sábado, 13 de agosto de 2022

 EMERGIR,

SURGIR,

PARA O PORVIR...!


I


Ao país

Que me viu nascer,

Crescer,

Terra dos meus país,

Os meus velhos

Que sempre me deram 

Bons conselhos,

Me incutiram

Ideias da família,

Da folia,

Da solidariedade,

Da liberdade (?!),

Sem no entanto,

Terem 

O afoitamento,

O atrevimento 

De me falarem

Da PÁTRIA...!

Tenho muita saudade

E muita pena,

Pelo que sempre está 

Em cena,

Que depena

A nossa democracia

E afasta 

A felicidade,

Um anseio de um povo,

Que era o seu objetivo!


II


A ambição

De um cidadão,

Que não 

Tem a preocupação

Da evolução

Da sua Nação,

Senão

A razão

Da ração

Exclusiva de encher,

Fazer

Crescer

O seu bolso,

O gozo 

Da fortuna,

À custa do erário

Publico,

Contribuindo-se,

Para a crise,

Para o retrocesso,

Da sociedade em geral,

Estando -se nas tintas

Para as privações

E misérias

Da população.


III


A minha tanta

Indignação

Corta 

A minha respiração,

Pela ostentação,

Exibição

Da riqueza

Dos políticos

Guineenses,

Nomeadamente

Dos Ministros,

Que, em poucos

Mandatos,

Já têm fortunas

Incalculáveis,

Deixando a maioria da população

Na autêntica miséria!


IV


O emigrante

Sente

O peso gritante

Do sofrimento

Dos que ficaram atrás,

Sem a paz

De espírito,

Sem alimento,

Pelo que também sofre,

E tenta suavizar,

Mitigar

Esse padecimento,

Enviando  o possível,

O pobre parco que aufere

No seu instalável

Emprego

Ou desemprego,

Enganado o estômago

Dos seus familiares

Por causa do esquecimento

Dos que ocupam lugares

Importantes na governação

Da nossa Nação!


V


Por favor,

Por 

Amor

De Deus,

Zelem 

Pelos seus

Irmãos!

Não os deixem

Perecer por falta do pão!

Não pensem

Apenas em cada eleição

(Em eleições)!

Vivam,

Mas façam 

Também viver

Àqueles que muito precisam:

Os velhos,

As mulheres

E, sobretudo,

AS CRIANÇAS,

A NOSSA ESPERANÇA!!!


(To be continued)


Encosta do Sol( Amadora, domingo, 02:38), 14/08/2022 .


                    KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário