domingo, 30 de abril de 2023

 OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...

Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,

Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.

É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.

A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.

A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.

É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá e saca

Ao mesmo tempo.

O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.

Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.

Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.

O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.

Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.

A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava a Juventus,

Para a Liga Europa.

CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.

KANKAMBAL (NDO)

OLÁ,

PESSOAL

EM GERAL,

E LÁ !...

Olá

Pessoal

Em geral,

E cá,

Do Catujal,

Em especial,

É tempo de poupança,

Porque a receita

É restrita,

É pequenita

E não suporta

A despesa

Que se gasta

Em excesso

Ou ao acaso.

É tempo

De moderação

E decisão

Do tipo 

Keynesiano 

Para conseguir

O ganho 

No amanho

De cada ano,

De cada mês,

De cada dia,

Através 

Da perícia,

Da inteligência

E ousadia.

A experiência ensinou-me 

E ensina-me

Mostrou-me

E mostra-me

A via

Para não repetir

O erro

Cometido

No passado 

E partir

Do zero.

A receita

Não dá mais para festa

O salário mensal

Mal

Chega para o leite, o açúcar, o sal,

O arroz…

Que nós

Consumimos

No nosso dia 

A dia.

É tempo

Do corpo 

Magro,

Do espírito austero,

Para suportar o avalanche

De cada tranche

Que a “Troika”

Nos dá e saca

Ao mesmo tempo.

O amanhã

Não se apanha

Como (com) uma senha

Oferecida

E dada

Pela vizinha

Que nos apadrinha.

Sigamos o caminho

Do sonho,

Porque só ele faz cada um risonho,

Apto a seguir em frente

Sem curvar perante

Qualquer embate.

Esse caminho,

O espinho

Quotidiano

De cada humano,

Que o Sr. “Ndo”

É obrigado 

A percorrer,

Enquanto viver

Como um ser.

O fardo 

Do Sr. “Ndo”,

É o fado

Dado

No primeiro dia do seu nascimento

Como manto 

Que lhe foi imposto

Após o seu primeiro grito,

Após o seu primeiro gemido

Como criatura 

Na Terra.

Estas 

São as reflexos soltas,

Muitas das vezes impostas

Pelas circunstâncias 

Imprevistas

Nas ocasiões de inércias.

A inspiração 

No momento em que o Benfica

Se preparava para jogar com

Jogava a Juventus,

Para a Liga Europa.

CATUJA ( 19H 48 MINUTOS- 5ª FEIRA), 01 DE MAIO DE 2014-05-01.

KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário