terça-feira, 9 de agosto de 2022

 SEM CHUVA,

SEM REGA,

SÓ RESTA 

A SECA...!


I


É o castigo

Imposto

Pelo inimigo,

Ou a é a raiva pelo desrespeito

E incumprimento

Do acordo

Estabelecido

No passado,

Com o patronato,

Ou desprezo pelo Teu mandamento 

Que causa o nosso sofrimento 

Neste momento

Funesto?!


II


Incrédula,

A bela 

Gazela

Da minha sanzala

Já não segue a estrela

Que iluminava com a sua vela

Incandescente 

Que faz parte 

Integrante

Do território

Onde navega o rio

Que não deixava nada sombrio...?


III


Hoje,

Bem longe 

Do que habitualmente

Fazia o pastor com a sua manada,

Vê-se por todo

O lado,

O gado 

Prostrado 

No chão tórrido

Por escassez do líquido,

Da água 

Do rio que desagua

Nas proximidades

Das nossas localidades...!


IV


E o povo?

O que lhe resta,

Senão o êxodo

Para as grandes 

Cidades,

Indo oferecer o seu seu cabedal

A  fim de salvar

A morte certa da sua família

Que podia

Morrer de asfixia

Ou de agonia,

Sem alegria

E folia...!


(Continua)


Brandoa (Amadora, segunda-feira, 05:23), 08/08/2022.


                      KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário