domingo, 27 de junho de 2021

 NELSON MANDEL

O MADIBA(MANDIBA

O NOSSO BABA(1),

A NOSSA A ESTRELA !


I


O coração inquieto,

Pelo sofrimento

Neste momento

Do grande homem

Que ultrapassa o recanto

Da sua própria origem,

Não pude deixar 

De endereçar

O s meus maiores votos

De rápidas melhoras

Aos familiares 

E concidadãos sul-africanos.


II


Nelson Mandela,

Um ser humano,

A figura ímpar

No continente africano,

Uma minúscula

Janela

Que permitiu a liberdade,

A democracia,

A tranquilidade

E a convivência 

Pacifica entre todos os sul-africanos!


III


Como Mandela,

Apenas a figura

De Cristo:

Que pediu ao seu Pai

Que perdoasse 

Os seus agressores,

Os seus traidores,

Dizendo:

“ Perdoai-lhes

Porque não sabem

O que fazem”,

Apesar de sofrimento,

Sempre deu a cara.


IV


Mandela,

Com a tua estrela,

Iluminaste o teu povo,

Porque tinhas um objetivo,

A mesma luz

Acompanhar-te-á,

Iluminando o teu caminho,

Como o sonho

Que incutiste

No seu povo,

Na tua Nação:

A reconciliação,

A Reconstrução 

Da Grande Nação

Sul-africana,

A grande lição

Da liberdade

Para toda a África,

Para toda a humanidade.


V


Mandela,

O teu sofrimento,

O teu padecimento

De agora,

Não se equiparará

Com o do teu cativeiro

Durante 27 anos!

E sempre acreditaste

Numa África do Sul

Una, multirracial,

Pluricultural,

Uma África do Sul

Em que todos os seus filhos se livrassem

Da Segregação racial

Do apartheid,

Em que todos,

Como filhos de Deus,

Andassem

Juntos 

Nos autocarros,

Que frequentassem

Os mesmos estabelecimentos

De ensino,

Que frequentassem

Os mesmos cafés, 

Bares,

Restaurantes

E em todos os lugares,

Se sentassem

Juntos

Como irmãos!


VI

Mandela,

Mandiba (Madiba),

O grande baba(1),

O nosso baba,

Serás a estrela

A iluminar 

O povo sul-africano

E a todos os povos

Amantes da paz,

Da justiça,

Da fraternidade,

Da liberdade,

Da democracia.


VII

Mandela,

A luz incandescente

Da tua estrela

Será 

Permanente;

Iluminará

Cada mente,

Mesmo estando 

Numa masmorra

Ou no degredo.


VIII


Deus abençoa

Àquele que perdoou

E perdoa

Àquele que durante muitos anos o torturou

Através do sistema de apartheid.


IX

Como “Pai

Da Nação”

Nunca sai

E sairá

Do coração

De cada concidadão

Sul- africano.

Viverá 

Eternamente

No continente,

Na mente

De cada africano.


1. Babá- papú, significa papá, em algumas tribos da Guiné-Bissau.


FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA- 5ª-FEIRA, 00H45 MINUTOS), 27 DE JUNHO DE 2013.


KANKAMBAL- MATTOS FERREIRA (NDO)

Gosto •  • Partilhar • Promover • há cerca de uma hora • 

• 

• Maty Mendes gosta disto.

Sem comentários:

Enviar um comentário