossa volta

No mundo!!!


(Continua)


Amadora(domingo, 12h15m), 24/06/2018.


KK(NDO)

 VERDADE INSOFISMÁVEL

DO SUMO PONTÍFICE,

O PAPA FRANCISCO...


I


EIS UMA VERDADE 

INCONTESTÁVEL

DAQUELE QUE NOS ENSINA

A SER HUMANOS,

A SER TOLERANTES!

NÃO VALE A PENA CHORAR

PELO FACTO DO DOMINGOS 

SIMÕES  NÃO

 SER O PRIMEIRO 

MINISTRO 

DA GUINÉ-BISSAU;

ACENDER A VELA

COMO ALÍVIO DA SAÍDA

DO JOMAV!

CONTROLEMOS OS NOSSOS ÂNIMOS!

TEMOS QUE MANTER A CONTENÇÃO NAS NOSSAS PALAVRAS!

O QUE IMPORTA

AGORA É O NOSSO PRESENTE!

O PRESIDENTE

DA GUINÉ- BISSAU

NÃO ATENDEU OS INTERESSES

LEGÍTIMOS DO POVO

E ENVEREDOU PELA GUERRA

COM O DOMINGOS SIMÕES PEREIRA!


II


FOI PÉSSIMO 

O MANDATO 

DO SR PRESIDENTE

JOMAV, APESAR DE CONSEGUIR

CHEGAR O FINAL DO SEU MANDATO!

O MANDATO DO SR JOMAV NA GUINÉ-BOSSAU, DEFRAUDOU

AS EXPETATIVAS DO MEU POVO!


III


AQUI, NÃO QUERO DIZER QUE O SENHOR SDP TEVE CULPA  NOS ZIGUE-ZAGUE DO SR JOMAV

E VICE-VERSA.

OS PROBLEMAS PESSOAIS

DEVIAM ESTAR FORA DE TUDO O QUE DIZ RESPEITO AOS INTERESSES E ASPIRAÇÕES DO POVO GUINEENSE.

OS ABUSOS PESSOAIS NÃO DEVEM SER ATUAÇÃO DOS DIRIGENTES DA NOSSA TERRA. DEIXEM-SE DE CLUBISTAS, CLAQUEIROS DE DSP E JOMAV! NÃO MORREU NINGUÉM! ACERDER A VELA COMO SINÓNIMO DO DESAPARECIMENTO DE ALGUÉM!  O DSP E O JOMAV ESTÃO AINDA DE BOA SAÚDE, GRAÇAS A DEUS!

NÃO VALE A PENA DE SUICÍDIO, POR FULANO OU POR BELTRANO!

A CULPA É DE TODOS NÓS GUINEENSES! O MESSIAS PODE SER CADA UM DE NÓS! NÃO, NÃO, NÃO!" L' ÉTAT C'EST MOI" NÃO CONFUDAMOS AS COISAS! NINGUÉM É NINGUÉM SEM NINGUÉM! PESSOA É PESSOA, O ESTADO É ESTADO, INSTITUIÇÃO É INSTITUIÇÃO! 

SIGAMOS OS CONSELHOS DO PAPA FRANCISCO!

IV


SEJAMOS PATRIOTAS!

SEJAMOS NACIONALISTAS

SEJAMOS NÓS PRÓPRIOS

A RESOLVER OS NOSSOS

PROBLEMAS!


(POR CONCLUIR)


ENCOSTA DO SOL (SEGUNDA-FEIRA, 02H32M), 24/06/2019.


                                     KK(NDO)

 ESCREVER,

ESCREVER,

ENQUANTO 

HOUVER 

ASSUNTO....


I


Portugal,

Neste momento,

Está a empatar

Com a França

2-2.

Os corações 

Estão em embulições!

Sofrimentos

Que arrasam os corações!

Oxalá 

Que Portugal

Consiga manter

Este resultado

Até ao final,

Da partida

Para poder

Seguir para a fase seguinte..


III


Portugal

Está a baixar de rendimento

E espero

Que não regrida

Nos seus esforços.

Ó Virgem 

Maria,

Acuda esta criatura

Indefesa!

A situação 

Não está fácil 

Para Portugal.

A França 

Já está nos oitavos 

De final

E, portanto, 

Não  está muito

Preocupada.


IV


Faltam três minutos!

Os corações fracos

Já não aguentam!

Os adeptos sofrem 

Muito 

Com o decorrer

Do jogo 

E querem

Que termine imediatamente!

Trinta segundos para os noventa!

Quantos 

Minutos

De compensação!

Mais cinco!


V


Termina 

A partida 

Entre Portugal

E a França,

Com um empate

De dois golos.

Portugal

Continua

No campeonato 

Europeu

2020

E vai defrontar 

A Bélgica.


(Continua)


Brandoa( quarta-feira,  2154), 23 de junho de 2021.


