sábado, 19 de junho de 2021

 O SUJEITO

COM PEJO

NO ROSTO 

COMO O MAIOR 

E MELHOR

CORTEJO..


I


Dia

Após 

Día, 

Tu,

Eu,

Vós, 

Nós,

Pintemos 

Os nossos rostos

Com pejo

Em cada cortejo!

Façamos

Dos nossos gostos,

O aparato 

Em cada canto

Onde estabelecemos

Novos Conhecimentos 

Genuínos,

Dignos

De seres humanos!


II


Leio,

Interpreto

O sentimento 

De cada sujeito

No meio

Ambiente

Envolvente

Através do seu comportamento,

Através 

Da sua postura,

Da sua candura

Que demonstra

A sua educação,

Da sua visão,

Da sua relação 

Com outro cidadão 

Ou com o seu concidadão,

Mesmo estando no meio 

Da multidão...


III


O sono

Escasso,

É como se estivesse

No(num) pântano,

Em virtude

Da crise

Geral,

Global

Da humanidade,

Com um pano 

Negro, 

Que cobre cada poro

E elimina o riso,

O sorriso

De cada sujeito,

Que enfeita a sua cara,

O seu rosto,

A sua face

Com uma máscara !!!


IV


Porquê 

Tanta 

Tristeza

Que ta 

Sucundi 

Tenta 

Beleza?!

Ai

Nha mamé(1)!

Ai

Nha papé!

Nha mãe!

Nha pai!

Bô tornanu

Quil 

Riqueza,

Suma quil

Tempu

Di badjudeza

De cada curpu,

Sobretudu

Oqui ina badja,

Que, cada quim ta inveja(1)!


V


O meu amor

Melhor,

Para cada pecador,

Aquele ser,

De qualquer

Cor,

Ao meu redor,

Aquele acolhedor

Para o maior

Ou para o menor

Em estatura,

Altura,

Tamanho,

Cunho,

Não importa,

Desde que tenha um comportamento

Que o transporta

Para qualquer 

Lugar,

Desde que seja exemplar

Na sua maneira

De ser...


VI


O intuito

Deste sujeito,

Não tem nada a ver

Com o protagonismo,

Mas sim o seu amor

Maior 

Ao próximo,

O denominador

Comum,

De cada um,

Para todos

Envolvidos 

Nesta engrenagem,

Desta grande viagem,

Desta vivência 

E convivência 

Transitória,

Planetária...!!!



1. Em crioulo da Guiné-Bissau: porquê,  tanta 

Tristeza,

Que esconde tanta 

Beleza?!...

Ai

Mimha mãe!

Ai 

Meu pai!

Minha mãe!

Meu pai!,

Devolvam-nos aquela riqueza,

Como aquele(igual) tempo,

Idêntica a daquele tempo,

Como daquele tempo

Da mocidade,

Da firmeza

De cada corpo,

Sobretudo

Quando 

Dança

E que, cada um, sente inveja...!


(Por concluir)


Brandoa(Amadora, sábado, 02:10), 13 de fevereiro de 2021.


                                  KK IOIÓ

Sem comentários:

Enviar um comentário