segunda-feira, 24 de abril de 2023

 UM PRETEXTO

PARA CADA TEXTO

DE MOMENTO...


I


Na véspera

Do dia da liberdade,

Escrevo

Ainda sem cravo

Na mão,

O hábito

No peito

Do povo

Que abril

Regou com o cantil,

Aguardando

Que chegue o dia

Para demonstrar,

Apresentar

O que o coração

Pede

Como sede,

Para a posteridade

Da geração

Vindoura,

Como algo 

Apelativo

Guardado

Em cada âmago...


II


Com ou sem sentido,

Sem significado

Às vezes, sem nexo,

Nunca deixo

De pintar

Com a cor

De amor

Do pintor,

Que o escritor

Vem acrescentar

Com um rabisco

Tosco,

Para explicar

O que os olhos vêem,

Mas que as pessoas

Não percebem,

Não entendem,

Não compreendem

As várias

Teias

Entrelaçadas,

Ligadas...


III


Em cada aurora,

Preencho

No espaço

Branco,

Com cada letra

Dourada,

Bem feita

À vista de todos

Os que estão atentos,

Digo, leitores assíduos

Das minhas "porcarias"

(Peço as minhas desculpas pela expressão),

Mas que constituem 

As minhas alegrias

Diárias

Que rebustecem

O meu coração

Cheio de paixão

Pelas coisas humanas,

Ambicionando 

Até que fossem

Divinas...


IV


As letras,

As palavras,

São peças

De xadrez

Que compõem,

Que tecem

E transformem

A minha pequenez,

Na solidez

De um grande homem

Que cada ser

Pretende

Ser

Em cada sociedade

Ou na humanidade... 


V


A cada passo,

Se pretende 

Deixar um marco,

Um sinal

De vitalidade,

De capacidade

De cada individualidade.

Um marco 

Pela positividade,

A grandeza

Que a Natureza

Feita pela Providência,

Como essência

De cada humano,

Peregrino

Neste nosso terreno...!


VI


Uma segunda-feira

Próspera,

Feliz

(Pelo menos) Que alguém quis

E deseja

Do fundo coração 

Que seja,

Para cada irmão (irmã)!


Brandoa(segunda-feira, 08:43), 24 de abril de 2023.


      KANKAMBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário