sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

 ..

AMOR

QUE RECEBI DE UTHIACOR

E SEM DOR..

!


I

Apenas

Queria agora

Escrever sobre o amor

Que recebi em Uthiacor

E não sobre a dor..


II


A anedota

Contada 

Na vida 

Real

Do nosso Planeta,

Como uma marca 

Feita

Na fisionomia 

De cada etnia

Que vi e enraizada 

Nos costumes

Do meu povo,

Constituído um património cultutal!


III


Queria dedicar 

Este mês 

De fevereiro,

A poesia

Amorosa,

Debruçar

Sobre problemas

Que tocam,

Que dizem 

Rrsoeito

Ao amor

Fraterno,

Amor 

Humano, 

Esquevendo

Os traumas, 

Assuntos políticos,

Dramativos,

Catastróficos,

Que nos deixam

Cada vez mais loucos!


IV


Mas como falar

De amor,

Se esta PALAVRA 

Já não tem sentido,

Está em desuso 

Na minha terra

Natal, 

Na terra de Cabral?

Um país que já não é democrático,

Que já não sabe

O que é democracia,

Senão em demagogia

E hipocrisia?!

Como posso ser romântico 

Se já estou quase  louco ?!


V


O amor

Versus a dor

Era o teor

De cada registo, 

De cada pensamento,

De cada reflexão 

Sobre o amor

Desta geração 

Diferente 

Do meu tempo

De juventude

Com outros valores, 

Com outros amores!


VI


Como remar,

Se não tenho canoa,

Se não tenho piroga

Para atravessar o rio 

Cacheu,

O rio Corubal,

O rio Farim,

O rio Geba

E outros rios

Da nossa terra?


VII


Tenho

Muita 

saudade

Da minha mocidade,

Da minha jubentude,

Em que havia muita

Amabilidade,

Muita 

Amizade, 

Muita 

Solidariedade 

Em cada idade!

Uma cumplicidade 

Qus se tornou,

Se transformou 

Numa raridade

Na atualidade!

Eu tinha um sonho!!!


VIII


Eu tenho

Um amor,

Produto

Feito

Com o suco

De Utiacor:

Um romântico 

De :Três Luz,

De Congo Augusto

Có,

De Upá Brene 

Em Canchungo, 

Ex-Teixeira Pinto...!


IX


Mas contínuo 

A ter o mesmo sonho

Do que proponho,

Sem recuo, 

But I believe

In love!


(Continua)


Brandoa, 04:45), 02 _02_2021.


KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário