sábado, 19 de junho de 2021

 NA "BANTABA"(1)

COM O MEU "BABA")2)...!


I


Pelo "kota",

Meu mano,

Porque eu não tive 

A oportunidade 

De um divertimento 

Afável, 

Especial,

Ameno

E familiar

Com o "kota",

Meu pai,

Meu "baba"!


II


Contar

A façanha

Da sua "matchundade"(3),

Naquela

Lala,

Naquele lugar,

Naquela

Bolanha,

Naquele "pampan"(4),

Onde Nhanha,

Tchaku,

Bapebul,

Bamecente

E Inácia,

Minhas "progenitoras",

Nha mamés(5)

Plantavam

E semeavam

Arroz,

Mancarra,

Mandioca,

Nhambis,

Feijão, 

Milho,

Batata-doce,

Abóbora,

Etc.


III


Outros 

Tempos,

Com outros

Corpos,

D,outros

Tipos,

N,outros

Campos,

D,outras

Épocas,

N,outras

Tabancas,

D,outras 

Gentes

Com outras 

Mentes,

Outras

Eras,

D,outras

Culturas...!

Que eu, ainda

Novo,

Ainda

Moço,

Nada 

Sabia,

Nada 

Conhecia

E, até  então, desconheço,

Mesmo falando manjaco.


IV

Oh! Que delícia,

Reviver o passado

Não longínquo,

Em tempos remotos 

E recônditos 

Da minha geração, 

E geração 

Dos meus irmãos!


V


Um conto,

Que não termino,

Porque  o sono

Me arrebata

E me leva para o meu leito

Debaixo da grande manta!


(Continua)


1.

2.

3.

4.

5.

( A explicar oportunamente).


Br(Amadora, sábado, 03h 54 minutos), 20 de junho de 2020.


       KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário