sábado, 19 de junho de 2021

 Mesmo em Bissau,

Bolama

Ficou(fica) longe!...


I


Pela aurora

Que alguém procura

Uma quimera,

Que dista em Quínara,

Na tabanca que brincara

Quando ainda era 

Uma criança com doçura

Idêntica  à primavera

Que nos idolatra

Debaixo daquele irã,

Que nos protege da ira

Do diabo ou da feiticeira!


II


Nas terras africanas,

Ainda que brancas,

As fainas

São idênticas

Àquelas tabancas

Onde os" labores"

Dos lavradores,

Dos pastores

Ou dos  pescadores

São acompanhados de sons de tambores

Que rufam

Cada tam-tam

E motivam/ dão as forças aos seus autores!...


III


Inspirado

Na força

Divina

A criança

Homem,

De origem

Pelundo,

Solta a sua aspirina

Masculina

Na terra 

Marroquina,

Depois de ter voado

No ar

Como um pássaro nado

No espaço lunar, 

Enquanto 

Um(o) pássaro

Sobrevoa

O espaço

Infinito,

Sinto

Um imenso 

Vazio

No silêncio

Imposto

Pelo carro

Aéreo 

Que nos delícia .


Iv


Enquanto

Não vejo

A terra

Firme, 

O meu peito

Treme

Como caranguejo

Envolto

Na sua carcaça

Dura

Como uma pedra

Ou como um velho seguro

Na sua "morança".


V


O mundo 

Está feito,

Está munido

De coisas

Gerais,

Coisas particulares

Em todos os lugares

E tudo 

È infinito.


VI


A minha ignorância

Inquieta

A minha consciência,

Atormenta

A minha existência...

...


(Por  continuar)


No ar,no espaço marroquino, 29 de dezembro de 2017 .


                  KANKAMBAl(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário