A CRENÇA
É UMA DOENÇA?
OU ALGO
CONDIGNO?
I
Tenho
Muita pena
De mim,
Que nada
Acredita!
Porquê que não acredito?
É algo encravado no peito
Que não deixa ver,
Sentir,
Acreditar,
Confiar,
Alegrar?!
II
Porquê
Que os outros acreditam?
O quê é que os movem?
O quê é que os levam?
Que força
Têm?
Concretizam
Os seus objetivos?
São resistentes?!
Têm
Uma chama inyerior?
De dentro,
O que possuem?
Eu admiro-os!
Será pelos pecados que cometem
É que os levam
A ir pedir o perdão?
III
Tenho
Muita pena de mim
Por não acreditar
Tanto
Em coisismas nenhumas,
Senão no vetdadeiro
Amor!
IV
O seu sacrifício,
Traz o benefício
Pessoal,
Familiar,
Profissional
E social?
A sua crença
Na religião,
Na política,
Ou por razões
Internas
Ou externas?
V
Eu acredito
No amor,
Na criança,
Na justiça,
No Cristo
Redentor,
Salvador
Da humanidade,
Na verdade,
No amor
Ao próximo,
Na igualdade,
Na liberdade,
Na democracia,
No respeito
Pela pessoa humana,
No valor
Supremo
Do homem
De bom coração!
VI
Eu acredito
Na recuperação
Do homem,
Na bondade
Humana,
Mas desconfio muito
Na idolataria,
No fanatismo,
Em tudo o que excessivo,
Em tudo o que vai para o extremo,
Para o além!
VII
A idolataria,
No meu entendimento,
É uma hipocrisia,
Um fingimento,
Um refúgio,
Um pretexto,
Um rodeio,
Uma camufulagem,
Um escape
Da malandragem
Da vadiagem
E da mafia...
20-06-2021
NDO

Sem comentários:
Enviar um comentário