KK(NDO)

 THE DAY 

AFTER

IN EUROPE

WITHOUT

THE UNITED KINGDOM!!!


A decisão 

Soberana duma nação,

A soberania nacional,

Resulta da auscultação

Popular,

Pelo que devemos 

Respeitar,

Pelo que devemos

Acatar!


II

Lamentavelmente,

Comcretizou- se 

O que eu previa,

O que temia

Anteriormente.

Hoje, estamos 

Perante

Um caso consumado:

A saída 

Do Reino Unido

Da União Europeia!

Qual será a consequência

Imediata

Desse divórcio,

Dessa retirada

Precipitada?

Será um precipicio,

Uma campa

Para a Europa?


III


Do meu ponto

De vista,

Do meu entendimento,

Acho que a Europa se projeta

Para uma alternativa,

Para uma perspetiva

Mais otimista,

Mais construtiva,

Para uma nova

Via positiva

Para uma distribuição equitativa

Da riqueza,

Menos pobreza,

Uma Europa mais solidaria 

E mais humanitária.


IV


A Europa

Não se eclipsa

Com esta saída.

A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu projeto,

Sem vacilar;

Deve continuar

A ser uma Europa 

Mais coesa,

Mais unida,

Interpretando,

Obviamente,

E Maduramente,

O resultado

Do referendo

Ocorrido

No Reino Unido.


V


A Europa deve continuar

O seu caminho,

O seu sonho,

DE uma Europa democrática,

Uma Europa

Que respeite

Os valores fundamentais 

Da pessoa humana,

Uma Europa

Que evite,

Custe 

O que custar,

Que se repita

No seu solo

E espaço

Geográfico

E os seus reflexos

Noutros,

As carnificinas

E atrocidades

Perpetradas

Nas duas Grandes Guerras.


VI


Eu não pretendo ser 

Um analista

Pessimista,

Um ser 

De visão restrita

E imediata(imediatista),

Mas sim um ser 

Que não se preocupa

Apenas com os seus parentes ,

Mas com todos os  semelhantes,

Bem como a preocupação de  uma analise

Realista

Face

A cada situação concreta,

Uma análise

De uma dada realidade,

Ainda que não se isenta

Da subjetividade

Inerente 

A cada ser

Pensante.


VII


Hoje é, obviamente,

Um dia triste,

Como é triste,

Quando alguém parte

Para outra parte

Depois de longos anos de convivência,

Diria

Mesmo de conivência ,

Integração

E cooperação

Com essa  nacao,

Presentemente

Em(na) ausência.


(Continua)


PSA(sexta- feira, 7h25 minutos), 24/06/2016.


KANKAMBALL ( NDO)u

sexta-feira, 10 de junho de 2022

 MAIO,

TANTO DESMAIO

E SEM NENHUM APOIO...


I


Maio,

Tu,  de soslaio, 

Tu despedes,

Nada pedes

A ninguém,

Porque não deves

Nada a ninguem!


II


Vais

Como os demais,

Para bem

Longe,

Como quem

Foge 

Por  dívida 

Não saldada

A um senhor

Credor

E a mim

Deixas assim

Sem nada,

Atrapalhado,

Preocupado

E quase acabado...!


III


Por esse mundo

Isolado, 

Esquecido 

E abandonado 

Por aqueles que tanto

Amava dentro 

Do meu coração 

Dé vidro,

Débil 

E frágil 

Como um bebé que depende do biberão,

Coberto

Por um peito 

Que aparenta robusto...


IV


Maio,

Procuro 

Esteio 

Devaneio,

Um passeio

A sério 

Onde pudesse 

Encontrar o rastreio 

Da crise

Que me afeta,

Que quase

Me decapita

Por tanta 

Afronta.,

Onde oresenteente moro.


V


Ó  maio,

Por que tanto

Me atormenta?

Até a porta

Da casa onde Ndo habita, 

Tão estreita

Nao deixa entrar o sofá,

Nem  tão pouco

 A alcofa , 

E assim, ele não se safa..

No seu cubico,

No seu humilde teto!.


VI


O raio

De maio

Cava,

Leva

O mínimo do sonho

Que tinha

E ainda tenho

No meu convívio 

Solitário...!


MAIO,

TANTO DESMAIO

E SEM NENHUM APOIO...


I


Maio,

Tu,  de soslaio, 

Tu despedes,

Nada pedes

A ninguém,

Porque não deves

Nada a ninguem!


II


Vais

Como os demais,

Para bem

Longe,

Como quem

Foge 

Por  dívida 

Não saldada

A um senhor

Credor

E a mim

Deixas assim

Sem nada,

Atrapalhado,

Preocupado

E quase acabado...!


III


Por esse mundo

Isolado, 

Esquecido 

E abandonado 

Por aqueles que tanto

Amava dentro 

Do meu coração 

Dé vidro,

Débil 

E frágil 

Como um bebé que depende do biberão,

Coberto

Por um peito 

Que aparenta robusto...


