O SUJEITO
COM PEJO
NO ROSTO
COMO O MAIOR
E MELHOR
CORTEJO..
I
Dia
Após
Día,
Tu,
Eu,
Vós,
Nós,
Pintemos
Os nossos rostos
Com pejo
Em cada cortejo!
Façamos
Dos nossos gostos,
O aparato
Em cada canto
Onde estabelecemos
Novos Conhecimentos
Genuínos,
Dignos
De seres humanos!
II
Leio,
Interpreto
O sentimento
De cada sujeito
No meio
Ambiente
Envolvente
Através do seu comportamento,
Através
Da sua postura,
Da sua candura
Que demonstra
A sua educação,
Da sua visão,
Da sua relação
Com outro cidadão
Ou com o seu concidadão,
Mesmo estando no meio
Da multidão...
III
O sono
Escasso,
É como se estivesse
No(num) pântano,
Em virtude
Da crise
Geral,
Global
Da humanidade,
Com um pano
Negro,
Que cobre cada poro
E elimina o riso,
O sorriso
De cada sujeito,
Que enfeita a sua cara,
O seu rosto,
A sua face
Com uma máscara !!!
IV
Porquê
Tanta
Tristeza
Que ta
Sucundi
Tenta
Beleza?!
Ai
Nha mamé(1)!
Ai
Nha papé!
Nha mãe!
Nha pai!
Bô tornanu
Quil
Riqueza,
Suma quil
Tempu
Di badjudeza
De cada curpu,
Sobretudu
Oqui ina badja,
Que, cada quim ta inveja(1)!
V
O meu amor
Melhor,
Para cada pecador,
Aquele ser,
De qualquer
Cor,
Ao meu redor,
Aquele acolhedor
Para o maior
Ou para o menor
Em estatura,
Altura,
Tamanho,
Cunho,
Não importa,
Desde que tenha um comportamento
Que o transporta
Para qualquer
Lugar,
Desde que seja exemplar
Na sua maneira
De ser...
VI
O intuito
Deste sujeito,
Não tem nada a ver
Com o protagonismo,
Mas sim o seu amor
Maior
Ao próximo,
O denominador
Comum,
De cada um,
Para todos
Envolvidos
Nesta engrenagem,
Desta grande viagem,
Desta vivência
E convivência
Transitória,
Planetária...!!!
1. Em crioulo da Guiné-Bissau: porquê, tanta
Tristeza,
Que esconde tanta
Beleza?!...
Ai
Mimha mãe!
Ai
Meu pai!
Minha mãe!
Meu pai!,
Devolvam-nos aquela riqueza,
Como aquele(igual) tempo,
Idêntica a daquele tempo,
Como daquele tempo
Da mocidade,
Da firmeza
De cada corpo,
Sobretudo
Quando
Dança
E que, cada um, sente inveja...!
(Por concluir)
Brandoa(Amadora, sábado, 02:10), 13 de fevereiro de 2021.
KK IOIÓ

Sem comentários:
Enviar um comentário