N,NA TCHORA
SABURA
DI NHA TERRA!...
I
É esta
Maravilhosa ,
Riqueza,
Pertença
Que me encanta,
Que me eleva
E me leva
Todos os dias
As alegrias
Contagiantes
Para todas as partes
Do mundo
Conhecido
E habitado..
II
Oh! Guiné,
Minha mamã GUINÉ!
És o manto,
O alimento
Que me cobre,
Me alimenta
Todos os dias,
Banhado
E abençoado
Com as brisas
Vindas
Do deserto
Do Sahara!
III
É esta
A peculiaridade,
Esta
Singularidade,
A riqueza
Da cultura
Que nos une,
Que nos define
E não nos divide
Como uma NAÇÃO,
Como uma PÁTRIA,
Uma civilização milenar
Que não devemos
Abandonar,
Esquecer,
Nem tão pouco alienar
No nosso viver
Quotidiano,
Em qualquer
Terreno
Onde estivermos!!!
IV
Vivemos
Momentos
Ímpares,
Inesquecíveis
Nos últimos
Meses deste ano
Que está prestes
A fndar!
V
Os Guineenses
Demonstraram
A sua maturidade
Cívica,
Como srmpre o fízeram
Ao longo da sua História,
Sobretudo nos momentos decisivos
E importantes,
Através dos comícios
Realizados
Em vários
Pontos
Do país,
Ou através de publicações
Nas redes sociais.
VI
É esta
A maravilhosa
Cultura,
A riqueza
Da minha terra,
Diversidade de mosaicos :
Manjacos,
Fulas,
Futa-fulas,
Mandigas,
Biafadas,
Mancanhas,
Bijagós,
Felupes,
Papéis,
Nalus,
Saracolé,
Sussu,
Mansonca,
Banhus,
Etc, etc.
VII
O meu grande
Reconhecimento,
À toda a sociedade
Guineense,
E a todos os compatriotas
Em concreto,
Pelo tributo,
Contributo
Da causa nacional,
Um esclarecimento
Cabal
E total,
Dos problemas da PÁTRIA
De Cabral!
Esperemos, pacientemente,
Pelo juízo Final
Do dia 29
Deste mês!
(Continua)
Brandoa(Amadora, sábado, 03h33 minutos), 28 de dezembro de 2019.
KANKAMBAL(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário