sexta-feira, 12 de agosto de 2022

 Recoradar(refletir):


A ORFANDADE

DA SOCIEDADE

GUINEENSE,

EM  VIRTUDE

DA CRISE...!


I


Como a  bom pouco tempo se previa o que hoje se concretizou - a queda do Governo da Guiné - Bissau, liderado  pelo Engenheiro Domingos Simões Pereira ! Os rumores de má coabitação entre  os principais dirigentes da Guiné -Bissau que na boca de todo o mundo se ouviam e sobretudo nos principais órgãos de comunicação social, afinal, tinham algum sentido! Foi com muita tristeza e consternação que, por volta das duas de madrugada tive a oportunidade de ver e ler em alguns órgãos de comunicação social e principalmente nas redes sociais, esta triste noticia ! A minha(a nossa ) Guiné, outra vez nas notícias do mundo e sempre pelas más razões, por motivos ruins! Como guineenses que amamos profundamente a nossa terra,  esperemos com a serenidade, tranquilidade e paciência o evoluir normal e dentro dos trâmites legais dos estados democráticos. Nós, que estamos fora do circuito, normalmente nunca sabemos ao certo como funciona a gestão da "coisa pública", nem tão pouco como se interagem os principais intervenientes/atores políticos. Temos que ser cautelosos na formulação de juízos de valor . A ser verdade o comunicado da presidência, somos levados a recuar na percepção que tínhamos da atuação do governo que acaba de ser demitido -" um governo exemplar que apareceu depois da independência do país"   O povo da Guiné continua a ter a fé e acreditar num futuro melhor, sobretudo a partir dos seus melhores filhos, àqueles que não pensam  apenas nos seus benefícios pessoais, naqueles que apostam na prosperidade e progresso da  sua terra, da sua gente e da geração vindoura!

Deus, como Criador, Como Pai e não como padrasto, um dia dará os seus ouvidos ao clamor, sofrimento e dor desse povo que jamais se definhará por mais tortura e agruras que persistam a não o largar!  Vamos  continuar a sonhar e acreditar no consenso  e entendimento entre todos os filhos da Guiné, isto é, os filhos da Guiné têm que se consciencializar de que devem  estabelecer uma "coexistência pacífica" entre si, pois, a terra é de todos e nenhum deve renunciar/, abdicar-se  desse direito, para o progresso, justiça e felicidade do nosso povo.

  

Ao Presidente e aos demais magistrados da nação, pedimos a celeridade dentro dos trâmites legais e constitucionais, a formação do novo governo, pois, a Comunidade Internacional tem os olhos postos em nós. Sr Presidente Vaz/, pedimos a paz /na nossa terra/, sobretudo  nesta nova conjuntura/!


Um humilde/ cidadão/ preocupado com a sua sociedade/, com a sua Nação/!


 Os meus elevados cumprimentos fraternais.


Póvoa de Santo Adrião, 13 de agosto de 2015.


                                                  KANKAMBALL (NDO )

Sem comentários:

Enviar um comentário