quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

 N,NA TCHORA

SABURA

DI NHA TERRA!...


I


É  esta

Maravilhosa ,

Riqueza,

Pertença 

Que me encanta,

Que me eleva

E me leva 

Todos os dias

As alegrias 

Contagiantes

Para todas as partes

Do mundo

Conhecido

E habitado..


II


Oh! Guiné,

Minha mamã GUINÉ!

És  o manto,

O alimento

Que me cobre,

Me alimenta

Todos os dias,

Banhado

E abençoado

Com as brisas

Vindas 

Do deserto

Do Sahara!


III


É esta 

A peculiaridade, 

Esta 

Singularidade,

A riqueza

Da cultura 

Que nos une,

Que nos define 

E não nos divide

Como uma NAÇÃO,

Como uma PÁTRIA,

Uma civilização milenar

Que não  devemos

Abandonar,

Esquecer,

Nem tão pouco alienar

No nosso viver

Quotidiano, 

Em qualquer 

Terreno

Onde estivermos!!!


IV


Vivemos 

Momentos 

Ímpares,

Inesquecíveis

Nos últimos 

Meses deste ano

Que está prestes

A fndar!



Os Guineenses 

Demonstraram

A sua maturidade 

Cívica, 

Como srmpre o fízeram

Ao longo da sua História,

Sobretudo nos momentos decisivos 

E importantes,

Através dos comícios 

Realizados 

Em vários 

Pontos 

Do país,

Ou através  de publicações

Nas redes sociais.


VI


É esta

A maravilhosa

Cultura,

A riqueza

Da minha terra,

Diversidade  de mosaicos :

Manjacos,

Fulas, 

Futa-fulas,

Mandigas,

Biafadas,

Mancanhas,

Bijagós,

Felupes,

Papéis,

Nalus,

Saracolé, 

Sussu,

Mansonca,

 Banhus,

Etc, etc. 


VII


O meu grande

Reconhecimento,

À toda a sociedade

Guineense,

E a todos os compatriotas

Em concreto,

Pelo tributo,

Contributo

Da  causa nacional,

Um esclarecimento

Cabal

E total,

Dos problemas da PÁTRIA 

De Cabral!


Esperemos, pacientemente,

Pelo juízo Final

Do dia 29 

Deste mês!


(Continua)


Brandoa(Amadora, sábado, 03h33 minutos), 28 de dezembro de 2019.


KANKAMBAL(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário