PROVOCADOR
É PRÓPRIO DE QUEM
TEM
MUITA DOR...!
I
Um ser
Normal,
Jamais provoca.
Pode ser
De alguém
Que tenha sinal,
Sintomas
De alguém
Que sofre
Sempre
De problemas
De traumas,
De recordações más,
Horríveis,
Terríveis,
Inesquecíveis!
A única
Dica,
É deixá-lo
Tranquilo
No seu trem,
Na sua viagem,
Na viagem
Da sua vida,
Sem
Respondê-lo
Na mesma moeda!
II
O mundo
Colorido,
Não tem sentido
Se movendo
Na direção
Da provocação,
Da perdição,
Da frustração,
Mas sim dando
Uma lição
De racionalização,
De consciencialização,
Ajudando
Os que seguem a radicalização
Na sua ação
Quotidiana
E humana.
III
Devemos incitar
O senso
De bem juízo,
Para o equilíbrio
No exercício
De cada ofício,
Para a harmonia,
Para alegria,
Individual,
Geral
Para que haja consenso
Assente
No progresso
E desenvolvimento
Do conjunto,
E, consequentemente,
A paz mundial!
IV
Aqueles que perdem
O rumo,
Devem
Procurá-lo ao máximo
Junto do diálogo
Com àquele considera Amigo
Íntimo,
Àquele a quem reitera
A confiança,
A segurança
Na sua vivência...!
V
Só assim,
Podemos alcançar
A confiança,
A tolerância,
A segurança
Planetária
Ajudando-nos mutuamente,
Colectivamente
A fim
De ultrapassamos
Querelas,
Questiúnculas
Que as vezes pensamos
Serem insolucionáveis,
Inultrapassáveis...!
.V
A sua razão
De ser
Como ser,
Como cidadão,
Reside,
Depende
Da sua visão
De contribuir
Para suprir,
De diminuir
O sofrimento
De um dado sujeito
Com os seus problemas,
Com os seus traumas
Individuais
Ou grupais,
De forma
Que exprima
A vontade
Coletiva,
Viva,
Ativa,
Para o bem de toda
A sociedade,
De toda
A Humanidade!
Amadora ( quarta-feira, 10:23), 12 de abril de 2023.
KANKAMBALL

Sem comentários:
Enviar um comentário