sábado, 29 de janeiro de 2022

 NHA PAPÉ,

NHA MAMÉ,

NHA ARMON,

NÔ TENÉ

NÔ GUINÉ 

NA NÔ MON!


I


A caminho

De Sintra,

Uma bela 

E singela

Cidade portuguesa,

Com os meus queridos

Alunos,

Uma viisita de estudo,

Não pude deixar

De pensar 

No meu país,

Aliás, penso sempre

Nele todas as horas...


II


Como não pensar

Num país 

Em que a CNE, 

Se comporta 

Como um partido

Político,

Uma instituição 

Com os interesses

Alheios

Aos do povo?!

Como um clube

De futebol

Que defende

O seu emblema,

Os interesses

Particulares?!

Uma instituição,

Um governo

Com o seu elenco

Governamental,

Com os seus advogados

Credenciados?!


III


Com indignação e repulsa, pergunto:

A CNE, está ao serviço de quem? 

A CNE, e a representante de quem?

A CNE é partidária de que candidato presidencial?

Do sr Umaro Sissoco Embaló  ou do Engenheiro  Domingos SIMÕES  PEREIRA?

A CNE está ao serviço do povo da Guiné-Bissau ou não? 

Quais são as funções e atribuições da CNE?

É um partido politico?!

A CNE não deveria ser imparcial perante o processo elritoral?

Porquê, tanta confusão, em vez da transparência e cumprimento integral do que a lei lhe confere?!


IV


Tanta vergonha,

Tanta manha

Para um lugar

Apetitoso,

Apetecido

Por quem

Não reune mínimas 

Condições 

Para o ocupar!

Do presidente

Da República!


V


Nesta minha tribuna,

Que me ensina

A compreender 

Cada ser,

Aceitar a diversidade

E a pluralidade

De opiniões,

Muitas

Das vezes com muitas

Emoções !


VI 


É uma grande pena 

O que está a acontecer

Na nossa terra!

Um país às avessas!

Nada funciona

Conveniente:

Eleições fraudulentas,

Drogas, 

Matanças,

Moedas 

Falsas,

Hackears,

Golpes de estado,

Insurreições,

Promessas 

Falsas

De mil milhões de dólares, 

Sobretudo

Daquele que quer 

Ser

O alto magistrado

Da NAÇÃO, etc, etc.


VII 


Advogados

De CNE?!

Uma empresa privada?

Não é uma entidade

Ligada ao Estado?

É  uma propriedade

De Umaro?!

De Domingos?!

A minha cabeça 

Está muita confusa!

Será pelo facto de não ser perito 

Nas leis!?

Mas não sou assim tão 

Burro

Para perceber 

Que há uma tendência 

Da CNE!

Para o outro lado 

Da bancada!


VIII


Quem

Manda 

Em quem?

Quem

Comanda?

Que determina?

Donde emana,

Vem 

A lei?


IX


Rivilidade 

Entre as duas entidades!

Quem

Deve

Acatar

Quem?

Inimigos?

Adversários?


X


Custa

Contar,

Recontar

O que está 

Na caixa?

Isso implica rixa?

Em nome de quem?

Porquê?

Estão comprometidos

Com alguém?

Porquê Tanto 

"Djuda-

-Djuda?

Porquê 

Tanta  guerra

Na nô terra?!


XI


Oh, Urnas

Serenas,

Nas mãos 

Assassinas

De certos irmãos !


XII


"Bô tem pacênça,

Bô riantanu

Ess cargu

Pisadu

Ku nô carga

Na cabeça "!!!


XIII


"Bô pára ronca

Força!

Bô pára 

Ronca

Mantchundadi"!


XIV 


"NÔ  cansa

Pensa

Ness cusa,

Ness nudadi

Di eleiçons"!


XV


Vamos a operação

Tão

Simples e fácil;

Uma operação 

Que não

É difícil:

É A ADIÇÃO!

Não

É a substração,

Não

É a multiplicação,

Nem

Tão 

Pouco a divisão!!!

É 1+1= 1 pão +pão 

É 1+1= 1grão+1grão!

Não 

Substrai!

Não 

Multiplica !

Não 

Divide!

Não

Distrai!

Não 

Multiplica 

Nem 

Complica

Ninguém,

Nem

Divide

A sociedade!!!


Continua


Bramdoa(Amadora, quinta-feira, 00h33 minutos), 30 de janeiro de 2020


                                                     KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário