terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

 A TEATRALIDADE 

NAQUELA LOCALIDADE,

QUE A PAREDE 

NOS ESCONDE..


I


Mostrem-nos,

Exibam-nos

Factos 

Verídicos, 

Alegres 

Àqueles que nos 

Enchem de orgulho;

Acontecimentos

Dignos 

De referência 

E que analteçam

Os feitos 

De uma verdadeira

Nação...!


II


A minha consternação 

Por cada situação 

Veiculada pelos meios de comunicação,

Contrária 

A alegria 

De um povo,

Que foi obrigado 

A enveredar 

Por uma luta dura,

Uma luta armada

Em todas as matas

Da Guiné, 

Para resgatar

A sua dignidade

Perdida

Como uma pátria,

Como uma nação 

Há muitos 

Séculos...!


III


Séculos 

De dor

E de esperança,

Que hoje que não têm valor

Pelos pupilos 

De Amilcar 

Cabral,

Se assim podermos dizer,

Porque apenas estão na bagunça, 

Na brincadeira de mau gosto;

Àqueles que não tem nenhum sentimento, 

Porque estão desprovidos de alma,

Porque só pensam nos seus bolsos,

Porque não têm nenhum projeto

Concreto

Para o seu povo,

Porque prometeram

Em fevereiro,

Lántada" poeira

Na nossa terra.


IV


Façam encher

Os vossos 

Bolsos,

Mas, poupem,

Sobrem

Algum vintém 

Para a população!

Evitem

Que ela chegue a miséria 

E a pobreza extrema!

Poupem 

A vida humana!


V


Golpes

Atrás de golpes,

Mortes

Atrás

De mortes!!!

Procurem 

A paz, 

O entendimento,

A concórdia, 

A harmonia,

O diálogo,

Concertação,

A fim de caminharem 

Rumo ao desenvolvimento 

E ao progresso

Que todos nós ambicionamos...!


VI


Desejo

A paz,

Para os meus irmãos 

Que estão lá, 

Na terra,

Para que nós, cá, 

Na diáspora,

Em cada canto, 

Possamos viver em paz

De espirito...!!!


VII


Cada 

Bala

Atirada,

Lançada 

De buzuka

Ou outra arma 

Qualquer, 

É um riviver,

Dos fantasmas 

Da guerra colonial

Ou da guerra local,

De "Bissauzinho",

Da guerra de Ansumane

Mané 

Contra Nino Vieira,

De 7 de junho de 1987.

A bala atirada 

É um desperdício

E nunca o povo sairá 

Da miséria e sacrifício...!


VIII


Irmãos, 

De mãos 

Juntas,

Unidas,

Ergamos

A nossa Guiné 

Como uma terra,

Uma Nação 

Próspera,

Uma terra

De "sabura"!!!


Ix


Livrai-

Nos Senhor, 

Pai

Celestial,

De todo 

O mal

Engendrado,

Vindo

Do Diabo

Daquele que só sabe dar cabo

De tudo!

Dai

Aos homens, o pendor

Do amor 

Com muito 

Vigor,

Para dirimir a dor

E sofrimento!!!


(Por concluir )


Brandoa(Amadora,  22:47, terça-feira), 01 de fevereiro de 2022.


 KK (NDO)=FF

Sem comentários:

Enviar um comentário