terça-feira, 2 de junho de 2026

 DÓI

RÓI

E MÓI !


I


Perder alguém 

Que muito amamos,

Dói,

Rói 

E mói!

No além 

E no aquém,

Construímos 

As nossas perspectivas,

As nossas esperanças,

Na base destes dois conceitos

Opostos,

Irreconciliáveis

Mas inseparáveis,

Porque andam lado

A lado!

Amamos

Muito a nossa família 

Acima de tudo

E por ela, fazemos

Tudo

Com a maior

Folia,

Alegria

No grande amor,

Laço humano,

Digno 

E fraterno...


II


Alguém 

Do nosso peito 

Parte,

E deixa uma ferida,

Um sofrimento,

Uma marca

Na nossa vida

Eternamente,

Algo que nos choca,

Pois, como humanos

Nunca aceitaremos,

Resignaremos

Sempre

Sobre tudo o que nos fere,

Nos magoa

E jamais haverá trégua,

Uma convivência pacífica...!


III


Ao meu irmão

Rui, 

Que parte,

Tão 

Cedo foi,

Me dói,

Me rói 

E dói 

Como alguém

Que conviveu

Comigo 

Cá,

Como amigo

Fui,

Que hoje

Faleceu,

Estando

Agora

Longe,

Para o lado 

De lá,

Distante 

Desta 

Terra,

Deste planeta,

Que seja recebido

Pelas mãos 

Do Senhor

Criador,

Junto dos nossos  pais e outros irmãos 

Que também

Cedo 

Partiram

E nos deixaram 

Órfãos...


IV


Cada

Palavra produzida,

Traduz o que levo no meu coração,

Com a tua partida

Da lembrança 

Que traça 

O que era a união 

Que existia cada

Cabeça 

Nossa,

Naquela 

Casa,

Naquela

Sanzala,

A cumplicidade

Da nossa

Amizade,

Naquela 

Tabanca 

De Nhó Matus e Maca...


Que a tua alma descanse em paz!


01/06/2026

                   Do irmão 


     

Sem comentários:

Enviar um comentário