IV


Maio,

Procuro 

Esteio 

Devaneio,

Um passeio

A sério 

Onde pudesse 

Encontrar o rastreio 

Da crise

Que me afeta,

Que quase

Me decapita

Por tanta 

Afronta.,

Onde oresenteente moro.


V


Ó  maio,

Por que tanto

Me atormenta?

Até a porta

Da casa onde Ndo habita, 

Tão estreita

Nao deixa entrar o sofá,

Nem  tão pouco

 A alcofa , 

E assim, ele não se safa..

No seu cubico,

No seu humilde teto!.


VI


O raio

De maio

Cava,

Leva

O mínimo do sonho

Que tinha

E ainda tenho

No meu convívio 

Solitário..


VII


O raio

De maio

Cava,

Leva

A senha

Do mínimo sonho

Que tinha

E ainda tenho

No meu convívio 

Solitário...!

   O ASSUNTO:

O HOLOCAUSTO 

TÃO REMOTO,

TÃO  PERTO

E AINDA VIVO EM CADA PEITO...!


I


A fúria

Do " Führer"

Quando 

Os Russos já se aproximavam 

De Berlim,

Quando

Estavam 

Invadindo

O" espaço vital",

Diminuindo 

A " Grande Alemanha".


II


Para o Führer, 

Não interessava 

Outros seres

Que ele considerava 

Os" seres 

Inferiores",

Os "males "

Da Alemamha,

E, por isso, os pretendia expurgar, 

Dizimar 

Na face da Terra,

Os " indesejáveis, ",

Os Judeus.


III


A esta personalidade,

De tanta mediocridade, 

De tanta  maldade, 

De tanta crueldade,

Sonhava com uma" Grande Alelemanha" 

Cuja a raça, 

A raça ariana,

Que ele considerava a "raça superior"

Que deveria governar o mundo 

O nosso Planeta, 

Submetendo 

Todos os outros povos...


IV


O megalomaníaco, 

O maluco,

O louco,

O esquizofrénico,

Que deveria 

Ser internado num manicómio, 

Numa clínica mental

E, assim, evitaria 

O sofrimento de tantos seres humanos!


V


O Adolf Hitler sofria 

Padecia 

De demência 

Mental,

Não era um ser normal,

Pois, sofria 

De perturbações mentais

E  que tinha o seguinte lema:

" Ein Volk, ein Reich und ein Führer "

( Um Povo, um Império e um chefe).


VI


Pela sua ambição nacionalista desmedida, 

Provocou, instituiu o Holocausto, carnificina, o genocídio, que ceifou mais de seis milhões de de pessoas, entre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, negros, opositores políticos, etc, nos Campos de Concentração. 


VII


Hitler participou na criação do partido nazista,  o partido de extrema direita à semelhança de Benito Musselini, em Itália,  de cariz fascista, denominado  de " NSDAP( PARTIDO NACIONAL  SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃES = NACIONALSOCIALISTISCHE DEUTSCHE ARBEITER), em 5 de janeiro de 1919.


VIII


Pelas suas ações revolucionárias, de rebelião e tentativas de golpe, Hitler acabaria por ser preso. 

Na sua estada na prisão,  por poucos meses,  escreveu um livro,  a sua obra principal: " Mein Kampf"( A Minha Luta), no qual resume as suas ideias essencias do seu projeto político. Como características fundamdntais do Nazismo, podemos destacar as seguintes:

- O imperialismo /expansionismo;

- O ultranacionalismo;

- O autoritarismo;

-O totalitarismo;

- O corporativismo ;

- O unipartidarismo;

- O culto ao chefe/ líder;

- O antiparlamentarismo,;

- O anticomunismo;

- O antiliberalismo;

-O anticapitalismo;

- O mercantilismo;

- O racismo;

- O antisemitismo ;

- O espaço vital.


IX


Hitler odiava exageradamente os judeus  e esse ódio, teve como consequências nefastas, o HOLOCAUSTO.

O Holocausto é,  foi uma aberração social para todas as nações e povos progressistas, amantes da paz e da convivência pacífica, harmónica, da liberdade, de justíça e de  fraternidade!

Não, não, não ao extermínio, ao genocídio! Não pode, nem deve ser consentida nas sociedades atuais, abertas, pluralistas .multiculturais e multirraciais! 

O HOLOCAUSTO, não deve repetir-se na História da Humanidade! Não a catástrofe!


X


Hitler recorreu aos meios repessivos mais violentos para reprimir e impor em marcha, as suas ideias: a SA(Secção de Assalto); SS(Secção de Segurança); a Gestapo( a Polícia Política), os Camisas Pardas ou Castanhas; a Propaganda; a Juventude Hitleriana, etc..


(Por concluir)


Brandoa( segunda-feira,    ), 07 de setembro de 2020.


          KK