terça-feira, 9 de agosto de 2022

 AS CRIANÇAS

NO JARDIM


I


NDO

ESTANDO

No jardim,

Pôs-se em reflexão,

Enquanto a paixão,

A satisfação

E a diversão

Das crianças

Nas imensas

E diversas

Brincadeiras

Cândidas e sinceras

Com as pedras,

Areias,

Flores

De várias

Cores,

Esquecendo-se momentaneamente

Das regras

Impostas

Lá nas casas,

Nas palhotas

Pelos seus pais...


II


Oh! Tanto

Amor!

Lembro-me

Como me

Divertia,

Vendo 

Os meus pequenos

Genuínos,

A saltitar 

De um lado 

Para o outro,

Aproveitando

O momento

Para escrever

Qualquer

Coisa

Que me 

Vinha à cabeça,

Bem como me 

Sentia

Solto

Como um pássaro

Fora da Gaiola,

Ou como um pescador

A pescar,

Em pleno mar,

Guiado

Pela

Estrela

Polar!!!


III


Agora,

Nesta hora,

Tudo o que paira

Na cabeça

Do filho de Quínara,

É a pura 

Lembrança,

A pura

Memória

Da História

De cada estória,

Que a sua teimosa

Recusa

Em não passar,

Apagar, lisar,

E assim, arrasa...!!!


IV


Tudo o que vejo,

Não invejo,

Pelo contrário,

Aproveito o ensejo,

Com o enorme prazer

Para ser 

Solidário

Com todos aqueles

Que partilham

O seu tempo,

Não importa o tipo

De atividades que praticam,

A sua sabedoria,

A sua alegria

Com os demais atores

Nos arredores,

Desde a pequenada,

A classe desocupada,

A classe reformada...


AS CRIANÇAS

NO JARDIM


I


NDO

ESTANDO

No jardim,

Pôs-se em reflexão,

Enquanto a paixão,

A satisfação

E a diversão

Dominam as crianças

Nas imensas

E diversas

Brincadeiras

Cândidas e sinceras

Com as pedras,

Areias,

Flores

De várias

Cores,

Esquecendo-se momentaneamente

Das regras

Impostas

Lá nas casas,

Nas palhotas

Pelos seus pais...


II


Oh! Tanto

Amor!

Lembro-me

Como me

Divertia,

Vendo 

Os meus pequenos

Genuínos,

A saltitar 

De um lado 

Para o outro,

Aproveitando

O momento

Para escrever

Qualquer

Coisa

Que me 

Vinha à cabeça,

Bem como me 

Sentia

Solto

Como um pássaro

Fora da Gaiola,

Ou como um pescador

A pescar,

Em pleno mar,

Guiado.

Pela

Estrela

Polar!!!


III


Agora,

Nesta hora,

Tudo o que paira

Na cabeça

Do filho de Quínara,

É a pura 

Lembrança,

A pura

Memória

Da História

De cada estória,

Que a sua teimosa

Recusa

Em não passar,

Apagar, lisar,

E assim, arrasa...!!!


IV


Tudo o que vejo,

Não invejo,

Pelo contrário,

Aproveito o ensejo,

Com o enorme prazer

Para ser 

Solidário

Com todos aqueles

Que partilham

O seu tempo,

Não importa o tipo

De atividades que praticam,

A sua sabedoria,

A sua alegria

Com os demais atores

Nos arredores,

Desde a pequenada,

A classe desocupada,

A classe reformada...


V


Enfim,

O jardim

Faz-me recordar,

Lembrar

Os momentos

Bons e maus;

Parar

Um pouco

Para refletir,

Organizar

E ajuizar

Os meus pensamentos

E, depois prosseguir,

Agir,

Perante

As adversidades do presente,

Para definir

E prevenir

O provir...!


VI


Enfim,

O jardim,

Nos conduz

A reflexão,

A introspecção

Uma luz

Que nos resgata

Do que é ruim,

Para uma meta

Capaz,

Que nos traz

A paz

De alma,

A calma,

O amor

Próprio,

O brio,

A autoestima,

O amor ao máximo

Ao nosso próximo,

Aos que nos amam,

Aos que nos estimam...!


(Continua)


Brandoa, ( 15h37m, Parque Luís de Camões, sexta-feira), 20/07/2018.


KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário