NHA PAPÉ,
NHA MAMÉ,
NHA ARMON,
NÔ TENÉ
NÔ GUINÉ
NA NÔ MON!
I
A caminho
De Sintra,
Uma bela
E singela
Cidade portuguesa,
Com os meus queridos
Alunos,
Uma viisita de estudo,
Não pude deixar
De pensar
No meu país,
Aliás, penso sempre
Nele todas as horas...
II
Como não pensar
Num país
Em que a CNE,
Se comporta
Como um partido
Político,
Uma instituição
Com os interesses
Alheios
Aos do povo?!
Como um clube
De futebol
Que defende
O seu emblema,
Os interesses
Particulares?!
Uma instituição,
Um governo
Com o seu elenco
Governamental,
Com os seus advogados
Credenciados?!
III
Com indignação e repulsa, pergunto:
A CNE, está ao serviço de quem?
A CNE, e a representante de quem?
A CNE é partidária de que candidato presidencial?
Do sr Umaro Sissoco Embaló ou do Engenheiro Domingos SIMÕES PEREIRA?
A CNE está ao serviço do povo da Guiné-Bissau ou não?
Quais são as funções e atribuições da CNE?
É um partido politico?!
A CNE não deveria ser imparcial perante o processo elritoral?
Porquê, tanta confusão, em vez da transparência e cumprimento integral do que a lei lhe confere?!
IV
Tanta vergonha,
Tanta manha
Para um lugar
Apetitoso,
Apetecido
Por quem
Não reune mínimas
Condições
Para o ocupar!
Do presidente
Da República!
V
Nesta minha tribuna,
Que me ensina
A compreender
Cada ser,
Aceitar a diversidade
E a pluralidade
De opiniões,
Muitas
Das vezes com muitas
Emoções !
VI
É uma grande pena
O que está a acontecer
Na nossa terra!
Um país às avessas!
Nada funciona
Conveniente:
Eleições fraudulentas,
Drogas,
Matanças,
Moedas
Falsas,
Hackears,
Golpes de estado,
Insurreições,
Promessas
Falsas
De mil milhões de dólares,
Sobretudo
Daquele que quer
Ser
O alto magistrado
Da NAÇÃO, etc, etc.
VII
Advogados
De CNE?!
Uma empresa privada?
Não é uma entidade
Ligada ao Estado?
É uma propriedade
De Umaro?!
De Domingos?!
A minha cabeça
Está muita confusa!
Será pelo facto de não ser perito
Nas leis!?
Mas não sou assim tão
Burro
Para perceber
Que há uma tendência
Da CNE!
Para o outro lado
Da bancada!
VIII
Quem
Manda
Em quem?
Quem
Comanda?
Que determina?
Donde emana,
Vem
A lei?
IX
Rivilidade
Entre as duas entidades!
Quem
Deve
Acatar
Quem?
Inimigos?
Adversários?
X
Custa
Contar,
Recontar
O que está
Na caixa?
Isso implica rixa?
Em nome de quem?
Porquê?
Estão comprometidos
Com alguém?
Porquê Tanto
"Djuda-
-Djuda?
Porquê
Tanta guerra
Na nô terra?!
XI
Oh, Urnas
Serenas,
Nas mãos
Assassinas
De certos irmãos !
XII
"Bô tem pacênça,
Bô riantanu
Ess cargu
Pisadu
Ku nô carga
Na cabeça "!!!
XIII
"Bô pára ronca
Força!
Bô pára
Ronca
Mantchundadi"!
XIV
"NÔ cansa
Pensa
Ness cusa,
Ness nudadi
Di eleiçons"!
XV
Vamos a operação
Tão
Simples e fácil;
Uma operação
Que não
É difícil:
É A ADIÇÃO!
Não
É a substração,
Não
É a multiplicação,
Nem
Tão
Pouco a divisão!!!
É 1+1= 1 pão +pão
É 1+1= 1grão+1grão!
Não
Substrai!
Não
Multiplica !
Não
Divide!
Não
Distrai!
Não
Multiplica
Nem
Complica
Ninguém,
Nem
Divide
A sociedade!!!
Continua
Bramdoa(Amadora, quinta-feira, 00h33 minutos), 30 de janeiro de 2020
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário