NHIMA
QUE AMA
E TEIMA
VIVER EM BOLAMA.
I
NHIMA,
Rema
Na canoa
Em cada manhã!
Vá à São
João,
Traga
A manga
Ou algo que seja,
Porque sonha
Com o que, na vida,
A agrada,
Alegra
Aos que estão
Ao teu redor...!
II
É a Nhima,
Nha
NHANHA
De Bolama,
Terra
Daquela
Senhora
Primeira
Gazela
Que alguém chama,
Que alguém ama
E fala
De alegria
Em cada
Dia,
Porque acredita
Que é possível
Amar,
Mesmo com imensas
Dificuldades
Que afrenta
E aguenta,
Porque suporta
Toda a calúnia
E sempre vai fazendo vénia
Em cada local
Que passa,
Porque ama
Sem reserva,
Todos os que constitui
A sua família
E estão todos
Ao seu redor.
Tu és um valor...!
III
A campanha
De castanha
De caju
Já começou
E já se vestiu
Como mulher
Que nunca diminuiu
A sua autoestima,
Porque ama,
Teima
Em acreditar
Em cada alma
Ainda viva
Que salva
Que Bolama,
Um dia
Vai voltar
A viver
Como as demais
Cidades
Do seu país
Natal,
Mesmo que ainda
Continue em coma,
Mas ainda
Com muito amor...!
IV
NHIMA,
Nha
NHANHA,
Nha
Mamã
Continue a sonhar,
Como sempre foi
O teu lema:
Levantar,
Amanhar
Em cada
Madrugada,
Para que cada filho
Tenha
Um "matabichu"
Um almoço
Que não um "tiro"
Que obriga
Cada menino
A ir mais cedo,
Porque não há jantar
E não é um favor...!
V
NHIMA,
N,NA,,
IAIA,,
Enxugue a sua fisionomia
Banhada
Sempre de lágrimas,
E caminhe
Com alegria
Entre as savanas
De Bolama ,
De São
João,
De Nova Sintra,
De Fulacunda,
De Tite,
De Quínara,
De Bodjol,
De Buba,
De Empada,
De Catió!
Tu, NHIMA,
NHANHA,
És um extintor...!
VI
Cinja
O teu pano
Africano,
Tradicional,
E vá à procura,
À demanda
Do que necessita,
Do que pode aliviar
O sofrimento
Daqueles que acordam
E não têm nada
Para enganar,
Satisfazer
O seu estômago
Com uma ninharia
De alimento!
Estou atento,
Estou perto,
Ao teu apelo,
Apesar de estar
Fisicamente
Distante,
Pois, em cada dia,
Ainda me lembro
Como me embrulhavas
No teu colo!
Ainda
És uma flor 🌹
Linda
Para mim
E serás sempre até ao fim!
(Continua)
BRANDOA,( sexta-feira, 05:15), 17 de maio de 2024.
kKNDO (FF)

Sem comentários:
Enviar um comentário