sábado, 19 de junho de 2021

 A  CRENÇA

É UMA DOENÇA?

OU ALGO

CONDIGNO?


I


Tenho

Muita pena

De mim,

Que nada

Acredita!

Porquê que não acredito?

É algo encravado no peito

Que não deixa ver,

Sentir,

Acreditar,

Confiar,

Alegrar?!


II


Porquê 

Que os outros acreditam?

O quê é que os movem?

O quê é que os levam?

Que força

Têm?

Concretizam

Os seus objetivos?

São resistentes?!

Têm 

Uma chama inyerior?

De dentro,

O que possuem?

Eu admiro-os!

Será pelos pecados que cometem

É que os levam 

A ir pedir o perdão?


III


Tenho

Muita pena de mim

Por não acreditar

Tanto

Em coisismas nenhumas,

Senão no vetdadeiro

Amor!


IV


O seu sacrifício,

Traz o benefício

Pessoal,

Familiar,

Profissional

E social?

A sua crença

Na religião, 

Na política,

Ou por razões 

Internas

Ou externas?


V


Eu acredito 

No amor,

Na criança,

Na justiça,

No Cristo

Redentor,

Salvador

Da humanidade,

Na verdade,

No amor

Ao próximo,

Na igualdade,

Na liberdade,

Na democracia,

No respeito

Pela pessoa humana,

No valor

Supremo 

Do homem

De bom coração!


VI


Eu acredito

Na recuperação 

Do homem,

Na bondade  

Humana,

Mas desconfio muito

Na idolataria,

No fanatismo,

Em tudo o que excessivo, 

Em tudo o que vai para o extremo,

Para o além!


VII


A idolataria,

No meu entendimento,

É uma hipocrisia,

Um fingimento,

Um refúgio,

Um pretexto,

Um rodeio,

Uma camufulagem,

Um escape

Da malandragem

Da vadiagem

E da mafia...


20-06-2021


NDO

Sem comentários:

Enviar um comentário