APRENDER
A LER,
A ESCREVER,
PARA CRESCER
E ALGUÉM SER...!
I
Um aperto
Na garganta,
A falta
Da escrita,
A falta
Da caneta,
A falta
Do papel
Na "Tchon de Pepel"!!!
Um grande tormento,
Uma grande tormenta
Que sacrifica,
Que provoca
O meu grande desgosto,
Tirando-me o contentamento
Que teve a origem
Naquela
Margem,
Naquela
Lala,
Naquela
Terra
Que se chamava
E ainda se chama
Quínara,
Alguém
Que me leva
Ao coração
Da minha paixão,
Porque alguém
Ainda ama...
A víscera
Do meu nascimento,
Que faz
Crescer
O meu sofrimento
No meu viver
Diário,
Quando não encontro
O filtro
De um homem
Solidário
Que proporciona a paz
Do meu espírito
E deixo de ser
Solitário...!
II
Como a escrita
Me fortalece,
Me abastece
E evita
Que o meu coração
Enfraquece
De tanta
Turbulência,
De tanta
Violência
Diária
Sobre o meu povo,
Que eu louvo
Em cada dia
Com muita alegria
Pela sua resistência
Dos que semeiam
A ignorância
Na sua humilde gente,
Daqueles que desviam
Sua mente
Para as trevas,
Para o obscurantismo,
Para o analfabetismo,
Para melhor
Reinar,
Governar
Com terror,
Pois nunca souberam
O que é o amor...!
III
A minha tabanca,
A tabanca
De Macá,
De Sanca,
Fica
Entregue à seca,
Pouca
Lucidez
Porque é a estupidez,
É a única
Moeda de troca...!
IV
Como querem
Que não escreva
Sobre a minha seiva,
A minha raiz
A matriz
Que me fazia
Feliz,
Que me enchia
De alegria!?
Como querem,
Que me calo
Quando mais
Nenhum galo
Canta
Senão aquele crocodilo
Que tomou conta
Da floresta,
Que saiu do mar
Porque nunca soube
Nem sabe
O que é amar?!
(Continua)
Brandoa (segunda-feira, 22:34), 03 de Abril de 2023.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário