DÓI
RÓI
E MÓI !
I
Perder alguém
Que muito amamos,
Dói,
Rói
E mói!
No além
E no aquém,
Construímos
As nossas perspectivas,
As nossas esperanças,
Na base destes dois conceitos
Opostos,
Irreconciliáveis
Mas inseparáveis,
Porque andam lado
A lado!
Amamos
Muito a nossa família
Acima de tudo
E por ela, fazemos
Tudo
Com a maior
Folia,
Alegria
No grande amor,
Laço humano,
Digno
E fraterno...
II
Alguém
Do nosso peito
Parte,
E deixa uma ferida,
Um sofrimento,
Uma marca
Na nossa vida
Eternamente,
Algo que nos choca,
Pois, como humanos
Nunca aceitaremos,
Resignaremos
Sempre
Sobre tudo o que nos fere,
Nos magoa
E jamais haverá trégua,
Uma convivência pacífica...!
III
Ao meu irmão
Rui,
Que parte,
Tão
Cedo foi,
Me dói,
Me rói
E dói
Como alguém
Que conviveu
Comigo
Cá,
Como amigo
Fui,
Que hoje
Faleceu,
Estando
Agora
Longe,
Para o lado
De lá,
Distante
Desta
Terra,
Deste planeta,
Que seja recebido
Pelas mãos
Do Senhor
Criador,
Junto dos nossos pais e outros irmãos
Que também
Cedo
Partiram
E nos deixaram
Órfãos...
IV
Cada
Palavra produzida,
Traduz o que levo no meu coração,
Com a tua partida
Da lembrança
Que traça
O que era a união
Que existia cada
Cabeça
Nossa,
Naquela
Casa,
Naquela
Sanzala,
A cumplicidade
Da nossa
Amizade,
Naquela
Tabanca
De Nhó Matus e Maca...
Que a tua alma descanse em paz!
01/06/2026
Do irmão

Sem comentários:
Enviar um comentário