NA "BANTABA"(1)
COM O MEU "BABA")2)...!
I
Pelo "kota",
Meu mano,
Porque eu não tive
A oportunidade
De um divertimento
Afável,
Especial,
Ameno
E familiar
Com o "kota",
Meu pai,
Meu "baba"!
II
Contar
A façanha
Da sua "matchundade"(3),
Naquela
Lala,
Naquele lugar,
Naquela
Bolanha,
Naquele "pampan"(4),
Onde Nhanha,
Tchaku,
Bapebul,
Bamecente
E Inácia,
Minhas "progenitoras",
Nha mamés(5)
Plantavam
E semeavam
Arroz,
Mancarra,
Mandioca,
Nhambis,
Feijão,
Milho,
Batata-doce,
Abóbora,
Etc.
III
Outros
Tempos,
Com outros
Corpos,
D,outros
Tipos,
N,outros
Campos,
D,outras
Épocas,
N,outras
Tabancas,
D,outras
Gentes
Com outras
Mentes,
Outras
Eras,
D,outras
Culturas...!
Que eu, ainda
Novo,
Ainda
Moço,
Nada
Sabia,
Nada
Conhecia
E, até então, desconheço,
Mesmo falando manjaco.
IV
Oh! Que delícia,
Reviver o passado
Não longínquo,
Em tempos remotos
E recônditos
Da minha geração,
E geração
Dos meus irmãos!
V
Um conto,
Que não termino,
Porque o sono
Me arrebata
E me leva para o meu leito
Debaixo da grande manta!
(Continua)
1.
2.
3.
4.
5.
( A explicar oportunamente).
Br(Amadora, sábado, 03h 54 minutos), 20 de junho de 2020.
KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário