quinta-feira, 9 de março de 2023

TUDO 

ACABOU,

TUDO 

VOOU,

TUDO,

O VENTO LEVOU...!


I


Ou,

Ou,

Ou!

Tudo

Acabou,

Tudo

Voou,

Tudo,

O vento levou!!!


II


Não vale a pena

Continuar 

Por mais tempo 

Com acrobacias,

Com diplomacias,

Com hipocrisias,

Até que a água

Se entorne

No copo,

Até que o rio

Se desague  

Na lagoa,

Levando

Tudo

Para o mesmo sítio,

Lesando

A sina

Daquele que tanto depena,

Porque tudo

Tem início,

Princípio,

E, quando

Não é propício,

Pode acabar

Em precipício...!


III


Não vale a pena

Chorar

Pelo leite derramado!

Não vale a pena

Se considerar

De vítima ou coitado!

Não vale a pena

Choramingar

Por migalhas

Espalhadas nas palhas,

Pois, é um desperdício

Que não nos traz nenhum

Benefício

Em lado 

Nenhum...!

Ninguém

É ninguém

Acima de ninguém!


IV


Vale a pena

Prosseguir 

Para e por outros caminhos,

A fim de atingir

Outros objetivos e sonhos.


V


Presto a  homenagem

A um  jovem,

A um pajem,

A um homem

Que tem

Muita coragem

Em demonstrar a sua imagem

Em qualquer paragem,

Mesmo que todos fogem,

Fingem,

Ou aqueles demonstrem

Desdém

Abertamente à sua roupagem...


VI


Na esteira,

Debaixo da sombra

Duma bananeira

Ou duma mangueira,

Emitindo chiadeira,

Pela ira

Que mostra

Em cada hora

Por cada asneira

Pela maneira,

Pelos hábitos da sua cultura,

Uma senhora

Deve ter a candura

Em relação a cada criatura

Ou homem 

Que tanto a venerara

Outrora...


VII


Um gesto

Nobre, bonito,

Magnanime,

Demonstra

O seu bom nome,

A postura

Da educação que recebera

Na sua terra,

Respeita cada regra

Que nela encontra

A todos e a tudo, tolera. 


(Continua)


BRANDOA ( quinta-feira, 05:13), 09 de março de 2023.


          KANKAMBALL 


00/03/2023


KK


Sem comentários:

Enviar um comentário